Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: No SDMMC ou na Memória do Aparelho?

No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 08:45 #24620

Pessoal,

Várias pessoas aqui na comunidade tem feito esta pergunta nos últimos tempos: onde devo instalar o navegador? ou, tem diferença instala-lo na memória do aparelho ou no cartão? Tem, claro que tem. A idéia deste post é tentar dimensionar esta diferença em termos de velocidade
Para investigar esse assunto lancei mão de um navegador que definitivamente não está entre os mais populares (conforme enquete realizada aqui no GPS Point) o Polnav. Por que o Polnav? Acontece que além de ser muito fácil de encontrá-lo por aqui (graças ao companheiro Cucaanimal) este navegador é pequeno, fácil de instalar e dá uma informação que nenhum outro dá: performance do dispositivo
Para encontrar esta informação, é só dar um click no mapa, depois no botão "i", na opção sobre e na "aba" performance. Em poucos instantes ele apresentará os números do seu aparelho específico.
Explicado isso fica fácil compreender a experiência realizada. Instalei uma cópia do Polnav na memória interna de um Midi 5559 e outra num cartão SDMMC e "medi" a performance do indicador Fileread. O resultado de uma série de leituras num e no outro caso indicou a seguinte média:
FileRead SDMMC - 170
FileRead Memória interna - 150
Bom, aqui vai a interpretação dos dados. Estamos falando do mesmo pacote, rodando no mesmo aparelho, que está na mesma posição geográfica, num instante de tempo semelhante. Entendo que o único sentido das leituras serem diferentes seja devido a elas estarem informando a variável tempo de leitura (em milisegundos ?) Se tivesse que apostar, apostaria nisso
Então, independentemente da unidade de medição, se assumirmos esta hipótese como verdadeira, chegaremos à conclusão de que o tempo de leitura dos arquivo de dados na memória interna do aparelho corresponde a 88% do tempo que levaria no cartão
Agora, do carregamento do aplicativo, passando pelo sincronismo com os satélites até chegar na navegação, quanto do tempo é atribuído à "leitura" de arquivos? Não faço a mínima... mas quer um chute? Não deve passar de 25%. Ou seja, na prática no computo do tempo total, o ganho de desempenho seria de 1/4 de 12%, cerca de 3%
Vale à pena colocar um navegador novo na memória interna para com isso obter mais desempenho? Na minha opinião, não. Deixe somente o navegador original lá e coloque o novo num cartão à parte. Vai te facilitar o manuseio - hoje muitos micros têm leitor de cartões que dispensam o uso dos cabos - e ainda te dar a segurança de num caso de dar "zebra" poder voltar o GPS ao estado original

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes, CLAUDIO L

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 09:46 #24655

Sherlock
Muito bom,com isso firma a minha tese de que o uso do softeware na memória interna é aconselhável sim ,mas porque? Porque se fosse certo ter instalado ele no SD,já sairia de fábrica correto?
Mas porque alguns sai de fábrica com o navegador já instalado no SD?
Porque provavelmente o GPS não pode ser desbloqueado e é óbvio que não podendo ser desbloqueado o navegador sendo instalado dentro da memória impossibilitaria uma atualização por falta de acesso.
Mas porque alguns GPS saem de fábrica bloqueado e com o navegador dentro da memória,,,isso é uma estratégia (que ao meu ver é burra),dos fabricantes prenderem seus cliêntes a eles na hora de uma atualização,,,eu disse burra porque eles além de criarem uma negatividade da empresa aos novos compradores os antigos tbm não irão indicar o aparelho a ninguem.
Digo isso porque já peguei central multimídia que só aceita o cartão SD dela,não adianta colocar um novo cartão com o back do outro que não funciona,e se atualizar, o mesmo passa a não funcionar,dá sim para atualizar quase tudo de dentro mas o principal que é o .exe não pode ser alterado,,,e ai como se faz alguma alteração em um arquivo .exe??? creio eu que seja algo como um serial ,algo que somente o GPS reconheceria que vem já dentro dele,mas ai é outra história,,,isso obrigando novamente ao comprador que quer uma atualização ,comprar somente deles,,,acho uma maluquice,porque imagine vc aguardando uma atualização de um Mapa 2010 confiável? mas...
Não sou contra qualquer tipo de parceria empresa\cliente,mas desde que se tenha uma credibilidade e confiança no material a ser atualizado na compra,eu pagaria na boa um bela atualização de meu GPS,mas desde que seja correta,principalmente com o que mais nos preocupa em um GPS que é o MAPA FUNCIONAL.
Voltando ao principal motivo do tópico (desculpe ter desviado rsrs),na minha opinião,se o navegador vem na memória interna instalado ou no cartão SD que seja não veremos grandes alterações como mostrado no cálculo do caro amigo Sherlock ,,,mas comparando instalações,alterções ,mudanças,atualizações,testes etc..etc...etc.. é incomparavelmente o SD com a Memória interna,,,feito somente no SD vc pode até fazer cagada que sempre o seu GPS "internamente" estará "intacto" .
Lembrando é claro: BACKUP "sempre" !

