Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 28 Jan 2015 13:55 #236679

Visando popularizar este excelente aplicativo, estou disponibilizando pacote funcional do 7 Ways ou 7 Estradas para navegadores GPS sistema WinCE. Para instalação basta baixar os arquivos e descompactá-los na memória do navegador ou cartão de memória, conforme instruções abaixo.

Estrutura de arquivos

A estrutura de arquivos do 7 Ways é simplificada e a mesma em todas as versões. Vide:

Outras versões

O download para outras versões de sistema operacional, inclusive desktop, pode ser feito no site do desenvolvedor:http://en.navikey.org/download.html Como a estrutura de diretórios é a mesma, os arquivos de mapas, alertas e avisos de radar e pacotes de voz ou tradução podem ser aproveitados dos arquivos disponibilizados.

Pacote da versão 1.05.720, para WinCE, com mapas, alertas e voz (raquel) do Tracksource 14.12, e skins nitro_diMka e MiSerg:

https://mega.co.nz/#!jdAyASgB!hwn3QRWDA0_h9u9r9BOH-DNrnHqKXpg7h6lceurHjXg

Pacote da versão 1.05.720, para WinCE com alertas e voz (raquel) do Tracksource, e skins nitro_diMka e MiSerg, sem os mapas:

https://mega.co.nz/#!6VpmCBBD!MRfmGXxhN59rj2BmYFXL_33lEA3L_z0NlOZ3gls75QA

Skins alernativas Eagle_nitro e Miner_Garmin: https://mega.co.nz/#!GZ51gRbB!f-xZkn-PwRTy3MTTdxHH6c4R5DxFgo5HObdEJNnveBg Descompacte a pasta \content dentro da pasta 7Ways:

Para download ou atualização de mapas e alertas do Tracksource vide: http://www.tracksource.org.br/desenv/sevenways.php

Usando alertas e avisos de radares do IGO Primo

1. Para usar os alertas e avisos de radares do iGO Primo, é necessário convertê-los antes para o formato do 7 Ways, pelo seguinte conversor para Windows: https://mega.co.nz/#!jVJwiBwA!0qcg2sB-u-eJBRnTsRht0UJwR1cM-EHR2dXtE4ZfoMw Vide página do desenvolvedor: https://sites.google.com/site/fidelisassis/7-ways

2. Para usar os avisos do iGO Primo, convertidos pelo conversor acima, é necessário usar também o pacote de voz da Gabriela_diMka. Os arquivos de alertas e radares de dezembro de 2014, bem como o pacote de voz da Gabriela estão disponíveis neste arquivo: https://mega.co.nz/#!jYRyxAKZ!3G_cBfeyJ7gvqPIPO7977ufvkXi0FvW31UNRzbWZmUo Vide também a página do desenvolvedor: https://sites.google.com/site/fidelisassis/7-ways Elimine os alertas da Tracksource da pasta speedcam, descompacte os arquivos de alertas e voz nas respectivas pastas, e em configurações de interface selecione a skin diMka e voz da Gabriela_diMka.

Mapas do OpenStreetMap para 7 Ways

Existem duas opções:

1. Para download de mapas do projeto Megamaps.org, que é em grande parte baseado no OpenStreetMap, vide o título abaixo Downloads via aplicativo com acesso à Internet, com instruções de como fazer o download através da versão para Windows (desktop) do 7 Ways: en.navikey.org/download.html

2. Download através desta página (vide instruções): https://sites.google.com/site/fidelisassis/7-ways/mapas-osm-para-7ways

Como usar mapas de diversas fontes (Tracksource, OpenStreemMap, etc.)

Crie subpastas específicas dentro da pasta maps para cada mapa (Tracksource, OSM, Megamaps, etc.) e copie os arquivos de mapa em suas respectivas pastas. Após crie os atlas adicionando estas pastas em Configurações > Mapa > Selecionar Mapas > +Pastas Adicione as pastas onde estão os mapas e delete as demais. Os "atlas" assim criados estarão disponíveis para seleção em Configurações > Mapa > Seleção de Mapas Use apenas um mapa de cada vez, pois de outra forma ficarão sobrepostos e poderão ocorrer problemas de roteamento.

Problemas na busca por endereço, mapa da Tracksource

Existe um problema na busca por endereço usando o mapa da Tracksource. Não se trata de erro do software e sim do mapa da Tracksource que não está propriamente formatado para o 7 Ways. Vide: http://www.gpspoint.com.br/forum/28-garmin/196160-novo-mapa-traksource-1412#235860 No entanto, nos mapas da Tracksource ainda são os mais completos e a busca do destino pode ser feita no próprio mapa ou por coordenadas. Quanto aos mapas do Megamaps ou OpenStreetMap, eles ainda estão muito incompletos no interior, principalmente: faltam nomes e numeração de ruas e também existem problemas de busca por endereço por causa destas lacunas. Vide meios alternativos de fazer a busca:

Busca no mapa

1. Através da busca por endereço: ao clicar em Buscar > Endereço encontre as informações disponíveis, por exemplo, país, cidade e rua (se aparecer) e clique no ícone do globo em seguida. O triângulo vermelho está posicionado nas proximidades do local. Utilize as opções de zoom + ou -, deslocando o mapa até o ponto desejado, e com um clique no destino desejado posicione o triângulo vermelho clicando em seguida em "GO". Se ao invés de clicar em "GO", você clicar no ícone com a três bandeiras, você pode clicar em "Marcador" e salvar o local em "Meus locais". Na próxima busca busque então o local salvo por "Meus locais".

2. Na tela inicial (menu) clique no ícone do globo para visualização do mapa em 3D, clique em seguida no ícone do atlas e aparecerá a visualização do mapa em 2D, para busca do destino. Utilize as opções de zoom + ou -, deslocando o mapa até o ponto desejado, e com um clique no destino desejado posicione o triângulo vermelho clicando em seguida em "GO". Se ao invés de clicar em "GO", você clicar no ícone com a três bandeiras, você pode clicar em "Marcador" e salvar o local em "Meus locais". Na próxima busca busque então o local salvo por "Meus locais".

Busca por coordenadas

Outra opção para viagens e marcação de "Meus locais" é a busca por coordenadas. Localize as coordenadas do destino desejado em graus (Degrees), minutos (Minutes) e segundos (Seconds) no seguinte site: http://itouchmap.com/latlong.html No menu inicial clique em Buscar, em seguida Coordenadas, impostando as coordenadas de latitude e longitude, precedidas do sinal de menos (-) para o hemisfério sul e no ocidente, que é o caso do Brasil, e em seguida clique no ícone do globo. O triângulo vermelho estará posicionado nas coordenadas informadas podendo então ser salvo em "Meus locais", clicando-se nas três bandeiras e em seguida em "Marcador", ou ainda pode-se clicar em "GO" para traçar a rota desde já.

Downloads via aplicativo com acesso à Internet

Para quem possui dispositivo com acesso à Internet, como é o caso também das versões desktop (Windows ou Linux) ou Android o software possibilita o download de mapas do projeto Megamaps (http://megamaps.org/index.php?a=ab) que é em grande parte baseado no OpenStreetMap. Esses arquivos para disponibilização no servidor do 7 Ways devem ser encaminhados para o suporte do 7 Ways em Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. O download pode ser acionado em configurações de mapas em Configurações > Mapa:

Nas configurações de mapa você pode especificar em quais pastas estão armazenados os diferentes mapas por fonte/desenvolvedor e selecionar a pasta/atlas que deseja usar. Se efetuar o download de mapas do megamaps.org, ele vai sugerir uma pasta alternativa para armazenamento, que pode ser, por exemplo, uma subpasta dentro do diretório \content e irá adicioná-lo automaticamente como novo "atlas" para seleção em Configurações > Mapa. Alternativamente, podem ser criadas subpastas específicas para cada mapa e ter o seu caminho informado em Configurações > Mapa > +Pastas para que esteja disponível para seleção. Deve-se selecionar apenas um "atlas" ou mapa da mesma região por vez para evitar problemas de roteamento.

Quanto à compatibilidade dos avisos e alertas do Tracksource, com os referidos mapas, eles são compatíveis, desde que usado o pacote de voz da Tracksource (Raquel). Se for usar os alertas e avisos convertidos do iGO Primo, pelo conversor disponibilizado no primeiro post, use o pacote de voz Gabriela_diMka.

O aplicativo ainda permite o download de extras como novas skins na opção "Extras":

Estas skins são armazenadas na pasta \content com um sufixo .7wz Se a skin não for compatível aparecerá mensagem de erro e não será selecionada.

Alternativa para quem precisa da busca por número e rua:

Para quem a busca por número e rua é imprescindível, até que os problemas no mapa da Tracksource sejam corrigidos, ou até que o projeto OpenStreetMap ganhe mais consistência, recomendo a utilização do navegador Navitel, com o mapa oficial deles (formato .nm7) que está muito bom (parece semelhante ao Navteq ou Tom-Tom):

Pacote Navitel 9.1.0.491 para WinCE: www.gpspoint.com.br/...eto-do-brasil-q32014

Pacote Navitel 9.4.0.46 para Android: www.gpspoint.com.br/...-smartphones-android
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
  • Postagens: 173
  • Agradecimentos: 123
  • Registro em: 28/01/2015
    Ult. Visita: 04/11/2016
Última Edição: 29 Jan 2015 12:39 por Sherlock. Razão: melhorar (simplificar/corrigir) o título
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: GPSPoint, Milton, fjc, eduardo.x, fidelis.forum, hctomio, svelames, 4467desouza

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 28 Jan 2015 14:57 #236685

Parabéns J.Vitor pela material disponibilizado e pela divulgação do 7ways.

