Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Trocando a bateria interna do Apontador T500

Trocando a bateria interna do Apontador T500 24 Out 2012 21:26 #177322

Abro este tópico para compartilhar a solução radical de um problema que afeta alguns aparelhos Apontador T500 (segundo relatos aqui mesmo do fórum).
No meu caso tudo começou do nada, quando o aparelho começou a abrir a parte superior sozinho, pouco tempo depois percebi que o tempo de uso com a bateria interna havia reduzido bastante, e a cada dia só piorava, chegando, recentemente ao ponto de não mais suportar nem entrar no navegador sem estar com a alimentação externa conectada.
Resolvi então abrir o aparelho e logo de cara percebi que, o que estava provocando a abertura do GPS, era a bateria interna. Aparentemente algum gás se expandiu e provocou um tipo de "enchimento" da bateria, semelhante ao que acontece com um balão. Não sei explicar porque isto ocorre, mas certamente tem algo a ver com a baixa durabilidade que a bateria passou a apresentar depois.
Decidi então trocar a bateria sozinho, sem recorrer a assistência técnica, aproveitando que tinha um bateria que serviria perfeitamente no T500.
Materiais necessários: bateria de íons de lítio (Li-ion) de 3.7V com no mínimo 900mAh de tamanho igual ou menor que a original; ferro de solda; solda de estanho e silicone ou cola quente ou outro material semelhante.
Para abrir o T500 não tive dificuldade, uma vez que ele já estava parcialmente aberto, foi só acabar de puxar a frente, ela se solta sem muito esforço, com cuidado e ajuda de uma chave vá soltando os encaixes da borda do aparelho.
Uma vez aberto, e com muito cuidado e calma para não esbarrar em outras partes sensíveis do T500, remova os adesivos prateados sobre a bateria.
Remova também uma placa metálica flexível que está sobre a bateria.
Com ajuda de alguma espátula remova a bateria do fundo do GPS.
Remova os adesivos verdes que envolvem os contatos da bateria.
Com o ferro de solda remova do contato o fio vermelho (positivo) primeiro e em seguida o preto (negativo) (previne curto circuito).
Solde estes fios na nova bateria nos respectivos pólos (primeiro o preto no negativo e depois o vermelho no positivo).
Com cola quente o silicone, isole os contatos da nova bateria, aguarde até que a cola seque completamente.
Coloque um pouco de cola onde a bateria irá se alocar e coloque-a acima.
Recoloque todos os adesivos e feche o aparelho.

Considerações: como observa-se abaixo nas fotos eu usei uma bateria de um celular que eu não usava mais, caiu como uma luva o tamanho era ideal e funcionou perfeitamente, durando até mais que a original quando nova.
Estou apenas compartilhando um experiência, não me responsabilizo por nenhum dano ao aparelho.
Caso você não tenha uma bateria você pode adquiri-la em sites da china a preços entre R$ 3,00 a 15,00 com frete gratuito (não irei postar os sites, pesquisem :X ).

DSC09348.jpg

DSC09350.jpg

DSC09351.jpg
  • allan_bsb
  • Intermediário
  • allan_bsb's Avatar
  • Postagens: 76
  • Agradecimentos: 25
  • Registro em: 19/09/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sete7, fernandodvdt, ATorres, Fábio M., MARCOS JPEREIRA

Trocando a bateria interna do Apontador T500 24 Out 2012 21:33 #177324

:oks Belo tutorial!! ficou show !

Lembrando que o melhor mesmo é usar uma bateria propria pois as de celulares (muitas xingling) costumam durar muito pouco!E também só podem substituir as de 2 fios (como a da foto)Para as de 3 fios (fio amarelo monitor) essa adaptação não funciona!
  • Fabio Cuco
  • Usuário Platinum
  • Fabio Cuco's Avatar
  • Postagens: 404
  • Agradecimentos: 48
  • Registro em: 13/11/2010
    Ult. Visita: 06/04/2016
GPS Foston 470 DTV
GPS Orbiter 350 Collor Plus
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Trocando a bateria interna do Apontador T500 27 Out 2012 09:12 #177606

Ótima dica. :)
  • Benemar
  • Galeria de Honra
  • Benemar's Avatar
  • Postagens: 584
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 18/06/2010
    Ult. Visita: 03/08/2014
GPS: BAK 7007
Navegador: iGo Primo v2.0

Benemar Tarifa
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Trocando a bateria interna do Apontador T500 02 Jan 2013 19:11 #183534

