Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: skin igo8 altitude

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 15:58 #222499

preciso de uma skin com um campo onde se possa introduzir a altitude do terreno,
para que o navegador mostre altitudes AGL (em relação ao terreno) ao invés de ASL
(em relação ao nível do mar). Assim, sempre que se quisesse saber a altitude
absoluta (AGL) bastaria introduzir a altitude do local onde se está sobrevoando, seja uma estrada, aeródromo, cidade.

alguem teria como alterar uma skin para min poder colocar a altitude inicial
sempre iniciar com 0, pois aqui a altitude inicia com 130 metros, precisaria
colocar altitude inicial -130 metros, entende ai sim ficaria correto, nao preciso
q marque certo a altura somente ter uma nocao da altura ja serve..
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
  • Postagens: 56
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 18/01/2011
    Ult. Visita: 28/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 16:22 #222501

Qual a skin que vc está usando atualmente?

Esse valor de 130m seria sempre o mesmo, ou seja, vc sempre subtrairá 130m da altitude indicada pelo receptor do GPS?
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 16:45 #222502

sim sempre os 130 metros quero diminuir qual arquivo altero para fazer isso ???? onde eu uso o gps é sempre 130 metros em relacao ao nivel do mar estou usando nav n go igo8 8.3.4.102680 SKIN DEFALUT
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Última Edição: 21 Mai 2014 16:52 por fabiodurgante.

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 16:59 #222504

tenho esse outro NNG IGO8 8.3.5.183522 skin Dimka by WertVRV v 1.1.42

se der para criar um campo para digitar a altura inicial, exemplo aqui onde estou é 130 metros, em outra cidade é 200 assim por diante dae eu digito a altura, eu quero somente velocidade e altura so isso o resto nao é necessário ...

outra coisa poderia setar a localização sempre para o mar ai ficaria sempre 0 também me resolveria o problema, eu nao quero localizacao somente velocidade e altura se existir um meio da localização ficar travada no oceano ai sim ficaria bom tem como fazer ??????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Última Edição: 21 Mai 2014 19:31 por fabiodurgante.

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 19:30 #222513

fabiodurgante

Você já tinha um outro tópico com a mesma pergunta:

www.gpspoint.com.br/.../192657-gps-altitude

Com este novo tópico aberto, tranquei o anterior para concentrar as próximas respostas aqui para evitar ter duas linhas de discussão sobre a mesma pergunta.

Por favor evite abrir múltiplos tópicos com a mesma pergunta. É contra as regras do fórum.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

skin igo8 altitude 21 Mai 2014 22:21 #222534

plot_aga,

O Fábio não disse qual tipo de aeronave, que seria utilizada com o gps, para que seja possível acompanhar sem precisão a altura via GPS.

Ele não me desmentiu em outro tópico, respondi pelo que tinha de memória do assunto, achei depois que ele fosse usar para UltraLeve, mas até o momento ele também não quis se expor, qual será o tipo de vôo que ele quer este recurso.

Imagino que seja um aeromodelo, mas no campo visual, não é difícil distinguir a altura, a não ser para vôo noturno :nha , penso que pode se tratar de um drone? Por que, suspeito? Ele parece estar a beira mar e essa poderá ser um localização travada, não precisa de mapa, ele não estará dentro do aero ou drone. Poderá obter um mapa bem pequeno de qualquer lugar, só para o iGo funcionar. Ai, só interessa a altura, que em condições normais, sempre manterá constante, como o drone só irá descer quando estiver em cima do controlador, precisão na altura, pode se descartar.

Então deixo mais um desafio para quem entende do assunto de skins:

- Não é preciso mapa, porque se for uma aeronave tripulada, pode ser que já se tenha outro dispositivo melhor;
- Se for aeromodelo, aparelhos de aeronaves em tamanho real, não servem ex.: altímetro barométrico;

- Quando usamos o GPS automotivo em vôos, o carrinho nunca sai de cima do relevo que é desenhado pelo BaseMap, o iGo tem alguma varável que possa ser transferida para a Skin, informando essa altura do carrinho?

- A Altitude que é demonstrada na tela de Navegação do iGo, não é AGL, ASL, MSL, AMSL etc. essa altura é baseada num elipsóide que os satélites desenham em volta do globo, quero dizer ainda: o carrinho acompanha o relevo, a velocidade/altitude é baseada nos satélites.

Mas, é possível que o Fábio queira usar o mostrador de velocímetro/altitude, para uso com planador, ou seja, não interessa a localização, porque nunca se sabe onde estará a nuvem que ele quer caçar, mas ter um indicador gigante de velocidade, trará algum benefício. E a altura relativa do ponto inicial de decolagem é imprescindível.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 08:29 #222552

Bom dia roverrollt,

Se o fabiodurgante vai usar o aparelho num aeromodelo ou drone, muda tudo. Nesse caso a altitude AGL (acima do terreno) do ponto de decolagem passa a ser mais interessante, especialmente se o pouso for no mesmo local da decolagem. Aí será imprescindível se certificar das alturas relativas de morros, antenas, etc, e fazer a rota passar acima/ao largo dessa obstruções. :X

Infelizmente ele não disse qual é a aplicação, então tudo que dizemos aqui é suposição/especulação.

Quanto ao altímetro barométrico em aeromodelos... nem é assim tão difícil: Alguns GPSs Garmin, geralmente os modelos usados para aventuras outdoor, como vários da linha eTrex (Summit, Vista...) têm altímetro barométrico, hoje em dia os sensores barométricos são minúsculos, não devem pesar sequer uma grama.