Já pensou em montar um pequeno manual do usuário, para que qq usuário leigo saiba como usar o programa?
No seu material já tem muita coisa.
Quanto aos mapas do Megamaps.org eu baixei e testei e não recomendo. São muito incompletos.
Recomendo os mapas do Fidélis.Assis ou Tracksource.

Novamente parabéns pelo material desenvolvido.
Grato,
hctomio.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 496
  • Agradecimentos: 224
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 15/11/2016
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Última Edição: 29 Jan 2015 12:38 por Sherlock. Razão: melhorar (simplificar/corrigir) o título
Os seguintes usuários disseram Obrigado: svelames, 4467desouza, J.Vitor

Pacote 7 Ways (7 Estradas) 1.05.720 para WinCE / Windows CE 28 Jan 2015 15:11 #236686

Boa tarde....

hctomio concordo com voce sobre os mapas do Megamaps (baixei o mesmo para teste) o do mestre Fidelis da de 10 a 0 nesse que fiz o teste. Estou utilizando o mesmo que ele deixa no forum para a gente...

hehehheheheheheh..... Muito bom ter pessoas assim que soma e nao tem preguiça de dividir as ideias e ainda mais escutar opnioes.

Abracos...
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1103
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
    Ult. Visita: 05/12/2016
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id
Os seguintes usuários disseram Obrigado: PCuba, J.Vitor

Pacote 7 Ways (7 Estradas) 1.05.720 para WinCE / Windows CE 28 Jan 2015 16:28 #236693

hctomio escreveu:
Já pensou em montar um pequeno manual do usuário, para que qq usuário leigo saiba como usar o programa? No seu material já tem muita coisa.

O ideal seria um vídeo tutorial, no YouTube ou outro site. Se alguém se dispuser a fazer, incluo no primeiro post. Mas vou ver se consigo uma versão traduzida automaticamente do manual rápido do usuário. O aplicativo é bem intuitivo. Poderia ser uma demonstração também com fundo musical, por exemplo. Vou se faço assim que tiver um tempo livre.

Quanto aos mapas, o pessoal do suporte do 7 Ways dizem que podem incluir no servidor deles, a pedido. Mas não adianta incluir o Tracksource enquanto não forem corrigidos os problemas de busca por número e rua. Ao final do primeiro post inclui links de pacotes alternativos do Navitel, cujo mapa oficial está bom (semelhante ao Navteq e Tom-Tom). Obrigado.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 28 Jan 2015 16:39 por J.Vitor.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: hctomio

Pacote 7 Ways (7 Estradas) 1.05.720 para WinCE / Windows CE 28 Jan 2015 19:32 #236703

J.Vitor,

Videos são muito didáticos. Boa idéia. Infelizmente não consigo te auxiliar nesta área.
Já havia tentado converter o manual deles para o portugues usando o Google Tradutor, mas ele acusou erro devido ao arquivo ser grande demais.
Tentava fazer isto para depois substituir as imagens pelas da skin dimka.
Como não consegui, acabei desistindo da idéia.

O problema dos números de edificações no 7ways é devido a falta de implementação da função no software pelo pessoal da 7ways.

E o mapa do OSM está muito completo em várias cidades, superando os mapas "oficiais". As localidades em que isto não ocorre, pode ser reparado facilmente. Recomendo fazer uns testes com os mapas do Fidélis ou os mapas do CocarDL para garmin.

Cordialmente,
hctomio
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Pacote 7 Ways (7 Estradas) 1.05.720 para WinCE / Windows CE 28 Jan 2015 20:43 #236712

hctomio escreveu:
Videos são muito didáticos. Boa idéia. Infelizmente não consigo te auxiliar nesta área.

É muito fácil. É só usar o aTubeCatcher, configurando a mixagem estéreo como dispositivo padrão de gravação no Windows e fazer a captura de som da mixagem estéreo. Como o 7 Ways disponibiliza versão para Windows fica bem fácil. Eu mesmo vou fazer. :)
Já havia tentado converter o manual deles para o portugues usando o Google Tradutor, mas ele acusou erro devido ao arquivo ser grande demais.

Procure converter primeiro o arquivo para um formato .doc usando o Acrobat Reader Pro. Depois tente usar esse aqui: www.baixaki.com.br/d...d/doc-translator.htm

Mas eu acho que a ideia de fazer um vídeo de demonstração é muito melhor. Quase ninguém lê manual. :)
O problema dos números de edificações no 7ways é devido a falta de implementação da função no software pelo pessoal da 7ways.

