Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

TÓPICO: Skins diMka P.1.7.4 Padrão, TomSoft P.1.7.4 e GpsForum P.1.7.1 modificadas - Atualização 12/06/2017

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 15:36 #271828

Tonzap,

sempre fiz isto, desde outras épocas, mas não era minha intenção, como está no primeiro post do tópico, ficar dando suporte às skins. Porém, no dia de hoje, pensei em mudar e colocar datas e horário junto a cada link. Por que não o fiz? Porque a minha intenção era só atualizar as GpsForum que corrigi ontem (só tenho os sábados e domingos para ver estas coisas) e tentar apresentar uma solução para o outro problema que você havia notado (além disso, corrigi outras coisas também). Mas...

Ao olhar as minhas MP vi uma com vários comentários sobre as TomSoft. Vi que eram problemas de fácil correção e os corrigi; então seria razoável colocar os links. Depois o Cláudio notou um problema que tinha me escapado nas Lakota. Aproveitei que já tinha feito outras correções nas diMka Padrão, corrigi as Lakota e subi todas elas. Tudo em horário diferente. Mas somente as GpsForum tiveram links atualizados duas vezes, uma pela manhã e outra à tarde; as demais apenas uma única vez.

Nas próximas atualizações de links seguirei sua sugestão. ;)

Mas e os testes com as GpsForum e o problema dos ícones, agora ficou tudo ok?

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 16:16 #271830

Xamanian

Obrigado por aceitar minha sugestão.

Nos meus testes, os problemas com o ícone dos pequenos traços foram solucionados.

Tonzap
  • tonzap
  • Colaborador
  • "Apontador T-500 The Best"
  • tonzap's Avatar
  • Postagens: 657
  • Agradecimentos: 174
  • Registro em: 26/05/2010
    Ult. Visita: 17/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 17:10 #271835

Fantástico seu trabalho e bom gosto Xamanian.
Só mais duas perguntas:
1- A skin 1.7.4 teoricamente é a mais atual do que as 1.7.1 ?

2- O que muda nas 1.7.1 são só as cores dos botões?

Abraços

resposta enviada pelo Galaxy Win2 utilizando o Tapatalk.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1398
  • Agradecimentos: 1185
  • Registro em: 09/11/2010

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 17:48 #271837

Amigo Cláudio,

não ria ou tenha dúvidas quanto ao que escreverei: me inspirei em sua plena dedicação a sua skin para o iGO Amigo. Você buscou -- e encontrou -- a melhor solução possível para aquele navegador! Se eu e você não conseguimos (na opinião de terceiros), são outros quinhentos, mas a sua ideia de buscar a superação --, que é o que sempre vi em seu empenho e bom gosto --, era o papel que eu queria tentar.

Agradeço pelo elogio, aliás, foi o único (em fórum aberto) até agora (não falo isso como cobrança, mas como referência de opinião para tentar algo a mais). Confesso que não tinha expectativas (nem boas e nem más) quanto a isso. Apenas afirmo que ousei fazer algo diferente, sendo ou não de bom gosto.

(1) Skins P.1.7.1 versus P.1.7.4: são casos diferentes, digamos. As skins com a marcação P.1.7.4 são sim mais atuais do que as skins P.1.7.1 (ou se preferir, leia esta numeração como versão 1.74 e 1.71 respectivamente -- no fundo é isso). Porém as skins em que o "P.1.7.4" aparecem são diMka Padrão modificadas pelo amigo Rafael e Fidelis, mas com várias alterações feitas por mim (menores do que aquelas feitas por eles, assim prefiro afirmar). Já as GpsForum e TomSoft, ambas nas versões P.1.7.1 são skins diMka modificadas pelo fórum de mesmo nome e pelo Tom, respectivamente, porém em versão anterior (já que não existe uma P.1.7.4 deste tipo -- na verdade todas elas pararam na versão P.1.7.0, mas foram atualizadas depois, por mim e o sumido Adinis).

Em resumo, as skins estão divididas em três grandes grupos: diMka Padrão P.1.7.4 (mod Rafael), diMka GpsForum P.1.7.1 e diMka TomSoft P.1.7.1 (ambas modificadas por mim e o Adinis, mas "importando" algumas -- ótimas! -- soluções apresentadas pelo Rafael e Fidelis). Apesar destas últimas serem de versão inferior, de inferior tem muito pouco. Elas foram elevadas a um patamar não existente em versões anteriores; não apenas visualmente. Hoje pouco diferem da P.1.7.4, mas há sim diferenças, claro. Porém não poderia deixar de ser honesto e avisar a versão correta das mesmas.

