Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 24 Jan 2017 22:54 #269955

Caros amigos do GpsPoint e em especial aos gurus Cozzi e Xamanian, uma boa noite a todos!

Baixei a ultima versão do iGO Infinity 2.40 e comecei testando-o num mísero GPS Discovery Aquarius e por incrível que pareça funcionou perfeitamente, sem nenhuma falha ou atraso, impecável! Somente uma variação na qualidade das cores (problemas do aparelho, não do programa).

Estava usando este GPS enquanto não comprava minha Central Multimidia Voolt Vi-300 (que vem com o Seven Ways, que nem testei, mas já não gostei, pois faz tempo que uso o Primo na versão Infinity), o que fiz neste sábado e já instalei.

Ocorre que ao testar na nova Central, apesar do IF funcionar normalmente, surgiu um problema no que diz respeito ao sistema de voz.

As informações apresentam variações bruscas de som, aumentando por pouquíssimo tempo o volume, como se fossem "estalos" na voz, incomodando em muito a utilização.

Alguém saberia me informar a causa desta anomalia e como poderia resolver este problema; tentei diversas vozes loquendo, mas todas deram o mesmo defeito.

Agradeço antecipadamente quem puder me auxiliar na resolução deste problema.

Em tempo, já havia postado esta minha dúvida no TÓPICO: Novo Infinity 2.4 (Versão 3.6 - 03/09/2016) mas como são muitos os assuntos ali tratados e como percebi que não sou só eu com este problema, achei que seria apropriado abrir um novo tópico.

Espero nao ter cometido nenhum erro dentro do fórum.
  • lblancojr
  • Iniciante
  • lblancojr's Avatar
  • Postagens: 40
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 15/12/2010
    Ult. Visita: 18/03/2017
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 25 Jan 2017 19:05 #269988

Tenho o mesmo problema. Ao que me parece no Produto do Circuit Break o problema é menor, os estalos são mais baixos.
Mas vou trazer uma solução de remedia.
1)- Desligar o dual zone
2)- Abaixar o volume no zero do GPS ( navegador)
3)- Abaixar o volume do audio no navegador
4)- aumentar o vulume diretamente no volume da central.
Tambem tenho essa CM e as vezes tenho a vontade de jogar no lixo, de voltar para audio original do carro.

Realmente eu não entendo essas estaladas...
  • jraful
  • Doador
  • jraful's Avatar
  • Postagens: 84
  • Agradecimentos: 18
  • Registro em: 01/05/2011
    Ult. Visita: 19/06/2017
Última Edição: 25 Jan 2017 19:07 por jraful.

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 25 Jan 2017 20:04 #269994

Blanco Jr.,

vi seu post ainda ontem, deixei para responder depois e esqueci; queira me desculpar.

Existe um recurso no Primo que intenciona aumentar o volume das vozes, mas realmente pode gerar este problema que citou. Abra seu sys.txt (não uso o Infinity, apesar de achá-lo ótimo; tenho um pacote personalizado para consumo próprio) com o Bloco de Notas e procure por estas linhas (ou similares):

[dynamiccompressor]
compressor=1
gain=12 ; (define it only if thrs and ratio don't help [-20dB,8 gives 7 for gain])
highpass_freq=0
a0=56806
thrs=24703
ratio=9 ; (min=0 max=9)

ou por estas (ou ambas):

[guidancecompressor]
compressor=1
highpass_freq=0
thrs=-20dB
ratio=8
;gain=30 ;[Configurar este parâmetro somente se thrs e ratio não ajudar (thrs=-20 dB e ratio=8 implicam em gain=7)]

Estes dois parágrafos (começados por expressões entre colchetes) são responsáveis por ativar o recurso de compressor de áudio. O compressor, grosso modo, funciona assim: ele aumenta o nível de áudio quando o sinal está muito baixo e abaixa quando está muito alto. Além disso, o compressor pode comprimir o áudio (como se o som passasse por um "cano" mais estreito, dando uma ideia de voz robotizada) e até mesmo sustentar um sinal sonoro (como uma nota emitida por uma guitarra, por exemplo, onde o som "dura" mais do que aquele sem o recurso).

Agora pense, se tal recurso (compressor) é (no caso do Primo) feito por software e não por hardware (existem e são muito superiores), então é preciso capacidade de processamento e memória RAM em boa disponibilidade. A maioria dos aparelhos de GPS tem cerca de 128 MB de memória RAM e CPU com 500 MHz (para WinCE, com Android é um pouco melhor) -- é muito pouco para tanta coisa. Em suma, é muito recurso para pouco hardware disponível e algo de estranho pode acontecer com o som. Este deve ser o seu caso.

Para ver se o problema se resolve, tente localizar as linhas e colocar um ";" (um ponto e vírgula, sem as aspas) no início de cada linha onde aparecem o que coloquei acima, inclusive na frente do(s) parêntese(s). Isto desabilitará o recurso e o sinal de áudio será o normal, sem amplificação e/ou correção do sinal sonoro.

Caso não estejam presentes no sys.txt (não me lembro como está no Infinity), então abra o data.zip (que fica na raiz da pasta principal do Infinity), siga para a pasta "project_config" e abra o arquivo "igo9.ini" (Bloco de Notas mesmo). Note que o data.zip está compactado; caso não consiga abrir diretamente, extraia tal arquivo abrindo-o em seguida. Veja se as linhas acima estão presentes neste arquivo.

