Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Tutorial para fazer seu próprio ícone

Tutorial para fazer seu próprio ícone 09 Mai 2015 17:42 #242473

Você que quer personalizar o seu ícone.
Pode fazer um ícone bem legal usando uma ferramenta simples.
O seu próprio editor de texto faz um belo ícone.
Siga estes passos:
1) Primeiro passo, abra o Programa Microsoft Word (Editor de texto);

Figura1.jpg

2) Clica em inserir na aba no canto superior esquerdo:

Figura2.jpg

3) Depois clica na aba formas:

Figura3.jpg

4) Depois seleciona a sua forma e observa que surgira uma ferramenta no seu cursor sobre o documento; clica com a ferramenta no documento e arrasta fazendo o caminho para a criação (altura e largura); ficará assim:

Figura4.jpg

5) Clica com o lado direito do seu mouse e vá até a opção formatar forma:

Figura5.jpg

6) habilitará no canto direito a opção para preenchimento e linha; faça conforme seu gosto:

Figura6.jpg

7) Clica em formato 3D:

Figura7.jpg

8) Sobre as opções de formato 3D, trabalha com os botões de altura e largura até atingir seu gosto:

Figura8.jpg

9) A figura começará a modificar e você verá a formação:

Figura9.jpg

10) Depois que a sua forma ficou pronta, vá novamente até o botão inserir e clica agora em imagens:

Figura10.jpg

11) Habilitará a opção de você selecionar a sua imagem; vá até o local onde está o seu arquivo de imagem e seleciona; depois de selecionado, clica sobre a imagem e proceda algumas configurações sobre ela. A primeira coisa deve ser a quebra de texto automática para que a imagem possa navegar sobre a sua forma:

Figura11.jpg

12) Depois redimensiona a imagem e posiciona ela sobre a sua forma:

Figura12.jpg

13) Vá até a opção de formato, clicando com o lado direito do mouse e deixa a imagem com a mesma angulação da sua forma:

Figura13.jpg

Pronto.

Depois de fazer o seu ícone, dá um print e edita ele no Paint;
Posteriormente, vai ter que aplicar transparências e redimensionar.

Figura14.jpg

Veja se entendeu

Ping
Anexos:
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016
Última Edição: 09 Mai 2015 18:06 por Ping.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Benites, atlan, BrunoBL, Milton, guiga210, NNunes, Fábio M., Xenon, hctomio, 4467desouza...

Tutorial para fazer seu próprio ícone 09 Mai 2015 22:48 #242490

Boa noite...

Ilustre Ping meu colega..

Muito bom esse seu passo a passo.. Mas nao estou em casa para ver se consigo, tendo em vista que vou tentar abrindo 02 computadores digo por o passo a passo em um e tentando realizar no outro. heheheheehe......

Vou ver se consigo realizar pelo menos uns 80% da sua linda ideia e capricho com seus Ícones.. Se eu conseguir pode ter certeza que irei postar aqui para você avaliar e da sua opniao ta bom...

Enorme abraco meu colega e novamente obrigado pela sua atitude de passar um pouco de seu conhecimento para a gente....
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1105
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
    Ult. Visita: 10/12/2016
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id

Tutorial para fazer seu próprio ícone 10 Mai 2015 10:38 #242499

Ping

Sem querer pedir demais e muito leigo que sou nessa área, tem como você explicar o que é um icone com transparência, pra que serve e se necessáriamente teria que estar presente em todas as figuras.

Agradeço
  • Benites
  • Usuário Platinum
  • Benites's Avatar
  • Postagens: 304
  • Agradecimentos: 127
  • Registro em: 28/02/2010
    Ult. Visita: 08/12/2016

Tutorial para fazer seu próprio ícone 10 Mai 2015 10:55 #242502

Benites!

Bom dia, meu Amigo!
O ícone com transparência é aquele que você não deseja que apareça o plano de fundo.
Pelo pouco que eu sei, as imagens são produzidas em formatos de quadrados ou retângulos; depois inserimos a figura no centro e no plano de fundo aplicamos a transparência.
Para fazer isso, eu uso a ferramenta gratuita GIMP. Não é obrigatório que seja tudo transparente; apenas aquilo que você deseja que não apareça:
Exemplo:
Vamos pegar a última imagem acima e aplicar a transparência no fundo; no Windows fica aparecendo apenas o ícone e o plano de fundo retangular está em transparência; isso foi feito em todos os ícones que usei no Branding e, naquele arquivo, usei a opção arredondada.
Veja:

Transp.jpg

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Benites, websterccp, hctomio

Tutorial para fazer seu próprio ícone 10 Mai 2015 10:57 #242503

Benites!