Detalhe: nunca existiu uma TomSoft em 480x272, isto é coisa de Xamanian e Adinis. No início foi um parto, de tantas falhas acusadas e críticas, depois melhorou; hoje tento me livrar dos restantes.

Em suma: as skins GpsForum e TomSoft são muito diferentes, inclusive em relação às Padrão. Cada um desses três tipos tem suas características particulares, com mais ou menos recursos. Tem pessoas que preferem um ou outro tipo, dado a natureza dos recursos. Pense assim: são três grupos de skins totalmente diferentes, mas fazendo a mesma coisa (em comum, só os ícones básicos).

(2) Cores e ícones: a minha ideia foi montar as skins com os mesmos ícones, mudando apenas as cores das mesmas. Claro, há algumas sutilezas como aquelas que lhe falei posts atrás, detalhes de cores nas molduras de alguns botões, painéis, etc. Porém a ideia era manter os mesmos ícones básicos em todas e os mesmos nas duas resoluções. Motivo: acho muito esquisito ver um ícone de uma mesma skin em resolução diferente e o mesmo não ser de outro tipo. Ainda pode estar acontecendo isso? Pode, mas a minha intenção era, é e será manter sempre o mesmo padrão. De outro modo: independentemente da resolução e do tamanho da tela, o visual deverá ser sempre o mesmo.

Mas ícones se traduz em gosto pessoal, que pode ser de bom tom ou não. O que ofereço a todos é aquilo que julguei ser o melhor (para mim), porém dentro daquilo que consegui encontrar por aí e adaptar como ícone para as skins. Isto é, não é que eu goste de tudo, mas foi aquilo que consegui de melhor (sob meu julgamento, claro) -- no sentido de estar disponível (Internet) ou conseguir (re)criar.

Ah, nem precisava falar, já que é muito óbvio, mas caso queira aproveitar alguma coisa para usar em seu trabalho, sinta-se livre para isso -- nem mesmo agradecimento e nem créditos, use como se fosse seu. Se nada for útil, ok também. Somos amigos, ora pois pois. :) :) ;) ;)

Abração.

PS 1: viu as cores na nomeadas Silver-Golden e Lakota III em modo noturno? Eu gostei do black piano com moldura em dourado. Percebo um tom de elegância e discrição nestas cores.

PS 2: se tiver tempo, experimente uma skin de nome GpsForum e habilite o protetor de tela para o modo automático. Vale em simulação também. Verá algo diferente das skins diMka Padrão e das GpsForum que apareceram anos atrás (o recurso foi "capado").
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 26 Mar 2017 17:51 por Xamanian.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, claudiotrg, Ziko

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 18:19 #271838

Xamanian, nota mil para você, li todas as suas explicações anteriores e fiquei admirado pela sua paciência, dedicação, inteligência e educação, (estou sem palavras pra mais elogios).

Amanha com mais tempo vou escolher uma pra mim usar como oficial no meu IGO PRIMO, são muitas e não sei qual adotar.

Sim, já peguei uma coisa sua, "bússola em português" N-S-L-O, foi a primeira coisa que percebi.
Mas é claro que vou pegar mais coisas, os seus ícones são perfeitos e com qualidade HD.

Continue assim, parabéns!

• claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 26 Mar 2017 18:37 #271840

Cláudio,

você (e outros) descobrirá(ão) outras coisas além dessa bússola (afinal, tem outra, aquela grande em torno do carrinho). Coloquei muitos eggs nestas skins, tanto a GpsForum quanto a TomSoft (mas também tem na Padrão -- veja a bateria em uma das figuras que postou). Pequenos ícones de gps perto da mesma (ou fora) também foram modificados (nas duas resoluções); antes só havia uma cor para o modo diurno e noturno, agora...