Eu sei que o tópico ta um pouco antigo, mas como acabo de trocar a bateria do meu gps, resolvi dar minha opinião:
pra ficar 100%, aproveite a plaquinha que estava na bateria antiga. se voce desmontar a bateria, vai ver que tem uma plaquinha onde dois fios vão para a bateria e tres fios vão para o aparelho. se fizer assim, o gps carrega normalmente, como se fosse a bateria original.
no meu caso, ainda coloquei a bateria do lado de fora, colada na carcaça. assim, pude usar uma bateria de 1100ma.
  • spencerq
  • Iniciante
  • spencerq's Avatar
  • Postagens: 35
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 21/12/2010
    Ult. Visita: 28/09/2016

Trocando a bateria interna do Apontador T500 02 Jan 2013 19:29 #183540

spencerq,

Tem razão. Depois que vi este tópico, levei um Foston à uma Eletrônica e pedi para trocar a bateria que eu mesmo adquiri no camelódromo. A princípio, o técnico colocou a bateria sem esta plaquinha a que você se refere. Resultado: o GPS não ligava. Me pediu para esperar uns quinze minutos e nada. Abriu-se novamente e aí percebeu a plaquinha, soldou tudo bonitinho com a plaquinha no lugar. Aconteceu o seguinte, o aparelho conectado à energia ligava e inicializava normalmente. Ao ser desligado da tomada apagava tudo. O técnico afirmou que a bateria estava estragada. Na minha opinião não foi isso que ocorreu. Penso que ao fazer a ligação sem a famosa plaquinha, ele acabou por danificar a bateria. Moral da história, coloquei a bateria velha de volta.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016

Trocando a bateria interna do Apontador T500 15 Abr 2013 14:30 #191375

haha, que curioso encontrar esse tópico hoje! Acabei de comprar uma bateria com maior capacidade que a original, para uma câmera fotográfica, da China! :woohoo:
dx.com/p/dste-np-bn1...970-deep-grey-184777

Eu sempre odiei o pouco tempo que meu T500 fica ligado, então, em breve irei encomendar uma bateria similar com mais mAh.
Não quero incentivar ninguém, pois ainda não testei a bateria da China, mas no Mercado Livre ela custa de 35 a 50,00, enquanto paguei + ou - R$ 15,00 com frete grátis.
Entregam em até 40 dias.

Bateria de câmeras digitais são pequenas também.
Ah, e foi ótimo entrar aqui, vou aproveitar essa plaquinha na nova bateria. Obrigado pelas dicas.
Tomara que meu GPS fique ligado mais que 2hs com mais mAh.
  • Superleosam
  • Iniciante
  • Superleosam's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 17/10/2011
    Ult. Visita: 10/12/2014

Trocando a bateria interna do Apontador T500 19 Abr 2013 20:57 #191691

Amigos, aproveitando um tópico para troca de baterias, vou relatar minha experiência, que poderá ajudar os amigos.

Eu tenho um Navman Ipiranga 3,5" desde 2009 e este ano ele resolveu pifar a bateria. Na verdade o tempo de carga diminuiu bastante.

Comprei pelo ML uma bateria de 3,7V e 1400mAh! (a original tem 3,7V e 720 mAh). Assim, a capacidade de carga simplesmente duplicou.

Pois bem, comprei uma bateria já com os 3 fios, onde o terceiro é ligado na famosa plaquinha e serve para monitorar a carga e desligar o carregador ao completá-la.

Liguei a nova bateria no aparelho e estava com cerca de 3/4 de carga. Fiquei cerca de 1h30 configurando o iGO Primo e Amigo que tenho no aparelho e a carga baixou para 50%. Excelente sinal! Porém, assim que eu liguei o carregador e a carga foi direto para o 100% e o led que acendeu foi o verde, que indica carga completa. Desliguei novamente e caiu para 49%. Resolvi deixar a noite toda para ver o que acontecia. DE manhã, tirei o carregador e a carga baixou imediatamente para 48%. Droga !! Tudo indicava que a plaquinha estava com defeito. Acionei o vendedor que se propôs a trocar a bateria. Só que isso levaria tempo, então resolvi ousar. Desmontei a bateria antiga, tirei a plaquinha e coloquei no lugar da plaquinha da bateria nova, torcendo para dar certo. Ao ligar, novamente a carga indicada foi 48% ( no iGO Amigo). Liguei o carregador e voilá!! acendeu o led vermelho, indicando que estava sendo carregada. Depois de algumas horas, o vermelho trocou para verde, tirei o carregador a carga se manteve nos 100%.