Se de fato tratar-se de aeromodelo, desconfio que a aplicação específica pode ser o voo FPV (first person view), no qual uma câmera fica montada no modelo olhando para frente onde normalmente o piloto ficaria. O modelista não pilota o avião olhando para o próprio mas por meio de um monitor, vendo o que a câmera transmite como se estivesse voando dentro dele, com o ponto de vista lá de cima. Daí o "first person". Nesse caso ele pode estar querendo deixar o GPS a bordo, no campo visual da câmera. Isso já foi feito inúmeras vezes mas tem alguns inconvenientes: por estar muito próximo da câmera, a tela do GPS fica desfocada. Além disso, dependendo da orientação do modelo/drone, câmera não consegue "ver" os dados, ofuscados por reflexos do sol, até que se mude a orientação do modelo em voo.

Uma melhor solução seria transmitir esses dados remotamente, por telemetria. Tenho voado com um drone que faz justamente isso. Além do piloto automático (3 eixos + velocidade), a telemetria mostra o horizonte artificial, velocidade, altitude, proa, curso, e um monte de outros dados (até a posição sobreposta no Google Earth) numa tela que lembra os PFDs e NDs dos modernos aviões comerciais:

Pode-se pré-programar uma rota com uma infinidade de waypoints e determinar que se passe sobre cada um a altitude e velocidade pré-programadas. Até o pouso pode ser automático, tanto no local de decolagem como em outro local qualquer. Esse sistema custa uns duzentos e poucos dólares lá nos EUA e pode equipar desde modelos pequenos de isopor até os bem grandes movidos a gasolina. O interessante desse controlador é que por poder voar de modo absolutamente autônomo, não há em princípio limite de distância para a rota. Se o modelo tiver autonomia (bateria, combustível) fará o voo de qualquer duração e distância, mesmo que o radiocontrole e a telemetria saiam do raio de ação do piloto. O voo de drones ainda não está regulamentado no Brasil, mas esse modo totalmente autônomo, fora do alcance do RC e da telemetria tem tudo para ser proibido.

Já tinha visto aquele vídeo do "pouso curto" de planador. O autor, meu xará, tem, outros vídeos bem interessantes de planadores.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: roverrollt

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 11:24 #222568

vou usar em ultraleve TRIKE, é todo aberto nao preciso de localização pois vou voar sobre a pista somente aos redores, quero somente velocimetro e altura, igual o do computador de viagem aquele velocímetro analógico, que no lado direito tem altura, nao precisa ser altura exata so para ter uma nocao, exemplo estou a 1000 metros do solo se o gps marcar 970 esta otimo 950 da pra ter uma noção entende isso que preciso!!!!

exatamente isso
mas ter um indicador gigante de velocidade, trará algum benefício. E a altura relativa do ponto inicial de decolagem é imprescindível.
altura do ponto de decolagem quero decolar aqui a 0 metros so que onde estou ja inicia altura a 130 metros entende..

VELOCIMETRO analogico e ALTIMETRO na mesma tela do gps, podendo o altimetro ser zerado do ponto de decolagem senao acontece o seguinte, eu estou a 500 metros altimetro gps marcando mas eu decolei a 130 metros inicial entende a minha altura é 500metros -130 metros inicial = 370 metros do solo na realidade...
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Última Edição: 22 Mai 2014 11:30 por fabiodurgante.

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 14:16 #222594

Boa tarde fabiodurgante,

Já que estamos falando de voo de trike, reforço minha opinião anterior mencionada no outro tópico: O jeito correto de você fazer isso é ter sua atitude mostrada ASL (acima do nível do mar). Hoje você quer voar só sobre a pista. Amanhã vai querer explorar a região depois de amanhã pode querer ir mais longe. Em breve a sua referência da altitude da pista será irrelevante, trazendo apenas confusão e risco para seu voo.

Como disse antes, altitudes de morros, montanhas etc são medidas e publicadas em cartas sempre em relação ao nível do mar. Se você usar a altitude da pista como referência, precisará fazer contas para saber se está acima ou abaixo de obstáculos, podendo gerar situações perigosas.
senao acontece o seguinte, eu estou a 500 metros altimetro gps marcando mas eu decolei a 130 metros inicial entende a minha altura é 500metros -130 metros inicial = 370 metros do solo na realidade...

Mas é exatamente assim que acontece em todo tipo de aeronave. Minha sugestão é você se acostumar ao padrão, especialmente por motivo de segurança.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 15:54 #222601

fabiodurgante,

Conforme conversamos (MP), concordo com o BrunoBL e prefiro não alterar o valor da altitude apresentado pelo GPS. Entretanto, para um voo limitado como o que você disse pode ser de alguma utilidade referenciar a altitude ao nível da pista.

Para evitar alterar skin e mexer nas leituras de altitude habituais, subi uma nova versão da UX "Bússola de avião", AircraftCompass_03-beta.zip, onde acrescentei um mostrador de altitude próprio, cuja referência pode ser alternada entre nível do mar e nível atual. Para indicar que a referência não é a do mar, a cor muda de azul para laranja.

Procedimento para ajustar a referência:

- Ao iniciar, a altitude mostrada é a mesma do GPS (ASL);
- Na pista, aguarde o valor estabilizar e então clique no mostrador de altitude da UX. Ele deve mudar de cor e passar apresentar a altitude AGL (descontando a altitude do GPS no momento do click);
- Para voltar a indicar o valor ASL, clique de novo;

Repita o procedimento se quiser mudar a referência (outra pista por exemplo).

A foto abaixo mostra bem o que te espera, estou a -100m do chão :silly: :woohoo: . Ou seja, releia os conselhos do Bruno e dos demais colegas. É preciso muito cuidado com isso e saber o que se está fazendo. Mas não deixa de ser uma experiência interessante.

AGL.jpg

Tópico da bússola: www.gpspoint.com.br/...rimo?start=50#203796

Download: Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

OBS: Para iGO Primo.