Veja agora o seu próprio Avatar.
Não havia transparência e agora há:

Benites.jpg

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Benites

Tutorial para fazer seu próprio ícone 10 Mai 2015 18:33 #242510

Obrigadão Ping

Sempre solicito e gentil
  • Benites
  • Usuário Platinum
  • Benites's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 10 Mai 2015 21:49 #242520

Parabéns Mestre Ping!! Excelente tutorial!! Muito obrigado por compartilhar.

hctomio
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 496
  • Agradecimentos: 224
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 15/11/2016
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago

Tutorial para fazer seu próprio ícone 11 Mai 2015 10:30 #242533

hctomio!

Vocês todos são Mestres!
Sou um "boqueta" nesta seara - bom mesmo é o Lakota, este sim é bom no que faz.
Quando me chamam de Mestre, eu me sinto o "Chefe" das Tartarugas Ninjas - Mestre Splinter.
rsrsrrsrsrsrs
Abraços

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 29 Jun 2015 01:14 #244961

Boa noite...

Colega Ping espero que voce esteja bem.

Entao eu fiz um modelo aqui de icone mas estou com 02 pequenos problemas. Fiz quase todos procedimentos.

01 problema. Qual tamanho coloco o icone. Onde vou para colocar o tamanho eu vi que voce disse que fez aquele meu com 65x65 de tamanho. Pus esse tamanho no word e ficou estranho imenso. hehehehe.. Devo ter feito algo errado tem como me informa o procedimento correto.

02 problema.. Nessa informacao que voce postou no Topico digo passo a passo nao consigo passar desse

Depois de fazer o seu ícone, dá um print e edita ele no Paint;
Posteriormente, vai ter que aplicar transparências e redimensionar.

Como faco para poder passar para o Paint.. Desculpe minha ignorancia Ping nao sei como fazer o icone pronto passar para o Paint, como disse fazer um print e edita ele no Paint.. Faco como esse procedimento.

Fico no aguardo de sua ajuda.. To mexendo de vagar e conseguindo isso. hehehehehehe....

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abracos meu colega.
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Saudações Pantaneiras/MS

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id
Última Edição: 29 Jun 2015 11:17 por Fábio M.. Razão: Pequena correção

Tutorial para fazer seu próprio ícone 29 Jun 2015 08:42 #244964

4467desouza!

Bom dia, Ursão!

Estou bem sim, Obrigado!
E quanto a você, Amigo peludo? Espero que esteja quente aí por suas bandas....
Estou apensa entristecido porque vendi meu "possante" por problemas financeiros... Foi a multimidia M1 e tudo...
Pego carno no carro da Mulher, mas os Navegadores que tinha naquela "Máquina" eram insubstituiveis... Fiz um Backup aqui e espero juntar dinheiro para compra outro e voltar a alegria - srrsrsrrsrs.

Bem, seu ícone ficou excepcional!
Só recomendo fazer ele maior no Word para obter uma qualidade melhor quando redimensionar.
Vamos a alguns detalhes:
1) Do jeito que está ou fazendo uma imagem maior no Word, a próxima etapa é só clicar na tecla "Print Screen" no seu teclado;
2) Depois, basta abrir o software Paint e colar (basta clicar nas teclas (Ctrl + V) e toda a página que estava visualizando no Word será a imagem no Paint;
3) Depois usa a aba superior de ferramentas e clica na opção "Selecionar" e depois em "Seleção Retangular" (Figura_1);

Urso1.jpg

4) Apontando a ferramenta apenas sobre a sua imagem, verá que na aba inferior haverá a informação dos pixels; ali estará o tamanho para o seu ícone (Figura_2);

Urso2.jpg

5) Depois é só clicar na ferramenta cortar e o seu ícone será cortado exatamente como selecionou;
6) Salva como uma imagem (geralmente eu salvo como .png);
7) Depois vá para o GIMP para fazer as transparências e redimensionar.
Veja se entendeu.

Urso_Branco.jpg

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 29 Jun 2015 09:03 #244965

Bom dia...

O meu nobre Ping.. Fico triste também por você caro colega, aqui em minha região ta + ou - não tao frio e faz em torno de 18 graus na parte da noite.. Mas pra mim e beleza... hehehehehe....

Fico feliz por você ter gostado de minha engenhoca. Eu achei lega.. Vou tentar fazer o recomendado ta bom. Sobre o tamanho tem que ser do mesmo tamanho que você deixou no post. 180x180 seria isso.

:seta Edit:

Mestre Ping vamos la então, fiz o recomendado. Deixei a imagem do ícone com um tamanho razoável no Word e fiz o restante dos procedimentos ate chegar no Paint. Coloquei a imagem la e deixei a mesma como você deixou no Post anterior com 180x180 ai feito o ultimo procedimento de Salvar e feito isso ficou na área de trabalho.