Se não, o problema é de outra ordem; avise para ver o que pode ser feito. Se estiverem presentes no arquivo, então copie o parágrafo acima (apenas o que aparecer no arquivo igo9.ini) para seu sys.txt deixando-o assim:

[dynamiccompressor]
compressor=0

ou assim (ou ambos)

[guidancecompressor]
compressor=0

Ou seja, mudar o valor de 1 para 0 faz com que o recurso compressor seja desabilitado. As demais linhas podem ser ignoradas, pois não terão função com o compressor desabilitado.

Feito isso (com segurança, para não dar erro), inicie seu navegador Primo/Infinity e veja se o problema estranho no som foi resolvido. Se tudo estiver ok, volte a este tópico e relate seu sucesso, pois assim outros usuários poderão usar a dica e ter a certeza que funcionará com eles também.

Abraços e boa sorte!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: lblancojr, Enzo Jones, jraful

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 25 Jan 2017 20:33 #269997

Eu tinha certeza que os gênios e gurus do GPSPoint não iriam me decepcionar!

MUITO OBRIGADO XAMANIAN, você é simplesmente nota MIL!!!

E nem pense em pedir desculpas! Eu é que devo me curvar perante tanto conhecimento e disponibilidade em ajudar aos menos afortunados de conhecimento como eu.

As informações de compressão estavam realmente no sys.txt; fiz as alterações e efetuei um teste rápido na garagem de casa e, aparentemente o problema foi efetivamente resolvido. O mais gostoso de ler não é simplesmente a solução do problema, mas a origem do mesmo e porque ele ocorre, fico imensamente agradecido por uma informação tão rica.

Amanhã quando for trabalhar efetuarei o teste com mais atenção e posto resultado à noite quando estiver de volta.

Caro jraful, é por pessoas como Xamanian é que não podemos perder jamais as esperanças em solucionar problemas que para nós parecem insolúveis.
  • lblancojr
  • Iniciante
  • lblancojr's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Enzo Jones, jraful, Xamanian

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 25 Jan 2017 21:17 #269998

Blanco Jr.,

agradeço em nome do fórum (mesmo não fazendo parte do staff) pelo seu retorno; é e será muito útil todos, mesmo no futuro. ;)

Comunidade é isso, compartilhar algo sem esperar nada em troca. Mas parece que isso tem se perdido... Segue-se, por obviedade, o motivo de minha pouca participação no fórum. Não se trata de agradecimentos --, visto que isso implica em excesso de vaidade pessoal --, mas apenas e tão-somente na arte de ajudar a quem precisa (mesmo que minimamente) de algo.

É desagradável ajudar -- acertando ou errando -- e não receber, como retorno, um "deu certo" ou "não deu resultado". Como saber se ficou ok? Como outros poderão tentar uma dica? Seu papel, ao retornar um comentário, foi e é essencial. Entendo que este é o papel que este fórum sempre defendeu. Assim sendo, só tenho que lhe agradecer. Minha dica é apenas uma dica, poderia vir de outra pessoa, mas seria igualmente importante. Quem busca ajuda não olha se deu certo ou não, apenas, ao desespero, tentar algo ainda não tentado. Obrigado pelo retorno; apenas fiz o que poderia fazer para lhe ajudar e outros também.

Se vai dar certo em definitivo? Posso estar enganado, mas... É coisa manjada, não sei porque alguém não lhe auxiliou antes. Mas mesmo assim defendo que é preciso registrar, para que outros também possam se beneficiar.

Caso apresente algum problema, avise, tentarei ajudá-lo, para que outros possam também resolver seus problemas.

Abraços.

PS: uso uma CM com Android, o meu caso é o contrário do seu, o som fica baixo. Tentei mil coisas, nada funcionou, nem os recursos que mencionei. Mas aprendi uma coisa: se alguém precisar disso para Android só tenho a dizer que não sei como fazer, mas que agradeceria uma dica também -- pois não a tenho ainda. ;) ;) :laugh: :laugh:
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Enzo Jones, jraful

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 26 Jan 2017 19:42 #270057

Boa Noite Xamanian,

Como me comprometi ontem, efetuei o teste hoje em um percurso maior e realmente sua dica funcionou perfeitamente, acabaram-se os desagradaveis "estalos" de som. Agora a CM funciona na navegação de forma fluida.

Vlw! Forte abraço e obrigado mais uma vez!!
  • lblancojr
  • Iniciante
  • lblancojr's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 26 Jan 2017 19:58 #270060

O Interessante é que as Revendas Voolt não sabem que o problemas dos estalos podem acabar. Quando comprei a minha Central Multimidia o cara disse que no Infinity o audio estava estourando.
Parabéns agora não está mais.
  • jraful
  • Doador
  • jraful's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 26 Jan 2017 20:05 #270062

Boa Noite JRAFUL,

Eu comprei minha CM numa revenda da própria Voolt que fica em Santo André. Dentro do que é possível, foram muito atenciosos e honestos, explicando todos os detalhes da CM e inclusive de outros itens que acabei comprando (módulo de automatização de subida do vidro com o alarme e insulfilm).

Eles não sabem porque eles não vendem a CM com iGO, somente com o Seven Ways que é um open source; isto para baratearem custos pois se fossem vender com o iGO de forma oficial, sairia bem mais caro, assim sendo o conhecimento deles fica limitado.

Se voce comprou a sua CM numa revenda com o iGO, provavelmente foi sem anuência da Voolt.
  • lblancojr
  • Iniciante
  • lblancojr's Avatar

Central Multimidia Voolt Vi-300 - Problemas com o áudio 26 Jan 2017 20:41 #270063

Talvez hoje os caras devem respeitar os direitos autorais. Também instalei a minha CM na FCompras em Santo André, mas na epoca puserem o primo sem carrinho e sem mapchanger, tirei na hora.
grande abraço
  • jraful
  • Doador
  • jraful's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.365 seconds