Como não tenho avião nem sou piloto, está praticamente sem testes. Qualquer problema me avise. Espero que ajude.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 30/11/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 22 Mai 2014 15:57 por fidelis.forum.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, roverrollt

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 16:21 #222604

Esse é o Fidelis!

Não quis comentar antes de você se prontificar a fazer para não "botar pressão", mas sabia que se alguém ia pegar essa empreitada, seria você!

Resta agora a quem for voar com a UX tomar o máximo cuidado, para evitar a famosa "pane de modo". :X
...É aquela situação onde não há pane alguma, apenas confusão no modo atual de operação de algum dispositivo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 16:44 #222607

Fabio

A indicação de altitude dos meus 10 aparelhos (acho que são 10, ou até mais) nunca está igual, cada um mostra uma altitude, e a variação é tremenda.
Eu não entraria nesse de usar essa informação do gps para voar, mesmo sendo voos visuais.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 22 Mai 2014 18:40 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, NNunes

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 18:20 #222620

Fábio,

Há algum tempo eu via documentários sobre desastres na aviação. Certa feita um piloto achou por bem desativar determinada função, função esta que o incomodava ao taxiar na pista; pois bem, aquela vozinha irritante ao taxiar era só irritante mesmo, ou seja, a informação naquelas circunstâncias não era útil mesmo, mas quando houve necessidade de fato numa situação real de perigo, -- estava desativada -- resultado, acidente fatal.

Sempre é prudente ouvir aqueles com maior experiência e vivência, evitando se colocar numa situação de risco de forma propositada. Às vezes a coisa foge ao controle.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1836
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 21:17 #222634

NNunes,

Minha única experiência em pilotar, foi em simuladores, mas abandonei o Flight Simulator à uns 15 anos atrás. Aprendi que para cada tipo de aeronave, requeriam determinados instrumentos. Com a chegada da internet no Brasil, podia acrescentar novos instrumentos, computadores, gps em qualquer avião _um FMS não fazia sentido para uso em parapente_ assim, havia muito para aprender, sem ainda ter na época um curso de PA, quanto mais o PC.

O que vejo na necessidade de voar uma asa-delta motorizada, é que possívelmente não haja nenhum outro instrumento, corrijam-me se estiver errado. Não se trata de uma aeronave, só uma asa. Há algum manche, deriva? Nunca voei, talvez a percepção de comando, seja mais para um planeio, apesar de haver um propulsor, não há profundor _segunda asa_, logo acredito que a concentração para manter o equilibrio, não permita demandar muito tempo em leitura de instrumentos, algo como pilotar uma moto (se distrair, queda!).

Obs.: o Fábio escreveu que o modelo de Trike é aberto, suponho que não possua instrumentação mínima de um planador por exemplo, o que nos remete à época que os mesmos sequer existiam.

luizcarlosrio

Aconselho certificar-se que configurações além das Porta Com, Baunds, se todos eles não mudam algum outro parâmetro adicional, assim dois aparelhos iguais com a mesma configuração poderiam ser testados.

Mas tratando-se de vôo, creio que não possa ser em locais habitados, com a eliminação de obstáculos no relevo, julgo que haveria menos interferência na leitura dos satélites. O Fábio não disse qual aparelho GPS possui, quantos canais, tipo de receptor, capacidade de memória, velocidade do processador.

Bruno

Pelo que já expus acima, é claro sua experiência é mandatória no assunto. Creio que da forma como o FIdelis providenciou, há alguma aproximação no que eu fazia no painel do B737-400, quando informava a altitude que eu quisesse, ali nos parâmetros do Auto-Pilot (apesar de que não lembro muito bem como eram). Nesse Boeing Virtual há os instrumentos analógicos tradicionais, digitais etc.

Acredito que quem for testar poderá ver esses parâmetros que o Fidelis providenciou, como um "add-on" algo que vem acrescentar.

Sugiro que se deixe disponível no retângulo à esquerda a altitude padrão da skin, como a vemos Altitude Gps de algum ponto da estrada. Se o Fidelis permitir na sua UX, o navegador poderá ser configurado para mostrar altitudes em pés, mais próximo para se acostumar com o FL _flight level_ na navegação por aeronaves homologadas para PP. Se houver a "pane de modo" tipo a dos russos "Km/h", quero dizer a skin mostra altitude ASL em pés, a ux do Fidélis mostra Altura Relativa em metros, não sei. Acho que você pode dar a palavra final, mas penso que já lembrou-se de outra pane, o Primo só oferece Unidades de: Km/metros, Milhas/pés e Milhas/jardas.

Outra vez, quem for usar, terá de evitar este tipo de indicação de velocidade em Km/h em aeronaves reais, pois elas utilizam velocidade em Knots.

fidelis.forum

Parabéns pelo esforço, Mas posso sugerir uma medida de segurança, trata-se de ter 3 campos de altitude:

1ª Campo - O já existente, só estará ativo para "set" quando a velocidade for zero. Esse mostrador digital indicará a altura relativa da pista de decolagem.
- vantagem: não haverá probabilidade de perder a referência da altitude ASL, que foi gerada em solo.

2º Campo - Haverá um backup do primeiro campo, que irá funcionar como foi definido originalmente. Serviria para saber o desvio relativo em altura de algum ponto de referência qualquer (quando nesse ponto, for feito o "reset").
- vantagem: o vôo pode se prolongar em linha reta e quando do sobrevoo de um relevo difícil de transpor e necessidade de na volta, passar pelo mesmo. Haverá um "set" para indicar qual o "mínimo" naquelas condições do clima no local. Se houver necessidade de sobrevoar outra vez o mesmo ponto, pode se decidir com antecedência, se é imperativo ganhar mais altitude.