Agora minha duvida....

6) Salva como uma imagem (geralmente eu salvo como .png); procedimento OK

7) Depois vá para o GIMP para fazer as transparências e redimensionar.
- essa minha duvida, oque seria GIMP. hehehehehe... Desculpe pela ignorância mas eu sou leigo nisso e to aqui aprendendo para por depois o icone de minha casa, casa da minha mãe e etc....

4467desouza_1.png

Sem mais...
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Saudações Pantaneiras/MS

Última Edição: 29 Jun 2015 09:33 por 4467desouza. Razão: complemento de Informações

Tutorial para fazer seu próprio ícone 30 Jun 2015 08:58 #245010

4467desouza!

Desculpa a demora...
O GIMP é uma ferramenta para edição de imagens que eu uso para fazer as transparências e para redimensionar.
Há outras ferramentas que também fazem isso, mas aprendi a fazer com o GIMP.
O Software é gratuito e pode ser baixado aqui:
www.gimp.org/
Para edição, há alguns macetes, os quais explico a você oportunamente. Entretanto, a melhor dica é que você faça os testes e conheça o programa com o seu uso.
Eu aprendi a fazer uma edição e depois clico em exportar para que o arquivo de imagem seja salvo (há um botão salvar, mas nunca consegui salvar clicando nele - só salvei clicando em exportar).

Quanto ao tamanho do seu ícone...
No Word, faço uma imagem bem Grande mesmo.... Depois que faço o "Print" e colo no Paint a imagem fica com quase 500x500 px; assim, quando redimensionamos para menor, acredito que a imagem perde pouca qualidade.
O tamanho de seus ícones devem ser razoáveis com a Resolução de seu Navegador (dispositivo de GPS). Acho que uma boa resolução é 40x40 para 5 polegadas e 60x60 para 7 polegadas.
Veja se entendeu.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: 4467desouza

Tutorial para fazer seu próprio ícone 01 Jul 2015 14:26 #245126

Ping, Boa tarde.

não sei se foi descrito, mas li e não encontrei a informação, como se faz para vincular o ícone criado ao um poi existente (seja ele no tomtom ou no here navteq)??
  • Astrologico
  • Usuário Gold
  • Astrologico's Avatar
  • Postagens: 154
  • Agradecimentos: 61
  • Registro em: 08/08/2011

Tutorial para fazer seu próprio ícone 01 Jul 2015 18:33 #245139

BOA NOITE...

Caro Ping meu colega....

To aqui lutando para conseguir fazer esse negocio mas ta complicado hemmmm.... kkkkkkkkkkkk

Meu Deus do Ceu to perdendo ja cabelo de tanto pensar e tentar fazer esse negocio. Uma hora sai grande, outra hora nao consigo fazer a tal transparencia.. Digo esse negocio de Transparencia nem por reza eu consegui. Baixei o aplicativo mas to aqui patinando no trem...

Mas fazer oque vamos tentando uma hora da certo.

:seta EDIT:

Caro colega Ping de uma olhada nas telas... usei o modelo do Rafael de plaquinha mas nao consegui fazer o tal Transparencia...

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Saiu meio assim.. hehehehehehe.... Tentei fazer o Corel Draw mas nao tenho jeito para o negocio.. To ficando de cabelo branco

Abraco meu colega.....
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Saudações Pantaneiras/MS

Última Edição: 01 Jul 2015 22:14 por 4467desouza. Razão: complemento de Informações e imagens

Tutorial para fazer seu próprio ícone 02 Jul 2015 07:45 #245154

Astrológico!

Bom dia, Amigo!
Bem, para você associar um ícone a um Poi existente (aqui entendo arquivo de Poi que fica na Pasta Poi), basta fazer uso da Skin em opções do Mapa. Na Família iGo o procedimento é parecido; no Navegador Primo a coisa fica bem mais técnica porque há mais opções;
Eu adicionei um ícone de árvore ao local onde há uma Praça e ficou perfeito; fiz foi clicar no ponto exato; depois cliquei no botão de adicionar ponto de interesse; dei um nome e indiquei a imagem (tudo isso fazendo uso da Skin DiMkwa).
Lembre-se que o seu ícone criado deve estar, normalmente, em um arquivo de Branding;
Alguns arquivos de Branding usam ícones enfileirados e trabalham conjuntamente com arquivos .spr para indicar qual posição da fileira está o ícone;
No Branding que costumo manipular atualmente, faço os ícones individualmente; isso facilita acrescentar e diminuir os ícones do arquivo, bastando, apenas, ajustar o arquivo que faz a leitura dos ícones;
Se você pegar um Branding originalmente do Navegador Primo verá que os ícones estão na Pasta ui_igo9, dentro da Pasta de sua Resolução que está no arquivo zipado "Data" e o arquivo que faz a Leitura de nome poi.icons, está na Pata Poi, junto com a Pasta da sua Resolução.
A Skin trabalha para direcionar os ícones e as funções que foram para ela modificadas, mas se você seguir a técnica de editar o arquivo e acrescentar as imagens poderá direcionar os seus ícones para que o Navegador reconheça.
Exemplo:
No arquivo poi.icons (abrindo com o bloco de notas), há as seguintes linhas de comando:

[Accommodation]
poi_mapdistant.bmp
poi_mapclose_030.bmp
poi_mapclose_030.bmp
poi_group_030.bmp
poi_disabled_030.bmp
poi_hwy_030.bmp
poi_hwy_disabled_030.bmp

Está relacionada ao arquivo de Acomodação (Hoteis e Moteis) que estão previamente configurados pelo Navegador, mas você pode ir até a última linha deste arquivo e incluir:

[Meus_Ícones]
poi_mapdistant.bmp
poi_Astro_001.bmp
poi_Astro_001.bmp

[Meus_Ícones2]
poi_mapdistant.bmp
poi_Astro_002.bmp
poi_Astro_002.bmp

E juntamente adicionar os ícones:
poi_Astro_001.bmp e poi_Astro_002.bmp na Pasta de sua resolução.
Com isso o Navegador não reconhecerá automaticamente porque não há a Categoria "Meus_Ícones", mas se tudo estiver certo os ícones estarão lá para serem utilizados quando desejado trocar as imagens.
Veja se entendeu.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: recruta_1672, Astrologico

Tutorial para fazer seu próprio ícone 02 Jul 2015 07:54 #245155

4467desouza!

Bom dia, Ursão!
Infelizmente não disponho do Software GIMP aqui para que eu possa verificar corretamente o procedimento; quando for oportuno, farei um passo-a-passo e indicarei para você;
Se quiser ainda ir tentando...
É mais ou menos assim:
1) Executa o GIMP;
2) Clica na aba Abrir;
3) Com a sua imagem no centro do aplicativo, vá até a aba ferramentas e seleciona a ferramenta de seleção (parece uma varinha mágica);
4) Clica com ela sobre o fundo (preferencialmente fundo branco);
5) Clica em camada e depois adicionar camada transparente (deve ser outros nomes, mas não lembro - tipo canal alpha);
6) Se tiver mais outras áreas de fundo que não ficaram selecionadas na primeira vez, faço o procedimento com elas e termina;
7) Por fim, clica em exportar;
8) Nas próximas telas verifica se estará selecionado a opção manter transparência ou canal alpha.
Pronto.
Tenta aí.
Se não conseguir, espera eu poder postar aqui o passo-a-passo.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 02 Jul 2015 13:43 #245177

4467desouza! e prezado Ping

Sobre o assunto você fez um tutorial para o Claudimes e salvei em meu arquivo pessoal.
Segue o caminho:

"Assuntos Comuns

Mapas, POI's, Relevos e Construções 3D

Novo Branding 3D by GPSPoint Primo Studio Team

Ping – Gps Point, 22/08/2014 – fla 18"
  • Benites
  • Usuário Platinum
  • Benites's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 03 Jul 2015 14:03 #245222

Obrigado pela resposta PING
Vou tentar fazer algum com o tempo (que esta escasso hoje), mas quando disse poi existente é vincular um icone novo a um poi já existente no mapa here navteq ou tomtom, ou seja já existe a a rede (como fiz a pergunta em outro post seu) da rede roldão atacadista, assim eu criaria este icone desta rede e vincularia ao endereço que já estão no here ou tomtom??
  • Astrologico
  • Usuário Gold
  • Astrologico's Avatar
  • Postagens: 154
  • Agradecimentos: 61
  • Registro em: 08/08/2011

Tutorial para fazer seu próprio ícone 02 Out 2015 16:57 #249283

boa tarde Ping.

estou colocando um ico que criei e gostaria que voce desse uma olhada para ver se esta correto
desde muito obrigado
Anexos:
  • LEANDRO_36
  • Usuário Platinum
  • LEANDRO_36's Avatar
  • Postagens: 313
  • Agradecimentos: 116
  • Registro em: 30/04/2014
    Ult. Visita: 09/12/2016

Tutorial para fazer seu próprio ícone 02 Out 2015 18:25 #249293

Leandro_36!

Seu ícone está muito bonito.
Eu vejo ele pelo meu Navegador de Internet, então o meu Sistema Windows reconhece ele normalmente; isso quer dizer que o meu Navegador de GPS não irá reconhecer este ícone e que falta apenas a conversão dele para RLE fazendo uso do software iPAQ31X.
Verifiquei na segunda imagem que ele possui dimensão de 181x181 px. