Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Narração de rota pela Gabi

Narração de rota pela Gabi 07 Dez 2012 10:58 #181447

Olá pessoal.

Como alguns colegas daqui sabem, venho há algum tempo tentando aperfeiçoar as vozes existentes para o Primo, para que elas transmitam ao usuário do gps as instruções mais fieis possíveis, de modo que o motorista não precise estar o tempo todo com a atenção voltada à telinha, o que pode prejudicar a condução do veículo.

Gravei um vídeo, de qualidade mediana (mude a qualidade para 480), mostrando alguma coisa do meu progresso. Acho que consegui meu objetivo principal, maior fidelidade da voz às intruções visuais das manobras. O ruído de fundo é causado pelos trocentos ventiladores da torre do meu PC, sobre a qual o gps se apoia:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 07 Dez 2012 11:39 por luizcarlosrio.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, Amoriello, NNunes, proview

Re: Narração de rota pela Gabi 08 Dez 2012 07:17 #181513

Parece que o assunto em questão não desperta interesse entre os quase 500 mil usuários do fórum. :duv
Dos 57 visitantes do tópico até o presente momento, ninguém escreveu nada a respeito.
Navegar com mais segurança parece não ser prioritário.

Acho que o pessoal dá importância mesmo a coisinhas mais pitorescas, como ver a foto da namorada na tela qdo aparece um radar, ou mudar a cor do céu, ou mesmo que a Gabriela diga 'meu amor' ao usuário no momento em que manda ele efetuar alguma manobra.
Eu também gosto de firulas, mas acho a narração uma das coisas importantes em um equipamento que se dispõe a nos fazer trafegar sem nos perdermos.

Pena, pois em projetos como esse meu é importante a participação de várias pessoas, testando as vozes em várias situações, atrás de 'bugs' e outros problemas.

Abs

Msg editada: Troquei a expressão 'gosta' pela 'dá importância', pois essa expressa melhor o que eu quis passar.
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 09 Dez 2012 09:05 por luizcarlosrio.

Re: Narração de rota pela Gabi 08 Dez 2012 08:15 #181514

luizcarlosrio,

Gosto de fazer referência às suas mensagens postadas nas respostas às dúvidas que de vez em quando arrisco, haja vista que além de ser uma espécie de passo a passo, também denota grande conhecimento específico do assunto tratado. De uns tempos prá cá venho acompanhando os esclarecimentos de dúvidas no fórum, visando conhecer um pouco mais e, tenha certeza, sua contribuição é, digamos, de valor inestímável.

Fique certo de que muitas contribuições ao seu trabalho virão. É questão de tempo.

Vai ,aí, uma pequena amostra:
luizcarlosrio escreveu:
Cozzi

Eu não sei a causa da linguagem em português que vc usa (acho que a do colega d780) não mostra a mini junção.
Nem me preocupei em procurar, pois eu tenho meu próprio arquivo de linguagem, que mostra essa opção, e, modéstia à parte, é muito completo. Ele serve para o Primo 2 puro ou com qualquer Dimka. Outras skins eu não incluí, pois sou amarrado na Dimka.

Se estiver interessado em experimentar sem compromisso minha linguagem (made by Pitaco, meu nick), ela pode ser obtida aqui:
(site sem armadilhas, logins, botões falsos e outras firulas do mal. Para baixar é só introduzir a senha (do arquivo) na janelinha lá embaixo e clicar em "OK")
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abs

Olha o retorno:
cozzi escreveu:
Opa....

Créditos ao Sr. luizcarlosrio novamente...rs

Estava com a do d780 mesmo e mudando pra sua...funcionou perfeitamente.

Valeu amigo, muito obrigado e vamo que vamo.

abçs,
Cozzi.

Ah, claro, também baixei o arquivo.

Mas, gostaria de perguntar também; a visualização de túnel que tenho no T503 é daquela imagem, comou posso dizer, "virtualizada", e notei que o túnel exibido no seu vídeo guarda mais semelhança com um túnel real. Embora o assunto em comento seja a Gabriela, o que pode falar sobre isso?

Abraço.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016

Re: Narração de rota pela Gabi 08 Dez 2012 15:33 #181539

NNunes

Sobre a visualização de túneis, vc pode trocar a visão original por muitas outras. Aqui mesmo no gpspoint, acho que no tópico Studio, existem essas imagens para baixar.
Caso tenha dificuldade, posso upar as que eu tenho e indicar o link aqui.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 08 Dez 2012 17:51 #181546

luizcarlosrio

Excelente colocação... "Acho que o pessoal gosta mesmo é de coisinhas mais pitorescas, como ver a foto da namorada na tela qdo aparece um radar, ou mudar a cor do céu, ou mesmo que a Gabriela diga 'meu amor' ao usuário no momento em que manda ele efetuar alguma manobra."