São sutilezas para aqueles que têm olhos e ver; você (e outros) tem. ;) ;)

Mas tem falhas. Por exemplo, o --CH-- que aparece sobre a tomadinha de carga da bateria me incomoda um pouco, pois é uma abreviatura em língua inglesa (CH = Chager, carga ou carregando). Não encontrei algo melhor em PT-BR... Mais do que duas letras não dá, não fica legal; optei pela manutenção do que havia, mas note o alinhamento deste texto (--CH--) com a tomadinha -- antes totalmente desalinhado em todas as skins que conheço. Um pequeno zelo, digamos, mas tem mais por aí. :cheer: :cheer:

Abração!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 27 Mar 2017 10:56 #271848

Xamanuan

Muito legal na tela do mapa aparecer o fusca esmaecido no ângulo superior direto, mostrando a configuração da rota (carro).

Parabéns, gostei.

Tonzap
  • tonzap
  • Colaborador
  • "Apontador T-500 The Best"
  • tonzap's Avatar
  • Postagens: 657
  • Agradecimentos: 174
  • Registro em: 26/05/2010

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 27 Mar 2017 16:11 #271857

Tonzap,

como eu disse ao Cláudio ontem: deixei vários eggs nestas skins. Alguns eu já comentei, mas deixei outros para que as pessoas fossem descobrindo. Porém observo que nem tudo é criação minha, algumas skins já tinham certas coisas, só que tentei mudar um pouco, ao menos visualmente. Este do Fusca já existia, mas estava desabilitado, é preciso mexer para entender certas coisas. O tal novo protetor de tela nas GpsForum existiam no passado, mas foi desabilitado por completo por alguém e assim ficou. Fazer o mesmo voltar a funcionar não foi fácil e tive que contar com muita ajuda do Mauricioea e do Kadao para isso.

Insisto naquilo que disse tempos atrás: entendi que o visual do Primo já estava meio cansado, mas os recursos deste navegador estaria longe de chegar ao seu fim. Por isso resolvi dar uma repaginada em algumas skins diMka, saindo do visual trivial (mas não necessariamente feias. Veja as lindas skins do Rafael, que fez e faz um belíssimo trabalho!). Por outro lado, não fiz nada para ninguém e nem pensando em ninguém, fiz para mim; com o tempo, ao pensar muito, muitíssimo, decidi compartilhar.

É isso. ;)

Grande abraço.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Ziko

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 27 Mar 2017 17:19 #271860

Xamanian, todas estas skins, pelo que pude apurar hoje, tem alguma coisa de interessante (diferente) de uma das outras. Não só pelas cores e ícones, mas pelas funcionalidades.

Já que elas estão paradas de continuação, porque você não faz uma nova versão "customizada", isto é, pegar o que tem de bom e de interessante na GpsForum e juntar com a da TomSoft e tambem da outra.

Seria bem interessante, sei que vc é capaz, pense nisso.

• claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 27 Mar 2017 18:11 #271861

Cláudio,

caro amigo, pensei sobre aquilo que sugeriu ainda no ano passado, mas desisti, confesso. Não me refiro à trabalheira que daria; aliás, nem seria algo tão louco assim, mesmo dando algum (bom) trabalho. Pensei apenas naquilo que deram origem a estas skins personalizadas: todas, sem exceção, simplesmente levavam recursos presentes em módulos ux para "dentro" das skins. Um exemplo típico é o (ótimo) trabalho do Wiman.

Qual ganho há nisso? Simplesmente trocar seis por meia dúzia. Pior, impedir que um usuário, que nunca gostou de dado recurso, fosse obrigado a tê-lo presente o tempo todo, trocando desempenho por (algumas vezes) firulas. Sempre fui defensor que aquilo que não nasceu skin sempre se acautelasse e aceitasse ser módulo ux.

Mas entre estas "mod" há uma verdadeiramente diferente: as skins do Tom, nomeadas por ele mesmo de TomSoft. Os melhores recursos desta skin não são as barrinhas que aparecem no rodapé da tela de navegação, entre outras coisas. Esta skins, pelo que pude perceber ao estudá-la longamente nos últimos anos (desde 2013) é uma solução, via modelo diMka, para aparelhos e navegadores da marca Becker, extremamente elogiado na Europa.

Os aparelhos da Becker (e aqui, sem merchandising) primam pela qualidade em TMC, Bluetooth e alguns em Wi-Fi. Note que as TomSoft têm um protetor de tela igualmente diferenciado, apesar do visual ser praticamente igual à skin diMka Padrão (isto é, diferente daquele das GpsForum). O objetivo do Tom, assim percebo, sempre foi de conciliar GPS com outras fontes de dados em uma única interface (no caso, a sua skin).

Como modificar a originalidade introduzida pelo Tom? Seria como destruir uma obra de arte e ter fragmentos só para dizer que é seu!

