Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Cores das placas toponímicas

Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 06:52 #186766

Olá pessoal.

Uma das características interessantes dos navegadores atuais é a possibilidade de replicar na tela as placas informativas das ruas e estradas.
No Primo 2 elas são abundantes. Infelizmente, para o Brasil, parece não ter sido implementada uma configuração específica para as cores das mesmas, para que fiquem parecidas com as originais.
Nem sei se existe um padrão no país para as cores dessas placas. Tenho visto, no mundo real, placas com fundo verde e azul (agora não tenho certeza dessas azuis).

Aqui a tela original do Primo 2:
captura_024_2013-02-15.jpg

Nesta a coisa já está mais parecida com o mundo real:
captura_035_2013-02-15.jpg

Outras:
captura_027.jpg

captura_031_2013-02-15.jpg

captura_032_2013-02-15.jpg

Essas cores de placas são definidas nos arquivos de configurações gerais, os mesmos onde constam os índices de álcool no sangue e outras informações.

Alguém se habilita a confeccionar um padrão brasileiro? :whistle:

Nota: Placas toponímicas são placas onde constam os nomes próprios (topônimos) das localidades.
Nota2: Essas cores são nos padrões francês e português. Eu editei o arquivo correspondente (signpost_colors.csv), alterando FRA para BRA e POR para BRA.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 15 Fev 2013 07:12 por luizcarlosrio.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 09:00 #186772

Bom dia luizcarlosrio,

Boa iniciativa de "descobrir" as instruções das placas para tornar mais realisticas nossas navegações.
Eu sempre fui implicado com TODAS as placas aparecendo só em amarelo nos percursos que faço, mas nunca tinha procurado saber como isso ocorria, pois pensei ser algo no mapa.
Tenho mexido um pouco com as placas de advertências e regulamentação (sinalização de estrada e urbana), mas muito pouco.
Baixei os manuais do DNIT e estou "lendo" aos poucos.
Um pouco de norma tem aqui:

Clique aqui! [ Click to expand ]

Sem querer fazer propaganda, mas tem dois sites que tem um bom material gráfico:

Clique aqui! [ Click to expand ]

Acho que dá para ter uma boa base com esses materiais.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016

Re: Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 09:54 #186775

Bom dia, luizcarlosrio e Sete7:

Os nosso amigo PPP tinha feito algumas modificações nestas cores no tópico sobre a diMkaWA_aP113 para Android www.gpspoint.com.br/...imo-2-android#176895 . Eu cheguei até a usar outras tonalidades de verde e azul, mas esbarrei nestas limitações:

1- Legibilidade. As placas com tom verde e letras brancas até ficaram boas na tela do PC, mas na navegação real achei que ficaram com a legibilidade dos textos prejudicada.

2- Em condições normais, a placa que indica a direção a ser seguida fica em destaque ("iluminada") e a(s) outra(s) fica(m) em menor destaque (esmaecidas). OK, mas isto fica meio difícil de se distinguir quando aparecem placas com cores diferentes, como uma azul e outra verde, ou seja, naquela olhada rápida na tela do gps é complicado distinguir se o azul é o azul "iluminado" ou azul esmaecido, como também se o verde é "iluminado" ou esmaecido. Resumindo: dificultou a rápida decisão de qual rota deveria seguir. Com as placas da mesma cor este problema não ocorre.

Independente de tudo isso, acho legal se pensar em meios de deixar o Primo cada vez mais com os nossos padrões. Creio que com adequações nas tonalidades das placas tudo possa ser melhorado, mas acabei largando isto meio de lado ultimamente.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Última Edição: 15 Fev 2013 10:03 por Xenon.

Re: Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 11:04 #186778

Xenon

Concordo com vc qdo diz que o importante é a visibilidade das placas.
No Primo é possível escolher entre placas com duas cores (âmbar com letras pretas e azul com letras brancas). Acho que o padrão é 2 cores diferentes:

captura_042_2013-02-15.jpg

Ou com uma só cor (azul com letras brancas):

captura_045.jpg

Essa escolha é feita através do comando no sys.txt (ou igo9.ini) abaixo:

[feature]
signpost_coloring=0 ; 0 tudo azul, 1 âmbar e azul.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sergio.costa, Xenon

Re: Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 14:59 #186788

Caros amigos,

As placas toponímicas estão inseridas dentro do arquivo do mapa ?
Lembro-me de já ter configurado a exibição das placas, mas não consigo visualizá-las. Isso tem a ver com a região aonde por onde a gente está passando ?
Abraços.
  • rubemmoreira
  • Usuário Platinum
  • rubemmoreira's Avatar
  • Postagens: 321
  • Agradecimentos: 130
  • Registro em: 11/01/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016

Re: Cores das placas toponímicas 15 Fev 2013 17:05 #186790

luizcarlosrio voce pode passar o caminho completo pra mudar a cor dessas placas?

obrigado
  • dindaoedinda
  • Usuário Gold
  • dindaoedinda's Avatar
  • Postagens: 159
  • Agradecimentos: 29
  • Registro em: 14/02/2013
    Ult. Visita: 03/12/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.279 seconds