3º Campo - Será útil para inserir como parâmetro variável um valor de altitude para alcançar no destino final, somente quando a velocidade for zero, para indicar a altura relativa de uma pista de pouso alternativa.
- exemplo: Se ele decola de 130m ASL, Primeiro deverá "setar" o primeiro campo, que ficará em 000m. Se a pista alternativa para pouso está à 200m ASL, deverá digitar esse valor <enter?> então, depois que "rolar" na pista, seu valor irá indicar -070m. Quando iniciar procedimento para pouso, nessa alternativa, estando à 500m ASL, esse campo estará indicando uma altura de 300m. Se por algum motivo desistir de pousar na alternativa e a pista de origem puder ser alcançada, bastará usar o 1ª campo outra vez, sem precisar tirar a mão do controle, para mudar alguma coisa na tela do GPS.

Espero não ter complicado, não imagino como seja essas rotinas. Antes de implementá-las, pode aquilatar esta solução, com os demais participantes ou interessados, também de acordo com sua disponibilidade e possibilidade.

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
Última Edição: 22 Mai 2014 21:34 por roverrollt. Razão: aprimorando a explicação

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 21:56 #222642

agradeço imensamente so que o gpsq coloquei é 320x240 a resolucao dele tela 3,5 polegada sera q vai funcionar ??????????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar

skin igo8 altitude 22 Mai 2014 22:18 #222645

Salve Rover,

Nunca voei trike, mas... no que hoje me parece uma vida passada numa galáxia distante (trata-se do final da década de 70) voei bastante asa delta, eu tinha uma Seagull 10M. Descontado o fato de nos trikes poder haver tendência de subir ou descer ao variar a potência do motor (o Fabio pode confirmar ou corrigir essa minha impressão), o voo dos trikes deve ser muito parecido com o das asas delta. Elas são bem estáveis, voam sozinhas na verdade, sendo possível voar por longos períodos sem dar qualquer comando e/ou até mesmo sem as mãos na barra de comando. Minha Seagull parecia um avião que lê pensamento: bastava pensar "quero ir para lá"... e ela ia!

Painel do 737-400: creio que você se refere ao MCP (Mode Control Panel) que controla o piloto automático. Uma das coisas que se pode fazer ali é selecionar a altitude desejada e o avião sobe ou desce para a altitude comandada. Note que o piloto automático não faz distinção entre AGL e MSL: é o ajuste do altímetro que define isso, e o avião vai voar em relação a essa referência.

Quanto à unidades, no tocante à velocidade me sinto mais confortável com o uso de kt (knots ou nós). Mas já voei aviões que usavam outras unidades: os T-23 usam milhas por hora, e os Regente usam km/h. Isso não chega a ser crítico pois como cada avião tem suas próprias velocidades (subida, aproximação, estol, nunca exceder, etc) não importa muito que seja em km/h ou kt, afinal as velocidades "notáveis" são diferentes para cada avião de qualquer forma. A coisa só pega se o controlador solicitar manter uma velocidade específica (pode ser bem frequente) que invariavelmente será em kt: aí, se seu velocímetro for em outra unidade, terá que converter na hora. Mais critica é a indicação de altitude. Se houver confusão de unidade, é acidente praticamente certo. Em aviação, tradicionalmente, todas as altitudes são medidas em pés (que eu saiba exceto na Rússia, que mede em metros). Talvez a UX possa ter um esquema parecido com com o AGL/MSL, com um campo clicável que troque a unidade da altitude entre pés e metros... se não poluir demais a interface.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: roverrollt

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 01:00 #222660

roverrollt escreveu:
a skin mostra altitude ASL em pés, a ux do Fidélis mostra Altura Relativa em metros, não sei. Acho que você pode dar a palavra final, mas penso que já lembrou-se de outra pane, o Primo só oferece Unidades de: Km/metros, Milhas/pés e Milhas/jardas.

A conversão de unidades para um valor específico não é problema. Já precisei fazer para a Altura Limitada mostrar no sistema métrico e no imperial. O que realmente dá trabalho é inserir mecanismos de controle, opções, botões, etc, de forma prática e sem poluir a tela. E também fazer entrada de valores - nem me peçam isso :). Precisei fazer para registrar a altura do alerta de altura limitada, tanto em metros quanto em pés/polegadas, e deu um trabalhão.

Outra vez, quem for usar, terá de evitar este tipo de indicação de velocidade em Km/h em aeronaves reais, pois elas utilizam velocidade em Knots.

Mesmo para um uso bem simples e amador como esse, uma coisa aproximada e para voos limitados?

fidelis.forum

Parabéns pelo esforço, Mas posso sugerir uma medida de segurança, trata-se de ter 3 campos de altitude:

1ª Campo - O já existente, só estará ativo para "set" quando a velocidade for zero. Esse mostrador digital indicará a altura relativa da pista de decolagem.
- vantagem: não haverá probabilidade de perder a referência da altitude ASL, que foi gerada em solo.

Boa observação. Fiquei com a mesma preocupação mas não tinha achado uma forma conveniente de dar segurança e flexibilidade ao mesmo tempo. Não gostaria de perder a flexibilidade de poder mudar a referência sem precisar parar o carro (não pensei só para avião :)). A minha ideia no momento é mudar para clique longo a forma de setar nova referência. Isso vai dar mais segurança e permitir um conjunto pequeno de referências armazenadas, usando o clique simples para mudar entre elas.

Mas esse conjunto tem de ser pequeno mesmo, fácil do usuário saber de cabeça quais são só vendo o número delas (0 para nível do mar, 1, 2, 3 - mais?) . Do contrário seriam necessárias informações textuais na tela para indicar a referência da vez, e aí complica bastante.