Sou leigo no assunto. Mas imagino, pelo que o fidélis comentou, eles optaram por numeração por edifícios/casas visto que isto é melhor para configuração dos endereços na Rússia e muitos países europeus. Segundo o fidélis a solução do problema seria fazer numeração por pequenos pontos ou polígonos nos mapas da Tracksource. Como disse antes, sou leigo no assunto, mas se for realmente um problema do software, descreva detalhadamente o problema que eu entro em contato com o suporte deles.
E o mapa do OSM está muito completo em várias cidades, superando os mapas "oficiais". As localidades em que isto não ocorre, pode ser reparado facilmente. Recomendo fazer uns testes com os mapas do Fidélis ou os mapas do CocarDL para garmin.

Você deve morar em cidade grande. :) No interior está muito incompleto ainda. O ideal seria que os colaboradores do Tracksource passassem a base de dados deles para o OSM. Assim que eu tiver um tempo pretendo começar a me inteirar também e começar a colaborar com os nomes das ruas, roteamentos, etc.

Abs.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 28 Jan 2015 20:58 por J.Vitor.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: eduardo.x, hctomio

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 29 Jan 2015 16:29 #236755

J.Vitor, obrigado pelas dicas.

Qto ao OSM ser melhor em cidades maiores, isto é relativo.
Em cidades maiores, a possibilidade de haver mais pessoas dispostas a mapear a cidade é maior. Mas o trabalho é muito mais dificil e complexo.
Já vi cidades com mais de 300mil hab mal mapeadas e cidades com 12mil hab bem detalhadas no OSM.
Muitas cidades do interior no oeste do Paraná estão bem detalhadas.

Cidades como Massaranduba e Corupá / SC, com cerca de 14mil hab, estão com o sistema viário bem detalhado. Jaraguá do Sul com 160mil hab, as vias estão completíssimas. (empenhos meus)

Qto a numeração nas vias do 7ways, eu acho que é um problema no software. Porque os mesmos mapas do OSM compilados para o Garmin pelo CocarDL, aceitam a numeração na busca.

A numeração das edificações são feitas nos mapas do OSM. A informação está lá. Acho que o software não consegue interpolar números a partir dos cadastrados. Uma solução seria aplicar o que vc comentou, embora funcione ainda acho "meio gambiarra" e os editores do OSM torcem o nariz qdo mapeamos em função de determinado aplicativo.

Infelizmente a base do Tracksource não pode ser migrada para o OSM, porque este somente aceita dados obtidos de fontes livres.
Ou vc mesmo mapeou com gps o local ou obteve informações de dominio publico.
E existem informações no Tracksource que foram obtidas no Google Earth/Maps, que possuem copyright.

Mas convido a experimentar a fazer edições no OSM. É muito gostoso e gratificante.
Não precisa ser um editor compulsivo.
Coloque sua rua, sua escola, seu comércio, sua cidade natal,... Toda informação é importante.
Recomendo começar pelo editor "iD".
Cordialmente,
hctomio
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 29 Jan 2015 21:54 #236791

hctomio escreveu:
Cidades como Massaranduba e Corupá / SC, com cerca de 14mil hab, estão com o sistema viário bem detalhado. Jaraguá do Sul com 160mil hab, as vias estão completíssimas. (empenhos meus)

Parabéns. Acho que uma boa ideia é arregimentar os colaboradores que trabalham para o Tracksource para trabalhar no OSM, já que tem uma boa rede de colaboradores. Eu mesmo pretendo começar. Mas vou precisar de um tempo para me inteirar de tudo e começar a fazer o trabalho. Pretendo entrar em contato com o contato local do Tracksource também.
Qto a numeração nas vias do 7ways, eu acho que é um problema no software. Porque os mesmos mapas do OSM compilados para o Garmin pelo CocarDL, aceitam a numeração na busca.

A numeração das edificações são feitas nos mapas do OSM. A informação está lá. Acho que o software não consegue interpolar números a partir dos cadastrados.

Se você ou alguém que conhece bem do assunto fizer uma redação bem clara sobre qual é o problema com o software, eu escrevo para eles. A comunicação com os russos tem que ser muito objetiva:

1. Sugerir o que? O que queremos que eles façam?
2. Por quê? Quais os benefícios para o software, potenciais usuários ou criadores de mapas?

Se você puder trabalhar nesta redação, com uma argumentação clara e persuasiva, certamente eles vão atender. Eu faço a tradução e entro em contato com eles, tentando obter uma resposta ou apoio. Em geral não é fácil. Temos que convencer eles a fazer a mudança que queremos.
Mas convido a experimentar a fazer edições no OSM. É muito gostoso e gratificante.
Não precisa ser um editor compulsivo.
Coloque sua rua, sua escola, seu comércio, sua cidade natal,... Toda informação é importante.
Recomendo começar pelo editor "iD".

Valeu. Vou pesquisar assim que tiver um tempo livre e começar.

