Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Informações de tráfego em tempo real

Informações de tráfego em tempo real 09 Mai 2011 18:26 #67156

No dia 4 de maio (semana passada) a Airis disponibilizou seu receptor de informações de trânsito para as áreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, chamado de Easy Way (Notícia no site G1). É o que eu sempre achei ser o recurso mais desejável para qualquer usuário de GPS. O fabricante promete que o sistema atualize no máximo a cada 5 minutos as informações de trânsito, permitindo que o GPS recalcule a rota, evitando congestionamentos e interrupções de pista. Alguém já está experimentando?

Atualização: Hoje, dia 14/05, me dirigi a outra loja da rede Fast Shop, onde adquiri meu Easy Way. Eu moro em São Paulo, uma das áreas onde o fabricante afirma ser possível utilizar o sistema. Fiz isso por que já sei que cada filial recebeu apenas uma unidade do acessório. Pedi para trocar o aparelho. O atendente muito atencioso me trouxe o único exemplar de seu estoque e me pediu ajuda para instalar em um D500 do mostruário para testá-lo (eu tenho um D430, ambos na lista de aparelhos compatíveis com o receptor de trânsito). Também não funcionou. O vendedor confidenciou que algumas lojas receberam uma unidade e tentaram colocá-lo em demonstração. Nenhuma conseguiu. Agora vou tentar resolver o problema com o fabricante. Caso não seja resolvido em uma semana, vou desistir da compra e devolver na loja.

Atualização: Hoje, 20/05, fui à assistência técnica como instruído pelo SAC da Airis. Lá, meu aparelho foi substituído por um novo, pois ainda se encontra na garantia. Apesar de ter sido comprado depois de outubro, o aparelho é de um lote anterior, o qual não era compatível com o sistema. Agora ele está funcionando. Tentei atualizar o navegador para um Primo, mas não funcionou. Vou testar um pouco com o navegador original (iGo 8) e atualizar o tópico.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar
  • Postagens: 11
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 04/02/2011
    Ult. Visita: 06/10/2012
Última Edição: 20 Mai 2011 20:12 por cassianog.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: CLAUDIO L

Re: Informações de tráfego em tempo real 10 Mai 2011 08:55 #67316

Bom dia amigo.
Eu nunca vi este sistema funcionando, mas fiquei curioso.
Vamos ver se alguém vai nos reportar como é que funciona...

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Re: Informações de tráfego em tempo real 13 Mai 2011 10:13 #67897

Tenho um P500.

Estou aguardando mais informações para avaliar a compra.

Abraço
  • marcio_smdo
  • Iniciante
  • marcio_smdo's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 03/05/2011
    Ult. Visita: 22/05/2012

Re: Informações de tráfego em tempo real 13 Mai 2011 20:23 #68008

Acabei de comprar o meu. Instalei e não funcionou. Reverti o software para a versão original (bloqueada). Também não funcionou. Me parece claro que o receptor está com defeito. Os iGos não detectam sequer a presença do receptor TMC. :-(
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar

Re: Informações de tráfego em tempo real (NÃO COMPRE AIRIS EASY WAY) 14 Mai 2011 15:39 #68131

Acabei de atualizar a postagem inicial relatando que tentei trocar o aparelho e descobri que, provavelmente, nenhum EasyWay funciona. Há algo errado no produto, talvez a chave da licença, que vem em um cartão SD.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar

Re: Informações de tráfego em tempo real (NÃO COMPRE AIRIS EASY WAY) 16 Mai 2011 09:34 #68420

Este cartão SD com a chave de licença fica no GPS, ou o receptor tem um leitor?

Pergunto isto porque deixo o meu sistema rodando no cartão. Se comprasse este dispositivo teria que deixar na memória do aparelho.

Procurei no Reclame Aqui e ninguém registrou nada a respeito do receptor.

Abraço
  • marcio_smdo
  • Iniciante
  • marcio_smdo's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 03/05/2011
    Ult. Visita: 22/05/2012

Re: Informações de tráfego em tempo real (NÃO COMPRE AIRIS EASY WAY) 16 Mai 2011 18:17 #68552

Olá marcio_smdo, o cartão com a chave fica no GPS, que aliás, é um cartão de 4GB. Imagino que eu possa usar o resto do espaço com arquivos depois do final desse drama. Os aparelhos da Airis não permitem que se execute o navegador a partir do cartão. Assim, o software só pode ser executado a partir da memória interna. Imaginando a sua próxima pergunta, o receptor não tem um leitor de cartão. Apenas o conector mini-USB para o GPS (macho), um conector mini-USB para um carregador e um conector para a antena. Assim, o sistema todo pode funcionar em um carregador.

Mais uma atualização: Hoje o SAC me respondeu perguntando se o GPS e o receptor foram adquiridos juntos. Se não, me pediram o número de série do GPS. Imagino que isso seja para que eles me enviem uma nova chave, pareada para o aparelho. Se for esse o caso, provavelmente será impossível usar o acessório com aparelhos de outros fabricantes.

Obrigado por pesquisar o "Reclame aqui". Não imaginei que encontraria algo lá. Tenho vasculhado com o Google bastante esses dias, sem encontrar nada. O acessório é simplesmente muito novo e muita gente sequer sabe do que se trata. Mas para ser honesto, tenho que admitir que a Airis me tratou muito bem no passado. Já precisei usar a garantia e não paguei um centavo. Para enviar o aparelho para substituir o LCD que parou de funcionar, me enviaram uma ordem de postagem por SEDEX para outro estado. Após algum tempo para reparos, o aparelho foi enviado de volta para minha casa, também sem cobrança de frete. Estou apostando que eles mantenham a boa prática.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar
Última Edição: 16 Mai 2011 18:28 por cassianog.

Re: Informações de tráfego em tempo real (NÃO COMPRE AIRIS EASY WAY) 17 Mai 2011 16:43 #68744

Ha umas duas semanas eu adquiri, na própria Airis, um GPS D430 (em troca do meu GPs antigo, T930) e o Airis Easyway. Comigo o sistema está funcionando corretamente. Eu uso ele conectado ao carregador do carro (sempre) e com o cartão SD no aparelho, pois é o cartão que possui a linceça de uso. Foi assim que me orientaram a usar o aparelho.
  • adrianoneres
  • Iniciante
  • adrianoneres's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 17/05/2011
    Ult. Visita: 17/05/2011

Re: Informações de tráfego em tempo real 22 Mai 2011 11:53 #69782

Agora sim, o sistema funciona. Por enquanto só consegui fazer funcionar com o iGo8 original. Provavelmente porque a licença do receptor TMC (Easy Way) está amarrada com a licença do software. Nesse post vou falar do que consegui descobrir no software original. No próximo, o que eu descobri no Primo.

No iGo8, com o Easy Way funcionando, recebo relatórios de vias com problemas pela rádio CBN aqui em São Paulo (90,5 MHz). Parece que a Band (96,1 MHz) também tem informações TMC, mas a minha licença não consegue decodificar. Provavelmente é do sistema Tom Tom. Quando há informações de trânsito já disponíveis, o cálculo da rota realmente leva em conta essas informações e evita as vias mais lentas. Entretanto, quando a situação do trânsito muda, não há um recalculo automático da rota, algo que pelos parâmetros de configuração do software deveria ser feito (há as opções de recalculo desligada, manual e automática). O máximo que ocorre e o aparecimento de um ícone informando que há vias com problemas no trajeto. O que devo fazer é abrir a lista de ocorrências, selecionar uma ocorrência no trajeto e selecionar o botão "Evitar". Só daí a rota é recalculada. Tudo isso deveria ser automático. Fico esperando um iGo Primo que consiga utilizar o TMC.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar

Re: Informações de tráfego em tempo real 22 Mai 2011 12:02 #69785

Tentei utilizar o iGo Primo Connected 1.2 (do sherlock) com o receptor TMC. Esse pacote do Primo não estava configurado para usar o receptor, mas descobri que o arquivo sys.txt deve ter a seguinte seção adicionada:

[tmc]
saved_config_available="1"
saved_config_classname="NMEA_GPSTMC_ROYALTEK"
saved_config_portname="COM"
saved_config_port="4"
auto_tuning="0"
saved_last_frequency="905"
saved_last_tuning_mode="0"
ignore_all_events="0"

Copiei essas opções do arquivo system.ini do iGo8 original de meu GPS. Com isso, as opções do receptor TMC no Primo ficam disponíveis, com o sintonizador já fixo na rádio correta daqui de São Paulo (qualquer mudança agora pode ser feita direto no navegador rodando). Entretanto, apesar do Primo conseguir sintonizar a rádio e detectar a presença do sinal TMC, ele não consegue decodificar. Apresenta a mensagem "no key", indicando claramente que a licença não é apropriada.