2º Campo - Haverá um backup do primeiro campo, que irá funcionar como foi definido originalmente. Serviria para saber o desvio relativo em altura de algum ponto de referência qualquer (quando nesse ponto, for feito o "reset").
- vantagem: o vôo pode se prolongar em linha reta e quando do sobrevoo de um relevo difícil de transpor e necessidade de na volta, passar pelo mesmo. Haverá um "set" para indicar qual o "mínimo" naquelas condições do clima no local. Se houver necessidade de sobrevoar outra vez o mesmo ponto, pode se decidir com antecedência, se é imperativo ganhar mais altitude.

Talvez isso possa ser contornado com o conjunto de referências que mencionei antes.

3º Campo - Será útil para inserir como parâmetro variável um valor de altitude para alcançar no destino final, somente quando a velocidade for zero, para indicar a altura relativa de uma pista de pouso alternativa.
- exemplo: Se ele decola de 130m ASL, Primeiro deverá "setar" o primeiro campo, que ficará em 000m. Se a pista alternativa para pouso está à 200m ASL, deverá digitar esse valor <enter?> então, depois que "rolar" na pista, seu valor irá indicar -070m. Quando iniciar procedimento para pouso, nessa alternativa, estando à 500m ASL, esse campo estará indicando uma altura de 300m. Se por algum motivo desistir de pousar na alternativa e a pista de origem puder ser alcançada, bastará usar o 1ª campo outra vez, sem precisar tirar a mão do controle, para mudar alguma coisa na tela do GPS.

Ôpa, problemão, digitar valores... :)

Espero não ter complicado, não imagino como seja essas rotinas. Antes de implementá-las, pode aquilatar esta solução, com os demais participantes ou interessados, também de acordo com sua disponibilidade e possibilidade.

Essa é a questão, se complicar a gente chega naquele ponto de retornos decrescentes. E nesse caso, em que a precisão da altitude é bem baixa, a gente chega bem rápido nesse ponto. Não sei se vale a pena investir muito. Mas vamos ver até onde a gente consegue. Às vezes, o que parece complicado hoje pode ficar mais simples amanhã, com alguém sugerindo uma boa ideia para contornar.

Obrigado pelos comentários e um abraço,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 01:20 #222661

fabiodurgante escreveu:
agradeço imensamente so que o gpsq coloquei é 320x240 a resolucao dele tela 3,5 polegada sera q vai funcionar ??????????

Fabio,

Poderia adequar-se melhor um navegador free, livre desenvolvimento, mapas, skins?

Tem este tópico aqui: Navit navegador em desenvolvimento

Este link direciona para um post, onde se tem uma ferramenta de criação ou edição das skins para esse navegador free. Isso permitirá ter uma tela de navegação customizada e livre disposição, tamanho e formato dos dados. Exemplos.

Assim, se estiver ao seu alcance, poderá ter um navegador que atenda especificamente, ao que requeira para um aparelho GPS limitado? E depois poderá migrar para outra plataforma se desejar.

rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 02:08 #222662

Fidelis,
roverrollt

fidelis.forum
Mesmo para um uso bem simples e amador como esse, uma coisa aproximada e para voos limitados?

Para a aviação desportiva, nenhum problema. Salvo, se já houverem esses instrumentos, como num ultra-leve com cockpit.

Se alguém voar monomotor (velocimetro em Knots) no aeroclube no sábado de manhã, sem usar o GPS que marca velocidade em milhas/km/h, nenhum problema. Se a tarde, ele for voar com Planador que marque Milhas e pés, até o GPS usando essas unidades, poderá ajudar. Uma vez que o variômetro tenha indicação sonora.

Ou, se queira usá-lo no párabrisa de um Cessna por exemplo. Caso se esteja aproximando para pouso na velocidade próxima do Stol, vamos supor 55Knots, o GPS teria que estar mostrando 99Km/h. Numa situação que o piloto, esteja concentrado somente na velocidade apontada no GPS, ele imagina: "vou reduzir para 65Knots", quando o GPS indicar 93,6Km/h, a velocidade real no painel do Cessna estará indicando 52Knots, entendeu?

Antes de dar a minha opinião, eu não tinha visto o seu vídeo demonstração, imaginei que poderiam ter três indicadores numéricos (campos) ao invés de 1 somente. Ex. | 130 | - 000 + | 200 |

No Flight Simulator havia a foto de um botão (knob), quando colocávamos o cursor à esquerda, o clique do mouse decrescia o valor numérico, a direita aumentava. Havia um auxílio sensitivo um pequeno sinal (+) ou (-).

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 02:22 por roverrollt. Razão: correção no texto

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 07:30 #222668

Pela primeira vez na vida concordo com o que disse o luizcarlosrio.

Uma vez usei em viagem, 3 aparelhos de GPS no parabrisa do carro pra testar, sendo um T500 e dois Foston mesmo modelo (não lembro qual), comprado na mesma loja no mesmo dia, os 3 usando o mesmo navegador iGO, mesmo mapa, basemap e com Port e Baud ajustados corretamente, porem, os 3 marcavam altitudes diferentes.

Alguem já usou o seu GPS na beira da praia?
Deveria marcar altitude Zero, correto?
Não, eles marcavam altitude negativa, -3, -4 e -7.
Ate mesmo utilizando o GPS do celular que funciona com Android, não marcou zero.

Então, nunca conseguiremos obter precisão na altitude, utilizando nossos GPS comum.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1263
  • Agradecimentos: 1070
  • Registro em: 09/11/2010

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 07:49 #222670

claudiotrg escreveu:

Deveria ser em torno de zero, mas não é
Com o sincronismo bem estabelecido (mais de 10 satélites), de carro na avenida da praia o aparelho geralmente indica altitude maior que a real, entre 5 e 10 metros
Smartphones que operem o sistema Glonass talvez tenham uma precisão melhor ...

