Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 06 Ago 2016 11:57 #263032

Olá amigos, acompanho lendo o forum ha anos, mas finalmente chegou no momento onde a dúvida é maior e na procura nào achei nada relacionado.

Sou tecnico de TI eletronica e estou criando uma central multimedia baseada em raspberry pi com GPS touchscreen e etc...

Na prática, uso o sistema Debian (raspbian) e implementei dois navegadores, um deles o NAVIT e o outro o 7Ways.
Obviamente gostei mais do 7Ways, consegui baixar os mapas do tracksource e tudo direitinho... funciona uma maravilha...

Mas como estava usando uma central no carro com windows ce 6 e usava muito o iGo Primo, começaram as dificiuldades no 7Ways...

Duvida:

Quando jogo um endereço, o numero da rua não aparece, digo assim... rua voluntários da pátria em são paulo e jogar um numero específico de casa ele não existe... existem alguns pré definidos e não todos. No iGo, sempre acho o numero que for e provavelmente é o mapa...

Há a possibilidade de eu usar o mapa do iGo ou algum mapa proprietário mais detalhado do que o tracksource? esse seria meu problema?

obrigado senhores!
  • rubensx
  • Iniciante
  • rubensx's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 07/02/2012
    Ult. Visita: 06/09/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: leolino64

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 06 Ago 2016 12:50 #263036

Rubensx os mapas tracksource e OSM são os que podem ser usados no 7ways, eles são colaborativos, não sei ao certo mas parece que o tracksource não conta com numeração de porta e o OSM com poucas ruas numeradas , no OSM e possível vc mesmo fazer essa inclusão de numeração a qual estará disponível pouco tempo depois , nos pacotes de mapa OSM publicados pelo nosso companheiro Fidelis , existe pelo menos os nomes do cruzamentos de todas as vias que cruzam com a via que vc deseja ir , além dos números disponíveis nela qdo existirem, experimente vc vai gostar da qualidade.
  • Tenentebirula
  • Intermediário
  • Tenentebirula's Avatar
  • Postagens: 95
  • Agradecimentos: 49
  • Registro em: 11/08/2015
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 06 Ago 2016 12:51 por Tenentebirula. Razão: correção
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rubensx

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 06 Ago 2016 13:42 #263041

rubensx escreveu:
Olá amigos, acompanho lendo o forum ha anos, mas finalmente chegou no momento onde a dúvida é maior e na procura nào achei nada relacionado.

Sou tecnico de TI eletronica e estou criando uma central multimedia baseada em raspberry pi com GPS touchscreen e etc...
Bacana isso, conte mais pra gente sobre o projeto!

Como disse o Tenentebirula, os dois projetos, TrackSource e OSM, são colaborativos e o conteúdo (ex. ruas e endereços de porta) são contribuições dos usuários. O que não estiver no mapa depende da colaboração das pessoas. No caso do OSM você mesmo pode contribuir diretamente editando o mapa on line. Os novos dados estarão presentes na próxima geração dos nossos mapas (mensalmente). O projeto OSM é totalmente free, incluindo o conteúdo que pode ser reutilizado em outros projetos.

Em particular, os mapas para 7Ways do TrackSource apresentam poucos endereços para busca, apesar de seu conteúdo original ser reconhecidamente bom no interior, comparado a outros mapas. Possivelmente é um problema na geração dos mapas.

Os mapas para 7Ways do nosso projeto (baseado no OSM + IBGE) apresentam uma quantidade de endereços bem maior, desde que mapeados no OSM, além dos cruzamentos. Veja o tópico Projeto 7Ways.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 06 Ago 2016 16:31 #263050

Obrigado Tenetebirula e Fidelis pelas explicações...

Eu moro e utilizo bastante na cidade de são paulo e seria realmente muito ruim não ter numeros de casas pois é o que mais uso, o mapa do tracksource é bem interessante e ele está carregado aqui, mas realmente isso é um empecilho grande... Existe a possibilidade de eu pegar um mapa de igo navteq ou outro do tipo para conversão?

