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TÓPICO: UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola

UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 30 Mai 2014 16:18 #223309

Aviadores,

UX VAB01.zip, para testes.

Características:
- Reúne as UXs Velocímetro e AircraftCompass em uma só, com acréscimo de altímetro com referência ajustável.
- O altímetro possui 4 memórias para referência de altitude, indicadas pela cor: azul, verde, laranja e vermelho;
- Inicialmente, as 4 referências estão zeradas, ou seja, os mostradores indicam a mesma altitude do altímetro original da skin;
- Clicando-se no mostrador do altímetro, avança-se para a próxima referência, indicado pela mudança de cor;
- Um click longo no mostrador ajusta a referência da cor para a altitude atual. A realização do ajuste é indicada por uma piscada na bússola;
- Quando não há sinal GPS, o mostrador indica três traços: "---". Um click longo nos traços zera a referência daquela cor.
- O altímetro segue a unidade especificada na skin (metros ou pés). O velocímetro marca sempre em km/h.
- 480_272 e 800_480

Telas de exemplo:

Vista da praia de Icaraí a 10.000m de altitude :)

ffscreen_00011_2014-05-30.jpg



Esta aqui a 1000m:

ffscreen_00001.jpg



Essas imagens foram feitas em emulador apena para ilustrar o uso das referências. O mostrador laranja está com referência em -1000m e o vermelho em -10000m. Note o altímetro original marcando 0 no botão inferior direito.

Link: Projeto descontinuado.

Por favor, reportem os problemas aqui no tópico.

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 01 Jun 2014 12:54 #223427



Sherlock
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Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 01 Jun 2014 14:10 #223434

Sherlock,

Show de criatividade, ficou muito legal! Em emulação a altitude fica sempre em 0, mas você pode simular uma altitude definindo as 4 referências do altímetro da UX no sys.txt, como no exemplo abaixo:

[lua]
aircraft_altitude_offset1=-150 ; azul
aircraft_altitude_offset2=-300 ; verde
aircraft_altitude_offset3=-600 ; laranja
aircraft_altitude_offset4=-1200 vermelho

Dessa forma você faz o mostrador indicar as altitudes 150, 300, 600 ou 1200m (ou outras quebradas só para dar um efeito visual). Escolha entre elas clicando no mostrador. Pode clicar em pleno voo.


Fabiodurgante,

Você pode usar também sem skin (skin padrão) como no vídeo do Sherlock, a tela fica mais limpa, com menos botões. Outra sugestão é configurar o botão inferior direito para indicar a altitude original do GPS e ficar com as 4 cores livres para suas referências.

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 01 Jun 2014 17:17 #223444

baixei aqui fidelis tudo perfeito! cara funciona perfeitamente agradeço desde ja, fica praticamente 4 altímetros no mesmo tela muito bom agradeço!!!!!!!!!!!
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 02 Jun 2014 00:44 #223460

fabiodurgante escreveu:
baixei aqui fidelis tudo perfeito! cara funciona perfeitamente agradeço desde ja, fica praticamente 4 altímetros no mesmo tela muito bom agradeço!!!!!!!!!!!

Opa o botão de agradecimento é lá em cima :)

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 02 Jun 2014 11:39 #223479

:cheer: Parabéns por mais uma contribuição ! Ficou bem legal :laugh:
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Nunes 100
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 25 Ago 2014 11:15 #228581

nessa parte
[lua]
aircraft_altitude_offset1=-150 ; azul
aircraft_altitude_offset2=-300 ; verde
aircraft_altitude_offset3=-600 ; laranja
aircraft_altitude_offset4=-1200 vermelho

ele sai 150 metros positivo como faço para sair 120 metros negativo, pois onde estou inicia o gps com altitude 120, ai colocaria negativo 120
assim sairia mais ou menos 0 a altitude como fazer ?????????
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 25 Ago 2014 11:27 #228584

fabiodurgante,

Esse exemplo é mais para emulação, onde o GPS não funciona e você não tem medição de altitude. No modo real, use o click longo para ajustar a referência da altitude, como descrito na primeira mensagem.