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 08:42 #222674

O roverrollt comentou:
Se alguém voar monomotor (velocimetro em Knots) no aeroclube no sábado de manhã, sem usar o GPS que marca velocidade em milhas/km/h, nenhum problema. Se a tarde, ele for voar com Planador que marque Milhas e pés [...]

Isso remete a outro problema: ao voar um avião (trike, helicóptero, planador, tapete voador) específico, "mudamos de canal" e passamos a lembrar das velocidades específicas, sabidas de cor, daquele modelo. Embora eu tivesse dito antes que isso não gera maiores problemas, me lembrei do fato de se saber de cor essas velocidades. Num Piper Navajo a aproximação para pouso é feita a 130kt, já num Regente são 100km/h. São números que se tem na cabeça, sabe-los de cor faz parte da padronização do voo e seria de fato interessante te-los de acordo com a unidade usada no modelo específico. Provavelmente o trike do Fabio tem suas velocidades "notáveis" publicadas pelo fabricante e seria mais conveniente mostrar a velocidade na mesma unidade.

Uma opção é permitir clicks sucessivos no campo da velocidade, que faria o mesmo alternar entre as unidades: kt > mph > km/h > kt > etc, voltando à unidade inicial da fila ao se clicar no último... Bastaria indicar a qualquer momento a unidade usada: "90kt" > "167 km/h" > "104 mph" > "90kt" > ...

O mesmo conceito poderia ser aplicado às unidades da altitude: "500m" > "1640 ft" > "500m" > ...

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 08:48 #222676

Pela primeira vez na vida concordo com o que disse o luizcarlosrio

Levando-se em conta que eu já postei mais de 1500 mensagens neste fórum e é a primeira vez que o Claudio concorda com o que eu disse, só posso chegar a 3 conclusões:

1- Eu sou muito burro, nunca postei nada que preste.
2- O Cláudio é muito burro, nunca entendeu nada que eu postei.
3- Tenho um inimigo aqui no fórum sem saber o motivo.

Como eu não acredito que eu seja burro, e nem o Claudio seja, a terceira conclusão é a mais plausível.
Resta descobrir o motivo dessa discordância total dele com tudo o que eu escrevo.
Será que eu ofendi a ele em algum momento aqui no fórum?
Será que ofendi a um amigo dele? É mais comum do que se imagina a formação de grupos de amigos em fóruns, que se defendem mutuamente, provocando muita confusão.

Ou será que existe uma outra hipótese, a de que ele não sabe dar sua opinião sem ofender a terceiros?

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 23 Mai 2014 09:42 por luizcarlosrio.

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 09:39 #222681

Para instalar, copie o arquivo zipado para a pasta ux do seu navegador e depois habilite as bússolas em "Configurações Extras".
do siote do fidelis.forum
cara eu tenho o igo primo 2.4 light nao existe essa pasta UX como faço para instalar o arquivo AircraftCompass_03-beta.zip ?????????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 10:12 #222686

fabiodurgante,

Se seu navegador Primo não tiver a pasta ux, basta cria-la dentro da própria pasta do Primo. Ela deverá ficar no mesmo nível das pastas save, content, etc.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 10:21 #222688

consegui a altitude ficou perfeita olha sem comentarios de tao perfeito que ficou SHOWWWWWWWWWWWW

fica azul a altura a nivel do mar quando clico em cima ela 0 em relacao ao terreno showw mesmo, so que a bussula e o velocimetro nao funciona velocimetro quando marca da erro, nao e possivel abrir mostrador.bmp e fecha o igo primo, acho que a resolucao minha e 320x240 tela 3,5 polegada e a bussula nao aparece nas configuracoes extras a ultima opcao das configuracoes extras aparece AircraftCompass: mas eu nao consigo marcar ela nao tem o checkbox para marcar,mas apareceu digital compass e velocimetro digital compassa mostra a altitude e o velocimetro da erro e a bussula nao tem opcao para mostrar...
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 11:10 #222693

roverrollt escreveu:
Antes de dar a minha opinião, eu não tinha visto o seu vídeo demonstração, imaginei que poderiam ter três indicadores numéricos (campos) ao invés de 1 somente. Ex. | 130 | - 000 + | 200 |

Esse é o problema, para avião talvez não importe tanto a poluição do mapa com tantos mostradores, mas para um carro o mapa é mais importante. Bom, é possível adicionar opção na skin para ativar instrumentos extras, vou ver o que dá para fazer. Mas essas cores são mais ou menos o que eu pensei em usar para indicar qual referência está em uso, no caso de mais de uma. Acho que poderiam ser 4, uma para nível do mar (azul) e mais 3 ajustáveis por cliques longos e selecionáveis por cliques curtos em sequência. Mas apenas um indicador. Isso teria alguma utilidade?

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 11:41 #222695

fabiodurgante escreveu:

so que a bussula e o velocimetro nao funciona velocimetro quando marca da erro, nao e possivel abrir mostrador.bmp e fecha o igo primo, acho que a resolucao minha e 320x240 tela 3,5 polegada

Essa é a razão, a resolução do seu GPS é de 320_240 e tanto a bússola quanto o velocímetro são para 480_272 ou 800_480. Os mostradores digitais de altitude e de azimute devem aparecer normalmente porque não dependem da parte gráfica e são habilitados independentemente na skin.

Como sugeri lá no outro tópico, melhor usar um GPS de 4.3 ou 5 polegadas. No seu caso, se for só para o avião, mesmo um de 64M com Primo 2.0 dá para usar. Pode ser sem skin (skin padrão) para ficar mais leve.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 12:35 #222699

luizcarlosrio abriu sua caixa de ferramentas, kkkkkkkkkk já imaginava isso.

Não é por numeros de mensagens, que se avalia uma pessoa.

