Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 25 Mai 2013 14:50 #194278

Amigos,

Esse vídeo apresenta um método novo e simples para se verificar e corrigir sentido e direção de Pontos de Alerta, usando arquivos KMZ.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Os novos arquivos kmz, preparados especialmente para suportar essa nova técnica de medição, estão disponíveis no link abaixo:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Espero que gostem e usem para melhorar os Blocos do Helio.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3198
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 25 Mai 2013 18:21 por fidelis.forum. Razão: Alteração no link
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, Sherlock, guiga210, sete7, d780, Amoriello, NNunes, Fábio M., michael2008, RubensGielow...

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 25 Mai 2013 21:37 #194310

Olá Fidelis

Muito boa a sua explicação no vídeo.
Eu acho que salvei indevidamente ao sair do programa Google Earth, pois, agora quando entro no programa, as lombadas duplicaram. Onde ficam os arquivos salvos para que eu posse deletar?

Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 26 Mai 2013 11:45 #194331

Oi pmtsc,

Obrigado. Tente clicar no painel esquerdo com o botão direito em "Meus Lugares" ou "Lugares temporários", dependendo de onde foi salvo, e depois em "Excluir conteúdo".

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 26 Mai 2013 13:59 #194339

Bom dia fidelis,

vi este tópico e achei que vai ser de muita ajuda, assisti o vídeo e só não entendi, depois que acerta a direção e dá OK, aonde que encontra o arquivo salvo correto para poder converter para Texto e enviar para o Hélio, pois ainda não tô muito familiarizado com GE, reparei que não dá pra coletar uma coordenadas no GE com toda confiabilidade de como se coleta com o próprio GPS no local, pois já fiz as comparações e dependendo do local as imagens de satélites ficam um pouco deslocadas, imagino que as imagens não são uma única foto e sim uma soma de varias não é? pois como eu disse nas comparações algumas coordenadas que coletei ficaram em cima outras já ficaram deslocadas, sei que alguns colegas coletam pelo GE, eu já não confio, prefiro coletar com GPS no local, já fiz comparações de direção coletadas pelo GPS e até agora não vi nenhum erros tão significantes que atrapalhassem o navegador de avisar o Alertas, por exemplo nas imagens anexas que coloquei só pra citar, as coordenadas com circulo Verde foi eu que coletei as com circulo Vermelho já não foi, e estão quase todas sem direção com exceção de duas na Estradas das Lagrimas que tem direção, mas uma a que esta com circulo amarelo tem uma duplicada e sem direção, quando coletei as coordenada da imagem KMZ01 sai na Avenida Alm. Delamare e vi varias lombadas então fui até o final e vi que estavam sendo avisadas nos dois sentidos, mas quando voltei pela AV. duas não foram avisadas então as coletei que são as com circulo Verde, agora tendo esse instrumento para buscar acertar a direção fica mais fácil, mas mesmo assim ainda temos o Mapa que pode ter erros e não ser avisados os alertas, por exemplo na imagem kmz03 a lombada que está na Rua Imbiras entre Rua Manoel Gaia e Rua Aratingás está não está sendo avisada pois foi mudado a mão de direção e o mapa ainda não foi corrigido mesmo neste ultimo, então temos estes casos também, já vi vários usuários reclamando que não esta sendo avisados dos alertas, e acredito que seja este o motivo também, falhas no Mapa.
falei demais, não esqueça de dar a minha dica de onde encontro os arquivos salvos para repassar pro Hélio.
Bom fim de Semana.

Clique aqui! [ Click to expand ]
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 26 Mai 2013 15:21 #194347

Amoriello escreveu:
Bom dia fidelis,

vi este tópico e achei que vai ser de muita ajuda, assisti o vídeo e só não entendi, depois que acerta a direção e dá OK, aonde que encontra o arquivo salvo correto para poder converter para Texto e enviar para o Hélio, pois ainda não tô muito familiarizado com GE,

O conversor de kml para txt ainda não está pronto. Comecei a fazer mas como não percebi muito interesse nos arquivos kmz, nem no otimizador, para correção dos Blocos do Helio, deixei de lado. Agora, como tive a idéia de usar a superposição de imagens do Google Earth para verificar e editar sentido e direção, pode ser um bom motivo para retomar o conversor. De qualquer forma ainda temos o problema de como enviar o arquivo corrigido para o Helio, como ele vai saber o que alterar? Falta um "de => para". Seria útil em um procedimento todo automatizado.
reparei que não dá pra coletar uma coordenadas no GE com toda confiabilidade de como se coleta com o próprio GPS no local, ...

Com certeza, as do GPS são mais confiáveis em termos de alerta, pelo menos estão coerentes com o mapa do próprio GPS. Mas a idéia principal é corrigir o legado (só lombadas, são 32.000 sem sentido/direção!). Mas para corrigir grandes quantidades acho mais interessante usar o módulo auditor. Além de automatizar o procedimento, produz um arquivo "de => para" a ser enviado para o Helio. E tanto as coordenadas como a direção são as encontradas no mapa do GPS. O kmz é mais para verificar e corrigir manualmente alguns pontos, identificar erros de mapa e casos especiais. Permite também tirar fotos de casos a serem debatidos, fazer tutoriais, etc.
... mesmo assim ainda temos o Mapa que pode ter erros e não ser avisados os alertas, por exemplo na imagem kmz03 a lombada que está na Rua Imbiras entre Rua Manoel Gaia e Rua Aratingás está não está sendo avisada pois foi mudado a mão de direção e o mapa ainda não foi corrigido mesmo neste ultimo...

