Avaliação do Usuário: / 77
PiorMelhor 

A computação em nuvem vem crescendo cada vez mais. Como consequência dessa expansão, muitos sistemas e serviços se adaptaram para operar nesse sistema. Há algum tempo atrás, era comum softwares de gestão serem operados apenas dentro das empresas, limitando a mobilidade dos administradores. Atualmente estes serviços estão na nuvem e são utilizados com mais facilidade, pois oferecem acessibilidade, segurança e redução de custos para as empresas.

Você sabe como um sistema ERP pode ser utilizado na nuvem? Tire suas dúvidas abaixo e veja algumas informações que você deve conhecer sobre o assunto.

O que é ERP?

ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um tipo de software desenvolvido para auxiliar a gestão empresarial. Com esse recurso é possível interligar dados e agilizar a comunicação entre departamentos distintos da empresa. Por exemplo, o departamento financeiro pode realizar um planejamento de final de ano levando em conta as informações adquiridas pelo departamento de RH.

 

Como cada empresa funciona de uma maneira específica, os sistemas de ERP precisam se adaptar a cada uma delas. É claro que existem funcionalidades que se tornam comuns entre diferentes empresas, mas muitas vezes é preciso desenvolver uma solução que se adapte melhor ao seu negócio. Por isso existem empresas que desenvolvem softwares únicos e exclusivos para cada cliente, levando sempre em conta as maiores necessidades dos administradores.

ERP nas pequenas e médias empresas

O ERP é mais vantajoso e econômico para as pequenas e médias empresas. De um modo geral, elas não tem tanto capital para investir em departamentos avançados de TI e recorrem ao ERP.

Alguns sistemas podem ser caros de instalar e manter o serviço. Por isso o ERP é considerado uma boa opção: por ser online e em nuvem, não há valor para instalação ou manutenção. Muitas vezes é adquirido um plano mensal e as empresas devem se planejar para manter o sistema ativo.

É seguro?

Sim. Alguns administradores gostam de manter a equipe de TI dentro da empresa, pois isso dá uma sensação de segurança. Porém, em um ambiente digital, há maneiras de cuidar para que os dados da sua empresa sejam protegidos.

As empresas desenvolvedoras de ERP são especialistas em segurança digital e de informação, portanto confiar seus dados a ele com certeza é uma escolha sábia. Eles estão mais acostumados e preparados para lidar com ataques ou falhas de segurança.

E se a internet cair?

Quando você adquire um serviço de ERP no seu negócio, é importante contratar um plano de internet estável e que atenda todo o espaço da sua empresa. A dica é você aproveitar o dinheiro economizado com o sistema em nuvem para investir em uma conexão de qualidade.

Também é importante ter sempre mais de uma opção de conexão com a internet. O servidor dificilmente ficará fora do ar, pois os serviços na nuvem operam com grandes números de usuários e colaboradores. Isso também ajudará na produção dos seus funcionários, que não precisarão se preocupar com uma internet instável.

O ERP na nuvem é mais lento?

O que definirá se seu sistema se comportará rapidamente é a sua conexão de internet. Se você garantiu um bom plano para se conectar, seu ERP funcionará perfeitamente.

O ERP na nuvem se adapta à minha empresa?

Sim. Procure por provedores de ERP na nuvem que ofereçam os serviços de maneira modular. Você pode começar adquirindo módulos fundamentais para o funcionamento da companhia como o RH, Financeiro, Projetos, Jurídico, entre outros. Depois você pode procurar módulos que sejam específicos para sua empresa. Assim você consegue moldar seu sistema de acordo com as necessidades do seu negócio.

Como pagar?

Cada provedor oferece modalidades específicas de pagamento e pacotes contratuais. Alguns cobram em períodos mensais, semestrais ou anuais. Também é preciso pagar pelo aluguel do servidor, suporte técnico e largura da banda.

Esses serviços podem ser contratados em conjunto ou separadamente. O importante é você realizar uma boa pesquisa de mercado para organizar essas informações. Assim será possível escolher a melhor opção de ERP em nuvem dentre as inúmeras existentes.

Publicidade