Resultado: Mesmo que os amigos comprem bateria com a famosa plaquinha e trÊs fios, tente trocar pela plaquinha da bateria antiga. Outra coisa, tem muitas baterias com boa capacidade e apenas dois fios a venda. Basta tirar a plaquinha antiga e soldar na bateria nova. Certamente funciona.

Agora estou com um GPS excelente, mesmo tendo 4 anos, com 4 navegadores (iGO Primo, Amigo, 8.3 e o original Destinator) e com bateria que dura 4 horas...
  • alexandresc
  • Iniciante
  • alexandresc's Avatar
  • Postagens: 10
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 22/11/2011
    Ult. Visita: 06/03/2014
A vida é como o TÉTRIS: os TRIUNFOS desaparecem e os ERROS se acumulam!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sete7, lazaro-jr, NNunes, Fábio M.

Trocando a bateria interna do Apontador T500 19 Abr 2013 23:08 #191700

Alexandre

Primeiramente agradeço a sua contribuição compartilhando a sua experiência. Por acaso você tem alguma foto? Em caso negativo, se tiver oportunidade não deixe de tirar fotos e compartilhá-la com outros usuários.

Poderia passar marca e modelo da sua bateria 3.7V de 1400mAh? Além das baterias de celular, alguns usuários usam baterias de câmeras digitais.

Grato.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
Última Edição: 19 Abr 2013 23:14 por Fábio M..

Trocando a bateria interna do Apontador T500 16 Mai 2013 10:20 #193500

pessoal, também troquei a bateria interna do meu GPS mio C320

coloquei uma bateria de celular que estava jogada em uma caixa
a bateria que utilizei foi uma bateria da Sansung, o tamanho e voltagem é praticamente o mesmo da bateria original só muda a amperagem
3,7V 900mha
soldei os fios na bateria e na placa controladora e funcionou perfeitamente.
não cheguei a descarregar ela completamente mas a duração ficou em mais de 1 hora (antes não durava 1 minuto)
agora estou procurando uma placa controladora dessas baterias para fazer outra com uma bateria de maior amperagem.
por acaso vcs não tem uma beateria usada do gps mio c320 que tenha essa plaquinha? podemos negociar
  • ENIACX2
  • Iniciante
  • ENIACX2's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 24/07/2012
    Ult. Visita: 19/12/2014

Trocando a bateria interna do Apontador T500 08 Jun 2013 22:30 #195348

Fábio.
Não sei se é aconselhável o que eu fiz,mas já que não tinha muito a perder fiz o seguinte:
Abri o GPS e com um ferro de solda soltei os fios da bateria,e no lugar dela coloquei uma bateria de celular original Motorola.
Liguei o caminhão e conectei o carregador no 12v,deixei por dez minutos e ele permaneceu conectado e alimentando durante todo esse tempo,o que para mim,indica que isso tenha resolvido o problema.

DSC00031.JPG

Baseado em tudo isso,você acha que sou louco ou mereço o Nobel de Eletrônica???(rsrsrs)??
  • JoelYoel
  • Iniciante
  • JoelYoel's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 19/05/2013
    Ult. Visita: 12/06/2013
Última Edição: 09 Jun 2013 00:51 por Fábio M.. Razão: Post movido

Trocando a bateria interna do Apontador T500 09 Jun 2013 01:04 #195352

Joel

Infelizmente não tenho capacidade de te responder essa, também gostaria de saber pois preciso trocar a bateria de um Apontador Slimway 2.0.

Uma pena que os outros usuários deste post não entram no fórum faz tempo...
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Trocando a bateria interna do Apontador T500 14 Out 2013 22:03 #205586

Interessante tópico!