Esse caso da rua Imbiras é bem interessante, a que você coletou está a uns 15m da via no Google Earth, resta saber qual mapa está mais real, do GPS ou do GE. Será que coletando em modo pedestre, sem amarrar o carro à via no mapa, ficaria mais coerente com o Google Earth?
não esqueça de dar a minha dica de onde encontro os arquivos salvos para repassar pro Hélio.

Essa parte é como falei antes, não terminei, mas talvez seja mais prático usar o módulo auditor, tanto para quem usa como para o Helio que vai receber o "de => para". O problema são as redundâncias, são muitas e prejudicam a ferramenta automática. A proposta que fiz há algum tempo seria rodar o otimizador uma vez para eliminar as redundâncias automaticamente e continuar as correções/atualizações a partir desse resultado, mas não despertou interesse.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 19 Jun 2013 08:23 #195959

Fidelis

Gostei desse seu vídeo, muito bem explicado, de forma natural como tem que ser mesmo, tranquila.

Meus parabéns, profissional como você está mosca branca no mercado.

Grande abraço !

Att.
Michael Boulevardm800
  • michael2008
  • Usuário Gold
  • michael2008's Avatar
  • Postagens: 160
  • Agradecimentos: 49
  • Registro em: 07/04/2012
    Ult. Visita: 24/07/2016
Última Edição: 12 Mar 2014 16:17 por Fábio M.. Razão: Correção do post

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 19 Jun 2013 10:55 #195976

Oi michael2008,

Muito obrigado! Vi os seus também, didáticos, vão ajudar muita gente.

Grande abraço,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 12 Mar 2014 15:55 #217486

Onde leio sobre arquivos KMZ e como instalar no meu GPS (T500) com iGO Primo SW 2.0, caso seja possível?

Um abraço
  • ATorres
  • Usuário Platinum
  • ATorres's Avatar
  • Postagens: 207
  • Agradecimentos: 83
  • Registro em: 15/08/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Apontador T500
Apontador T501
Clarion NX700B

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 12 Mar 2014 16:42 #217491

ATorres,

Os arquivos KMZ não são para GPS, mas para uso no seu computador através do programa Google Earth (se não tiver, pode baixar e instalar desse link: www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/). O arquivo KMZ publicado na Central de Downloads, a cada nova versão dos Pontos de Alerta, permite que os usuários confiram mais facilmente a localização, o sentido e a direção desses pontos, ajudando a melhorar nossa base.

Você pode ler mais o Google Earth e arquivos KMZ aqui: www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/learn/

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ATorres

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 13 Mar 2014 01:26 #217545

Obrigado Fidelis.

E eu achando aqui que daria pra carregar a rota com visualização do Google Maps. Ou até Street View. Tô meio futurista demais...rs
  • ATorres
  • Usuário Platinum
  • ATorres's Avatar
Apontador T500
Apontador T501
Clarion NX700B

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 13 Mar 2014 14:30 #217569

Atorres,

Você não está tão futurista assim :), é possível marcar seus pontos com o Google Earth, gravar um KML e depois transformar em rota, mas não estou com os detalhes agora. Se tiver interesse posso procurar e depois postar.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 13 Mar 2014 18:15 #217577

ATorres,

Tem alguns programinhas que ajudam a planejar rotas pelo computador e posteriormente enviar ao GPS, ao estilo que você mencinou aí, utilizando-se do Google Maps com imagem. Um deles é o RouteConverter, que além de converter vários formatos diferentes de rotas, permite planejar sua rota e salvar conforme o fabricante do seu GPS.
Para o iGo Primo no entanto, ainda não encontramos con facilidade um programa que salve no formato TRK de maneira que o Primo leia.
Tem vários programas que salvam em TRK, mas o formato do iGo Primo é diferente.
Dê uma "passeada" pelo site, veja as imagens do programa e se agradar faça o download, é livre e não é necessário instalar, roda direto do executável.

Programa:
>>> www.routeconverter.de/home/en

Manual ilustrado (inglês)
>>>www.routeconverter.de/wiki/English

Dê uma lida nos post's #195838 e #190381 também.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
Última Edição: 13 Mar 2014 21:01 por sete7. Razão: correção redação

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 13 Mar 2014 20:56 #217591

Fidelis e Sete7, obrigado pela explicação.

Estou tentando a cada dia ser menos ignorante nesse assunto... :)

Aguardo o Magellan 9265 ficar disponível novamente para comprar um, e pelo que li, nele seria mais fácil implementar esse recurso.
  • ATorres
  • Usuário Platinum
  • ATorres's Avatar
Apontador T500
Apontador T501
Clarion NX700B

Verificando e medindo direções de Pontos de Alerta com arquivo KMZ 13 Mar 2014 21:00 #217592

ATorres,

Encontrei a mensagem com os detalhes, veja aqui: www.gpspoint.com.br/...or-como-fazer#208119

Sete7,

Você pode usar o KML gerado pelo Google Earth diretamente no iGO, ele lê e transforma em rota. Veja nessa figura abaixo, marquei o ponto inicial, Pedágio, e o final, MAC. Em seguida basta clicar em "Meus Lugares", à esquerda, ao lado do globo azul, para selecioná-lo. Em seguida tecle "CTRL-S" para salvar o arquivo escolhendo o tipo KML e não KMZ.

Rota_KML.jpg

OBS:
- Nem todos os pacotes possuem a pasta content\userdata\route, que é para onde o KML deve ser copiado. Se não tiver, crie as pastas faltantes.

- É possível gerar um KML semelhante com o Google Maps, mas uso menos este e teria de pesquisar. Há exemplos passo-a-passo na Internet.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 13 Mar 2014 22:03 por fidelis.forum. Razão: Esqueci da figura...
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sete7, ATorres
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.428 seconds