Saiba desenvolver um site responsivo para sua marca

0

Certamente você já ouviu falar sobre a necessidade de ter um site responsivo para a sua empresa, mas talvez ainda não tenha entendido a importância disso.

Atualmente, grande parte das pessoas navegam na internet por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Isso quer dizer que, para que elas possam acessar adequadamente um conteúdo, tal como um artigo que fale sobre levantamento topográfico para loteamento, ele precisa estar devidamente enquadrado na tela do aparelho.

Nesse sentido, muitas empresas que já atuam dentro do mundo virtual perceberam a importância de adaptar a sua página na internet para o formato responsivo.

Se antes o acesso aos sites era sempre realizado por meio de desktops, hoje essa realidade mudou bastante.

Além da praticidade de navegar na internet independentemente do local em que se esteja, o celular funciona como um terminal muito mais compacto e que traz mais conforto para acompanhar notícias ou as redes sociais.

Sendo assim, se você ainda não possui uma página na internet, ou se não tomou as devidas providências para tornar o seu site responsivo, siga na leitura deste artigo para entender melhor o cenário virtual.

Por que preciso ter um site responsivo?

A pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) entre 2018/2019, trouxe dados bastante expressivos sobre a realidade do acesso à internet no Brasil.

Alguns desses dados são:

  • 126 milhões de brasileiros possuem acesso à internet;
  • Cerca de 71% utiliza apenas o celular para isso;
  • 43,7 milhões de pessoas fizeram compras online;
  • 48% dos entrevistados utilizam serviços virtuais, etc.

Se comparados aos dados da mesma pesquisa realizada em anos anteriores, esses números só crescem.

Isso quer dizer que a mesma pessoa que optou pela compra de um contator para banco de capacitor em loja física anteriormente, pode realizar um pedido online nos próximos meses.

Há muitos fatores que influenciam nessa decisão, sendo eles os custos com deslocamento, a falta de tempo para ir até um estabelecimento, a comodidade de receber a entrega em casa, entre outros fatores.

Com isso, é preciso considerar a parcela de usuários que realizam atividades virtuais pelo celular: cerca de 71%.

Nesse caso, a pergunta que fica é: você oferece um site responsivo para que os clientes consigam navegar na sua página?

Os elementos essenciais de uma página responsiva

Depois de entender que um site responsivo é essencial para que os seus clientes possam acessá-lo por meio dos dispositivos móveis, você precisará saber quais elementos devem estar presentes na sua página.

Afinal, pode ser que um visitante já tenha acessado o seu site de demolição mecanizada por meio do desktop, mas ainda não tenha visualizado pelo smartphone.

O objetivo de um site responsivo é oferecer uma experiência tão completa quanto a do formato convencional, porém, adaptada para uma exibição em telas menores.

Por isso, é essencial que você invista em alguns elementos que estão presentes no dispositivo móvel para que todas as ações da sua página possam ser utilizadas no celular ou tablet.

Layout chamativo e marketing visual

Um dos pontos principais dentro de um site é o seu layout chamativo. Vale destacar que isso não se trata de utilizar itens grandes ou cores que agridam a visão do usuário, mas de saber harmonizar a página como um todo.

Assim, o cliente que acessa a sua página no smartphone e deseja visualizar as fotos dos serviços de jateamento de vidro temperado, ele pode encontrá-las em uma seção separada. Outra vantagem é que esse cuidado torna o site mais funcional.

Do mesmo modo, se ele quiser assistir a um vídeo institucional da sua empresa, ele pode acessar o material de modo simples e assistir ao conteúdo integralmente.

Além disso, o marketing visual de um negócio deve ser passado aos visitantes por meio das cores utilizadas na marca, das fontes, do logotipo, etc.

Ao personalizar a sua página de acordo com as características presentes na sua empresa, você não só oferece um site bonito, como também atua na consolidação da sua marca no mercado.

Por isso, o site responsivo é a melhor maneira de impactar positivamente a parcela do seu público que utiliza dispositivos móveis para encontrar o que eles precisam.

Carregamento rápido e enquadrado

Um site responsivo também é sinônimo de carregamento rápido e de enquadramento ideal.

