Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida).

Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:11 #37648

Olá pessoal,

O que mais me irrita no GPS como um todo é sua bateria no máximo dizendo, mediana. Como o meu GPS (BAK 5300) é um devorador de bateria, principalmente quando do uso da TV digital (quem tem um destes sabe como é bom ter para ver um programa enquanto o carona vai ali "e já volta"), depois ficando sem por ter esquecido o rabicho do acendedor de cigarros em casa ou no meu caso, como no meu carro veio como opcional (e não tem), acaba a bateria no meio da rota que vc. nem sabe como chegar e muito menos voltar. Mesmo que tenha o acendedor de cigarros, se precisar ligar algo de emergencia (como recarregar o "cebolar" na viagem longa) vai ficar sem um dos dois.

Pensando nisto resovi fazer um rabicho permanente no meu carro.

Fui nas lojas e comprando todo o material (não as ferramentas, hehe), gastei ao todo 32 reais.

Precisei de:

- um adaptador estilo acendedor de cirgarros femea no valor de 5 reais.

- um rabicho extra (note o do seu adaptador - deverá ser de uma corrente igual ou superior e este rabicho varia de modelo para modelo). Como o meu come muita energia na carga, o compatível foi o mesmo usado no Garmin (no meu caso).

- 2 metros de cabo de energia paralelo vermelho-preto (tipo do som), só que ocm a bitola mais larga para maior amperagem. Vale o conselho do rabicho acima.

Ferramentas:

- alicate de bico e corte (se necessário).
- ferro de solda tipo eletronica.
- solda de boa qualidade (tipo BEST).

- Fita isolante boa qualidade ( comprei a TIGRE).
- Silicone (se necessário).

Começa pelo material na foto:

• Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar
  • Postagens: 130
  • Agradecimentos: 9
  • Registro em: 13/11/2010
    Ult. Visita: 07/09/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:13 #37649

Close do adaptador:

• Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:15 #37650

Prendendo o positivo (fio vermelho) no polo positivo do adaptador (centro) como se passasse em um buraco de agulha. Usei o alicate de bico (opcional) para dar mais pressão na presa:
  • Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2010 20:17 por Tin Master.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:19 #37652

Soldando o positivo (fio vermelho) no polo positivo do adaptador (centro) e polo negativo (fio preto) na borda) - cuidado com o metal da borda, nao permite que v.c fique dobrando muito - senão quebra):
no meu caso o negativo só permitiu encostar (nao tinha furo) então só vai fixar através de uma boa solda:

• Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:20 #37654

Isolei o positivo com um pedacinho de fita isolante, com duas voltas bem firmes:

• Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:23 #37656

E finalmente, para evitar que algo entrasse mesmo que apertado entre o fio e o rabicho passei a fita isolante algumas voltas na parte externa:

A ligação vou deixar para o meu eletricista fazer, já que tenho outras coisitas para resolver na elétrica. Mas o rabicho vai ligado no painel (caixa) de fusíveis aonde está o fusível do acendedor de cigarro. DICA: LIGAR DIRETAMENTE NA CAIXA, NÃO CORTAR CAMINHO USANDO O FIO DO ACENDEDOR DO CARRO PARA NÃO SOBRECARREGAR O FIO DO MESMO).

O fio vc passa por baixo do painel assim como o adaptador fêmea e ocomector do acendedor de cigarro conectado, deixando somente o conector final do gps à mostra no painel (com uma folguinha de fio). Assim ficará mais fácil usar o GPS.

Ah, o silicone é caso vc. tenha de passar o fio por algum lugar mais úmido, em algum plástico ou que necessite de maior proteção. No meu caso, acabei não usando.

NOTA: No meu carro, quando se desliga a chave a energia é cortada no acendedor de cigarros ( caixa de fusíveis). Achei melhor, para uma maior segurança. Caso opte por isto e seu acendedor seja diretão mesmo com a chave do carro desligada, recomendo achar outro conector na caixa de fusíveis que tenha este padrão, mas lembrando de como fazer a conexão como descrito acima. Ah, e que tenha folga de no mínimo 3A na carga do fusível (gerlamente o adaptador consome cerca de 1,5A, mas deixar o dobro é seguro).

Espero ter ajudado

Abraços

Martin Afonso Farias ( Tin Master )

CAVOK sempre.
  • Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2010 20:41 por Tin Master.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:29 #37659

tim,

eu tenho um rabixo desse no meu carro. puxei o 12vonts da luz do teto mesmo e deu certo o carregador ficou escondido no forro do teto. fiz um suporte no teto para o gps. ficou bem maneiro.
;)
  • MuraskiGO
  • Usuário Platinum
  • MuraskiGO's Avatar
  • Postagens: 489
  • Agradecimentos: 25
  • Registro em: 26/10/2010
    Ult. Visita: 29/03/2011

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 21 Dez 2010 20:37 #37667

MuraskiGO,

Legal sua adaptação.

