Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Dúvidas de iniciante

Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 09:15 #178589

Bom dia a todos. Estou começamdo nesse mundo, meio sem querer: comprei um carro que veio com GPS pré-instalado na central multimídia. Acontece que não consigo fazer uma configuração funcionar e pesquisando pela Internet, cheguei aqui.

O que acontece: o aparelho tem aviso de proximidade para os radares, que pode ser visual ou visual+audio. Se for com audio, pode ser ao se aproximar ou apenas quando estiver acima da velocidade. Até aqui, tudo bem. O problema é que, mesmo configurando para avisar apenas acima da velocidade, ele emite bipes de aproximação, independente da velocidade em que eu esteja (inclusive, abaixo do limite). Para piorar, como é uma central multimídia, o som do rádio (ou MP3) é abaixado automaticamente. Com isso, ao dirigir em uma via com radares, mesmo que eu esteja abaixo da velocidade do radar, é impossível escutar música no carro pois os bipes aparecem o tempo todo.

Pesquisando aqui, eu aprendi sobre parâmetros do sys.txt e estou disposto a brincar um pouco para tentar resolver esse problema. Acontece que tenho uma série de dúvidas e quero estar certo do que vou fazer para não fazer besteira. Meu o software é o Primo 1.1 ( iGo 8.5.11.185130). Eu consigo gerar um backup dos dados para um pen drive e já usei isso para atualizar os radares, usando o speedcam.txt do Maparadar. Não tenho acesso direto ao aparelho, tudo que eu quiser atualizar no GPOS, tenho que fazer nesse pen drive, que depois é lido pelo aparelho

Desculpem pela quantidade de perguntas mas prefiro ser explícito, assim fica mais fácil perguntar e responder.

1) No backup criado no pen drive não existe nenhum arquivo sys.txt, em nenhuma das pastas! Eu sei que o sys.txt fica na pasta principal. E agora, qual é a saída? Eu pensei em criar um sys.txt do zero, colocar na pasta principal do pen drive e tentar atualizar o iGo Primo do carro mas tenho medo de fazer besteira... Se der errado, não sei como apagar esse sys.txt (se eu apagar do pen drive, será que apaga no GPS?).

2) Fuçando um pouco no conteúdo do pen drive, encontrei um arquivo na pasta principal chamado data.zip. Dentro dele, existem diversas pastas. Uma delas se chama project_config e lá existem dois arquivos: igo9.ini e motrex.ini. Descobri aqui que o igo9.ini tem a mesma função do sys.tx e que o sys.txt tem precedência sobre o igo9.ini. Quando é recomendável alterar um ou outro?

3) Se eu criar um sys.txt do zero, o recomendável é incluir somente as linhas que eu preciso para acertar a minha configuração?

4) Eu li aqui alguns comentários sobre avisos de radar e skins. Pelo que entendi, algumas skins não têm a funcionalidade de disparar alguns avisos de radar, é isso mesmo?

5) Qual é exatamente a função de uma skin? Eu havia entendido que seria apenas aspectos visuais (incluindo a interface com o usuário) mas que não influenciaria na funcionalidade. Ou seja, se a minha skin não permite mudar um determinado parâmetro de configuração, eu poderia editar o sys.txt e resolver o problema. É isso?

6) Eu li nesse tópico (www.gpspoint.com.br/...igo-interrompe-radio) que posso incluir esse parâmetro no sys.txt para não interromper o som do rádio:

[sound]
pause_mp3_sooner=0

Naquele tópico não houve resposta, alguém sabe dizer o significado dess parâmetro?

6) Outra opção seria usar: speedcam_soundtype="2". Isso significa que o aviso é emitido somente quando estiver acima da velocidade. No meu igo9.ini, existe apenas speedcam_soundtype_4=2. Isso quer dizer que só vale para o speedcam categoria 4?

Interessante que, mesmo tendo configurado todos os tipos de radar, só aparece o parâmetro para o speedcam_soundtype_4...

Bem, por agora é isso. Assim que tiver algumas respostas, eu tento progredir e aviso. Obrigado.
  • Lior Messer
  • Iniciante
  • Lior Messer's Avatar
  • Postagens: 8
  • Registro em: 09/06/2012
    Ult. Visita: 26/06/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 09:45 #178593

Seja bem vindo

Antes de fazer qualquer procedimento copie todo o conteúdo do seu Pendrive para uma pasta em seu computador, caso haja qualquer problema, você tem uma copia em local seguro e pode usa-la para recuperar seu conteúdo apenas apagando e substituindo o mesmo pelo que você tem guardado, inclusive se você tiver algum problema com seu Pendrive, basta copiar os arquivos que você tem guardado para outro que funciona normalmente.