Abraço
DjArnaldo
  • DjArnaldo
  • Moderador
  • DjArnaldo's Avatar
  • Postagens: 1368
  • Agradecimentos: 651
  • Registro em: 22/10/2010
    Ult. Visita: 01/03/2015
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 09:56 #24663

Arnaldo,

Só gostaria de te dizer uma coisa ... quando surge o alviverde imponente... não tem pra ninguém
É isso aí velho

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Última Edição: 02 Nov 2010 10:01 por Sherlock.

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 10:18 #24676

Sherlock,

Alguém perguntou isso em outro tópico mas não vi resposta até agora lá, então vou aproveitar pra fazer aqui:

Existe no GPS algo similar ao SWAPFILE do PC? (memória virtual alocada em HD).

Se sim, há como especificar esse tamanho? Onde ela fica?
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 11:12 #24703

Sherlock
É nóis B)

plot_aqa
Que pergunta heim?
Essa eu não saberia responder :laugh:
  • DjArnaldo
  • Moderador
  • DjArnaldo's Avatar
  • Postagens: 1368
  • Agradecimentos: 651
  • Registro em: 22/10/2010
    Ult. Visita: 01/03/2015

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 11:25 #24713

Putz meu...

O cara fica até duas da manhã assombrando a comunidade ao invés de ir dormir, depois chega todo inspirado fazendo essas perguntas difíceis... :angry: vou te contar uma coisa, viu

Olha só eu tenho a impressão de já ter visto esse arquivo de memória virtual sim. Ativa a feature de minimizar do seu navegador, baixa algum desses menus completos daqui do forum que venha com um browser - o do Wordfish vem com um ótimo, "Commander"

Carregue o Amigo, minimize e ative o browser acima. Me parece que quem faz esse Swap é o WinCE e o nome do arquivo é oktopus. Não sei se tem como configurá-lo porque não mexo no WinCE (tenho medo de fazer mais asneira do que já faço normalmente)

Os caras aqui do site que fazem os menus personalizado são feras nesse assunto, por que não troca uma idéia com algum deles?

;)

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 12:04 #24726

Putz, como sabe que eu fique até 2 da manhã aqui na comunidade? Elementar, meu caro Scherlock: vc tb estava aqui rsrsrs....

Fala a verdade, o que seria da sua vida sem minhas perguntas cabeludas?

Caraca, oktopus? Com oito tentáculos, não há memória que dê conta de tanta voracidade!

Vou dar uma pesquisada melhor, já que agora vc colocou uma luz no fim do túnel!

A idéia seria tentar aproveitar melhor esses cartões de memória que acabam ficando subutilizados com o tempo. O meu tem 4Gb, o Igo8.3, Amigo, Primo, Primo green, Menu, etc.. e tem espaço ainda. Daí conseguiria melhorar performance do aparelho com um recurso que eu já tenho disponível mas não uso pra nada.

Valeu!
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 12:13 #24728

Olá plot_aqa,

Entendo praticamente zero de WinCE, mas pelo pouco que já li a respeito, este SO usa um método de pagefile com paginação "por demanda". O objetivo é que o conteúdo das áreas de flashcard e SD card sejam lidos um mínimo de vezes e que os dados lidos fiquem na RAM pelo máximo de tempo que for possível. Quando a RAM começa a se esgotar, arquivos inteiros, notadamente EXE's e DLL's, são os primeiros a ser excluídos da RAM, pela facilidade de sua posterior releitura do "disco" quando necessário. Pelo que sei, esta área de paginação não usa o cartão SD, sendo sempre feita na memória interna, e que eu saiba não existe um pagefile configurável equivalente ao do Windows para PC, por exemplo.