Merece uma estudada melhor o que esta plaquinha faz... Tenho aqui um conjunto retirado de um Mio C520. Vou olhar com mais cuidado desmontando tudo.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

Trocando a bateria interna do Apontador T500 04 Fev 2014 09:22 #214408

Caro Fábio M,

Li o tópico: "Trocando a bateria interna do T500" e pude perceber que não difere muito da experiência que tive ao trocar a bateria de meu Apontador Slimway TV. No meu caso, também tinha uma placa eletrônica na entrada da bateria e logo percebi que ela faz o comando de carregar e descarregar a bateria quando conectada a uma tomada ou ao acendedor de cigarros do carro. Esta placa também gerencia aquele timer do IGo Amigo ao cortar a energia do GPS com o mapa em funcionamento, fazendo com que se desligue, no meu caso, em 5 segundos. Acredito que esta placa na entrada da bateria é fundamental para o bom funcionamento do sistema e da própria bateria.
Quanto à troca em si, realizei a instalação de uma bateria de mesma voltagem com uma amperagem um pouco maior que veio com três fios, ao qual eliminei o fio amarelo. Já faz um tempo que fiz isto e, até agora, não tive problema algum, na verdade resolvi mesmo aquele incômodo chato de ter meu GPS reiniciado a cada vez que desligava ele.
  • Ebram
  • Iniciante
  • Ebram's Avatar
  • Postagens: 34
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 21/05/2011
    Ult. Visita: 02/12/2016
Última Edição: 09 Fev 2014 16:54 por Fábio M.. Razão: Post movido

Trocando a bateria interna do Apontador T500 27 Mai 2015 12:41 #243382

Galera, possuo um Siga-me Imagem há mais de 2 anos, e no verão passado ele ficou um tempo parado no porta-luvas, e quando peguei ele tava todo inchado, quando abri, o mesmo problema do amigo, a bateria tinha inchado... Enfim, mandei um e-mail para o pessoal da Siga-me e não obtive retorno, e a bateria também não tem nenhuma indicação de suas especificações técnicas, alguém poderia me dizer se uma bateria padrão iria de boa? Pelas respostas do tópico parece que sim... Atualmente uso ele sem bateria mesmo, mais desligou o carro ou encostou no acendedor de cigarros, desliga... rsrs
  • martini_bnu
  • Iniciante
  • martini_bnu's Avatar
  • Postagens: 12
  • Registro em: 03/04/2012
    Ult. Visita: 02/06/2015

Trocando a bateria interna do Apontador T500 27 Ago 2015 15:08 #247851

Turma,
Só informando:

Fiz a troca da bateria do meu Foston 5', por uma bateria de celular, daquelas bem pobres! Está funcionando! Meus agradecimentos.
Já que funcionou perfeitamente, pretendo arranjar uma bateria melhorada pra ficar ainda mais duradoura. Depois verei como postar a foto no forum para mostrar. Uma outra coisa achei muito bom este Infinity 2.4. Parabéns ao criador. Verei também depois como efetuar uma pequena contribuição (doação), Reconhecer faz parte da vida dos irmãos!

Valeu!
fiat palio
  • fiat palio
  • Iniciante
  • fiat palio's Avatar
  • Postagens: 32
  • Registro em: 15/05/2012
    Ult. Visita: 24/10/2016
Última Edição: 27 Ago 2015 16:46 por Fábio M.. Razão: Correção do post

Trocando a bateria interna do Apontador T500 28 Ago 2015 00:26 #247876

Fiat Palio

Se você puder registrar um passo-a-passo e fazer um tutorial, as informações serão muito úteis e ajudará outras pessoas. Temos pouco material deste tipo no fórum.

:oks
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Trocando a bateria interna do Apontador T500 30 Ago 2015 21:52 #247955

Segue:

Removi a bateria original do GPS. Nas extremidades da plaquinha verde soldei dois cabos de fios prateados um no polo negativo e outro no polo positivo). Feito isto, soldei estes mesmos cabos prateados no positivo e no negativo da bateria do celular, ou seja, negativo com negativo, positivo com positivo e PRONTO! Funcionou! Mas aí aconteceu a "M". Resolvi colocar uma bateria mais potente e aconteceu que na hora de fechar o bicho a parte de plastico que entra o parafuso partiu e fiquei sem poder fechá-lo. Na tentativa de improvisar uma nova furação, danifiquei a entrada, onde entra o carregador da energia. Resumo: Está sem funcionar. Mas vejam: O erro foi meu por falta de experiencia, talvez tenha forçado a presilha que entra o parafuso, na hora de abrir. Mas funcionou PERFEITAMENTE. O problema foi quando fui fechar o GPS. Uma pena!

fostonbateria.jpg

abç
fiat palio
  • fiat palio
  • Iniciante
  • fiat palio's Avatar
  • Postagens: 32
  • Registro em: 15/05/2012
    Ult. Visita: 24/10/2016
Última Edição: 30 Ago 2015 22:28 por Fábio M.. Razão: Junção de 2 posts
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.372 seconds