Saudações. :)
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 29 Jan 2015 21:55 por J.Vitor.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 11 Fev 2015 17:14 #237445

Gente. Fiquei de cabelo de pé.
Tenho uma ASX 2014/2015.
Peguei a ideia do caput e ao invés de usar o defasado IGO optei pelo NAVITEL e pelo 7WAY.
Usei a mesma regra, renomeando a pasta para navigation e o executável para navigation.
Daí a surpresa: meti os mapas de quadriculas no TRACKSOUCE inclusive com os alertas de proximidade.
Adivinhem, funcionou uma beleza!
É claro que a voz funciona somente quando seleciona áudio do pem drive.
Agora tenho os mapas do TRACKSOUCE na minha asx.
Lembro que não fiz nada além disso: renomear a pasta e o executável.
A central é a clarion nx501ba original e não precisa desbloquear coisa nenhuma, só copiar para o cartão e meter nela.
frase excluída
Fiz a contribuição pois vocês merecem.
Abs.
  • jaimir2015
  • Iniciante
  • jaimir2015's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 02/02/2015
    Ult. Visita: 20/03/2015
Última Edição: 19 Fev 2015 15:42 por NNunes. Razão: Exclusão de frase

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 11 Fev 2015 17:33 #237448

Boa tarde....

jaimir2015, ficamos todos do Fórum agradecido pela sua reportagem do sucesso com o programa em seu ASX 2014/2015. Aqui no fórum ninguém é obrigado a fazer tutorial, somos uma comunicadade, ajudamos todos quem podemos da uns pitacos beleza, se não conseguimos também beleza ai deixamos para o pessoal mais gabaritado, do fórum em questão.

Então colega não precisa colocar em seu post a seguinte frase: Não adianta insistir que não vou fazer tutorial e nem postar no mega pois não tenho tempo...

Acho que aqui se você postou algo legal, ficamos contente, agora você não é obrigado a momento algum fazer isso que esta postando que frisei acima. Se você fizer algo e postar no mega (beleza) se fizer o tutorial (beleza). Se não fizer também esta tudo beleza. Nao achei em minha opniao ético a sua atitude de dizer essa frase. Colega todos nos que acompanhamos o fórum, ajudamos, respondemos as coisas temos os nossos afazeres como você mesmo também tem. Então tiramos um tempinho que for de 10 min ou 3 hs que for para ajudar e da uma mexida no fórum.. Acho que você ja visitou e mexeu no fórum tem muitas pessoas que esta aqui ajudando sem cobrar, sem nada só pq gosta. Tem gente que deixa de ficar com a família, fazer programa com a família, ficar com os filhos e etc... para ajudar e fazer um programa legal para você rodar no carro, algo completo e isso vai tempo entende....

OBS: Peço desculpas se eu falei algo errado para voce aqui beleza. Essa é somente minha opniao. E como aqui é um Forum e todos somos como irmao (nao de sangue) no modo de dizer tentamos ajudar uns aos outros... :oks :oks

Mas ai fica a dica colega... Abracos... E obrigado pela contribuiçao... :bye :bye
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1103
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 16 Fev 2015 22:13 #237772

Falando em 7 Ways, andei testando recentemente vários navegadores, pacotes, etc. De fato, ainda acho que o Garmin, 7Ways e Navitel são os melhores. Mas o Garmin acabará sendo ultrapassado, bem como os mapas da Navteq e Tom-Tom. E o futuro certamente pertence aos mapas do OpenStreetMap e o 7 Ways é realmente um navegador muito promissor. Com certeza vai ganhar muito espaço ainda porque tem os conceitos essenciais para um bom navegador. Só precisa de algumas melhorias que com certeza serão implementadas ao longo do tempo.

E é claro, enquanto os mapas do OSM vão sendo melhorados, seria uma mão na roda se o pessoal do Tracksource conseguisse corrigir os problemas na indexação de ruas e números do mapa deles. :)

Por falar nisso, no site do desenvolvedor tem link para nova versão do conversor: en.navikey.org/download.html

Isto posto encerrei minha fase de testes com navegadores por enquanto e agora o negócio é ler os tutoriais do OpenStreetMap e depois procurar me inteirar melhor sobre manipulação de skins e vozes no 7 Ways.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 16 Fev 2015 22:18 por J.Vitor.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 17 Fev 2015 15:50 #237801

E o futuro certamente pertence aos mapas do OpenStreetMap e o 7 Ways é realmente um navegador muito promissor.

J.Vitor, concordo inteiramente com vc. Os mapas do OSM são o futuro e a garantia que não seremos dominados/controlados por empresas donas de mapas.
Qto aos navegadores, acho que muita coisa poderá mudar. Acredito que haverá sempre os Garmin, Tomtom, iGO,..., mas acho que a base usada será o OSM. Assim, as pessoas comprarão o navegador de sua preferência, mas a base de mapas será universal.

