Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

A geolocalização é uma tecnologia que utiliza dados de seu dispositivo (tablet, celular ou computador) para indicar a sua posição na Terra, com o mesmo recurso de um GPS. Os usuários de computadores fazem check – in para indicar aos seus amigos sua localização naquele momento: empresa, bares, restaurantes, outras cidades, etc. Alguns aplicativos oferecem a opção de avaliar o local e servem como recomendações a futuros consumidores. Este recurso é utilizado por fabricantes de câmeras digitais também. Assim, ao captar a imagem, a câmera indica a localização de quem fez a fotografia.


O uso da geolocalização é benéfico também para empresas de transporte e táxis, só para citar alguns exemplos. As empresas de transporte se utilizam desse recurso para rastrear seus caminhões e proteger suas cargas de assaltos e imprevistos no trajeto. Quanto aos táxis, você pode instalar eu seu celular um aplicativo que mostra aonde estão os carros mais próximos a você. Essa tecnologia também indica ao motorista os postos de gasolina mais próximos. Alguns veículos particulares possuem rastreadores, diminuindo situações de furto e, com isso, reduzindo o valor que o proprietário pagará pelo seguro de seu carro.

 

E você, pai ou mãe, gostaria de monitorar a segurança de seu filho em sua ausência? Com a geolocalização você pode verificar se ele saiu de casa ou até mesmo checar as mensagens e chamadas recebidas pelo celular dele.

São muitos os benefícios da geolocalização. Citamos alguns, mas ainda existem inúmeras funções que não estão aqui. Continuamente são criadas novas funcionalidades através deste recurso e precisaríamos de alguns artigos para explanar todas. Como tantas outras tecnologias, além dos benefícios, têm – se os riscos. Abaixo, citaremos alguns casos desfavoráveis à geolocalização.

É correto obter dados de um cidadão sem o seu consentimento? E quanto à privacidade das pessoas? Os pais se preocupam com a segurança de seus filhos, mas é correto que eles fiquem monitorando todos os passos que sua família dá? Onde ficam os seus direitos? É ético fazer isso?

                 A geolocalização pode favorecer assaltos. Algumas pessoas são alvo de ladrões por postarem sua posição atual em viagens ou mesmo sinalizando que não estão em casa, pois estão no trabalho. Criminosos se atentam à postagens de bens valiosos pelos proprietários na internet e descobrem a localização do objeto através da latitude e longitude postadas pelas câmeras.


                Que pai não se orgulha de seu filho e posta muitas de fotos de sua família em redes sociais? É incrível, mas através dessas fotos se consegue saber até onde seus parentes trabalham ou estudam. Dá pra saber que locais frequentam e a sua rotina diária. Tudo isso obtido somente por causa de uma inocente foto postada. Não parece coisa de filme?

                 Alguns dispositivos pedem sua permissão antes de postar suas coordenadas. Nessa hora, pense na necessidade da postagem e avalie a permissão. A geolocalização não é uma tecnologia má, muito pelo contrário. Porém, seu uso deve ser feito com consciência e respeito às pessoas e, principalmente, a si mesmo.

Publicidade