Já a GpsForum é uma espécie de "mutirão" de pessoas de fórum (internacional) amigo para inserir módulos ux em uma skin, seguindo uma lógica introduzida pelo Wiman. Aliás, quase tudo de diferente nesta skin foi feita por ele. Não gosto muito disso (inserir módulos ux para modificar uma skin e dizer que é "outra"), mas igualmente é um trabalho diferente, diria até que é original. Não me senti confortável para mudar isso.

As skins diMka Padrão P1.7.4 que usei como base foram tomadas daquelas (ótimas) modificações introduzidas pelo nosso amigo Rafael. Mas note bem, de diMka Padrão estas skins não têm nada! Ali tem uma barra de informações (na parte inferior) tomada e aprimorada daquela do Tom, tem um botão de ícone 2D/3D e câmera tomados das ux's do Ari, tem um monte de ux e outras coisas tomados de terceiros. Por que peguei e modifiquei? Por que é um belo trabalho e não pesa tanto no processamento e memória do dispositivo.

Uma skin com muitos recursos é possível sim, porém é bom lembrar que os dispositivos GPS vendidos no país têm no máximo 128 MB de memória RAM e cerca de 500/600 MHz na CPU, muito pouco. Assim sendo, defendo que uma skin não deve perder sua originalidade (quando possível) e nem ter mais recursos do que o usuário usará. Basta que se tenha skins diferente para que a pessoa possa se decidir sobre qual usar, isto é, qual skin tem os recursos necessários para ela.

Estou certo no que digo? Não, jamais, apenas uma opinião. ;)

Grande abraço.

PS: Sai fora, está querendo me dar mais trabalho do que já tenho? Tô velhinho demais para isso. :kkkk :kkkk :kkkk ;) ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 27 Mar 2017 18:40 #271862

Xamanian,

Dizer o que depois disso?
Tudo bem, compreendo sua posição.

Eu não tenho tanta capacidade pra fazer isso, ou mesmo uma "UX", pra adicionar algo na skin.

Obs:
Gostei muito mesmo das TomSoft, principalmente da azul calcinha, rsrsrs, e Golden II.

Na 1.7.4 também é ótima, mas me incomoda algo ali.

Valeu, grande abraço.

:o
Tá velho não...

• claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 11 Abr 2017 14:10 #272195

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
  • Postagens: 99
  • Agradecimentos: 125
  • Registro em: 04/12/2015
    Ult. Visita: 14/01/2018
Última Edição: 13 Dez 2017 10:27 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 11 Abr 2017 15:23 #272196

Zico,

obrigado pela (habitual) gentileza e palavras.

Jamais entenderia suas mod's como crítica ou algo semelhante, pelo contrário, vejo seus trabalhos e só tenho que elogiar; seja pela qualidade, seja pela solução encontrada, seja pela beleza, etc. Assim sendo, só tenho algo a lhe dizer (e também aos demais): Continue nesta empreitada e se sinta livre para modificar as skins que disponibilizei. A ideia é essa, ampliar as coisas e divulgar.

Vou além: caso seja de seu interesse, use este tópico para apresentar seus trabalhos e divulgá-los também (como fez no post acima). Se achar necessário, posso linkar no primeiro post aquilo que desejar, seja o post ou o material propriamente dito (links). Pense com calma, é uma ideia apenas.

Pelo que pude notar nas figuras que postou, você inseriu alguns novos bmp's na skin. Para esta, em particular, ok, mas lhe pergunto: Não seria interessante, com o tempo, você adaptar todas as outras (isto é, todas as cores), ao menos as 480x272, para que as pessoas pudessem escolher aquela que mais agradar? Na verdade o que você deve ter alterado deve estar em alguns arquivos da pasta \common\ui e talvez na subpasta \480_272\ui, além dos bmp's. Tudo isso pode ser mudado de maneira simples (já que é tudo igual em todas as skins) e os bmp's inseridos nas demais cores. Pense nisto também, pois vejo como uma maneira de divulgar seu (ótimo) trabalho, mas permitindo que as pessoas possam usar as skins na cor que mais lhe agradam.

Observo que não sou crítico da Light Blue, aliás, de nenhuma delas; afinal fui eu que fiz as cores. Claro, terceiros podem criticá-las (as cores e as skins), o que é até positivo.