Vc já pensou em se aventurar pelas skins do 7ways? Digo isto, porque seria bacana se alguém conseguisse converter a skin Miserg para usar os mesmo radares usados na skin dimka do Fidélis.
Assim, teríamos mais uma opção de skin, podendo angariar mais usuários e futuros editores do OSM!!

hctomio.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 17 Fev 2015 17:27 #237804

hctomio,

Já existe uma MiSerg adaptada com a mesma modificação que fiz na nitro diMka para usar os alertas do Primo. O Amoriello publicou aqui no fórum, feita por um amigo dele: www.gpspoint.com.br/...key?start=950#234428

Para quem quiser se aventurar, a adaptação não é complcada, basta identificar os trechos específicos na nitro diMka e copiar para a MiSerg (ou outra qualquer). Veja os arquivos gui.xml e map.xml (day e night), e também os ícones. Coloquei comentários na maiora das mudanças para facilitar a identificação.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 18 Fev 2015 12:34 #237857

hctomio escreveu:
Vc já pensou em se aventurar pelas skins do 7ways? Digo isto, porque seria bacana se alguém conseguisse converter a skin Miserg para usar os mesmo radares usados na skin dimka do Fidélis.

Já pensei. Mas como nunca fiz isso antes, vai levar um bom tempo. Quero dizer, só vou mexer nisso em meu tempo livre e isso vai levar certo tempo porque estou começando do zero e tenho outros compromissos e prioridades também.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 18 Fev 2015 12:35 #237858

fidelis.forum escreveu:
Para quem quiser se aventurar, a adaptação não é complcada, basta identificar os trechos específicos na nitro diMka e copiar para a MiSerg (ou outra qualquer). Veja os arquivos gui.xml e map.xml (day e night), e também os ícones. Coloquei comentários na maiora das mudanças para facilitar a identificação.

O programa WinMerge permite identificar e visualizar com facilidade as diferenças entre pastas e arquivos, e comparar arquivos XML: winmerge.org/?lang=pt_br
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 18 Fev 2015 12:39 #237860

Obrigado Fidélis, pela sugestão.

Já havia testado esta versão da skin, mas tive a impressão que não anunciava direito os alertas.
No dia a dia, eu prefiro a skin dimka que vc personalizou para a navegação.

Achei a skin Miserg interessante para usar na hora de gravar informações para o OSM.
Vc tem acesso direto a gravação de trilha e pode verificar como está o sinal de satelite (para garantir a precisão). Ainda, pode desligar os Pois para limpar a visualização. O mute tb. Tudo com apenas um clique, no painel superior.

Mas, consigo fazer as mesmas coisas com a skin dimka. Então, fica mais a cargo do gosto pessoal.
Acho interessante ter outra opção de skin, permitindo conquistar mais usuários do 7ways.

Eu tentei entender a diferença das skins dimka e miserg, no trecho do programa e na pasta onde consta "speedcam".
Confesso que me enrolei com as diferenças de "pic" e os códigos dos alertas (convertidos do igo primo) e a coisa não evoluiu.

Cordialmente,
hctomio.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 18 Fev 2015 17:00 #237904

fidelis.forum escreveu:

Fidélis, qual a relação entre os arquivos de voz e skin? Pretendo me "aventurar", tentando fazer algumas adaptações. Mas fico imaginando: o pacote de voz da Gabriela só é compatível com a skin diMka. Então se eu aproveitar os arquivos XML da skin diMka para outras skins, terei que usar necessariamente o pacote de voz da Gabriela, correto? Vou ver se entendo melhor a relação entre elas e as modificações que você fez. Abs.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 18 Fev 2015 17:30 #237917

J.Vitor escreveu:
fidelis.forum escreveu:

Fidélis, qual a relação entre os arquivos de voz e skin? Pretendo me "aventurar", tentando fazer algumas adaptações. Mas fico imaginando: o pacote de voz da Gabriela só é compatível com a skin diMka. Então se eu aproveitar os arquivos XML da skin diMka para outras skins, terei que usar necessariamente o pacote de voz da Gabriela, correto? Vou ver se entendo melhor a relação entre elas e as modificações que você fez. Abs.
Não necessariamente, mas se você usar outras vozes não adapadas a partir da Gabriela você perderá os avisos sonoros do Primo.

OBS: tanto a nitro diMka como a Gabriela mantêm o máximo de compatibilidade possível com a nitro original e com a voz original em inglês, mas acrescentam novas funcionalidades, como alertas do Primo, indicação da direção (norte, sul, etc) e esquema de prioridades dos alertas sonoros. Naturalmente, se não usar uma skin derivada da nitro diMka você não terá os alertas visuais do Primo. Da mesma forma, se não usar uma voz derivada da Gabriela, não terá os alertas sonoros do Primo.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 11:11 #237957

fidelis.forum escreveu:
Naturalmente, se não usar uma skin derivada da nitro diMka você não terá os alertas visuais do Primo. Da mesma forma, se não usar uma voz derivada da Gabriela, não terá os alertas sonoros do Primo.