Eu tenho vários posts onde comento algo como "pra mim, GPS só deveria ter orientação voz, pq tirar os olhos da via para ver algo no GPS é temeroso".

Eu tenho comigo que as pessoas, de modo geral, estão mais preocupadas em impressionar amigo/namorada com icones bonitinhos e animações sem graça do que efetivamente fazer bom uso do GPS.

Mas, como vivemos em um mundo de superficialidades, o que vemos é apenas um desdobramento disso tudo...

Abraços
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 08:04 #181580

luizcarlosrio,

Procurei no local indicado; ou o link foi removido ou não abre como este:
sete7 escreveu:
Olá amigos foreiros,

Aproveitando um pedido do confrade cozzi, disponibilizei novamente a imagem do tunel cujo link estava quebrado. Segundo o relato do 4shared, um norte-americano cozzi, pra não ter dúvida agora !!:p :whistle: ), reclamou direitos e perguntou se eu queria contestar. Não contestei e retirei a imagem que já estava bloqueada. O engraçado que a imagem é de uma empresa de impermeabilização e revestimento anti-pichação da Holanda, não tendo representantes nos EUA :duv Vai entender ?? o Link novo é:

Espero que quem gostar consiga baixar. Se houver problemas de novo, mudo o servidor e vamos levando... :evil:

Bom, proveito, bom final de semana a todos !!

[]s

sete7

Assim sendo, aceito a sua oferta.

Editei o texto para retirar a frase "Bom, proveito, bom final de semana a todos!!" pertencente ao texto transcrito.

NNunes
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 09 Dez 2012 10:42 por NNunes.

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 08:16 #181581

luizcarlosrio
Não critique as pessoas que gostam de ver em seu GPS uma foto, os radares, o céu azul, as montanhas com as cores mais reais, etc...só por que ninguem te elogiou.
Nós que somos apaixonados por esse brinquedinho (GPS) aprendemos a mexer (modificar) em tudo, isso não significa que só ficamos olhando pro GPS e não para a estrada.

Ao meu ver, ao colocar este tópico você disse:
Vejam o que que eu fiz, mas não disponibilizou para "Download" e nem esclareceu quais as mudanças. Pelo que eu percebí no seu vídeo, apenas foi substituído a palavra "vire" por "siga".
ex:
a 300 metros vire a direita.
por:
a 300 metros siga pela direita.

como vc não entrou em detalhes das suas modificações, eu só percebí isso, se eu estiver errado esclareça.

As palavras VIRE ou DOBRE ou SIGA, dependendo da região ou contume de se falar, vai de preferencia de cada um, eu prefiro mesmo é "VIRE".

Abraços, e continue amigo de nós.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1264
  • Agradecimentos: 1070
  • Registro em: 09/11/2010

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 08:49 #181582

claudiotrg escreveu:
Não critique as pessoas que gostam de ver em seu GPS uma foto, os radares, o céu azul, as montanhas com as cores mais reais, etc...só por que ninguem te elogiou.

Claudio, tenho 66 anos de idade, e esse negócio de elogio (ou crítica) não me afeta o ego nem um pouco, para melhor ou para pior. Afetava sim, qdo eu tinha 10 anos...

Qto à minha 'crítica' (eu prefiro chamar de comentário), dizendo que as pessoas gostam mais de céu azul e outras firulas, realmente fui infeliz na escolha das palavras. Trocarei 'gostam' por 'dão mais importância'. Gosto, na verdade é coisa pessoal, e nada tem a ver com o que eu quis dizer.
Qto a não colocar link para download, eu só faria isso se houvesse interessados. Na minha idade tempo vale ouro, e não vou gastá-lo com tarefas inúteis, como upar arquivos que ninguém vai usar. Ainda mais nos tempos atuais, de caça às bruxas.

As modificações que eu fiz na voz da Gabriela, repito, tiveram como principal intenção melhorar a fidelidade do que aparece na tela com o que a moça diz. Claro que também mudei expressões que não me agradavam, como ' na próxima manobra, vire a direita na segunda rua'. Troquei por 'vire na segunda à direita'. Se vc prestou atenção ao meu vídeo, deve ter notado que não apareceu nenhuma vez na telinha de manobras a seta mandando virar à direita ou à esquerda. A seta que aparece é a que manda manter a esquerda ou a direita.

Tenho a impressão de que vc não usa muito o gps com a voz da Gabriela, senão já teria notado que a minha diz o número da saída da rodovia (com clareza). O fato de não ter entrado em detalhes foi justamente para 'selecionar' os candidatos a testar minhas vozes. Não acho muito válido que esses testes sejam feitos por usuários iniciantes, pois não terão muita validade. Os 'experts' notarão as diferenças sem que eu precise apontá-las.