Grande abraço.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Ziko

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 11 Abr 2017 16:26 #272199

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:26 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 11 Abr 2017 17:10 #272204

Zico,

espero que leve sua ideia adiante; pelo que percebo em você, sei que levará!

Bem, uma sugestão é você alterar o nome da skin, no arquivo zip e no info.ini. Pode ser uma mudança sutil, tipo um "Z" em algum ponto que entender melhor, até mesmo a um clássico "mod Zico". Isto permitirá que os usuários saibam exatamente qual skin está sendo selecionada para uso.

Uma coisa que notei, nas figuras que postou, foi o painel de velocidade (velocidade "atual" do veículo; canto esquerdo): o mesmo ficou estreito e a indicação km/h ficou fora do mesmo, um pouco mais abaixo. Foi sua intenção ou "escapuliu"? Se diminuir o tamanho da fonte (template.css em \"resolução"\ui é um lugar para mudar) parece que resolverá o caso (do km/h ficar fora). Se for intencional, ignore o comentário.

Ainda não tive tempo para testar sua mod, mas farei isso. Tem um detalhe que é a possibilidade de visualizar uma barra inferior com algumas informações do computador de bordo (@Rafael2san). Já testou se suas modificações continuam ok com elas habilitadas? Em Configurações de orientação visual que se habilita as mesmas (o Rafael configurou dois tipos, padrão e estendida). Como disse, não testei ainda, daí a pergunta. Às vezes estas barras produzem coisas não esperadas.

E por que não testei? Estou vendo se é possível migrar as TomSoft e GpsForum para a versão P.1.7.4 e isto tem tomado um bocado de tempo. Possível é sim, aqui me refiro a ideia de implementar soluções nossas, locais, personalizações que já estamos habituados (detalhe: há uma TomSoft 174 rodando por aí desde 2014, mas desconheço uma GpsForum). Quem sabe dá certo?...

Mais um detalhe: há nas diMka P.1.7.4 um recurso intitulado "Priority", onde é possível habilitar ou desabilitar os pontos de alerta que terão ou deixarão de ter prioridade sobre os demais (mas sempre serão alertados). Isto pode ser útil em algumas situações. Exemplo: em um mesmo lugar existir dois pontos de alertas, digamos pedágio e posto de polícia rodoviária. Sem este recurso o Primo escolhe aleatoriamente qual será aquele anunciado, podendo o outro ser ignorado. Na versão 174 isto muda e funciona. Problema: na skin Padrão 1.7.4 que disponibilizei há um erro (não introduzido por mim) que desabilita tal recurso (basta entrar no menu de configurações de voz TTS e ver que nada muda na tela de configuração de prioridade -- fica tudo habilitado). Já corrigi isso e em breve irei disponibilizar os links.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 11 Abr 2017 18:32 #272207

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:25 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 13 Abr 2017 07:19 #272245

Zico,

o recurso "prioridade" pode ser visto e configurado no seguinte caminho: Configurações => Sons, avisos e alertas => Configurações de voz TTS Pro => Prioridade da voz TTS Pro para os pontos de alerta (alerta, orientação). (*) A última tela é a seguinte:

Os ícones, quando esmaecidos, perdem a prioridade (de aviso) em relação aos demais (cores vívidas/selecionados). Para corrigir o problema nas diMka Padrão disponibilizadas, é preciso fazer duas coisas:

(1) No arquivo customized.lua deve-se procurar o parágrafo que se inicia por "sc_wCameraSetting_LoadDefault = function(model)" (sem as aspas) e no final de cada uma das 32 linhas seguinte, que se inicia por {type=, logo após voicesecondtts=1, deve-se inserir uma vírgula e o comando priority=1. Exemplo:

Clique aqui! [ Click to expand ]

(2) No arquivo setting.ui deve-se localizar o parágrafo a seguir

e trocá-lo por este (original da diMka 1.7.4):

Não sei quem alterou o parágrafo citado acima (setting.ui) e qual a finalidade. Também não sei dizer se esta alteração compromete outra coisa, mas certamente aquilo que está presente não permite o funcionamento correto do "priority". Se alguém notar falhas, solicito que informe. Em atualização futura as diMka Padrão já terão tais correções.

