Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer?

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 03 Jun 2014 18:55 #223554

Pessoal, boa noite.
Tenho um Foston 700DT que uso em minhas viagens. De uns tempos para cá ele começou a apresentar mau contato na entrada fêmea mini USB impedindo o carregamento. Para que eu conseguisse carregar tinha que enrolar parcialmente o cabo veicular a sua volta pois em certas posições ele voltava a carregar. Entretanto, de tanto tentar achar uma posição possível de carregamento (consequentemente forçando o conector preso na placa) ele se soltou por completo. Tentei comprar um conector fêmea Mini USB com um pequeno cabo e soldar os fios à placa, sem sucesso. Devido a temperatura do ferro de solda os contatos da placa se soltaram. A idéia era tentar fazer a conexão fora do corpo do GPS para não força-lo novamente. Existe alguma coisa que possa fazer para alimenta-lo e, possivelmente, conecta-lo ao meu computador para atualizações? Existe a possibilidade de comprar somente a placa ou terei de amargar na compra de um novo?

Imagem_1.jpg

Imagem_2.jpg

Imagem_3.jpg
  • Andre Luiz de Andrade
  • Iniciante
  • Andre Luiz de Andrade's Avatar
  • Postagens: 3
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 02/07/2012
    Ult. Visita: 06/06/2014
Última Edição: 04 Jun 2014 04:58 por Fábio M.. Razão: Anexei as imagens ao post
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 03 Jun 2014 21:53 #223562

Boa noite André,

Não entendo esses fabricantes usarem tomada USB para alimentar os GPSs, para mim é meio óbvio que essas tomadinhas não aguentam a quantidade de conexões/desconexões do GPS no carro, além da vibração agindo na tomada. Alguns (poucos) fabricantes oferecem uma tomada própria de energia, separada da USB. Já vi problemas semelhantes ao seu em alguns outros GPSs.

Tenho um Elgin de uns 6 ou 7 anos que tem uma tomada muito mais robusta para a alimentação, independente da USB. Inspirado nele, modifiquei meu GPSX3, adicionando um conector específico de alimentação exatamente para parar com esse festival liga/desliga a USB.

No seu caso específico, leve o aparelho para algum técnico que tenha equipamento apropriado e ele talvez consiga seguir as pistas da placa mãe, encontrando pontos soldáveis para uma nova tomada. Sugiro levar o GPS numa oficina de eletrônica explicando o problema. Quando eu precisei re-soldar o touch-screen do meu GPS, eu tive que passar a ponta do ferro de soldar no esmeril até deixa-la quase tão fina quanto um alfinete, senão ia também separar as trilhas da placa-mãe. É um ferro pequeno, de 25W.

Boa sorte,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 04 Jun 2014 10:57 #223582

BBL, obrigado.

Boa ideia, não havia pensado nesta possibilidade. Posso usar um plugue P2 mono para levar a corrente de 5V ao GPS, separando as funções de carregamento e conexão de dados. Talvez precise do esquema da placa para isso já que a corrente de 12V é transformada na base do alimentador veicular e bastaria achar um espaço no corpo do GPS para inserir uma fémea P2. Até aí tudo bem. Mas precisarei também recolocar uma fêmea mini USB na placa para a conexão de dados e achar, através do esquema elétrico, quais pinos usar. Caso alguém tenha este esquema, facilitaria muito. De toda forma, BBL, obrigado por suas considerações. ;) :oks
  • Andre Luiz de Andrade
  • Iniciante

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 04 Jun 2014 14:23 #223593

André,

Quando fiz a adaptação no meu GPS, fiquei na dúvida entre o plug P2 e o P4. Acabei optando por este último, pela possibilidade de curto-circuito momentâneo entre o (+) e (-) do plug P2 ao ser inserido ou removido do GPS (não esquecer que é o plug macho que está energizado). O maior tamanho do P4, no entanto, dificulta a tarefa de encontrar um local adequado no aparelho.

No GPS, "pesquei" o (+) e (-) diretamente das pistas da placa na região da própria tomada USB (que no seu caso pode ser mais difícil). Veja a pinagem na figura abaixo (note que à esquerda são as tomadas fêmea e à direita as tomadas macho):

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 06 Jun 2014 08:57 #223703

Bruno, novamente obrigado. Realmente o pino P4 oferece menos riscos de curto. Vou tentar achar um que a fêmea caiba na carcaça do GPS. Quanto a pinagem, vou tentar "pescar" o Vcc e o GROUND em outro local da placa. Como eles ficam nas bordas, vai ser mais fácil. Os três outros pinos mais centrais são os de DATA...estes eu vou ter de rezar para conseguir refazer, rsrsr.

Mais uma vez, obrigado.
O bom de um grupo é que somos (e fazemos tudo bem) descritivos, para nossa própria ajuda e de quem mais estiver no mesmo barco... vlw!

Se tiver mais dificuldades volto a pedir socorro.

André
  • Andre Luiz de Andrade
  • Iniciante
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL

Foston 700DT com Mini USB (fêmea) quebrada na placa. O que fazer? 06 Jun 2014 18:33 #223725

Só um outro detalhe, André,

...Não se esqueça que o Vcc da placa (nas bordas ou outros barramentos de distribuição) não necessariamente é sinônimo do +5V da alimentação USB. Possivelmente a tensão de 5V passa por algum circuito regulador antes de ser distribuída ao resto da placa, que pode até mesmo operar em algo como 3V e não 5V. Seria interessante procurar seguir a pista que vem da USB e tentar fazer a conexão em algum outro ponto dessa mesma pista, para garantir que o (+5V) vai ser corretamente tratado. Senão, a placa pode ser alimentada com tensão incorreta (...3V? ...5v?), alguns pontos da placa podem não ser alimentados ou a bateria pode não ser carregada.
O bom de um grupo é que somos (e fazemos tudo bem) descritivos, para nossa própria ajuda e de quem mais estiver no mesmo barco

É o famoso valor do conjunto maior que a soma da partes individuais!

Boa sorte, não deixe de dar notícias.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.274 seconds