Eu optei por este método visto que não posso alterar em nada o carro (mínimos furos,alterações, etc.).

Então quanto menos aparecesse, melhor.

Mas se puder colocar a foto da sua adaptação para a galera ver, é bom pq. gera novas idéias, visto que cada caso é um caso e cada carro é um carro... rs...
Valeu pela idéia.

Abraços

Martin Afonso Farias ( Tin Master ).

CAVOK sempre!
  • Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2010 20:43 por Tin Master.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 22 Dez 2010 14:11 #37787

vou tirar fotos e colocar aqui sim. vlw pela dica;)
  • MuraskiGO
  • Usuário Platinum
  • MuraskiGO's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 22 Dez 2010 15:32 #37812

Olá Tin Master,

Ótimo post, parabéns!

Há tempos, estive em situação semelhante. Mas como me via rotineiramente em longas viagens, precisando alimentar simultaneamente uma parafernália de coisas, ficou claro que um simples conector 12V adicional não ia resolver.

As coisas que sempre levo em viagens e acabam precisando ser alimentadas durante o trajeto são:

- carregador do celular;
- fonte do notebook;
- GPS Garmin, ou (mais recentemente) o automotivo;
- etc!

Diante disso, optei por ligar um único inversor 12VDC/115 VAC no acendedor do carro, e liguei uma dessas réguas de tomadas AC à saída do inversor. Agora tenho à disposição 5 diferentes tomadas AC para ligar todos os carregadores e fontes necessários, sem nenhuma modificação no carro (*). O único inconveniente foi o caso do meu GPS automotivo mais recente, cujo fabricante se rendeu à moda de não fornecer carregador AC. Nesse caso estou usando o carregador de telefone celular, e assim a régua fornece toda a energia de que preciso para todos os brinquedos!

(*) - A rigor fiz, sim, uma modificação no circuito do acendedor. Em meu carro, o acendedor é alimentado pelos 12V "pós-chave", significando que originalmente o acendedor só funcionava com a chave de ignição ligada. Modifiquei para ser alimentado no estilo "hot-battery", ou seja, ligado diretamente à bateria. Assim, posso usar o inversor e os dispositivos plugados nele mesmo com o carro desligado (além de não sobrecarregar outros circuitos do carro com tantas coisas ligadas à régua).

Já tenho este esquema há uns bons 5 anos pelo menos, e desde então nunca mais tive de escolher entre uma coisa ou outra no acendedor do carro!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 23 Dez 2010 02:14 #37944

Bruno,

Eu optei por instalar embutido pois no meu caso, que é um carro beeem compacto, espaço é raro, então a régua iria ficar solta ou até enroscando em algo, periga provocar algo mais sério.

Recomendo ainda que verifique o valor em Amperes do fusível do seu acendedor de cigarro (geralmente 30 A) e tome cuidado para não ultrapassar 70% do valor . Esta folga de 30% é recomendada porque em alguns casos os fabricantes colocam o valor médio de consumo de corrente, não de pico. Então esta folga de 30% é para ter um espaço para algum pico, senão estoura seu fusível e na pior hipotese danifica sua fiação.

Para vc. ter uma idéia, um simples GPS consome com pico até 2A.

Outro tanto ou mais para seu cebolar (depende do modelo).

O vilão aí é o NOTEBOOK e os outros etc!

No mais, nada como "jeitinho brasileiro"... rs...

Abraços

Martin Afonso Farias ( Tin Master )

CAVOK sempre!
  • Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar
Última Edição: 23 Dez 2010 02:16 por Tin Master.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 23 Dez 2010 04:42 #37945

Martin,

Tive cuidado de deixar uma boa margem, sim. Além disso, tenho algumas camadas de proteção:

- O acendedor está alimentado diretamente pela bateria, por cabo próprio;
- O novo cabo tem fusível próprio;
- O próprio inversor tem proteção contra sobrecarga. Mesmo que eu quisesse exagerar na carga, ele desligaria ainda dentro da margem de segurança do sistema elétrico do carro.

Sim, o vilão é o notebook. Os demais dispositivos consomem, somados, o equivalente a uma fração de sua carga.

