Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

  • Página:
  • 1

TÓPICO: Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta!

Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta! 01 Fev 2013 23:20 #185925

Amigos,

Este vídeo (5 min) mostra o potencial de uso do navegador iGO para se fazer auditoria de Pontos de Alerta.

Enquanto a Gabriela faz a guia, a Raquel vai verificando e cadastrando, com as coordenadas e a direção do próprio carro, os Pontos de Alerta que encontra, no momento de sua máxima aproximação. Isso garante coordenadas exatamente sobre a via (do mapa em uso) e a direção correta do ponto. Dependendo da confiabilidade do mapa, podem ser usados também o sentido (dirtype) e a velocidade máxima da via, extraídos do ponto de encontro.

A rota é preparada previamente (formato kml) com os pontos que se deseja auditar e entregue a uma skin especialmente modificada para esse levantamento. Cada ponto da rota representa um Ponto de Alerta cujos dados são incluídos no nome do ponto. A Raquel posteriormente verifica e extrai esses dados para fazer o cadastro, a cada ponto encontrado.

O programa que prepara a rota kml faz uma otimização para reduzir o tempo total da simulação. Um controle automático da velocidade de simulação, inserido na skin, ajuda a reduzir ainda mais esse tempo, acelerando quando o ponto de passagem está longe e reduzindo quando se aproxima, para maior precisão das medidas.

Pontos a mais de 15m da via são cadastrados como POI, no lugar do tipo original, para posterior verificação manual.

Ao final da simulação, os pontos cadastrados ficam disponíveis no arquivo spud, podendo ser facilmente convertidos para o formato txt. Uma utilização interessante é colocar direção nas milhares de lombadas que temos cadastradas sem sentido e direção.

Espero que curtam :)

URL:

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 04/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa

Re: Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta! 02 Fev 2013 16:13 #185958

fidelis,

Parabéns pela iniciativa, muito interessante.
Gostei do video e adianta muito a quaestão de localização dos PA's, principalmente quanto a direção.
Como vai funcionar?
Será disponibilizado para os "levantadores" baixarem e aferir antes de enviar ao Hélio ou será feito após o envio por você e/ou Hélio?
Obrigado por mais ela boa contribuição para que tenhamos arquivos cada vez mais confiáveis.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta! 02 Fev 2013 21:24 #185982

sete7,

Obrigado pelo incentivo. Estou pensando em disponibilizar o programa que gera as rotas no formato adequado e a skin modificada, uma diMkaWA 1.5.3 auditora que está funcionando bem em emulador. Assim todos os interessados podem ir contribuindo aos poucos com os pontos auditados.

Para começar, poderíamos nos concentrar nas lombadas cadastradas sem sentido e sem direção, separando por município para reduzir a extensão das rotas - vou disponibilizar essa lista. Como o sentido (dirtype) é mais difícil de se extrair do mapa (casos em que a lombada atravessa 2 vias paralelas de sentidos opostos), poderíamos fixar sentido duplo para todas, corrigindo apenas as coordenadas e a direção, o que já daria um bom ganho - hoje, só de passar perto de uma dessas a gente já tem um alerta falso.

Preparei a skin modificada mais para uso em emulador, pois ela requer uma configuração especial, modifica o comportamento da simulação e grava um log no arquivo tmc_stations.txt, o que pode prejudicar quem tem TMC. Para desenvolvedores, esse log é uma ferramenta bem interessante para depuração e levantamento do comportamento de funções internas. Mas também pode ser usada num GPS real, preparando uma cópia especial do seu navegador, para não interferir no de uso normal.

Estou finalizando testes e ajustes antes de publicar, o que espero seja em uma semana. Por exemplo, está na lista gerar rotas de ida e volta para se obter o sentido da via em cada ponto tanto na ida como na volta e identificar os casos de 2 únicos que podem ser convertidos em 1 duplo.

A velocidade média de verificação/cadastro no meu emulador (rodo em um notebook core i7 com Linux) está em torno de 2 pontos por minuto, podendo chegar a 4. Isso dá para levantar pelo menos cerca de 1000 pontos numa noite.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 04/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta! 02 Fev 2013 22:13 #185989

Fidelis,

Bem interessante. Já começou pelo mais pesado hem !
Bela solução para a grande quantidade de pontos sem direção e sentido.
Se entendi bem, as rotas serão geradas tomando por base as coordenads dos pontos de alerta (PA). Durante a simulação, o algoritmo compara a posição do PA e a posição do "carrinho" no mapa. Se estiver mais de 15 metros do eixo de deslocamento, é "transformado" em um POI para diferenciar dos PA's e ser aferido individualmente depois, quando se tomará a decisão de alterar a posição ou deletar aquele ponto.
Os alertas com posição consideradas corretas serão aferidos e gravadas as direções e sentido em relação ao deslocamento do "carrinho".
Duas coordenadas próximas (p < 15m ?), em uma mesma direção mas de sentido de deslocmento oposto serão unidas em uma só cordenada de sentido duplo.
Mesmo em avenidas, onde há separação por canteiro central, um ponto é capaz de representar o obstáculo das duas vias, alertando o motorista.
Isso trará uma boa redução de pontos a serem processados pelo GPS durande um deslocamento sem perder a eficiência dos alertas.
Que quebra cabeças estruturar isso! Vamos testar !!

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Colocando Gabriela e Raquel para auditar Pontos de Alerta! 02 Fev 2013 23:02 #185993

Sim, você captou a idéia perfeitamente!

Os 15 metros de afastamento foi um primeiro valor que arbitrei, um pouco rigoroso. Talvez 30m fosse melhor já que é o afastamento máximo aceito pelo Garmin, p. ex. No iGO há mais flexibilidade de ajustes.

Os pontos transformados em POI (longe da via) podem depois ser transformados em nova rota kml, verificados/editados no Google Earth para trazer para a posição correta, e entregues à skin auditora para novo processamento.

A fusão de opostos unidirecionais em um único duplo pode ser feita pelo otimizador que já publiquei.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 04/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.326 seconds