Como se tornar um técnico de refrigeração?

0

O técnico de refrigeração é o profissional que lida com a elaboração e instalação de projetos de refrigeração e climatização.

Esta profissão é muito importante e requisitada no mercado, é só observar a quantidade de residências, empresas e estabelecimentos industriais e comerciais que dependem de equipamentos de refrigeração como geladeiras, sistemas de ar-condicionado e câmaras a frio.

O profissional responsável por realizar a manutenção e instalação desses equipamentos é o técnico de refrigeração.

Se você deseja saber mais sobre essa promissora profissão, continue conosco, abordaremos neste texto os pontos fundamentais para que você entenda como funciona, quais as atribuições e como se tornar um refrigerista.

O que faz um técnico de refrigeração?

A refrigeração é a ação de resfriar um ambiente – é o processo físico de retirada do calor de um corpo ou ambiente – visando uma climatização adequada e de forma controlada, seja para conservar produtos, ou proporcionar conforto térmico em ambientes como empresas e indústrias.

O papel do técnico de refrigeração está ligado à elaboração, manutenção e instalação de sistemas de refrigeração, levando em conta as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), cabe ao técnico de refrigeração as seguintes atribuições:

  • Projetar a instalação de sistemas de refrigeração em residências, comércio, indústria e peças automotivas;
  • Coordenar e executar a manutenção de equipamentos de refrigeração;
  • Realizar o conserto de equipamentos de refrigeração;
  • Avaliar os locais para instalação dos equipamentos.

O profissional refrigerista possui uma ampla gama de atividades e equipamentos com os quais lida diariamente, como refrigeradores, freezers, bebedouros, câmaras frias, ar-condicionados

Como se tornar um técnico de refrigeração?

Para se tornar um refrigerista é necessário a realização de um curso de técnico de refrigeração.  É preciso estar capacitado para ter uma boa colocação e obter sucesso nesta área.

A opção de se qualificar fazendo cursos presenciais (que são mais caros) ou à distância, mas não importa a modalidade que você escolher, o essencial é estar qualificado para ingressar mais facilmente no mercado de trabalho.

Um curso indispensável para que lida com refrigeração é o NR10, que é a Norma Reguladora emitida pelo Ministério do trabalho, que tem o objetivo de garantir a segurança e a saúde de quem trabalha com instalação e serviços que envolvem eletricidade.

A especialização e profissionalização na área de refrigeração  e a busca por um curso técnico é uma alternativa que proporciona um retorno rápido e uma preparação eficaz, já que o profissional estará preparado para lidar com as demandas exigidas pela profissão.

O curso de técnico em refrigeração pode ser realizado por qualquer pessoa de nível médio, e os profissionais com certificação tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho e ganhar melhores salários.

Quanto ganha um técnico de refrigeração?

De acordo com o Vagas, site de recrutamento e seleção, o salário inicial para um refrigerista é de R $1744,00, podendo chegar a R $2939,00. Mas esse valor pode variar dependendo do local, do setor de atuação e do porte da empresa onde se trabalha.

O técnico refrigerista começa a sua atuação no mercado de trabalho ganhando um valor superior a base de salário mínimo no Brasil, e dependendo do trajeto e dos caminhos percorridos por este profissional esse valor tende a aumentar, de acordo com as especializações, e capacitações que ele inclua em seu currículo ao longo de sua carreira.

Como é o mercado de trabalho para essa área?

O mercado de trabalho para o refrigerista costuma ser bem estável, e o profissional tem várias possibilidades de atuação.

Com a atual crise econômica no Brasil, as vendas de equipamentos de refrigeração caíram muito, o que prejudica não apenas os fabricantes, mas todos aqueles envolvidos no setor, como os funcionários das fábricas e os profissionais responsáveis pela instalação e manutenção, os refrigeristas. 

Por esse motivo, a capacitação, qualificação e o treinamento para se manter atuando nesta área é a chave.

Um técnico em refrigeração pode atuar e desempenhar suas funções em diferentes lugares. veja:

  • Atuar em empresas fabricantes de produtos de refrigeração;
  • Trabalhar em que prestam serviços de instalação e manutenção;
  • Atuar como autônomo prestando serviços em residências, comércio e indústria.

Atuar como técnico de refrigeração, especialmente em momentos de crise econômica, é um desafio, e o profissional que opta por seguir esta carreira deve estar preparado para lidar com as dinâmicas que fazem parte deste setor. Um passo importante é buscar se capacitar e buscar qualificação e atualização sempre, pois isso pode definir sua permanência e crescimento no mercado de tramalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.