Se você precisa de elementos visuais para transmitir ao seu público mais detalhes sobre a montagem de um mezanino galpão, é preciso considerar que as imagens devem ser leves enquanto oferecem qualidade.

Isso é fundamental, pois quem utiliza o celular para navegar na internet costuma fazê-lo em vários locais, o que implica no acesso por meio do seu plano de dados móveis.

Ou seja, para ter uma boa vivência na página ela precisa carregar de maneira rápida e integral. Com isso, o visitante poderá utilizar o seu site de modo completo.

Essa característica também implica no posicionamento da sua plataforma dentro das pesquisas realizadas em mecanismos de busca.

Afinal, tanto os sites de pesquisa possuem parâmetros que analisam se uma página é responsiva e se ela carrega rapidamente. Isso porque, eles entendem que essas características melhoram a experiência do usuário.

Usabilidade intuitiva e simplificada

Se, por exemplo, um cliente precisa realizar a compra de uma caixa de madeira industrial e quer efetuar o pedido pela internet, certamente ele dará prioridade para um site que facilite esse processo.

Um site responsivo, por ser exibido em proporções menores, deve investir em uma usabilidade intuitiva e simplificada. Com essa usabilidade, em poucos cliques o cliente pode escolher um produto e finalizar a compra.

Vale mencionar que pode ser interessante investir em um cadastramento mais simples, como aqueles que podem ser feitos pelo login das redes sociais.

Desse modo, o cliente não precisará responder um longo questionário, podendo efetuar a compra mais rapidamente, graças à usabilidade facilitada da sua plataforma.

Além de ser uma ótima maneira de trazer mais clientes para a sua marca, você ainda aumenta o número de pessoas que vão acessar a sua loja virtual. Isso porque, essas características também influenciam no posicionamento do seu site.

Desse modo, você deve garantir que a maneira como os usuários vão realizar ações na sua página seja o mais natural possível, tornando o seu site responsivo muito mais interessante.

Página enxuta e direta

Outro elemento indispensável para uma página responsiva é um layout enxuto e direto.

Isso significa que, se no formato convencional a plataforma possui um grande número de elementos, eles precisarão ser repensados no modelo móvel.

Assim, em vez de explicar de forma detalhada a importância das placas de energia solar fotovoltaica industrial na página responsiva, você pode indicar a leitura do artigo completo no seu blog. Desse modo, você diminuirá a quantidade de informações na área de vendas.

Com isso, o seu cliente vai utilizar um site mais preciso e claro, que possibilita ações mais direcionadas, fator essencial para quem utiliza o smartphone para comprar na internet.

A importância de tornar a sua página responsiva

Uma página responsiva oferece uma série de vantagens, tanto para os visitantes quanto para a empresa.

Afinal, ele deve ser elaborado para trazer mais resultados para o seu negócio, principalmente para facilitar a utilização dos clientes.

Sendo assim, entre as principais vantagens do formato responsivo estão:

  • A melhora na experiência do usuário;
  • A modernização do site;
  • A priorização dos mecanismos de busca;
  • O aumento no número de visitas, etc.

Um site responsivo de caldeiraria tubulação industrial vai ser indispensável para melhorar a experiência do usuário de dispositivos móveis.

Isso porque ele poderá acessar o conteúdo de modo ideal, adaptado ao smartphone, independente do modelo do aparelho.

Nesse sentido, também é possível perceber que a empresa investe em tecnologia e na modernização do seu estabelecimento, já que segue as tendências atuais em termos de plataforma e de vendas virtuais.

Além disso, um site responsivo será melhor avaliado pelos buscadores por priorizarem a entrega de um conteúdo adaptado. Isso ocorrerá, principalmente, quando o usuário fizer uma busca pelo smartphone.

Com isso, a sua página consegue um aumento no número de visitantes, já que o posicionamento do seu site será beneficiado com o formato para dispositivos móveis.

Em termos técnicos, a vantagem do formato responsivo também influencia na permanência de um visitante na sua página.

Você já deve ter passado por essa experiência, quando ao entrar em um site que não carregava adequadamente no seu smartphone, você abandonou a página.

Desse modo, é possível perceber a importância do formato responsivo para qualquer tipo de site, garantindo que os seus visitantes encontrem o que procuram de modo simples e possam utilizar a página integralmente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.