Passos a seguir se sua rede Wi-Fi for invadida

Os ataques cibernéticos estão na ordem do dia. Não apenas nos referimos àqueles que ocorrem a milhares de quilômetros de distância, mas também àqueles que acontecem nas proximidades. Precisamente nesta ocasião, falaremos sobre os últimos mencionados, abordaremos especificamente aqueles relacionados à rede Wi-Fi.

É inegável que ele apresenta certas vulnerabilidades, que podem ser exploradas por outros indivíduos para penetrá-lo e causar estragos. Se, infelizmente, alguém conseguiu e invadiu a sua rede sem fio, siga as etapas que detalharemos abaixo.

Desconecte o roteador o mais rápido possível

Se alguém estiver na sua rede Wi-Fi, significa que eles podem executar várias ações sem a sua permissão , algumas delas bastante perigosas. Então, o mais importante é cortá-los na raiz.

Para esse fim, desative as funções sem fio do roteador. Se necessário, desconecte-o da rede elétrica. Posteriormente, você pode continuar com o restante do procedimento.

Na internet Oi Velox, você pode desativar seu roteador através do iniciarbldaoi.

Instale um bom antivírus

Não hesite em apostar em um bom antivírus. Alguns sistemas operacionais já implementam um sistema de segurança, mas não é suficiente para evitar invasões desse calibre. Em vez disso, eles protegem você contra malware e outros elementos um tanto prejudiciais.

Isso não precisa exigir um certo desembolso, pois alguns antivírus de excelente qualidade são caracterizados por serem cem por cento gratuitos. De qualquer forma, ele o notificará se detectar um risco maior ou menor de invasão na rede Wi-Fi, para que você possa agir adequadamente antes que o problema ocorra.

Além disso, o antivírus que você escolher o ajudará a descobrir se, além do acesso à rede sem fio, houve outras adversidades. Nesse caso, você terá a possibilidade de corrigi-lo com os meios que o software disponibiliza para você.

Alterar a senha: seus dados pessoais ou chaves predefinidas

A pessoa que invadiu sua rede sem fio já sabe a senha; portanto, se você não a alterar, poderá repetir sua estratégia de acesso posteriormente. Como evitá-lo? Modifique-o, mas levando em consideração alguns aspectos de grande relevância.

Primeiro, esqueça de colocar informações pessoais, como datas de nascimento ou o nome de seus animais de estimação. São dados facilmente determináveis ​​que, por meio de certos métodos, acabariam gerando o conhecimento do termo de segurança novamente e repetindo a penetração do sistema. Por outro lado, evite usar a chave predefinida, que geralmente é visível em algum lugar do roteador.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *