Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Quebrei a tela do meu GPSX3

Quebrei a tela do meu GPSX3 25 Set 2013 20:30 #203972

Olá pessoal,

Há muito tempo venho dizendo que enquanto meu GPSX3 WF-99 estiver funcionando, não penso em trocar. Pois bem: essa semana ele levou um tombo e quebrou a tela touch screen em um milhão de pedaços. Terá chegado a hora de finalmente trocar meu venerável -99?

Por via das dúvidas enviei um e-mail à Asia Eletro que informou que a peça está disponível, o que me deixou aliviado. Melhor ainda: em conversa com um e outro amigo, acabei "herdando" um sensor touch-screen genérico (para Foston, Bak, etc) de 5", e resolvi experimentar no meu aparelho.

A primeira dificuldade foi separar os dois componentes da tela: o LCD (que estava intacto) e o sensor touch-screen. A tarefa foi dificultada pelo fato de o sensor (de vidro muito fino) estar quebrado em tantos pedaços. Ele é firmemente colado à borda do LCD, e tentativas de descolar "na marra" se mostraram infrutíferas e com grande risco de danificar o LCD. A dica aqui é aquecer a borda da tela com um soprador de ar quente (ou o secador de cabelo da "frau"), direcionando o ar para o ponto do sensor que está sendo alavancado para descolar. Há ferramentas próprias para isso, são finas palhetas de plástico que se inserem entre o vidro e o restante da tela. Como eu não tinha, fiz a operação com um estilete (se fizer isso, tenha o máximo cuidado para não arranhar a superfície do LCD).

Removido o sensor, foi necessário retirar os resíduos de cola. Usei acetona, e depois limpei o próprio LCD com papel-toalha e álcool.

O sensor novo veio protegidopor camadas de plástico protetor. Deixei-os no lugar enquanto soldava o conector. A operação de solda é praticamente uma micro-cirurgia: precisei usar lupa, e "afiei" a ponta do ferro de soldar no esmeril, para que ficasse quase tão fina quanto a ponta de um alfinete. Felizmente os pontos de solda são apenas quatro.

Feita a solda, removi o plástico protetor e a cobertura da cola "dupla-face" do sensor, posicionando com cuidado sobre o LCD. Nesse ponto liguei o GPS e constatei que o sensor estava funcionando.

A partir da, limpei a camada externa plástica (que protege o touch-screen - é nela que encostamos o dedo ao clicar) e colei-a com uma fina tira de "dupla-face" ao longo da borda da tela, e remontei o aparelho.

A empreitada completa levou pouco mais de meia hora. No geral não achei difícil - já tinha trocado a tela touch-screen de um smartphone, então já sabia o que me esperava.

Bacaninha, consegui consertar tanto o smartphone quanto meu WF-99. Agora preciso parar de deixar as coisas caírem no chão. :laugh: :silly:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 25 Set 2013 20:41 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, olavovo, NNunes, Fábio M., fidelis.forum

Quebrei a tela do meu GPSX3 25 Set 2013 21:11 #203980

A satisfação em recuperar um aparelho assim não tem preço, vale muito mais do que um novo :)

Falando nisso, tenho uns aparelhos quebrados aqui, vou enviar para seu lojinha ;)

Parabéns!
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Quebrei a tela do meu GPSX3 25 Set 2013 21:54 #203982

Boa noite , lendo e aprendendo, e sempre bom ter uma carta na manga , ja consertei muita coisa tambem e as que nao deram certo ja estavam quebradas mesmo , entao o que vier e lucro.

Valew brow.
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016

Quebrei a tela do meu GPSX3 25 Set 2013 22:45 #203986

A empreitada completa levou pouco mais de meia hora. No geral não achei difícil - já tinha trocado a tela touch-screen de um smartphone, então já sabia o que me esperava.

Bruno,

Caramba! Fez tudo isso e num tempo recorde de pouco mais de meia hora. Concordo com o Fidelis quando diz que a satisfação em recuperar é maior que comprar um novo.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1837
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011

Quebrei a tela do meu GPSX3 26 Set 2013 03:32 #203995

Pessoal,

Sim, a sensação é de vencer um grande desafio. Quando me meti a trocar o touchscreen do smartphone, foi com grande apreenção. Me armei de todo tipo de informação, video-tutorial no Youtube, fui realizando as etapas e dando pausa no vídeo para me certificar que estava desmontando (e montando!) na ordem certa. O GPS foi muito mais simples.

Nos dois casos, não dá para olhar para os aparelhos e não pensar... puxa, até bem pouco tempo isso estava quebrado, agora funciona perfeitamente, e nem precisei levar na assistência técnica. Dá uma certa sensação de autonomia, é muito legal.

Fidelis,
Falando nisso, tenho uns aparelhos quebrados aqui, vou enviar para seu lojinha

Tive que rir, e alto. Já passa das 3AM, se acordei alguém a culpa é sua, KKK

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Quebrei a tela do meu GPSX3 02 Dez 2013 18:36 #209233

quebreia tela touch do meu gps apontador T501 onde encontro outra para comprar? alguem pode me ajudar
  • amauries
  • Iniciante
  • amauries's Avatar
  • Postagens: 4
  • Registro em: 18/01/2012
    Ult. Visita: 15/07/2016

Quebrei a tela do meu GPSX3 07 Dez 2013 18:15 #209585

Boa tarde amauries,

Já procurou no Mercado Livre? Não é difícil encontrar lá.

Esses sensores costumam ser genéricos, mudando apenas o tamanho (4", 7", etc). Na dúvida, pergunte ao vendedor sobre seu modelo esprcíffco.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.271 seconds