Se quiser mesmo testar com esse exemplo, coloque 120 (o valor que você colocar será descontado da altitude medida).

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 29 Ago 2014 15:18 #228873

isso mesmo funcionou perfeito valeu agradeço !!!!!!!
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 22 Ago 2015 14:44 #247597

Título original: Variômetro velocidade vertical

seguinte tem como fazer um ux para o igo primo,com climb velocidade subida e descida ?
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Última Edição: 22 Ago 2015 15:15 por Fábio M.. Razão: Tópico movido / Correção do post
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 22 Ago 2015 15:48 #247603

Fabio,

Respondi no outro tópico (anemômetro):

... A velocidade vertical me parece mais simples pois a UX tem os valores da altitude, bastaria dividir a variação pelo tempo (se a velocidade vertical não já estiver disponível no navegador)...


Abraços,
-- Fidelis
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Última Edição: 23 Ago 2015 20:58 por fidelis.forum.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 22 Ago 2015 20:42 #247612

teria q ser uma ux pra usar no igo primo junto com a ux VAB, na mesma tela entende, tipo no lado esquerdo da tela velocidade - 10km/h descendo ou + 10km/h subindo
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Última Edição: 22 Ago 2015 21:07 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 22 Ago 2015 20:58 #247614

é só para wince ou funciona no android e as resoluções disponiveis são só estas duas informadas no inicio.grato.
  • antoniokra
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 14:47 #247649

Fabio,

Seria na própria UX VAB, substituindo a indicação digital de velocidade horizontal, já disponível em forma analógica na UX, e também digital nas skins, pela velocidade vertical. Mas futuramente, quando tiver tempo - outras prioridades no momento (Pontos de Alerta e 7Ways).

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 14:48 #247650

antoniokra,

Sim, apenas WinCE e resoluções listadas.

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 17:26 #247655

a UX VAB ficaria igual sem alteracao, com velocimetro analogico e digital como esta sem alteracao, o altimetro podendo zerar tambem sem alteracao a bussula continua a mesma, somente acrescentando no lado esquerdo ou qualquer lugar da tela a velocidade vertical, subida ou descida... EX

-4km descida
+ 4 km subida
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Última Edição: 23 Ago 2015 17:30 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 18:54 #247657

Fabio,

Isso mesmo, no lugar daquele mostrador digital da velocidade horizontal.

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 20:58 #247666

se possivel deixar o marcador de velocidade horizontal digital e criar outro marcador de velocidade digital para colocar a velocidade vertical subida e descida
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 23 Ago 2015 23:47 #247673

Olá Fábio,

As duas características principais desta UX são o indicador analógico de velocidade horizontal e a bússola estilo avião - características únicas. Remover este indicador analógico descaracterizaria totalmente a UX. Então o que está duplicado é a apresentação da mesma velocidade na forma digital e podemos usar aquele espaço para apresentar a vertical sem alterar o layout.

Caso precise também de um indicador digital para a velocidade horizontal, minha sugestão é usar o original da skin. Todas que conheço já vêm com esse recurso.

Abraços,
-- Fdelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 24 Ago 2015 09:47 #247683

sim, mas nao pretendia remover nada da UX VAB, deixar ela exatamente sem modificações, e sim acrescentar outro indicador digital de velocidade vertical EX
subida +0,1 km/h +0,5 km/h +2,0 km/h +10,0 km/h +20,0 km/h
descida -0,1 km/h -0,3 km/h -1,2 km/h -15,0 km/h -11,0 km/h

igual o valor + 9,5 seria a velocidade no caso subindo
ffscreen_00001_2015-08-24.jpg
Anexos:
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Última Edição: 24 Ago 2015 09:55 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 24 Ago 2015 15:07 #247695

Fábio,

Minha proposta seria assim. o indicador da velocidade horizontal (preto) é o da própŕia skin:

ffscreen_00014.jpg


O azul passaria a mostrar a vertical, mais rápido de implementar.