O caminho para resolver seu problema seria mesmo através do arquivo SYS.txt, esses comando geralmente resolvem seu problema, ele pode ser criado que não corrompe seu navegador

Não é aconselhável mexer no Data.zip, pois em caso de algum conflito fica mais difícil de resolver.

As Skins, (Pele), são customizações do navegador que muda alguns itens de comportamento e ou acrescentam ou retiram algumas funcionalidades do original ou mudam o visual da mesma, isso vai de acordo com o gosto de seu autor, são uma boa alternativa para quem gosta de algo diferente.

Para instalar a Skin você tem que ter algumas informações com versão do navegador e resolução da tela. caso não haja a pasta skin, basta criar a nesma dentro da pasta CONTENT.

Espero ter te ajudado.

Boa sorte.
  • Pragelas
  • Colaborador
  • Pragelas's Avatar
  • Postagens: 174
  • Agradecimentos: 112
  • Registro em: 27/03/2010
    Ult. Visita: 20/11/2016

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 11:33 #178608

Pragels, obrigado pela resposta.

Sim, eu tenho backup de todo o conteúdo do pen drive.

Quanto a skin, a princípio não tenho intenção de alterar. Pelo que pude ver, não existe nenhuma skin no meu backup, então deve ser a default. Só fiquei na dúvida pois você confirmou que a skin afeta a funcionalidade, portanto é possível que eu não consiga desabilitar o bipe de aproximação, mesmo editando o sys.txt. E esse processo de tentativa-e-erro é trabalhoso, mas não tem jeito.
  • Lior Messer
  • Iniciante
  • Lior Messer's Avatar

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 12:09 #178612

Lior Messer

Eu particularmente sou Fã de Skins, gosto de incrementar meu navegador, algumas delas tem configurações em seus menus ou mesmo via SYS.txt que possam ser uteis a você, geralmente a interface dela indica um atalho para habilitar os desabilitar funções e esse pode ser o caminho mais curto para resolver seu problema.

Não é regra e nem em todos os casos que deixam de funcionar os comandos do SYS.txt, isso ira depender de alguns outros fatores.

Pesquise um pouco mais sobre o assunto em nosso fórum, pois existe um vasto conteúdo que possa ser ajudar você.
  • Pragelas
  • Colaborador
  • Pragelas's Avatar

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 12:40 #178619

Lior Messer:

Olha, acho que quem mais entende de Primo 1.1 aqui no fórum é o mestre Capulleto. Analisando uma versão dele, poderia te sugerir o seguinte :

1- Crie um sys.txt com o comando abaixo (conforme pacote do Capulleto) e teste no seu navegador:

[warning]
speedcam_soundtype="2 " ; aviso sonoro de radar 0=off, 1=único, 2=quando se aproxima
approach_beep_distances=250 ; varia frequencia que biparão ao aproximar-se (do maior para o menor)

Tudo que está em negrito é apenas texto explicativo, pois está precedido por ;
Neste exemplo ele dará um alerta sonoro único a 250m de distância. Se quiser sem aviso sonoro coloque =0

2- Se quiser mexer em outras configurações, sugiro que o faça no sys, porque é mais fácil de editar ele tem prioridade sobre o igo9.ini .

3- Eu também sou fã de skins e as versões compatíveis com o Primo 1.1 são: diMkaWA_P.1.1.5 e a GJA_v.2.6 . Como o seu navegador me parece ser original, não sei se aceitaria uma skin sem a troca do Data.zip.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 12:51 #178621

Xenon

Funciona, a menos do MapChanger - apenas esta funcionalidade perderia o sentido - já que outro mapa que não o original ficaria inativo

;)
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xenon

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 14:30 #178637

Amigos, obrigado pelas respostas. Vamos lá:

Xenon: também estou inclinado a ir por esse caminho. Pelo pouco que eu pude concluir até agora, esses seriam os comandos. Vamos testar!

Xenon/Pragelas: não tenho nada contra skins. Tenho total intimidade com tecnologia em geral e uma grande curiosidade. Gostaria muito de testar mas confesso que não estou nada confortável com esse esquema de copiar o conteúdo do GPS para um pen drive, atualizar o pen drive e copiar de volta para o aparelho. Não sei o que é efetivamente copiado de volta para o aparelho (isso é feito por um comando caixa-preta de "atualização") e tenho medo de fazer uma besteira. Se eu tivesse acesso direto ao aparelho (vejo que muitos - ou todos - aparelhos stand-alone possuem SD Cards que podem ser manipulados à vontade) ficava fácil: backup de tudo e manda ver!, mas não é o caso...