Já que entramos no assunto... o que me espanta mesmo é o "otimismo" dos fornecedores de GPS, que insistem em sugerir que usemos estes equipamentos alimentados pela porta USB de nossos computadores! O padrão vigente para a porta USB prevê um limite de 500mA para a porta (pior: para o controlador USB, normalmente responsável por várias portas). As fontes conversoras 12V/5V que eles próprios fornecem para os acendedores do carro, normalmente de 1.5A, provam que eles estão perfeitamente cientes de que 500mA é pouco. Mas, explica-se: é fácil ser "otimista" com equipamento alheio, especialmente se isso implica na economia de uma fonte AC de 1.5A! Felizmente nem todos os fornecedores agem dessa forma (meu Elgin antigo veio com fonte AC). Em cada anúncio de GPS mencionando "cabo USB para carga", vejo um fabricante lucrando indevidamente, ao furtar de seu cliente a fonte AC que deveria estar no pacote.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 23 Dez 2010 07:56 #37959

Tin Master ,

Parabéns pelo post!!! Muito legal esta adaptação, simples de fazer e muito boa!!!

Abs,
  • Wbjiu
  • Galeria de Honra
  • "Não enviem Mensagens Privadas"
  • Wbjiu's Avatar
  • Postagens: 2239
  • Agradecimentos: 840
  • Registro em: 11/09/2010
    Ult. Visita: 30/11/2016

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 19 Jan 2011 21:28 #44118

Amigo fiz algo semelhante,mas não gastei nada apenas coloquei dois fios direto no adaptador que vem com o gps,que vai conectado no isqueiro do carro,e liguei nos fios alimentadores do rádio,cortei o positivo e coloquei um botão liga desliga embaixo do painel,facil facil,hahaha aqui deu certo.um abraço
  • carecacs
  • Iniciante
  • carecacs's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 19/01/2011
    Ult. Visita: 04/11/2014

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 24 Jan 2011 13:06 #45338

até queria fazer isso, mas n vai prestar eu fazer isso no meu carro, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A ultima vez que fui fazer eu msm alguma coisa no meu carro, queimou toda a parte elétrica dele. kkkkkkkk
  • ricksese
  • Intermediário
  • ricksese's Avatar
  • Postagens: 72
  • Registro em: 21/12/2010
    Ult. Visita: 28/04/2011

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 27 Jan 2011 20:38 #46376

:) Pessoal, gostei demais. Vou fazer isto em meu carro. Boas dicas.
  • flamenando
  • Iniciante
  • flamenando's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 28/01/2011
    Ult. Visita: 05/12/2012

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 31 Jan 2011 16:46 #47544

Bruno, também fiquei frustrado por não ter carregado AC no pac do meu GPS, mas como tenho vários carregadores de celular, nunca passo apertado. Os carregadores da Motorola (V3 e outros) carregam muito bem os Foston.
  • fbagromilk
  • Iniciante
  • fbagromilk's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 22/01/2011
    Ult. Visita: 08/07/2016

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 03 Fev 2011 05:00 #48233

fbagromilk...

Sim, o carregador de meu celular tem uma saída em forma de porta USB. Posso deixar o cabo original, para o celular, ou então remove-lo e espetar um cabo USB tradicional e dessa forma carregar o GPS.

O carregador tem servido para isso, mesmo.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 06:52 #48538

Eu liguei o carregador original na caixa de fusivel puxei dois fios da caixa e liguei no pino que entra no acendedor de cigarros isolei os fios e passei por dentro do painel, sem alterar nada o unico problema que não dá pra usar em outro carro.
  • alejsdias
  • Iniciante
  • alejsdias's Avatar
  • Postagens: 10
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 23/01/2011
    Ult. Visita: 14/12/2015
Última Edição: 04 Fev 2011 07:47 por alejsdias. Razão: incluir foto

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 07:22 #48543

fbagromilk

O fato de vc usar o carregador de celular motorola, não pode prejudicar o GPS não?
Digo isto, porque certa vez uma prima minha utilizou um carregador destes para carregar outro celular de marca distinta, só porque a conexão era semelhante. Aconteceu que as primeiras cargas foram feitas com sucesso, contudo, pouco tempo depois a porta de alimentação do celular queimou, porque havia incompatibilidade entre o carregador e o celular, gerando uma sobrecarga e queimando.

Isto não pode ser perigoso no GPS e queimá-lo?
  • edumacambira
  • Intermediário
  • edumacambira's Avatar
  • Postagens: 96
  • Registro em: 01/02/2011
    Ult. Visita: 12/01/2012
Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser
insignificante.

Charles Chaplin

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 18:28 #48717

Não seria mais interessante comprar um desses?
Gasta menos que 36 reais... e tem saída USB.
Se tem perigos eu não sei, nunca testei, mas vi esses dias e achei interessante.
  • Jegy
  • Usuário Prata
  • Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje
  • Jegy's Avatar
  • Postagens: 117
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 23/11/2010
    Ult. Visita: 22/12/2014

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 19:25 #48729

bem interessante esse adaptador, vou procurar aqui em curitiba um desses para testar.

vlw
  • MuraskiGO
  • Usuário Platinum
  • MuraskiGO's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 19:30 #48730

Jegy, eu também gostei e vou ver aqui em sampa. como podemos chamá-lo?

vlw fwi, Holmes :)
  • Holmes
  • Colaborador
  • ...um eterno aprendiz!...
  • Holmes's Avatar
  • Postagens: 344
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 22/12/2010
    Ult. Visita: 26/04/2011
Antes de perguntar faça uma pesquisa!
Dúvidas privadas, não respondo. Use o fórum!
Regras do fórum: gpspoint.com.br/forum/rules
openSUSE Brasil: www.susebr.org/forum/
GPS Airis T935 iGO 8.3.2 e 8.3.4

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 04 Fev 2011 21:30 #48764

Olha, o nome tecnico mesmo eu não sei, mas usa aí:

1 Extensão de Acendedor
2 Extensão de Acendedor Automotivo
3 Extensão de Acendedor de Cigarro
4 Duplicador acendedor(Tem uns que são dois)
5 Extensor Isqueiro
6 Inventa um nome e torce pra achar....

Mas dando uma procurada em algum site de compras você encontra bem fácil, principalmente a 1 opção e a.

Abraço!
  • Jegy
  • Usuário Prata
  • Jegy's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 24 Abr 2011 14:06 #65036

Amigos,

Tomem cuidado em usar os "Genéricos" adaptadores para carro, olhando principalmente a CORRENTE que geralmente é dada em mA. O segundo cabo que vcs. comprarem devem ter a mesma tensão, polaridade e principalmente corrente igual ou melhor ainda, SUPERIOR ao do cabo original. Isto vai garantir uma carga completa, sem engasgos e principalmente, sem risco de sobrecarga no carro. Notei alguns tópicos acima com um ou outro dispositivo para tal função.

Outra coisa: muitos estão ligando em fios de rádios etc.; gostaria de lembrar que o carregador do GPS puxa muito, e o fio do ráio é dimensionado para ele próprio, e se vc. colocar junto neste fio (desvio) o GPS o fio do rádio que sai da caixa de fusíveis até o desvio pode se incendiar, pois ele não está dimensionado para tal corrente; porisso eu enfatizei que o adaptador deve ser colocado DIRETAMENTE na caixa de fusíveis.

Em breve coloco fotos de como ficou...

Abraço

Martin ( Tin Master)

CAVOK sempre!
  • Tin Master
  • Usuário Prata
  • Tin Master's Avatar

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 24 Abr 2011 14:18 #65039

Tin

Ótima colocação, pois qualquer "gambiarra" pode incendiar a parte eletrica do carro até ocasionando "P.T." do veículo.

att
MR
  • manreis
  • Colaborador
  • Leia - Releia - Pense e Tente
  • manreis's Avatar
  • Postagens: 614
  • Agradecimentos: 122
  • Registro em: 06/01/2011
    Ult. Visita: 20/05/2011
Última Edição: 24 Abr 2011 14:20 por manreis.

Re:Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 26 Abr 2011 16:18 #65381

Tin Master escreveu:
Clique aqui! [ Click to expand ]

Eae Tin, você diz isso daquele aparelho que citei ali em cima? Post 48717 Porque se for eu edito o post e coloco um aviso. Eu não comprei ainda, não preciso de um agora, não faço viagens longas, e não uso tanto o celular, e também não fumo. Por isso não fui atrás de nenhum ainda, e não procurei ler as especificações, mas qualquer dica, manda aí.

T+
  • Jegy
  • Usuário Prata
  • Jegy's Avatar

Re: Hardware: Tomada de força extra no carro (embutida). 05 Jun 2012 22:57 #152637

Pessoal, usei um adaptador deste que foi colocado neste forum, extensão de acendedor automotivo (triplo + USB) e não deu muito certo pois o GPS não funcionou a contento, isto é trava. Voces podem me dar alguma ideia? Se eu trocar o fio da extensão por um mais grosso pode dar certo? Outra coisa como eu ligo o acendedor de cigarros do carro de maneira que quando desligo o mesmo, tambem desliga o acendedor, meu carro é um Gurgel. Obrigado!!

Saudações!!

Lula Soares
  • Lula Soares
  • Iniciante
  • Lula Soares's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 08/07/2011
    Ult. Visita: 13/04/2013
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.438 seconds