Como consguiria colaborar? teria em tese de andar com o carro e ir registrando os numeros das casas? (seria insano)

Sobre o sistema do raspberry... Bom, na real começou como hobby e se tornou algo maior, eu sempre utilizei aquelas centrais de carros chinesas tudo integrado com windows ce (ainda uso em meu jeep um witson com gps, radio etc), porém aos poucos foi ficando aquém do que eu queria, sou tecnico especializado em apple desde os anos 99/2000 e também não me agradava utilizar um macmini como "carpc" e telas e gambiarras, dai surgiu o raspberry uma placa de desenvolvimento que usa unix (no caso o debian) e com um suporte legal a multimedia e etc...

acabei aderindo ano passado a esse pessoal:

engineering-diy.blogspot.com.br

e o forum:

engineeringdiy.freeforums.org

Apesar desse forum ser em inglês temos eu e mais um brasileiro lá e há um forum em alemão também...

Na pratica pega-se um raspberry pi (hj 2 ou 3) adiciona uma tela touchscreen, modulos de radio fm e gps, wifi, bluetooth, tv didigital e temos uma central de midia no carro... as vantagens são inumeras de ser completamente personalizável como no meu caso até rastreador é, as desvantagens é que você precisa realmente ser tecnico em eletronica para começar isso pois vai solda, circuitos e etc...

A parte legal que é codigo fonte aberto e isso é bem interessante, mas a ruim é que acaba por não utilizar navegadores bons de mercado como i igo ou garminxt, o que me gera um pouco de desconforto, o airplay mirroring ainda não funciona e não posso jogar o waze lá... enfim desculpe me estender...

na pratica nos dois links vcs entenderão bem do que se trata e posso ajudar caso queiram tb fabricar os seus

o 7Ways é o mais legal até agora, mas ainda aquém sobre mapas, queria muito portar para unix algum app de wince, mas ainda vou tentar rever alternativas

obriagdo senhores
  • rubensx
  • Iniciante
  • rubensx's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: hctomio

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 06 Ago 2016 21:02 #263056

rubensx escreveu:
Obrigado Tenetebirula e Fidelis pelas explicações...

Eu moro e utilizo bastante na cidade de são paulo e seria realmente muito ruim não ter numeros de casas pois é o que mais uso, o mapa do tracksource é bem interessante e ele está carregado aqui, mas realmente isso é um empecilho grande... Existe a possibilidade de eu pegar um mapa de igo navteq ou outro do tipo para conversão?
Infelizmente, não. Além de serem proprietários, não há conversor conhecido. Uma possibilidade, talvez, seria emular WinCE no Raspberry. Já vi links sobre isso na Internet mas não sei a quantas anda e qual seria o desempenho.

Como consguiria colaborar? teria em tese de andar com o carro e ir registrando os numeros das casas? (seria insano)
Bom, isso é o que os mapeadores do OSM fazem, saem em campo e anotam pois os dados cadastrados lá não podem ter restrição de copyright. Daí a dificuldade de termos mais dados nos mapas. Ainda não temos mapeadores suficientes no Brasil, mas vêm crescendo bastante.

Mas há outras formas quando os dados são disponibilizados livremente por órgãos do governo. Por exemplo, no OSM há uma camada de dados do IBGE com os nomes das ruas, o que facilita a atualização dos nomes no OSM. Algumas prefeituras disponibilizam mais ainda, mapas com nome das ruas, polígonos das construções e número de porta, como a do Rio. Veja nesse endereço: pcrj.maps.arcgis.com...4977a8508aa06d01710b

Esses dados são livres e podem ser cadastrados no OSM, como vêm de fato sendo na importação dos polígonos, (ao contrário daqueles do Google, p. ex, que são proprietários). Se a prefeitura de São Paulo tiver algo semelhante, creio que poderá ser usado.

Há uma forma mais simples de cadastro de números de porta no OSM que é por interpolação, em vez de um a um. É um quebra-galho até se ter a numeração real. Nos mapas que gero, faço ainda uma interpolação extra quando encontro dois números numa mesma via. Os números provenientes de interpolação do OSM aparecem com um "i" final e os extras com um "x", o que alerta o usuário sobre a menor precisão deles.