Sem distorcer e não prejudicar o assunto principal deste tópico, não vou entrar em discussão.
Sou burro mesmo e analfabeto. :whistle:
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1263
  • Agradecimentos: 1070
  • Registro em: 09/11/2010

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 12:55 #222707

Vc pode não ser burro, mas mal educado com certeza é.

Qto a não sair do assunto do tópico, vc foi quem o fez, iniciando sua postagem com comentário totalmente desnecessário.
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 12:59 por luizcarlosrio.

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 15:38 #222716

arrumei um gps de 5 polegada 480x272 funcionou tudo perfeitamente perfeitamente mesmo!!! ótimo, so um detalhe aparece o velocímetro no centro da tela altitude também no centro da tela e a bussula centro um pouco para lado direito fica tudo um sobre o outro como eu ajusto para colocar digamos o velocímetro no lado direito da tela a altitude no centro superior e a busula abaixo da altitde ????????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 16:15 #222718

descobri nessa linha do arquivo velocimetro.ui

<property bmp_x value=((lua.uiResW * 20)/1000) />

20/1000 fica no canto esquerdo da tela gps de 5 polegada 900/1000 fica canto direito tela 5 polegada

nessa linha
<property txt_x value=(lua.uiResW == 480 ? (200*280)/1000
coloca para esquerda ou para direita os 3 sinal da velocidade digital mover para os lados assim fica no canto esquerdo tela gps 5 polegada
os 200 aumenta numero move para direita, diminui dos 200 move para esquerda
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 16:24 por fabiodurgante.

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 16:41 #222720

agora falta a bussola como movo ela baixo cima esquerda direita ???????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 16:46 #222721

fabiodurgante escreveu:
descobri nessa linha do arquivo velocimetro.ui

<property bmp_x value=((lua.uiResW * 20)/1000) />

20/1000 fica no canto esquerdo da tela gps de 5 polegada 900/1000 fica canto direito tela 5 polegada

nessa linha
<property txt_x value=(lua.uiResW == 480 ? (200*280)/1000
coloca para esquerda ou para direita os 3 sinal da velocidade digital mover para os lados assim fica no canto esquerdo tela gps 5 polegada os 200 aumenta numero move para direita, diminui dos 200 move para esquerda

É isso mesmo, esses pontos devem ser alterados para se reposicionar os objetos. Há outros pontos, observe os valores left e top nas linhas respectivas das imagens e textos. Aumente e diminua para ver o efeito.

Já que você está mexendo aí, pode tentar criar uma pasta 320_240, como as existentes para 480_272 e 800_480, e copiar o conteúdo da 480_272 para lá. Pode ficar distorcido, desproporcional, aí tente ajustar o tamanho da imagem do mostrador e o posicionamento. A outra, do ponteiro, é um vpr, mais chato de ajustar. Eu não tenho nada com 320_240 para testar mas posso tentar ajustar esse vpr para 320 se for de interesse.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 17:54 #222732

sim ai eu consegui alterar para direita esquerda cima e baixo, porem nao consegui diminuir o tamanho total o circulo azul quero diminuir nao cabe na tela fica cortando em cima como faço para diminuir ??????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 18:10 #222737

fabiodurgante,

Para diminuir a imagem você precisa de dois softwares, uma para converter o formato do bmp do iGO para png, editável no PC, e outro para edição da imagem png no seu PC. Depois reconverte para o formato do iGO (RLE) e substitua na UX.

O software para conversão é o iPAQ 31x, você acha na internet e em links aqui no fórum. O outro pode ser qualquer um que você tenha aí para edição de imagens, a maioria permite editar e escalar imagens no formato PNG.

OBS: esqueci de comentar, não basta reduzir o mostrador, o ponteiro tem de ser escalado proporcionalmente e reposicionado no local certo em relação ao mostrador, não é simples porque é um desenho vetorial. Mas talvez você não precise do velocímetro analógico, o mais importante é o digital, certo? Clique nele até ficar quase totalmente transparente (ou edite a UX para transparência total (alpha=0).

Infelizmente não vou poder te ajudar a modificar essas imagens porque estou realmente com muitas coisas na fila para fazer .

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 18:39 por fidelis.forum.

skin igo8 altitude 23 Mai 2014 18:38 #222742

eu percebi que o velocimetro, aparece na tela certinho correto, o problema é o igo primo que tem os menus em cima e nos lados q passam por cima do velocimetro, preciso de um igo primo ou skin q nao tenha menu na tela inicial ou que tenha um menu pequeno para nao interferir no velocimetro
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
Última Edição: 24 Mai 2014 09:46 por fabiodurgante.

skin igo8 altitude 25 Mai 2014 21:25 #222901

fidelis.forum escreveu:
roverrollt escreveu:

Esse é o problema, para avião talvez não importe tanto a poluição do mapa com tantos mostradores, mas para um carro o mapa é mais importante. Bom, é possível adicionar opção na skin para ativar instrumentos extras, vou ver o que dá para fazer. Mas essas cores são mais ou menos o que eu pensei em usar para indicar qual referência está em uso, no caso de mais de uma. Acho que poderiam ser 4, uma para nível do mar (azul) e mais 3 ajustáveis por cliques longos e selecionáveis por cliques curtos em sequência. Mas apenas um indicador. Isso teria alguma utilidade?

Abraços,
-- Fidelis

FIdelis,

O Fabio não especificou os requisitos de uso de um dispositivo de navegação GPS desde o princípio. Atendendo a conta-gotas as soluções possíveis para o problema dele, você poderá chegar no final ao seguinte problema dele ou por outro interessado: "_ Como faço para minha Skin, ser 100% funcional nativamente em meu carro e depois no Trike desaparecer os botões visual/táctilmente?".