(*) Note que o nome do caminho indicado acima para o recurso "prioridade" está com uma tradução/adaptação antiga e equivocada (será corrigido). Entre parênteses, no final da mesma, pode-se ler "alertas, orientação". Isto passa a ideia de que é possível escolher a prioridade entre alerta e orientação, ou vice-versa, quando em um aviso por voz TTS. Não é nada disso e nem nunca assim o foi. Nas diMka mais antiga o recurso se referia a prioridade entre pontos de alertas e alertas de condução (DA); atualmente é prioridade de aviso entre os vários pontos de alertas disponíveis.

Incômodo com áudio: conheço outras pessoas assim, mas é possível atenuar ou até deixar o navegador GPS com o mínimo de áudio disponível, de modo que não é preciso deixar o som em mute. Algumas sugestões:

(1) Em Configurações => Sons, avisos e alertas => Configurações de voz TTS Pro => Falar pontos de alertas é possível visualizar a seguinte tela:

Clicando sobre um dos ícones (lógico, é possível fazer o mesmo com todos) aparecerá a seguinte tela:

Nesta última tela o usuário poderá configurar a maneira como o anúncio de cada ponto de alerta é informado pela voz TTS. Por exemplo, em lombada é possível configurar para que o limite de velocidade não seja informado (por voz).

(2) No caminho Configurações => Sons, avisos e alertas => Configurações dos pontos de alerta => Configurações dos alertas por voz tem-se a seguinte tela:

Clicando sobre cada ícone é possível configurar o ponto de alerta para que o mesmo seja ou não anunciado por voz TTS. Deixando-se o ícone de alto-falante com um "X" em vermelho significa que aquele ponto de alerta não será informado por voz TTS.

(3) No caminho Configurações => Sons, avisos e alertas => Configurações dos pontos de alerta => Bipes: ao exceder-se o limite de velocidade tem-se uma tela semelhante a anterior. Clicando-se sobre um dos ícones aparece algo do tipo:

Nesta última tela o usuário poderá desligar o bipe que não lhe interessa (primeiro campo) e aumentar a tolerância para que o bipe seja soado em velocidade maior do que aquela presente no banco de dados "speedcam" (\content\speedcam). Exemplo: caso lombada esteja setado como 20 km/h, então é possível configurar o segundo campo na figura acima para +40 km/h, de modo que o bipe só será emitido a partir de 60 km/h (e não os 20 originais).

Também é possível, na tela anterior, controlar o volume do áudio, de zero até o valor máximo (mas que depende a intensidade ajustada no volume principal/master). E, por fim, no último campo, o usuário poderá selecionar um arquivo de áudio, para o bipe, que poderá ser mais agressivo ou mais suave, de acordo com suas necessidades.

Em suma, o Primo, munido de uma skin diMka, permite que o usuário o configure de maneira tal que vários recursos, úteis, mas talvez incômodos para alguns, sejam desabilitado sem que medidas mais radicais sejam adotadas. Praticamente todos os recursos visuais e de áudio (voz e bipe, aqui) podem ser ajustados da maneira que o usuário desejar. Talvez o incômodo surja em virtude da configuração padrão, onde tudo, literalmente, fica habilitado.

Eu mesmo desabilito muitas coisas nas configurações. Por exemplo, desabilito o som de lombadas para anúncio por voz e também o bipe que indica o excesso do limite de velocidade configurado previamente. Deixo apenas o alerta visual, pois ninguém merece ouvir anúncio de lombada e bipe soando forte em ruas com muitas lombadas -- e o blink grande na tela já me é suficiente. Esta prática pode ser adotada, caso se queira, em outros pontos de alerta, de acordo com a necessidade de cada um. Por exemplo, perímetro urbano, área hospitalar, posto de bombeiros, túnel (este eu deixo ok), posto de polícia (não a rodoviária), etc.

Acredito que um ajuste fino permita chegar a um bom termo. É isso.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: 4467desouza, Ziko

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 13 Abr 2017 10:16 #272250

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:24 por Ziko.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian, 4467desouza

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 14 Abr 2017 07:23 #272268

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:24 por Ziko.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Milton, mauricioea, Xamanian, antoniokra

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 14 Abr 2017 16:15 #272283

Seria pedir muito elaborar em 800X480?
  • ferarbex
  • Iniciante
  • ferarbex's Avatar
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 12
  • Registro em: 05/04/2011

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 14 Abr 2017 16:41 #272285

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:23 por Ziko.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Milton, Fábio M.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 07:34 #272292

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:22 por Ziko.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian, antoniokra

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 13:06 #272308

Muito obrigado.