Abraços,
-- Fidelis
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Última Edição: 24 Ago 2015 15:12 por fidelis.forum.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 24 Ago 2015 19:26 #247716

a respeito da velocidade vertical, tem alguma previsão de conclusão ???
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Última Edição: 11 Set 2015 22:37 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 14 Set 2015 09:46 #248463

ola fidelis, seguinte a respeito da velocidade do ar, olha so o que pensei para colocar na ux UX VAB01.zip, na programação criar 3 variáveis norte=0, sul=0, leste-oeste=0, na ux vab01 possui uma bussola, quando a bussola atingir norte a variável norte recebe a velocidade atual, nesse caso norte = 70, quando a bussola for leste ou oeste a variável leste-oeste = velocidade atual 50, quando bussola for sul variável sul = velocidade atual 40. variáveis norte = 70, leste-oeste = 50, sul = 40, percebesse que o vento esta indo para norte onde tem maior velocidade. quando as variareis se todas as variáveis diferente de 0,
IF (norte != 0) &(leste-oeste!= 0) &(sul!= 0) {
diminuir_norte_leste-oeste = norte - leste-oeste seria o resultado sempre tem que ser positivo pois isso nao importa para a media da velocidade
diminuir_norte_leste-oeste = 70 - 50 =20 resultado sempre tem que ser positivo pois isso nao importa para a media da velocidade

diminuir_leste-oeste_sul = leste-oeste -sul = 50 - 40 =10
velocidade_ar = (20+10)/2 = 15km/h
}
sempre teria que dar um 360 graus para pegar as velocidade das 3 variaveis, manter o acelerador do motor sempre constante

a velocidade do ar nunca vai ser exata mas da para ter pelo menos uma noção da velocidade, nao sei se esta correto, seria possível implementar alguma coisa semelhante a isso e colocar junto com a velocidade vertical EX:subida +0,2km/h, descida - 0,1 km/h, colocar velocidade vertical e velocidade do ar na ux vab01 ???????


teria q ter 4 variáveis norte, sul, leste, oeste, o vento esta na direção com maior velocidade, pegaria a maior velocidade a menor velocidade e as outras 2 que restam a media deles
EX vento soprando do leste
norte = 50km/h, sul =55km/h, leste 80km/h, oeste 20km/h
80 - media norte sul 52 = 28
52 - 20 = 32
(28 + 32) / 2 = 30km/h direção vento leste
alguma coisa assim
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Última Edição: 14 Set 2015 11:30 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 14 Set 2015 13:51 #248471

Olá fabiodurgante,

Ainda não tive tempo de ver isto mas creio que a implementação teria de seguir um procedimento mais ou menos como o abaixo para medir a velocidade do vento:

- O piloto inicia um vôo circular em velocidade constante (velocidade em relação ao ar, aquela medida pelo tubo de pitot);
- Em seguida ele toca em algum botão na tela do GPS para iniciar a medição. O botão pode ser o próprio indicador da velocidade do ar;
- O algoritmo então anota as velocidades máxima e mínima medidas pelo GPS, e suas direções, até completar 360º. Estas velocidades são em relação ao solo. As velocidades máxima e mínima devem ocorrer em direções opostas;
- Ao completar 360º, a metade da diferença entre a máxima e a mínima seria a velocidade do vento e sua direção seria a mesma da velocidade máxima;

Como pode imaginar, implementar isso na UX é um pouco complexo mas creio que não é difícil testar na prática observando as velocidades máxima e mínima e calculando a metade da diferença de cabeça.

Bom, isso é como imagino que isso possa ser medido com um GPS mas não sou da área, não entendo nada de aviação, e alguém mais experiente pode dar uma ajuda aí (BrunoBL?).

Abraços,
-- Fidelis
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Última Edição: 14 Set 2015 13:52 por fidelis.forum.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 15 Set 2015 19:52 #248522

exatamente isso que você disse fidelis a metade da diferença entre a máxima e a mínima seria a velocidade do vento e sua direção seria a mesma da velocidade máxima, seria muito difícil de implementar isso na ux vab01, você poderia fazer isso juntamente com a velocidade vertical agradeço ??????
  • fabiodurgante
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 15 Set 2015 20:53 #248528

fabiodurgante,

Vou ver se consigo um tempo para me dedicar a isso, mas sem previsão ainda. Minhas prioridades são os Pontos de Alerta e seus sistemas associados, além dos mapas para 7Ways, que tomam bastante tempo.

