Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 12 Jun 2014 14:00 #224001

Boa tarde Pessoal,

Estou com um problema e gostaria de uma ajuda dos mais experientes e os que conhecem de elétrica/eletrônica.

Tenho um aparelho Toca-Fitas Original GM e fiz a ligação de uma Entrada Auxiliar identificando os fios que saem do cabeçote do Tape. Funciona quando conecto MP3 Player, Celular e o GPS quando está carregando conectado na tomada 12v do carro ele interrompe o Áudio, é desconectar o plug do carregador que o áudio volta.

Alguém sabe o que pode ser ou porque isso acontece?

Testei em outro carro o GPS e funcionou normal com o Plug do carregador de 12v ligado na tomada.

Muito obrigado,

Luciano.
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar
  • Postagens: 6
  • Registro em: 30/05/2014
    Ult. Visita: 04/08/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 13 Jun 2014 08:12 #224038

Bem-vindo ao fórum, lms4100,

Se for injetar o sinal diretamente no circuito do toca-fitas, creio que o mais indicado seria faze-lo mais adiante no circuito, já depois do estágio de pré-amplificação. A saída de áudio do GPS (asim como de MP3 players, etc) já tem uma certa potência que provavelmente satura a entrada do amplificador do seu toca-fitas. Não que isso impeça de funcionar (como demonstrado pelo MP3 player), mas seria mais coreto.

No caso específico, talvez haja componentes de DC de diferentes amplitudes presentes nos sinais do GPS e do toca-fita, suficiente para atrapalhar um ou outro (saída do GPS ou entrada do toca-fitas). Para verificar se é esse o problema, experimente inserir um capacitor (algo em torno de 0.1 μF) em série com a ligação entre o GPS e o toca-fitas. A idéia é permitir a passagem do áudio (AC), bloqueando a passagem de DC. Se o problema for mesmo esse, o artifício deverá funcionar, e você pode deixar o capacitor permanentemente instalado.

Uma (melhor) alternativa é usar um acoplador magnético. Ele tem o formato de uma fita cassete e é ligado à saída de áudio de seu MP3 player, GPS, etc. Quando inserido no toca-fitas, ele "pensa" que está lendo uma fita pois recebe apenas os impulsos magnéticos presentes no cabeçote interno do adaptador. Como não há contato elétrico entre o GPS e o toca-fitas, será indiferente se ele está ou não conectado à tomada 12V do carro.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 03/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 13 Jun 2014 10:04 #224048

Oi BrunoBL, muito obrigado!!!

Procurei algumas coisas na internet antes de "por a mão na massa" mas não encontrei nada bem detalhado, eu tenho uma fita daquelas que vinham no discman, abri ela e vi que usa resistores de 2k2 para cada canal e 2 de 200r para o GND. Com isso, usei um resistor em cada canal de 2k2 de 1 watt e 2 de 200r no GND, na verdade soldei em um ponto de uma plaquinha que entra os fios do cabeçote antes de sair por um cabo para a placa do rádio, ao invés de soldar diretamente dos fios do cabeçote. Como você disse seria bem melhor se colocasse depois do pre=amplificador mas não tenho conhecimento suficiente, procurei em algumas assistências técnicas mas hoje em dia ninguém tem interesse em mexer. Com essa configuração, o áudio do MP3 e do Celular ficou bom, no GPS funcionou mas com o volume do GPS no mínimo, se aumentar um traço já distorce e esse problema de cortar o áudio quando conectado no carregador de 12v do carro.

Quero fazer o teste como você sugeriu de usar o capacitor de 0.1uf, quantos volts tem que ter esse capacitor? Uso um em cada canal e no GND também?

Muito obrigado pela ajuda,

Um abraço

Luciano
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 13 Jun 2014 12:59 #224055

Olá Liciano,

De fato. Hoje em dia é difícil encontrar um técnico que se disponha a mexer nessas coisas, a maioria se "especializou" em trocar placas e componentes. Antigamente era bem diferente!

Um dos problemas do áudio do GPS é justamente não ter um controle analógico de volume. Como a entrada no toca-fitas está num nível mais alto que o esperado, o volume no GPS deveria ser ainda menor do que é possível, entre o zero e o primeiro traço. Em tempo: experimente reduzir o volume global do GPS no seu próprio menu de fábrica ou então no aplicativo de media player. Muitas vezes esse volume limita o volume do próprio navegador, e daí ao diminuir o volume do navegador você pode conseguir um volume ainda mais baixo.

A voltagem dos capacitores é indiferente, Quanto menor, melhor, apenas pelo tamanho físico, qualquer valor de tensão pode ser usado.

Pensei em algo assim:

Não deixe de dar notícias do resultado se funcionar (ou se não funcionar)!

Abraços,

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 19 Jun 2014 15:05 #224352

Oi BrunoBL,

Comprei os capacitores durante essa semana e hoje fiz alguns testes.