Vou testar hoje mesmo e darei retorno em breve.

Fernando Arbex
  • ferarbex
  • Iniciante
  • ferarbex's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 13:14 #272309

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:21 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 14:15 #272314

Zico,

não percebi este tipo de falha em meus testes, mas nada impede que em determinado cenário um problema possa surgir. Antes de escrever este post tive o cuidado de fazer um teste com uma destas skins e não vi o problema. A expressão "Ir ao destino" aparece no último botão à direita.

Arquivo de idioma: difícil dizer se o problema está nele... Se a frase em inglês (Go!) não estiver no dictionary.lang, então ela deveria aparecer em inglês em sua tela. Se a frase, por algum descuido, estiver assim Go!="", ou seja, sem nada escrito entre as duas aspas, então realmente não aparecia nada, ficaria como na figura que postou.

Na dúvida, deixo o lang que uso atualmente. O mesmo não está com as datas atualizadas, mas o dictionary.lang tem muitas alterações (e ainda passará por outras). Tente usá-lo em seus testes. Caso o problema persista, lhe peço para me indicar a rota que traçou e que gerou a tela em sua figura; assim poderei testar aqui e ver se é um erro (a ser corrigido) ou se não existe problema.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 15 Abr 2017 14:19 por Xamanian.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 14:41 #272315

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:21 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 15:04 #272317

Zico,

tracei uma rota qualquer, selecionando São Paulo como ponto de partida e Rio de Janeiro como destino. Veja a tela com o resumo da rota:

A skin que usei foi a diMka Padrão Silver-Golden 480x272. Sim, já modifiquei muitas coisas nas skins (a do teste é mais recente), nos três tipos, mas nada que alteraria o texto no botão inferior à direita. Depois de fazer outros ajustes irei atualizar os links, mas ainda preciso de mais tempo.

Observe que alterei a cor do painel de resumo da rota em todas as skins, mas resolvi manter o original nas Silver. Veja que na sua figura está bem melhor. Um erro que cometi nesta escolha! Esta cor azul está com cara de velha, verei se é possível melhorar. :laugh: :laugh: :laugh: ;) ;)

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 15:06 #272318

Fiz vários testes. Com 3 navegadores. INF., ULTIM., e Enterprise.

Testei 3 cores (09 testes) - Verde, Blue e Ligth Blue.

Em nenhum dos 09 testes o menu com o mapa em uso funcionou.

A tela superior esquerda não funcionou na Ligth Blue.

Por outro lado, a calculadora que não aparecia o ícone correto, no menu rápido que ficaà direita, passou a a aparecer.

Durma-se com um barulho destes.

Saiba que sou agradecido, Zico, porque na verdade a cada trabalho de vocês o programa fiva mais bonito e funcional.

Um forte abraço a todos.

Fernando Arbex
  • ferarbex
  • Iniciante
  • ferarbex's Avatar

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 16:10 #272320

• Ziko
  • Intermediário
  • Ziko's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 10:20 por Ziko.

Skins diMka P.1.7.4 Padrão, GpsForum e TomSoft P.1.7.1 modificadas - Atualização 26/03/2017 15 Abr 2017 16:37 #272321

Zico,

também gosto muito do tom azul e não pretendo mudar isso. Estava me referindo a estrutura do bmp responsável pela informações de rota verde, o arquivo overview_green_bg_skincol. Veja ele aqui (800x480):

Pensei em algo mais sutil, com linhas mais atuais. Só para exemplo, deixo algo que acabei de improvisar. Veja:

Não decidi sobre o tom de azul ainda, talvez um pouco mais claro, sei lá (aceito opinião de todos). Mas note que o campo específico para as informações sobre emissões agora aparece na cor verde; anteriormente não.

Foi o arquivo da primeira figura que ficou, que é original. Poderia ter mais cuidado e ter escolhido algo, ao menos, um pouco melhor. Detalhe: este (e vários outros) não vêm nas diMka, apesar de sempre usado(s), está(ão) no data.zip. Construir arquivos para cada conjunto de cor demandou enorme tempo. Não ficaram perfeitos, mas bom já é ótimo. :laugh: :laugh:

Abração.

Edit: mesma figura do post #272317, só que agora em 800x480 e com o arquivo overview_green_bg_skincol modificado, porém com a mesma rota:

• Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 15 Abr 2017 18:32 por Xamanian.
Time to create page: 0.488 seconds