Sobre o sistema do raspberry... Bom, na real começou como hobby e se tornou algo maior, ....
...
Muito legal. Quando começaram as primeiras notícias do Raspberry me interessei mas não levei adiante, faz tempo que deixei de mexer com hardware...

o 7Ways é o mais legal até agora, mas ainda aquém sobre mapas, queria muito portar para unix algum app de wince, mas ainda vou tentar rever alternativas
Também acho o 7Ways um projeto muito legal mas está passando por um momento difícil, problemas de financiamento. Há um ano que não sai atualizações. Houve uma promessa no fórum deles de uma nova versão para o mês passado mas não aconteceu. Continuamos aguardando.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 07 Ago 2016 01:08 #263064

Li algo sobre converter navteq para osm, entendi certo??

É não sou o cara q mais anda pelas ruas mas teria de ser algo automático cadastrar numero a numero é loucura mesmo, parabéns pelo trabalho

Sobre o raspberry ja tenho videos e fotos se quiser te passo o whatsapp por inbox e te mostro você vai gostar na certeza

Mas pensando em alternativas ou pego um thin client com windows ce ou vou para o orange pi (assim como o raspberry pi 3 ) pois rodam android

Porém desenvolvi tudo em cima do raspbian q seria uma trabalheira refazer tudo pra android (o android é mais pesado)

Veremos o q fazer, em tempo descobri q o sygic tem sdk para linux e o igo nng tb tem uma versão linux e eu fui cara de pau e pedi uma copia, vai q...
  • rubensx
  • Iniciante
  • rubensx's Avatar

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 07 Ago 2016 01:26 #263065

Rubensx cadastrar números não e tão dificel assim, eu comecei pelo bairro em que moro e depois fui colhendo os números das ruas dos familiares , e um trabalho de formiguinha pouco a pouco como disse o Fidelis temos poucos colaboradores, eu particularmente uso um tablet como GPS, isso com os app certos me permite colher informações como números e pontos de interesse apenas falando além de ter o caminho gravado em vídeo,eu costumo apenas pegar o primeiro e ultimo de cada quarteirãoe usar a interpolação como disse o Fidelis, uso também um app para gravar o caminho em tracklog ai qdo tenho um tempo transporto esses dados para o OSM , qdo a usar o mapa here no 7ways não tenho conhecimento que seja possível.
  • Tenentebirula
  • Intermediário
  • Tenentebirula's Avatar

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 07 Ago 2016 16:23 #263087

Legal a idéia!

Realmente eu sei da minha limitação e não seria util para o projeto, devido a correria do dia a dia inclusive parar criar projetos mais profundos, o que aprendi em 16 anos como desenvolvedor é: se você não tem equipe, você não faz nada... como eu já estou empenhado em um projeto que consumiu já bom dinheiro, hardware, equipamento e tempo, (e a equipe sou eu apenas) não posso dispor mais de tempo entre outros problemas (esse como do mapa em si). Pode parecer meio duro isso que estou falando mas sendo categórico, se eu me propor resolver o mapa que é um problema menor se comparado a estrutura de hardware, touchscreen, audio, fm, multizonas de audio, estabilidade de versão etc, sinceramente eu ficaria louco e travado... É certo que todo or esto está quase 100% mas não passa no meu crivo final, então precisarei ser mais drastico se quiser ver o final do projeto como algo funcional algum dia

desculpe não ajudar nisso, mas realmente estou abandonando o 7ways assim como o Navit e a plataforma linux por esse empedimento, haja visto que o navegador é algo essencial para o motivo do funcionamento do sistema, vou abordar a plataforma android em uma placa odroid ou orangepi pois assim nào terei o limite de softwares utilizáveis, o que gera um impedimento a menos...

obrigado pela ajuda senhores
  • rubensx
  • Iniciante
  • rubensx's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 08 Ago 2016 10:55 #263117

rubensx,

Realmente no OSM somos mais de 2,5 milhões de mapeadores insanos..heheheheh... :)))

Como as Prefeituras ainda guardam seus dados a 7 chaves, o processo de importação automática da numeração das casas ainda caminha lento.