Você personalizou muitos ícones. Não haveria algum problema, como sinalização de ícones incorretos ou errados, ao tentar se utilizar os arquivos XML da skin diMka para adaptação ou customização de outras skins?
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 13:47 #237962

J.Vitor escreveu:
fidelis.forum escreveu:

O programa WinMerge permite identificar e visualizar com facilidade as diferenças entre pastas e arquivos, e comparar arquivos XML: winmerge.org/?lang=pt_br

Tela do WinMerge, comparando os arquivos (pemite edição, cópia, etc.):

• J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 13:49 #237963

J.Vitor escreveu:
fidelis.forum escreveu:
Naturalmente, se não usar uma skin derivada da nitro diMka você não terá os alertas visuais do Primo. Da mesma forma, se não usar uma voz derivada da Gabriela, não terá os alertas sonoros do Primo.

Você personalizou muitos ícones. Não haveria algum problema, como sinalização de ícones incorretos ou errados, ao tentar se utilizar os arquivos XML da skin diMka para adaptação ou customização de outras skins?
Não sei exatamente o que você chamou de personalização, há mais de um sentido, mas parece que você não entendeu como a coisa funciona e está assumindo premissas erradas. Isso não pode ser feito de qualquer jeito, há um padrão para cada objeto no mapa (POIs, vias, áreas, etc) que deve ser seguido. Uma skin não inventa nada, ela apenas associa os objetos, códigos padronizados presentes no mapa, com imagens.

Essa associação pode ser mais fina ou mais genérica. Você pode ter uma única imagem (ex. um carrinho de compras) associada a todos os POIS onde se vende alguma coisa. Então uma sapataria, uma farmácia, uma ótica, uma loja de roupas, um supermercado, etc, todos seriam mostrados com um ícone de carrinho compras. É mais ou menos assim que vem na skin original.

Mas você pode melhorar isso e acrescentar ícones especificos para cada um, obviamente seguindo o padrão dos códigos dos objetos no mapa. Fiz isso em muitos casos, é isso que você chama de personalizar? Se for isso, claro que não vai haver problema, desde que vocẽ faça do jeito certo, com as associações corretas entre códigos e ícones.

Outra coisa são os pontos de alerta e seus ícones. Pontos de alerta não são em geral (ou não deveriam ser) objetos do mapa. Há casos em que podem ser ambos - exemplo Hospital.

Já comentei antes, mas acho interessante repetir pois há muita confusão nisso. Acho que essas "definições" abaixo podem ajudar a entender melhor:

- Um POI (ponto de interesse) é um local onde alguém pode querer ou precisar ir. São exibidos no mapa. são pesquisáveis, mas não geram alertas;
- Um PA (ponto de alerta) é um local onde há um objeto que afeta seu comportamento no trânsito, como um radar, uma lombada, uma passagem de nível, etc. Logo, é interessante que seja emitido um alerta ao se aproximar de um deles. Não são pesquisáveis em geral.

Os POIs podem fazer parte integrante do mapa (os mapas 7ways contêm muitos), ou estarem listados em arquivos específicos que fazem com que sejam exibidos no mapa como tal. Já os PAs, pela característica de gerarem alertas sonoros, visuais ou ambos, têm um local específico para serem listados, os .txt da pasta speedcam. Então, penso que alertas fundamentalmente alertas de fato, como radares, lombadas, etc, não deveriam constar como POIs no mapa, apenas nos .txt da pasta speedcam. Você vê algum radar ou lombada nos mapas para iGO?

Um exemplo típico desse problema são os radares, lombadas, etc que o TRC coloca como POIs no mapa. No meu modo de ver, isso apenas confunde, como casos já relatados, e não gera os devidos alertas sonoros e visuais. E se você tiver os mesmos pontos cadastrados como alertas reais, na pasta speedcam, aindá terá duplicidade de ícones na tela se a skin não puder evitar o problema. Na nitro diMka precisei desabilitar os ícone de lombada e de outros alertas mapeados como POIs pelo TRC. Entretanto, como o TRC mapeou radares com um código já existente para posto de alfândega, não dá para desabilitar pois os postos de alfândega reais seriam perdidos. Então, se usar mapas TRC com a nitro diMka você vai ver vários postos de alfândega que não existem.

Então, resumindo, se fizer a coisa certa, seguindo os padrões, os conflitos podem ser praticamente eliminados ou muito reduzidos. Naturalmente há casos de POIs ainda não padronizados, exemplo o de ótica para o qual não encontrei um código específico e precisei usar um VAGO na geração do mapa para diferenciar de farmácia. Então, este você pode chamar de personalizado, ou criado por mim no mapa com sua devida associação na skin. Mas você tem sempre a possibilidade de manter o mapeamento e/ou exibição originais como farmácia, ou até mesmo o carrinho de compras, se preferir. Os demais que abri em mais detalhes já são previstos, embora muitas skins não façam distinção e mostrem um mesmo ícone para vários.