Com o capacitor de 0.1uf em cada canal: Enfim o áudio do GPS saiu com o carregador de 12v conectado, mas com muito ruido e o som bem distorcido, mexi no volume do player do GPS e no controle de volume do software para tentar reduzir o chiado mas não consegui.
Ligando o aparelho MP3 ou o Celular o áudio também ficou ruim, com muito ruido e som distorcido.

Fuçando na internet, lembrei que tinha visto uma pessoa comentando que havia feito uma entrada auxiliar usando resistores de 1 mega em cada canal, comprei também os resistores e testei: O áudio do GPS funcionou com o carregador 12v conectado, o som ficou melhor, sem distorção mas ainda com um zunido, independente do volume. No aparelho MP3 e no Celular ficou com também, sem ruido mas com o volume um pouco mais baixo do que quando estava usando os resistores de 2k2.

Você teria mais alguma ideia para que eu consiga avançar nos testes?

Um Abraço

Luciano
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 21 Jun 2014 07:42 #224427

Bom dia Luciano,

Parece estar havendo descasamento de impedância entre a saída do GPS e a entrada do toca-fitas.

Como a solução com capacitorees e resistores não ficou ideal, creio que a melhor saída seria mesmo o acoplador magnético mencionado anteriormente. Com ele não há contato elétrico entre os equipamentos, passa-se apenas o áudio. A vantagem (além de evitar o risco de danos tanto ao GPS quanto ao toca-fitas) é que custa apenas R$7 (de quebra tem frete grátis).

EDIT - Outra possibilidade enquanto não testa o acoplador magnético seria acrescentar outros resistores (além dos resistores e/ou capacitores que você já está usando) em paralelo com as saídas L e R do GPS. O valor dos resistores seria da ordem de uns 32R, para simular a presença de fones de ouvido no GPS. A falta de carga (fones e alto-falante interno) no amplificador do GPS pode estar causando a distorção. A ideia seria colocar esses resistores em paralelo com a saída (para terra), de forma que o amplificador funcione como se estivesse com fones. Daí, continue com o sinal (via os resistores e/ou capacitores que você já havia usado) para o toca-fitas:

É uma tentativa, mas acho que a melhor saída é a do acoplador mencionado acima.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 21 Jun 2014 08:22 por BrunoBL.

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 21 Jun 2014 09:16 #224429

Bom dia Bruno,

Vou comprar os resistores e fazer mais um teste!!! Esse acoplador magnético eu tenho um aqui, mas não quero deixar os fios expostos, é uma opção.

Até para acionar o modo tape no toca-fitas eu puxei 03 fios do micro switch que faz essa função e coloquei uma chave por baixo do painel para ativar sem precisar colocar uma fita no tape.

Um abraço

Luciano
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 21 Jun 2014 12:06 #224440

Oi Bruno,

Encontrei os resistores mas de 33R e testei. Infelizmente não saiu o áudio com o carregador conectado na tomada 12v. Pra usar o tocador do GPS vou ter que usar o acoplador magnético que tenho aqui, ou pelo transmissor de fm mas deve perder qualidade, ainda mais porque a sintonia no carro não é muito boa, uma hora vou ter que ver isso também e trocar o amplificador de sinal da antena que deve estar com problemas, já que o sistema de áudio é original do carro e a antena é no próprio para-brisa.

Vou deixar a saída auxiliar como uma opção a mais para conectar o celular.

Por acaso você conhece algum player que posso instalar no GPS que seja mais legalzinho ou que tenha alguns recursos, por exemplo amplificações pré-programadas ou estou querendo demais.......rsrs.

Muito obrigado pela ajuda e a boa vontade!!!

Um abraço

Luciano.
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 21 Jun 2014 18:55 #224456

Olá Luciano,

Uma enorme desvantagem dos transmissores FM da maioria esmagadora dos GPSs, para quem gosta de som de qualidade no carro, é que a transmissão é mono, não estéreo. Isso quando se consegue sintonia boa, sem ruídos, etc.

Um bom player para os GPSs que rodam WinCE é o NaviPlayer. Dentre as opções de players para WinCe ele é um dos bons.

Abraços,
Bruno
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: lms4100

GPS Mudo quando está conectado ao Aux. do Rádio 22 Jun 2014 16:38 #224482

Oi Bruno,

Vou baixar o Player, muito obrigado por mais essa!!! No final das contas resolvi deixar o acoplador magnético dentro do toca-fitas ao invés de deixar o fio "pra fora" deixei ele passando por dentro do rádio saindo na traseira e como coloquei uma chave liga-desliga para acionar o tape escondida por baixo do painel fica mais limpo, sem fios soltos, no final vou ter uma mais qualidade de som e no fim nem precisava ter a entrada auxiliar, mas vou deixar as 2 opções.

Um abraço

Luciano.
  • lms4100
  • Iniciante
  • lms4100's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.291 seconds