Não esqueçamos que os cartões SD se deterioram com o uso, tendo um limite fixo de leituras/gravações disponíveis (em torno de 100 mil ciclos). Mais do que sua pouca velocidade, este deve ser o maior motivo de não usa-los para pagefile ou swapfile. Uma coisa é gravar repetidas versões do iGO no SD card. Outra bem diferente seria ter o sistema operacional gravando continuamente e por conta própria pedaços de arquivos aqui e ali no pagefile, rapidamente levando à inutilização do SD card e à perda de dados que confiávamos estar guardados em segurança.

O controle que temos sobre a memória, via Painel de controle - sistema - memória, nos permite modificar a alocação de memória disponível entre "armazenamento" e "programas" mas, ainda assim, os ajustes feitos valem apenas para a sessão corrente. Ao se desligar e religar o GPS, a alocação volta para o default de fábrica.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re:No SDMMC ou na Memória do Aparelho? 02 Nov 2010 12:25 #24733

Bruno,

Obrigado pelas explicações.

Confesso que eu desconhecia que um cartão de memória possui vida útil com um número máximo de acessos e isso por si só justifica o impedimento de acesso a ele para operações rotineiras, como vc mesmo mencionou.

Acho então que não me resta outra alternativa a não ser buscar um com 128 de RAM rrs...

Mas por enquanto meus 64 estão dando conta do recado.

Uma vez mais, parabéns pelo conhecimento técnico.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Navegador no cartão ou memória interna 27 Set 2013 20:02 #204145

Peço licença ao amigo Sherlock para contrapor uma pequena parte do primeiro post (de 2010); muita coisa mudou de lá pra cá, estou convencido. Mas uma coisa é certa, o nosso mestre SK acerta (no primeiro post, no link citado) quando diz que há diferença de desempenho entre a memória interna e um cartão externo. Porém estou me referindo, aqui, à velocidade de leitura e escrita nas duas memórias, mas vou começar com outra forma de medir desempenho (também).

Edit: escrevi este post após ver um do SK indicando este tópico e pelo fato de o outro tópico ter sido trancado, logo algumas frases ou palavras poderão não fazer sentido aqui neste tópico (peço que relevem a incongruência, neste caso).

A velocidade de leitura e escrita nas memórias dos aparelhos gps é muito importante sim, mas pode ser mais secundária do que se imagina (volto a este assunto mais adiante). A variável mais importante em um navegador para se medir desempenho é o fps (sigla em inglês para frames per second -- quadros por segundo). Em pacotes baseados em Primo é possível ter esta informação na tela usando o seguinte comando no sys.txt:

[debug]
show_performance=1

Existe outro para mensurar o desempenho da memória ram também, mas de pouca utilidade se o usuário não souber fazer as análises corretas. Com o comando acima o Primo exibe uma (feia) linha na parte superior da tela que informa, em tempo real, o número de fps. Aqueles que fizerem testes notarão valores surpreendentemente baixos, onde o valor pode ficar entre 3-7 fps em determinadas situações e, no máximo, chegar a 15-17 fps (em aparelhos melhores e com mais ram).

Em essência, o número de fps depende fortemente do processador (clock mais elevados, mais fps), da memória ram (e tipo) e também da resolução da tela do dispositivo (aparelhos de 800x480 precisam processar mais e alocar mais espaço em ram). A medição do número de fps é a única que interessa no que tange ao desempenho dos dispositivos gps, mas é possível melhorar estes valores...

Os fabricantes de dispositivos gps, argumentando os custos de fabricação, quase sempre optam por memória interna de baixo desempenho (custos menores). Mas isto não é regra geral. Partindo deste princípio, é "fácil" concluir que o melhor é comprar um novo cartão e inseri-lo no aparelho. Certo? Errado! Veremos isso, aos poucos.

Atualmente é fácil encontrar no mercado os cartões de memória que são classificados como "Classe 10". Esta terminologia nada tem a ver com a velocidade de leitura, mas sim de escrita: um cartão classe 10 (de fabricante idôneo) garante a taxa de no mínimo de 10 MB por segundo para o modo de escrita (sempre mais lento que o modo de leitura), o que é muito, quando comparado com um típico (o mais comum) classe 4 (no máximo 4 MB por segundo). Em um HP classe 10 que tenho, consigo taxa de 11 MB/s em modo escrita e cerca de 25 MB/s (muito superior aos HD's de anos atrás) em modo leitura, mas existem melhores por aí. Estes valores foram obtidos inserindo o cartão diretamente no computador e usando um software de medição (facil de encontrar por aí).