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 15 Set 2015 21:00 #248529

Amigos,

Creio que o método da curva constante funcionaria, sim. Há também outra possibilidade, sem a necessidade da curva de 360 graus. Isso envolveria manter proa e velocidades constantes durante um intervalo arbitrário de tempo, enquanto o programa faz a aferição da deriva causada pelo vento. O dificultador, claro, é a impossibilidade de ler a velocidade do ar e a proa em nossos GPSs automotivos. Uma alternativa seria informar manualmente esses valores e manter, durante alguns minutos, o voo reto e nivelado, com velocidade e proa rigorosamente constantes. A "pegadinha" é que o valor informado não pode ser a simples velocidade indicada mas a velocidade verdadeira (que cresce com a altitude), uma vez que estaremos fazendo comparações com cálculo de velocidade em relação ao solo, obtidas pelo GPS.

Uma solução hipotética poderia ser:

- O piloto estabelece o voo em proa e velocidade do ar conhecidas, e registra esses dois valores no GPS (por exemplo, proa=030, velocidade=150) e clica um botão para entrar no modo "Medir". Nesse momento, o programa grava a hora atual e as coordenadas atuais.

- Durante certo tempo, o piloto mantém a proa e velocidade. Ao fim desse período, ele clica um botão "Calcular". Nesse momento o programa novamente registra a hora atual e as coordenadas atuais - e apresenta o resultado com direção e velocidade do vento.

Como isso é possível?

Numa situação sem vento, é possível estimar com boa precisão a posição final apenas conhecendo a posição inicial, a proa, a velocidade e o tempo decorrido (esse processo é chamado "dead reckoning", ou navegação estimada). O problema é justamente a deriva causada pelo vento, que "joga" o avião para um lado ou outro, e/ou o adianta ou atrasa em relação ao voo em ar calmo. Só que nesse exemplo sabemos a posição inicial e seu horário, podemos calcular a posição final estimada, e sabemos também, graças ao GPS, a posição final efetivamente alcançada, além do horário da posição final.

O vento pode então ser representado pelo vetor entre o ponto final estimado e efetivo: a velocidade do vento será a distância entre estes dois pontos dividida pelo tempo do trecho. A direção do vento será o rumo do ponto final estimado para o ponto final efetivo.

A matemática envolvida até que não é complicada (distância entre pontos, direção de um ponto ao outro), mas a impossibilidade de ler diretamente a velocidade e proa obrigaria um processo de entrada manual desses dados.

Espero que isso aí faça algum sentido... :)

BBL
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 15 Set 2015 23:51 #248533

Olá Bruno,

Obrigado pelo comentário. Esse método em linha reta é bem interessante por dispensar o círculo, mas achei mais difícil tanto do ponto de vista de implementação, por envolver entrada de dados, como operacionalmente para o piloto (ler proa e velocidade em seus instrumentos e digitar os valores no GPS).

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 07:36 #248535

Bom dia Fidelis,

Imaginei que a entrada de dados pudesse mesmo ser problema.

A questão operacional até que nem tanto, uma vez que todo avião tem velocidades "conhecidas": usando "X porcento" de potência (para voo de cruzeiro, por exemplo) e mantendo altitude constante, a velocidade indicada (e por tabela a verdadeira em dada altitude) será suficientemente perto de uma velocidade "padrão", conhecida para aquela situação. Da mesma forma, a proa entre trechos predeterminados é conhecida durante o planejamento do voo, antes mesmo da decolagem. Assim, é concebível que se escolha ainda no solo a velocidade que vai ser usada, assim como a proa da primeira "perna" da navegação. A digitação em voo até que não chega a ser grave, hoje em dia praticamente tudo em voo é digitado, selecionado, transportado para outros campos, etc, nos computadores dos aviões modernos.

Mas esbarramos, acho, na implementação da entrada de dados, seja via edit box, opções de valores, etc. Não creio que seja praticável a programação das UX nos iGOs com esse nível de interatividade - mas é apenas um chute, as UX e LUA são longe de ser a minha praia.

