Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me

CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 07 Dez 2011 20:07 #110797

Olá, Boa noite.

Tenho uma CM Aikon instalada em um Siena 2011 e ela somente funciona com a chave do carro ligada. e fui informado que a instalação somente poderia ser feita desta forma. Porém em consulta com um técnico fiz-lhe a seguinte pergunta:

- Me disseram que essa CM só poderia ser instalada no pós chave. Pelo fato da bateria seria descarregada precocemente se fosse instalada diretamente. Visto isso, sugeri que fosse instalado um interruptor para inibir a instalação pós chave a meu bel prazer. Isto é:
Quando eu acionasse o interruptor a CM funcionaria sem a chave ligada. E quando eu voltasse o interruptor para o estado inicial, a instalação voltaria a ser pós chave.

Agora pergunto a vocês, Daria certo? se sim, fica aí a sacada.....

Abraços
B) B) B)
  • mafreitass
  • Iniciante
  • mafreitass's Avatar
  • Postagens: 23
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 26/09/2011
    Ult. Visita: 09/04/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 07 Dez 2011 20:54 #110811

Olá mafreitass,

A ideia funciona sim, e resolveria seu problema. Vejo algumas maneiras de fazer isso:

A primeira maneira seria uma instalação padrão da CM alimentada pelo pós-chave, com adição de um interruptor simples, que quando fechado conectaria a entrada de alimentação da CM diretamente à bateria, by-passando o circuito de pós-chave para o caso de você querer usar a CM com o carro desligado. Em princípio isso funciona, mas saiba que quando fechar o interruptor, todo o barramento pós-chave do carro estará ligado diretamente à bateria. Ignição eletrônica, bomba de combustível, etc, serão alimentadas sempre que fechar este interruptor. Se quiser seguir este caminho, é melhor discutir com um bom eletricista automotivo para determinar todas as implicações disso.

A segunda maneira seria usar não um interruptor simples, mas uma chave de um polo e duas posições, ligada de tal forma que a CM esteja sempre conectada ao pós-chave OU à bateria. A vantagem deste método é isolar completamente os dois barramentos, garantindo que não haverá efeitos colaterais indesejados no carro. A desvantagem é que precisará usar uma chave mais complexa (e potencialmente mais "tosca", à vista no interior do carro) do que um simples interruptor.

A terceira maneira seria semelhante à anterior e com o mesmo grau de proteção (barramentos isolados) daquela, mas usando um relé ao invés de um a chave seletora. A vantagem é que a comutação seria automática: sempre que o carro estiver ligado, a CM é alimentada pelo pós-chave. Com o carro desligado, a CM será alimentada diretamente pela bateria, sem que você precise ligar ou desligar interruptores, ou chaves seletoras. A maneira de implementar isso é:

- fazer a bobina do relé ser continuamente alimentada pelo pós-chave;
- ligar a alimentação da CM ao pós-chave via os terminais NA (normalmente abertos) do relé;
- ligar também a CM à bateria, via os terminais NF (normalmente fechados) do relé.

Com este esquema, a CM será abastecida pelo pós-chave OU pela bateria, nunca por ambos, e o comando será a própria chave do carro. Além disso, nunca haverá interconexão entre o pós-chave e a bateria. Se optar por este método, precisará escolher um relé com bobina de 12VDC (que possa ficar alimentada sem limitação de tempo), com terminais NA e NF. Com uma pequisa no Google e alguns telefonemas para fabricantes nacionais não deverá ser difícil escolher um relé apropriado.

EDIT - Se for falar com algum fornecedor/fabricante, convém se certificar que durante a comutação os terminais NA e NF nunca fiquem fechados simultaneamente nem mesmo por um breve instante (se isso ocorrer, o pós-chave será brevemente ligado à bateria, o que pode não ser bom). Normalmente os relés são feitos assim mesmo, mas não custa confirmar.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 02/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 07 Dez 2011 21:12 por BrunoBL.

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 07 Dez 2011 21:13 #110819

Olá bruno, grato pela atenção.

Sou leigo nisso, porém achei a segunda maneira mais apropriada para aquilo que desejo, pois queria simplesmente encostar o carro na lagoa e deixar rolando uns pagodinhos, e com o sistema pós chave isso não é possível.

Você poderia me descrever em detalhes como seria essa segunda opção. Pois a primeira ficou um pouco fora do desejado, pelo que entendí, ligaria tudo que a chave liga no carro.

O que eu quero siplesmente é energizar a CM com o carro desligado.

pelo meu entendimento seria mais ou menos assim, conforme o esquema abaixo:

1 - Um fio de terra
2 - Um fio direto no 12v (para as memórias)
3 - Um fio ligado a chave (ligado e desligado)

O interruptor ficaria após a conecção da chave, conforme o desenho. Sendo assim, mesmo que eu ligasse os dois juntos não interferiria, pois a CM já estaria energizada com 12v do interruptor.

O raciocícnio está certo?

ESQUEMA.jpg
  • mafreitass
  • Iniciante
  • mafreitass's Avatar
Última Edição: 07 Dez 2011 21:39 por mafreitass.

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 07 Dez 2011 21:33 #110823

Eu faria o mais simples: puxaria um positivo antes do pós-chave, de preferência da caixa de fusíveis mesmo e com ele alimentaria a central.