Espero que tenha ficado mais claro. Procure por documentação de mapas no formato PFM (Polish Format), onde esses códigos são definidos. O conversor da Navikey para o formato .7w usa mapas de entrada no formato PFM e segue os códigos lá definidos, que são praticamente os mesmos usados pelo Garmin.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 19 Fev 2015 13:49 por fidelis.forum.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: hctomio, J.Vitor

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 14:46 #237967

Fidélis, a título de brincadeira, comparei a diMka atual com a última versão da nitro e alterei algumas cores e eliminei o botão do carrinho, mas perdi o cursor também. Não aparece mais nada na posição do carrinho. :)

www30.zippyshare.com/v/HDgyHzPN/file.html

Também eliminei as pastas de 144ppi e 432ppi, que não tem na diMka, mantive váriios ícones próprios da nitro (aparentemente incorporados à nova versão e disponíveis somente nela) e copiei os ícones criados por você. Enfim, para fazer um trabalho bem feito... dá trabalho. :)
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 15:10 #237970

Acabei de localizar onde fica o código do cursor e que você havia modificado para comentário. :)

www.sendspace.com/file/iku1i5

Enfim, o que quero dizer com tudo isso é que pelo menos os ícones de PA terão de ser copiados ou criados (para diferentes resoluções) da skin diMka. Os demais itens podem ser adaptados (de uma versão alternativa e atualizada porventura existente).
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 19 Fev 2015 15:11 por J.Vitor.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 15:22 #237971

J.Vitor escreveu:
Fidélis, a título de brincadeira, comparei a diMka atual com a última versão da nitro e alterei algumas cores e eliminei o botão do carrinho, mas perdi o cursor também. Não aparece mais nada na posição do carrinho. :)
O que você quer pode ser feito de forma bem simples: mantenha os xmls originais e procure por todas as ocorrências dos ícones car_1.png e car_2.png. Em cada pasta que encontrar, troque os nomes. Tem uma outra forma que é manter a parte do carrinho toda original, mais difícil de explicar aqui.

Também eliminei as pastas de 144ppi e 432ppi, que não tem na diMka, mantive váriios ícones próprios da nitro (aparentemente incorporados à nova versão e disponíveis somente nela) e copiei os ícones criados por você.
As resoluções 144 e suas múltiplas são mais para os celulares e tablets da Apple. A 432 é para telas grandes, naturalmente.

Enfim, para fazer um trabalho bem feito... dá trabalho. :)
Pois é, bom que percebeu. Só fazendo é que se percebe a quantidade de detalhes e o trabalho que dá. Mas vale a pena quando o resultado é útil. Bem-vindo ao clube ;)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes, hctomio, J.Vitor

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 19 Fev 2015 15:44 #237974

fidelis.forum escreveu:
Tem uma outra forma que é manter a parte do carrinho toda original, mais difícil de explicar aqui.

Pelo que vi é só remover o script do botão do carrinho e restaurar esse aqui:
<cursor width="9" height="12" alt="6" leftFrontColor="#004CAD" rightFrontColor="#6DA7E3" leftBackColor="#003260" rightBackColor="#002A4F" stopColor="#004CAD" coarseColor="#ECC2E1" edgeColor="#CEEAFF"/>

Link do teste corrigido: www.sendspace.com/file/iku1i5
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 19 Fev 2015 15:47 por J.Vitor.

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 20 Fev 2015 23:05 #238058

Para quem tiver interesse, aproveitei a skin diMka do Fidélis e mudei as cores do mapa e rota para um padrão próximo do Garmin: www22.zippyshare.com/v/dQ9Ci9I1/file.html Agora pretendo trabalhar na sintetização de voz também, mudando algumas configurações do pacote de voz da Gabriela e a voz também.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello, hctomio

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 22 Fev 2015 22:31 #238123

Para quem tiver interesse, segue pacote de voz da Luciana, usando o Vocalizer 6 da Nuance: www75.zippyshare.com/v/73qpFT0p/file.html Mantidos os mesmos critérios de alertas do pacote Gabriela diMka, com priorização de alertas, do Fidélis. A única alteração por hora foi a mudança do alerta de voz de velocidade acima do limite por um sinal sonoro apenas. Vou estudar melhor as configurações do arquivo XML para fazer outras customizações.
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
Última Edição: 23 Fev 2015 10:15 por J.Vitor. Razão: Nova versão do pacote de voz com equalização e amplificação
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello, hctomio

Pacote 7 Ways 1.05.720 para WinCE 23 Fev 2015 10:18 #238134

Incluída nova versão do pacote de voz no post anterior, com equalização da voz (bass boost) e ligeira amplificação, bem como correção da fala em "Prepare-se para". Para arquivos .wav fonte vide: www.gpspoint.com.br/...ey?start=1125#238124
  • J.Vitor
  • Usuário Gold
  • J.Vitor's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.445 seconds