Abraços,
Bruno
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 09:13 #248537

valeu brunoBL pela explicação, mas eu também prefiro a teoria do fidelis, entrar com velocidade manual e proa fica pior no meu ponto de vista, seria melhor mais fácil fazer um 360grau para o gps pegar a velocidade assim não precisa digitar nada, agradeço muito valeu !!!!!!!!
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 15:46 #248560

Boa tarde fabiodurgante,

Claro, vai da preferência de cada um. Para meu uso particular eu preferiria entrar os valores de velocidade e proa do que ter que queimar $$$ fazendo uma curva de 360 ao invés de voar diretamente ao destino. Mas de qualquer forma não parece ser simples implementar a entrada de dados via UX, o que na melhor das hipóteses torna a solução do voo em curva a única viável.

Mas...

Você conhece o programa (gratuito!) LK8000?









Ele roda em GPS automotivo, PC (Windows) e outras plataformas. O cálculo de vento satisfaz os dois gostos: tanto a curva de 360 quanto a linha reta. :)

Nunca usei o programa, mas pelo jeito é bem legal - muita gente usa em aviação de pequeno porte, planadores, voo livre.

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Última Edição: 16 Set 2015 15:52 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 17:09 #248561

ja vi mas a interface achei muito dificil de saber ruim, sei la prefiro o igo primo com a ux do fidelis muito mas muito melhor, ainda mais se ele conseguir fazer velocidade vertical e velocidade do vento, ai sim ficaria sem comparação no meu ponto de vista com o lk800, em termos de praticidade muito melhor a ux, e a questão de velocidade do vento, muitas vezes as pessoas voam sem ter um caminho fixo entende so pra voar, depois quando esta la em cima decide pra onde ir entende, sem rumo certo, ai ja não funciona a velocidade, somente com 360 graus, eu tenho um trike não gasta tanto gasolina não 14 litros hora alcool..
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 17:52 #248563

Essa é a beleza da aviação: tem um pouco de tudo para todo mundo. No fim dos anos 70 e início dos 80, pratiquei voo livre (asa delta), mas depois enveredei para aviões. ...Nossa, 14l/h é até impensável de tão econômico...

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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 21:08 #248574

Bruno,

Achei muito boa sua dica do LK8000, pelas imagens e para um leigo como eu parece coisa de profissional! Baixei e rodou tanto no Wine (emulador Windows do Linux) como no emulador WinCE.

Ô Fábio, fico feliz por gostar da simplicidade da minha UX mas você quer me dar trabalho cara? A dica do Bruno parece que já tem tudo que você precisa :). Bom, vou ver se consigo um tempinho amanhã ou depois para implementar a velocidade vertical. Se fechar, publico uma versão para testes e depois vou ver a velocidade do vento, OK?

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 16 Set 2015 22:06 #248576

valeu fidelis agradeço muito mesmo valeu mesmo cara ....
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 18 Set 2015 17:19 #248625

fabiodurgante,

Preparei uma versão de teste com indicador da velocidade vertical em m/min. A medição inicia 10s após obter o sinal de satélite e em seguida é atualizada a cada segundo, refletindo o deslocamento nos 10s anteriores. No carro, e na cidade, não dá muito para testar, notei que o valor medido varia bastante porque a própria medição da altitude pelo GPS é instável. Mesmo parado o valor da altitude fica variando e isso se reflete na velocidade vertical calculada.

De qualquer forma, testa aí e me dá um retorno. Pode ser que depois de algum tempo ou voando (sem obstáculos para o sinal GPS), a medida fique mais estável.

Descompacte o .7z e copie o zip resultante para a pasta ux.