Qto a continuar amigo, a priori não se pode chamar de amigos quem a gente nem conhece (apesar de muitas redes sociais tentarem nos impor essa designação para todo contato que fazemos nela)

Como eu disse, críticas não me afetam, e continuarei, aqui, a ser o mesmo usuário de sempre, tentando colaborar (afinal o Allan me deu esse 'posto', acredito que não foi à toa) qdo puder, e postando minhas dúvidas, que não são poucas.

Nota: Também prefiro a expressão 'vire', tanto que ela continua lá, firme e atuante. Só não apareceu nenhuma vez no meu video. O 'siga' entrou no lugar do 'mantenha', e mesmo assim não foi em todas as situações. Se olharmos para aquele quadradinho no canto superior esquerdo da tela, veremos o que eu quero dizer com 'fidelidade'.

Nota2: A memória da minha câmera tem só 256 megas (usa um tipo de memória já obsoleto), e o video de fato foi curto demais para mostrar tudo que mudei (e que não mudei). :(

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 09 Dez 2012 09:16 por luizcarlosrio.

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 10:05 #181587

luizcarlosrio

Acredito que leva mais tempo para upar este video do que upar a voz para download.
Não gosta de elogio, então porque ficou reclamando que ninguem te respondeu? e criticando aos demais?
Agora sim que você esclareceu oque realmente fez, me interessou então cade o link para download?
Não percebí algumas coisas em seu vídeo, como "na próxima manobra" porque eu nunca gostei deste comando e eu já tinha excluído no meu GPS.
Na minha pequena cidade não é necessário utilizar o GPS diariamente, mas eu uso porque sou viciado nele. Não utilizo o navegador PRIMO, utilizo sim o navegador AMIGO e este sempre (a Gabriela) me diz o número da rodovia.

Eu considero "AMIGO" as pessoas que promovem o bem, e não por conhecer pessoalmente pra chegar numa conclusão.

Sou da "PAZ", com minha idade de 50 anos, acho que tudo isso podeia ter sido evitado se desde o começo você tivesse esclarecido e desta maneira não gastaria muito seu precioso tempo.

Repito; agora me interessou esse seu arquivo da voz, embora não sou nenhum expert e por não utilizar frequentemente o Primo, mesmo assim gosto de têlo funcionando atualizado e do geito que gosto.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 10:15 #181588

cade o link para download?

Download?
Faça vc um arquivo de voz a seu gosto.
Mas estude um pouco antes, pois do 'geito' que vc escreve, não vai sair boa coisa.

Fui!
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 10:23 #181589

Tambem fui!
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 11:47 #181597

luizcarlosrio

Vale a pena não desistir de seu propósito inicial:

www.gpspoint.com.br/...ara-seguir-em-frente

senão equivaleria a retirar o "motor".

Reconsidere.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 18:01 #181614

Luizcarlosrio,
Sempre segui suas dicas no tocante a LANG e acho sensacional.
Fiquei muito contente ao ler seu post. Saí de manhã e ao voltar me entristeci.
Só me resta lhe agradecer e pedir que você continue com o seu projeto que é essencial para todos nós.

UM FORTE ABRAÇO!!!
  • alvestam
  • Intermediário
  • alvestam's Avatar
  • Postagens: 86
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 15/01/2011

Re: Narração de rota pela Gabi 09 Dez 2012 18:38 #181622

Alvestam e NNunes

Eu não abandonei o projeto de melhoramento de vozes. :oks
O que eu quis dizer com 'fui!' é que estava saindo da discussão.

Abs

NNunes, não esqueci da sua vista de túneis. Logo coloco para vc e os demais interessados.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 11 Dez 2012 13:22 #181800

luizcarlosrio,

Ok. Não se preocupe. Ficamos no aguardo.

Grato.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar

Re: Narração de rota pela Gabi 11 Dez 2012 17:13 #181832

Apareceu o primeiro bug na minha voz Gabriela. :bua

Não sei se foi após minhas modificações ou se já existia antes, mas fui simular uma rota na Marginal Tietê e qdo apareceu uma Placa toponímica indicando Pte. Piqueri, a danadinha da Gabi falou ESCUDOS PORTUGUESES!!!

Desconfiei que alguma coisa estava fazendo a voz ler Pte., que significa PONTE, como ESCUDOS PORTUGUESES.

Procurei por tudo que é lugar e não descobri de onde a Gabi tirou esses tais escudos. :duv

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 11 Dez 2012 17:14 por luizcarlosrio.

Re: Narração de rota pela Gabi 11 Dez 2012 17:25 #181833

Luiz,

Assim como BRL é a sigla usada internacionalmente para o Real, PTE era a abreviação da moeda portuguesa (Escudo) antes do Euro.

Mas claro, o problema é justamente encontrar alguma referência a "pte" nas vozes.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.293 seconds