Mas nem tudo são flores...

Usando este mesmo cartão em alguns aparelhos gps, conectando o dispositivo ao computar e usando mesmo software para medições um susto surgiu: em alguns aparelhos (gps, que tenho) velocidade 6-7 em alguns e para apenas 3,5 MB/s em outro (um Foston 717). Mas para comparação, estes mesmo Foston só conseguia 1,1 MB's em um classe 4 (cartão comum) e apenas 0,7/0,8 MB/s em sua memória interna.

Lição: mais importante saber que, em geral, a memória interna é mais lenta do que um cartão interno, é saber que o barramento de dados de leitura/escrita dos aparelhos gps é de baixíssima qualidade, impedindo até mesmo que cartões de memória oficialmente rápidos se transformem em verdadeiras carroças quando usados nestes dispositivos.

Mas nem tudo está perdido...

Se há uma coisa que o executável principal de um navegador mais faz é acessar (o tempo todo) o local aonde estão armazenados os principais arquivos do pacote (mapas, dem, etc., mas não só os conteúdos) e isto é feito no cartão de memória ou na memória interna. Logo, quanto mais rápido, melhor o desempenho. Então é fácil concluir que o acesso "ao disco" (leia-se memória interna ou cartão externo) será mais rápido quando o mesmo tiver taxas de transferências mais elevadas. É melhor usar um cartão que apresente taxa de transferência de 6-7 ou até mesmo 3-4 MB/s do que um com taxa de aproximadamente 1 MB/s, sem sombra de dúvida. Mas não esperem nada revolucionário ao investir vultosas somas de dinheiro em um cartão excepcional, poderá se arrepender...

Deixo um link de um aplicativo free para medição de velocidades de memória (como sugestão apenas, existem vários):

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Além do problema da diferença de desempenho entre a memória interna e o cartão externo, existe outro e que pode ser inconveniente para muitos: dependendo o navegador (Primo, principalmente), poderá haver problemas com o seu uso na memória interna se o SO for o WinCE v5.0 -- sempre dá uma mensagem de erro ao sair do navegador. Se o usuário não se incomodar em dar um "ok" todas as vezes que sair do navegador, tudo bem. Se for incômodo, que se instale o pacote em um cartão externo (e todos os problemas de falhas ao sair serão resolvidos).

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes, adinis, CLAUDIO L

Navegador no cartão ou memória interna 28 Set 2013 22:24 #204194

Xamanian escreveu:
...
Usando este mesmo cartão em alguns aparelhos gps, conectando o dispositivo ao computar e usando mesmo software para medições um susto surgiu: em alguns aparelhos (gps, que tenho) velocidade 6-7 em alguns e para apenas 3,5 MB/s em outro (um Foston 717). Mas para comparação, estes mesmo Foston só conseguia 1,1 MB's em um classe 4 (cartão comum) e apenas 0,7/0,8 MB/s em sua memória interna.

Lição: mais importante saber que, em geral, a memória interna é mais lenta do que um cartão interno, é saber que o barramento de dados de leitura/escrita dos aparelhos gps é de baixíssima qualidade...
Essa medição com o aparelho conectado ao computador pode ser enganosa. A medida fica limitada pela velocidade do barramento USB (se for 1.x não passa de 2MB/s, equivalente a um SD classe 2). Com USB 2.0 (em torno de 30MB/s), o maior impacto é das camadas de SW que montam o sistema de arquivos, especialmente do lado do GPS. Para se medir o desempenho do SD no GPS seria interessante um programa para WinCE.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Navegador no cartão ou memória interna 29 Set 2013 11:18 #204221

Eu uso o método prático para determinar se o cartão é mais rápido que a memória interna de um gps:

Instalo uma cópia de determinado navegador na memória interna e outra igual no cartão.
Cronometro o tempo que o navegador leva para concluir a inicialização.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Navegador no cartão ou memória interna 30 Set 2013 11:41 #204321

Luiz Carlos,

Com certeza esse método não deixa dúvidas, e sua conclusão vai estar certa :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.391 seconds