No meu uso diário com meu automóvel, nunca vou depender dessa UX de velocímetro. Em viagens também não, em princípio a 1º vez que o Fábio trouxe este enigma aqui, eu imaginei alguma utilidade para mim somente em viagens (para o indicador relativo de altura), por que o piloto automático de meu carro, não é adaptativo. Mas não viajo com frequência e a repetição sucessivamente de trechos já levam a uma adaptação manual forçada, de como conduzir uma longa viagem com melhor performance/tranquilidade/segurança.

É comum em viagem de férias, ter a curiosidade de atingir algumas metas, ex.: consumo de combustível à 12Km/L, seria possível melhorar a performance sem detrimento do tempo de viagem, fazendo 14Km/L? Considerando somente trechos rodoviários.

Lembra-se que temos diversas janelas? 2D, 3D, 2D itinerário, 2D TMC, agora temos um botão 3D que alterna para navegação 2D radar com os menus. Como sugestão, não seria possível criar uma janela exclusiva para estatísticas, mostradores, ponteiros, setas, velocímetros, altimetros, etc? Acompanhada ou não do mapa em 2D com relevo/radar, mas sem os botões laterais.

Com isto descarta-se a poluição da janela de navegação original da skin, precisa da rosa-dos-ventos? Junta todas as UX's nessa nova Janela.

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar

skin igo8 altitude 25 Mai 2014 22:42 #222906

Sherlock escreveu:
claudiotrg escreveu:

Deveria ser em torno de zero, mas não é
Com o sincronismo bem estabelecido (mais de 10 satélites), de carro na avenida da praia o aparelho geralmente indica altitude maior que a real, entre 5 e 10 metros
Smartphones que operem o sistema Glonass talvez tenham uma precisão melhor ...

Sherlock

Sherlock,

Até onde chegou minhas pesquisas, não creio que os satélites GPS informem a altura relativa da praia ou da avenida como um valor "0" zero. Eles seguem uma órbita em volta da terra e altitude que fornecem é baseada na elipse que eles desenvolvem em relação ao eixo central da Terra. Que numa praia de SP é um valor, em outra no Chilie poderá ser outro, porque a Terra não é um esfera perfeita.

Na aviação convencionou-se usar um instrumento que mede altitude, pela pressão barométrica. Mas seu ajuste é baseado na altitude média do nível dos mares de todo o globo terrestre, chamada de MSL ou AMSL. Para fazer um teste qual é altitude da praia, penso que um avião em um aeródromo à beira-mar, poderia ajustar o altímetro com a pressão atmosférica fornecida pela torre local. Como exemplo, num aeroporto a 900m de altitude, a pressão poderia ser outra e para que o altímetro indicasse a altitude em relação ao nível médio do mar, haveria necessidade de saber a pressão no momento daquela pista de pouso. Bom, o quero dizer é que duas aeronaves, uma lá na praia e outra no Bacacheri em Curitiba teriam dois ajustes diferentes, logo após decolarem, a torre instruiria elas a ajustar o instrumento, para uma medida de pressão padrão. Assim quando uma avisar que está no FL045 e a outra disser que está no FL060, ambas possuem agora uma altura padrão estimada do MSL. Com isso podem usar uma mesma aerovia, mas não irá servir para transpor uma montanha de 1.500 metros, pois para isso teriam que saber a pressão real nessa altitude e fazer os cálculos se for necessário algum pouso de helicóptero com precisão em cima do cume.

Com esta ilustração, creio ser possível ter uma aproximação dos problemas envolvidos sobre altura relativa, desculpem-me mas, não sou instrutor.

luizcarlosrio e claudiotrg
Mas, voltando ao assunto da precisão dos Satélites, dispositivos de localização, navegadores. Creio que o Sete7 pode nos informar melhor, o que ele tem descoberto com sua antena doméstica externa.

Não creio ser possível estimarmos alguma precisão, se não temos uma antena externa no veículo. Podemos colocar 2 ou 5 GPS dentro do carro e dai? Ainda tem o navegador em uso, o que a rotina interna esta fazendo? Qual linha de código está em ação naquele milésimo de segundo. Acho melhor usar um Wolfncu exclusivo para o velocímetro. O Fabio disse em outro post que agora tem um aparelho de 5" 480x272. Então é só deixar o de 3,5" para indicar altitude via Wolfncu?

Ai, ele acessa o site da Kabum, e compra outro de 3,5" por R$115,00 e usa um Wolfncu para fazer o papel do variômetro (aceleração vertical). Quem sabe se a promoção continue por + tempo, mais tarde ele resolva comprar outro de 3,5" SirfStar V de 500Mhz, com outra skin Wolf, para indicar aceleração lateral. :kkkk Quero dizer com isto, que com diversos aparelhos, cada um cumpriria um só mostrador analógico acompanhado de outros campos digitais redundantes dos demais dispositivos.
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
Tudo em favor da precisão, nada de mapas, animações, etc. É claro, que a parafernália de GPS poderia ser substituída por um Galaxy S4 que possui barômetro, termômetro e todos os sensores para navegação aérea que um GPS não possui. Só falta o aplicativo que use todos os sensores, e tenha um HUD, para projetar em algum pára-brisa (policarbonato+película de retroprojeção semi-transparente) que o Fábio venha instalar no Trike. Antena externa (receptor de satélite) nesse caso, penso não ser necessário, a não ser que o motor do mesmo provoque interferência.

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
Última Edição: 26 Mai 2014 22:16 por roverrollt. Razão: hide

skin igo8 altitude 26 Mai 2014 06:27 #222916

Fidelis

Bom dia!, existe mais uma razão para não depender de uma UX que mostre altura relativa:
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
Última Edição: 26 Mai 2014 22:19 por roverrollt. Razão: spoiler
  • Página:
  • 1
  • 2
Time to create page: 0.994 seconds