Primeiro porque central multimidia nenhuma consome tanta energia. Descarregar a bateria com o consumo da central vai levar algumas horas, podendo ser evitado pelo hábito de ligar o carro por uns 5 ou 10 minutos a cada hora. Se a bateria é 40 aH por exemplo, são 40 amp por hora. A central deve consumir bem menos que isso.

Lógico que isso deve se considerar que não existe módulo ligado no som do carro, pois com amplificador o consumo é sempre muito grande.

Em segundo lugar porque com o carro ligado a bateria estará sendo carregada, não sendo necessários nem o interruptor ou mesmo o relê. Repito, desde que seja só para a central multimidia, sem amplificador.

Abraço
marcello
  • mmbdp
  • Iniciante
  • mmbdp's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 08/05/2011
    Ult. Visita: 01/09/2014

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 07 Dez 2011 21:35 #110825

Aqui vai um esquema simples. A opção do relé seria a mesma coisa, só que sem a necessidade de virar manualmente a chave comutadora.

Não esqueça que a chave comutadora deverá suportar a corrente consumida pela CM.

EDIT - No caso de uma CM simples, sem amplificação, estou com o Marcello: ligue na bateria, via caixa de fusíveis, e pronto.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 07 Dez 2011 21:39 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: mafreitass

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 08 Dez 2011 08:54 #110874

BrunoBL escreveu:
Aqui vai um esquema simples. A opção do relé seria a mesma coisa, só que sem a necessidade de virar manualmente a chave comutadora.

Não esqueça que a chave comutadora deverá suportar a corrente consumida pela CM.

EDIT - No caso de uma CM simples, sem amplificação, estou com o Marcello: ligue na bateria, via caixa de fusíveis, e pronto.

BBL

Bruno, bom dia.

Nesse esquema que vc postou, tenho uma dúvida:

1 - Quando eu acionar a chave comutadora para alimentar a CM diretamente pela bateria, alimentara todo o barramento pós-chave do carro estará ligado diretamente à bateria. Ignição eletrônica, bomba de combustível, etc, serão alimentadas sempre que fechar este interruptor.

2 - Caso eu ligue a ingnição com a CM acionada pela bateria eu teria algum problema no sistema elétrico do carro ou mesmo corro o risco de queimar a CM

Desde já fico grato

Abraços
  • mafreitass
  • Iniciante
  • mafreitass's Avatar

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 08 Dez 2011 09:18 #110877

mafreitass escreveu:

1 - Quando eu acionar a chave comutadora para alimentar a CM diretamente pela bateria, alimentara todo o barramento pós-chave do carro estará ligado diretamente à bateria. Ignição eletrônica, bomba de combustível, etc, serão alimentadas sempre que fechar este interruptor.

2 - Caso eu ligue a ingnição com a CM acionada pela bateria eu teria algum problema no sistema elétrico do carro ou mesmo corro o risco de queimar a CM

1- Não vai alimentar nada além da central.
2- Não é recomendável dar a partida no carro com a central ou mesmo o rádio do carro ligados, pois a variação de tensão no momento da partida é muito grande. Em geral os aparelhos resistem, mas em algum momento podem ser danificados. Eu desligo minha central quase sempre antes de dar a partida, mas às vezes esqueço, rs. Nunca queimei nenhuma.
Problema no restante do sistema do carro não há possibilidade alguma de ter, pois essa ligação não vai alterar quais dispositivos são acionados e quais estão em constante standby.
  • mmbdp
  • Iniciante
  • mmbdp's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 08/05/2011
    Ult. Visita: 01/09/2014

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 08 Dez 2011 09:22 #110879

Olá mafreitass,

1. Não. O esquema mostrado é justamente para manter os barramentos isolados, mesmo que você use a CM pela bateria ou pelo pós-chave. Quando a chave seletora estiver em "Pós-chave", a CM estará alimentada como é previsto na instalação original (pós-chave). Quando você virar a chave seletora para "bateria", a CM estará alimentada diretamente pela bateria, e qualquer que seja a posiçao da chave, nunca haverá conexão alguma entre os barramentos de bateria e pós chave.

2. A chave seletora na posição "bateria" não aumentará o risco de danos ao carro nem à CM durante a partida do motor. Mas lembre-se que independente de qualquer modificação que você faça na instalação da CM, seja qual for a forma de alimentação da CM (pós-chave ou bateria), o recomendável é sempre ter equipamentos como CM, GPS, etc, desligados durante a partida do motor. Este hábito simples protege qualquer equipamento embarcado em veículos dos transientes que podem ocorrer durante a partida. Além disso, desligando equipamentos e luzes durante a partida, preserva-se a bateria e facilita-se a partida do motor, ao economizar o consumo de corrente nesse momento.

EDIT - Só depois de ter respondido vi que o mmbdp já tinha dito, essencialmente, a mesma coisa.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 08 Dez 2011 09:24 por BrunoBL.

Re: CM Aikon Tive uma idéia...por favor, ajudem-me 08 Dez 2011 11:03 #110889

Gente,

Muito obrigado pela ajuda, acredito eu, que este tópico será de grande valia para outras pessoas...

Eu realmente estou bastante satisfeito e agradecido pelo empenho dos senhores.

MAIS UMA VEZ DEIXO MINHA GRATIDÃO

:cheer: :cheer: ;) B)
  • mafreitass
  • Iniciante
  • mafreitass's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.319 seconds