Mas estamos revertendo isto. Como em Santa Maria /RS e Jaraguá do Sul/SC. A numeração de casas já é bastante consistente.

Os dados do Openstreetmap são compartilhados por vários gps. Além do 7ways, ainda tem o Garmin / Viago (CocarDL), Maps.Me, Osmand, Mapfactor,...
A sua opção por android, vai permitir acompanhar estes aplicativos e outros que ainda surgirão. Até mesmo o iGO roda em android.

Mas não adiantará ter um excelente gps se os mapas forem ruins.

Pequenas contribuições como o número da sua casa, o mercadinho da sua rua, a escola do filho, são muito importantes para todos do OSM. Até mesmo aquele hotel que vc passou as férias.

Pense nisso e venha se juntar a nós. O fórum do Gpspoint tem mais de 600.000 usuários. Se cada um inserisse 5 números de casas, teríamos mais de 3.000.000 de novos endereços. :))

Uma opção muito importante seria apenas gravar seus passeios com o celular através do Mapillary. Subindo seus vídeos para essa plataforma, os mapeadores podem usar a informação para colocar números nas casas. É uma excelente forma de contribuir.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 496
  • Agradecimentos: 224
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 15/11/2016
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum, rubensx

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 08 Ago 2016 12:11 #263123

rubensx escreveu:
Li algo sobre converter navteq para osm, entendi certo??

É não sou o cara q mais anda pelas ruas mas teria de ser algo automático cadastrar numero a numero é loucura mesmo, parabéns pelo trabalho
Eu particularmente não sou mapeador frequente, minha área é mais software (complementos para os navegadores, pontos de alerta e mapas derivados do OSM), mas endosso os parabéns para aqueles que se dedicam, particularmente ao hctomio e Tenentebirula que conheço aqui do fórum pelas colaborações frequentes.

Sobre o raspberry ja tenho videos e fotos se quiser te passo o whatsapp por inbox e te mostro você vai gostar na certeza
Com certeza! Meu email para assuntos aqui do fórum é Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Mas pensando em alternativas ou pego um thin client com windows ce ou vou para o orange pi (assim como o raspberry pi 3 ) pois rodam android

Porém desenvolvi tudo em cima do raspbian q seria uma trabalheira refazer tudo pra android (o android é mais pesado)

Veremos o q fazer, em tempo descobri q o sygic tem sdk para linux e o igo nng tb tem uma versão linux e eu fui cara de pau e pedi uma copia, vai q...
Acho que a opção pelo Android é a que tem mais futuro, praticamente todos os navegadores mais recentes rodam nessa plataforma, inclusive o 7Ways.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: hctomio

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 10 Ago 2016 10:16 #263185

Pessoal, o tenentebirula mudou de nome no openstreetmap?
Quando clica no link fala que ele nao existe: www.openstreetmap.org/user/tenentebirula
  • erickdeoliveiraleal
  • Iniciante
  • erickdeoliveiraleal's Avatar
  • Postagens: 2
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 13/07/2011
    Ult. Visita: 29/08/2016

novo em 7ways duvidas sobre numeros de ruas 10 Ago 2016 10:44 #263189

erickdeoliveiraleal
Mudar de nome e um direito meu e o faço com frequência, alias faz muito tempo que troquei esse nick no OSM , depois dele acho que já troquei umas 3 vezes , assim como faço aqui e em outros fóruns, não gosto de ficar muito conhecido, talvez a única pessoa que me reconhece facilmente seja o Fidelis que já conhece minhas colaborações a vários anos do MR.
Sei que vc não gosta de mim, eu por sinal acho o pessoal do OSM muito arrogante falam muito e fazem pouco, deveria ficar na sua e já que isso não esta te deixando dormir no momento estou usando o nick (ruela)
  • Tenentebirula
  • Intermediário
  • Tenentebirula's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.295 seconds