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Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 19 Set 2015 15:36 #248647

dae cara, ele fica variandoa velocidade e outra coisa esta em metro por minuto nao teria como deixar em km/h ???
fica assim 20 45 50 entendeu, fica meio sem noção de saber o quanto é essa velocidade, se fosse km/h ficaria 0,1 0,2 0,3 1,0 assim por diante

uma coisa de repente se você colocar mostrar a velocidade vertical de 1 em 1 km/h, ex 1 km/h 2km/h, assim as variações pequenas ele não vai mostrar, tipo 1 km/h ai parado ele iria para 1,3 1,4 1,2 km/h entende de 1 iria para 2 diminuiria as variações

testei aqui o lk8000, ele fica variando tambem so marca em metros por segundo assim 0.6 0.7 0.2 0.3 entende mas varia também parado
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Última Edição: 19 Set 2015 18:50 por fabiodurgante.
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 19 Set 2015 22:56 #248668

fabiodurgante,

Há razões para a unidade ser esta:

- A unidade padrão nos VSI (variômetros) é f.p.m (pés por minuto), mas podem também mostrar em m/s ou mesmo em nós. f.p.m ou m/s são mais naturais para essa velocidade, já que é bem menor que a horizontal. Os VSI em geral marcam até o máximo de 2000 pés/min, que equivale a 610 m/min ou 37 km/h, arredondando. Para um trike creio que o máximo é bem menor que isso;
- A linguagem Lua embutida no iGO, usada nas skins e UXs, só trabalha diretamente com números inteiros. É possível usar números em ponto flutuante (com vírgula), mas requer uma ginástica bem maior e o processamento fica bem mais pesado. É por isso que as medidas apresentadas são na maioria números inteiros;
- Usei m/min por ser a mais próxima das padronizadas, e apresentar menor erro de representação dentro das restrições de números inteiros do iGO. Mesmo assim precisei fazer alguma ginástica com números em ponto flutuante para não distorcer muito o valor calculado;

Minha intenção original era usar m/s, mas os arredondamentos iriam distorcer o resultado. Ex, 30 m/min corresponde a 1,8 km/h ou 0,5m/s mas estes valores com vírgula não podem ser representados facilmente. Seria mostrados como 1m/s, erro de 100%, ou 2km/h, erro de 11%. Quando aumentamos o valor do número a ser mostrado, seja aumentando a unidade de tempo ou reduzindo a de distância, a gente reduz esse tipo de erro. Note que se passarmos para km/h a gente também piora em relação a m/min, embora menos do que m/s.

Com relação à variação, não tem jeito, é um outro tipo de erro que não temos como melhorar. É uma característica da precisão dos GPS automotivos em geral, que é ainda pior na vertical e mesmo considerando que estamos usando apenas medidas relativas. Agora, tem que ver o que é menos pior, as variações ou os erros de representação dos números.

Se achar melhor em km/h, posso alterar com mais alguma ginástica. Vai ficar mais intuitivo para pilotos não profissionais, é uma unidade bem conhecida de todos, mas vai pesar no processamento e aumentar o erro de representação. Veja aí o que prefere.

Acho que o Bruno, se usasse, iria preferir f.p.m que ele deve ter visto a vida toda :). E daria um erro de representação ainda menor do que m/min.

Como dá trabalho colocar opções para a unidade, prefiro que escolha uma e a gente fixa nela (parece que só você usa essa UX).

Abraços,
-- Fidelis
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 20 Set 2015 07:16 #248673

Bom dia Fidelis,
Acho que o Bruno, se usasse, iria preferir f.p.m que ele deve ter visto a vida toda

Com certeza, é muito mais natural para mim. Já a galerinha que voa planadores está mais acostumada com m/s no VSI. A velocidade do ar, por outro lado, é uma festa: já vi indicadores em nós (maioria esmagadora), milhas por hora (um ou outro) e até mesmo km/h (me ocorre um único exemplo).

Abraços,
Bruno
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UX VAB para iGO Primo: Velocímetro, Altímetro e Bússola 20 Set 2015 15:33 #248691

veja no trike para saltar paraquedista 2000 metros leva em torno de 15 a 20 min
2km subida 0,25 horas, v=d/t v=2 / 0,25 = 8km/h, dificilmente trike passa dessa velocidade, depende do motor logico, mas no máximo iria ser 15km/h acho q não passaria disso, porem teria virgula..

a velocidade q menos da erro é m/min essa que você usou ????
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Última Edição: 20 Set 2015 16:19 por fabiodurgante.
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