Já vasculhei fóruns estrangeiros e notei que para algumas regiões, como Europa, EUA, Canadá entre outras, já existem licenças para TMC "hackeadas". Aliás, elas já estão inclusas no pacote Primo Connected que o sherlock postou. Cocluindo, só falta uma licença do TMC no Brasil para o Primo para ter um GPS dos sonhos funcionando.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar
Última Edição: 22 Mai 2011 12:04 por cassianog.

Re: Informações de tráfego em tempo real 11 Jun 2011 14:16 #73932

Ma ele já vem com uma linha de "tcm" no SYS do novo Primo. Esta aqui:

[tmc-http]
enabled=0

[http]
enabled=1

Não vai dar conflito colocar outro "tcm"?

Abs,
Alberto
  • awriss2
  • Iniciante
  • awriss2's Avatar
  • Postagens: 2
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 21/05/2011
    Ult. Visita: 18/07/2016

Re: Informações de tráfego em tempo real 11 Jun 2011 17:27 #73946

awriss2

Para não gerar conflito e fazer testes sem apagar coloque um ponto e virgula ( ; ) no inicio da linha para testa-los

Com isto o sys.txt vai ignorar a linha.

exemplo:

;[tmc-http]
;enabled=0

; [http]
;enabled=1
  • Sier
  • Galeria de Honra
  • Leia, Pense, Tente...
  • Sier's Avatar
  • Postagens: 1802
  • Agradecimentos: 375
  • Registro em: 20/05/2011
    Ult. Visita: 12/08/2016

Re: Informações de tráfego em tempo real 18 Jul 2011 16:27 #80864

minha informaçao de transito nao funciona no meu igo primo 8.5.9.14

no arquivo sys.txt esta assim:

Clique aqui! [ Click to expand ]

e no arquivo system.ini esta:

Clique aqui! [ Click to expand ]

espero que alguem me ajude abraços
  • adrianorjsouza
  • Iniciante
  • adrianorjsouza's Avatar
  • Postagens: 6
  • Registro em: 19/03/2011
    Ult. Visita: 27/08/2012
Última Edição: 27 Mar 2012 18:08 por Sherlock.

Re: Informações de tráfego em tempo real 16 Set 2011 20:37 #92598

Olá awriss2, as entradas a que você se refere (tmc-http e http) dizem respeito à informações de trânsito obtidas pela Internet, provavelmente se estivermos usando o Primo em um smartphone com acesso à rede. Nos nossos aparelhos isso costuma ser impossível. Por via das dúvidas, eu sempre modifico os valores "enabled" para zero.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar

Re: Informações de tráfego em tempo real 16 Set 2011 20:51 #92603

Atualizando:

Já faz uns 5 meses que estou usando o receptor de trânsito no meu Airis D430. Minha opinião até agora é que é uma funcionalidade interessante, mas não vale a pena. Já me salvou a "vida" algumas vezes, indicando problemas no trânsito e encontrando alternativas realmente eficazes. O problema principal é que o sistema depende da transmissão dos dados de uma única estação de rádio aqui na cidade e a recepção do Easy Way não é lá grandes coisas. Posso até ouvir a rádio, mas o sinal deve estar em torno de 90% para que as informações sejam decodificadas.

Um exemplo é o Rodoalnel. O sistema já traz informações de trânsito no trecho Oeste, entretanto, quando estou lá, o aparelho não consegue sinal. Em geral, o sinal só é realmente bom nas regiões Norte e Central. Nas demais, só se estiver em lugares altos.

Além disso, o sistema é lento. Leva bem os 5 minutos que eles anunciam para receber todos os informes. E enquanto o aparelho fica sem o sinal TMC, as informações de congestionamento antigas vão sendo apagadas do mapa, dando a falsa informação de trânsito livre, gerando verdadeiras arapucas. Já quem experimenta um smartphone com o navegador da Google consegue as informações em segundos, com uma cobertura de sinal bem melhor, pois é por rede celular. Obviamente, o navegador da Google não cobra pelo serviço, seja de navegação, de atualização de mapas, seja de informações de tráfego.

Minha opinião é a de que a era dos aparelhos GPS deve chegar ao fim, sendo substituídos pelos smartphones, tablets ou algo ainda mais novo. Quando minha assinatura de 1 ano do serviço terminar, não acredito que irei renovar. Aliás, a Airis sequer anunciou qual vai ser o valor da renovação da assinatura. Acho que nem eles estão acreditando no produto.
  • cassianog
  • Iniciante
  • cassianog's Avatar
Última Edição: 16 Set 2011 20:54 por cassianog.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Caio Junior
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.314 seconds