Avaliação do Usuário: / 144
PiorMelhor 

Hoje iremos falar sobre como surgiu o tão útil GPS. Não somente o aparelho, mas desde o início da geolocalização. Utilizamos o aparelho facilmente, nem precisamos mais pedir informação às pessoas que transitavam pelas ruas. Basta digitar o endereço que desejamos e plim! Lá está na tela o modo de direção, quanto minutos faltam e todas as ruas que nos ligarão à aquele local solicitado. Acredito que muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre como essa maravilhosa e tão essencial tecnologia surgiu. Vamos lá?

O GPS, sistema e não aparelho, é a sigla inglesa para Global Positioning System. Em Português traduzimos para Sistema de Posicionamento Global. Este sistema fornece dados através de satélites que nos dão a informação exata que desejamos. Com o GPS, conseguimos as coordenadas exatas de qualquer pessoa no mundo. O aparelho transmite as informações captadas pelo sistema via satélite.

Um pouco de História

Este sistema iniciou em 1957, na União Soviética, quando ainda estavam em testes sobre os satélites. Este país foi o pioneiro no lançamento de satélites artificiais, mas foram os Estados Unidos que criaram o sistema em si. Em 1960, criaram o projeto NAVSTAR, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA. Este sistema captava diversas informações como, por exemplo, a localização e o clima em um determinado local. Isso foi fundamental para os militares, para saberem a localização dos inimigos em guerras. Mas, como citado, apesar de ter sido desenvolvido lá na década de 60, o NAVSTAR passou por melhorias, ajustes e correções e só foi implantado mesmo em 1995, muito mais próximo da nossa realidade, há quase 20 anos. Estima – se que o custo total para a implantação do sistema de GPS girou em torno de dez bilhões de dólares.

Composição do GPS

O sistema de GPS é formado por três segmentos: espacial, de controle e utilizador. O espacial é composto por 24 satélites e o de controle é responsável por controlar todos esses satélites. Por fim, o utilizador tem a função de tornar últil o controle dos satélites, captando seus sinais.

Mas, como esses sinais chegam até nós?

Existem receptores de sinais na Terra chamados de rádio dos satélites. Estes rádios recebem a informação, decodificam - na e, através dela fornecem as informações de latitude, longitude e altitude.

Quais são os sistemas de GPS que temos hoje?

O desenvolvido e mantido pelos Estados Unidos chamado GPS e o Glonass, desenvolvido na Rússia. Existem mais dois sistemas em desenvolvimento, um na China chamado Compass e outro na Europa, chamado Galileu.

Aí você me pergunta: por que tantos sistemas captadores de sinais de GPS?

A resposta é simples: os Estados Unidos controlam e limitam as informações captadas pelo sistema para nós, população civil. Em caso de guerra, as informações de geolocalização podem ser ainda mais restritas. Por isso, a importância de outros países captarem essas informações.

Com isso, finalizamos o nosso papo de hoje. Espero que tenham gostado e aprendido sobre como surgiu esta tecnologia tão útil, o sistema de GPS. 

Publicidade