Para me deixar ainda mais com a pulga atrás da orelha: dei uma passada no carro, mexi em algumas configurações do GPS e gerei um novo backup no pen drive. Conectei o pen drive no PC e, para minha surpresa, o igo9.ini não tinha sido alterado!!! Quer dizer que provavelmente o aparelho está gravando essas configurações em um sys.txt mas ele não copia o sys.txt para o pen drive... Aí fica difícil. Ou seja: se eu fizer um sys.txt e conseguir copiá-lo para o aparelho, ele deverá sobrescrever o que já está lá. Aí, todas as configurações que eu fiz no aparelho seriam perdidas... Eu teria que criar um sys.txt completo, do zero. É isso mesmo ou estou perdido???
  • Lior Messer
  • Iniciante
  • Lior Messer's Avatar

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 19:03 #178666

Geralmente as alterações ficam armazenadas na pasta save, no Data.zip fica inalterado, nunca vi este aparelho, mas se tiver algo como pasta save no seu pen, de uma olhada por lá que você encontrara suas modificações.
  • Pragelas
  • Colaborador
  • Pragelas's Avatar

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 19:07 #178668

Lior Messer:

Como igo9.ini fica dentro do Data.zip (pasta zipada) ele não é alterado ou atualizado pelo Primo. Provavelmente suas alterações estão registradas nos arquivos da pasta SAVE. Dá uma olhada lá.

Abrçs

Editado :bua : o amigo Pragelas foi mais rápido ......
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Última Edição: 06 Nov 2012 19:09 por Xenon.

Re: Dúvidas de iniciante 06 Nov 2012 20:23 #178679

Pois é, esse esquema de atualização via pen drive é muito limitado... Não tem a pasta save, no pen drive tem isso:

Content
... building (não tinha, eu coloquei na mão e reconheceu)
... map
... poi (não tinha, eu coloquei na mão e reconheceu)
... speedcam (não tinha, eu coloquei na mão e reconheceu)
license
... .reg
branding,zip
data.zip

Eu já dei uma super procurada na internet e ainda não achei nada sobre essa bendita central multimidia. Talvez ela tenhaum sd card escondido mas não está acessível sem desmontá-la, o que está fora de questão. :bua

Onde fica normalmente essa pasta save? Se ele reconheceu as pastas que eu criei, pode reconhecê-la.
  • Lior Messer
  • Iniciante
  • Lior Messer's Avatar
Última Edição: 06 Nov 2012 20:26 por Lior Messer.

Re: Dúvidas de iniciante 07 Nov 2012 07:18 #178734

A pasta save fica antes da pasta content, aonde por exemplo tem a pasta licence, LoquendoTTS, e mais outras.

Nessa parte seria o lugar para colocar o arquivo SYS.txt.

Como é uma central que não tenho conhecimento sobre ela, pode acontecer nesse caso causar algum conflito criar a pasta SAVE, fica difícil de saber.

Uma dica, tente achar o site do fabricante e tente entrar em contato com o mesmo para ter informações mais precisas sobre como agir nesse caso.
  • Pragelas
  • Colaborador
  • Pragelas's Avatar
Última Edição: 07 Nov 2012 07:28 por Pragelas.

Re: Dúvidas de iniciante 07 Nov 2012 08:14 #178736

...nada nessa aventura é fácil...

Segundo a tela de Ajuda da central multimídia, o fabricante é uma tal de Motrex. Fui procurar no Google e... cadê? Na verdade, essa foi a minha primeira ideia mas desisti porque não conseguia encontrar um site do fabricante. A Hyundai tem um siste (www.hyindainav.com) que diz que a central multimidia é uma tal de MTX8920SLBR e me manda para o Naviextras, que não ajuda. Pesquisei no google por MTX8920SLBR e nada também... Ligando para a Hyundai, obviamente eles não sabem nada de nada...

Estou começando a achar que essa central tem uma instalação do iGo Primo em um SD Card (ou um chip de memória) que é inacessável pelo usuário. O processo de atualização via pen drive simplesmente copia alguns arquivos (como foi o caso dos radares que eu peguei do Maparadar, e também dos mapas que são atualizados no site do Naviextras) para esse SD Card. Ou seja, o maior problema é como acessar esse bendito SD Card interno. Se houvesse alguma documetação disso...
  • Lior Messer
  • Iniciante
  • Lior Messer's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.348 seconds