Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Você sabe o que é TI Verde?

Há alguns anos o meio ambiente vem se tornando a preocupação de muitas empresas na hora de projetar seus produtos. Um dos termos mais usados no ramo tecnológico é o TI Verde, que está ligado aos processos de fabricação dos componentes, administração, utilização dos equipamentos e descarte do “lixo eletrônico”.

Durante a fabricação, a principal preocupação é em criar produtos que consumam menos energia e evitar a utilização de metais pesados, que são altamente nocivos ao meio ambiente. Além disso, também é preciso evitar componentes químicos e aumentar a quantidade de materiais recicláveis.

Na administração o objetivo é poupar energia.Para Pablo Hess, biólogo e editor das revistas de tecnologia Linux Magazine e Easy Linux, um dos fatores que torna a economia de energia importante é a redução de calor gerado pelas máquinas em consequência da redução de energia gasta pelas mesmas.

Para reduzir esse gasto existe a virtualização, que passou a ser quase obrigatória às empresas de tecnologia que tem uma política verde.

Como aplicar a TI Verde em empresas e no dia a dia?

 

Tecnologia da Informação Verde é um conceito criado há alguns anos para mostrar a intenção de empresas tecnológicas em cuidar do meio ambiente e evitar danos causados pelos seus produtos.

Para que uma companhia adote este conceito é preciso pensar grande e criar práticas capazes de fazer com que o uso da tecnologia não agrida o meio ambiente. Para isso é preciso levar em conta desde a administração da empresa até a fabricação de seus produtos e rotina de trabalho.

Algumas mudanças simples podem colaborar com a preservação do meio ambiente. Uma reunião presencial, por exemplo, pode aumentar a emissão de gás carbônico por meio das viagens feitas até a sede da empresa. Com a virtualização, é possível realizar “encontros” online via Skype.

Qualquer empresa pode adotar o conceito do TI Verde, basta tomar medidas em relação à fabricação de seus produtos e pesquisar sobre as máquinas e equipamentos adquiridos para a produção da empresa.

As empresas que têm políticas verdes trabalham com as seguintes características:

- Uso eficiente dos recursos tecnológicos;

- Maior vida útil;

- “Triple BottomLine” (equilíbrio no desenvolvimento de três pilares: econômico, social e ambiental);

- Desenvolvimento de sistemas e componentes de baixo consumo;

- Reciclagem;

- Redução de resíduos;

- Produção de materiais atóxicos.

O Green IT veio para ficar. Faça a sua parte e cuide do meio ambiente adotando uma política verde para a sua empresa!

Publicidade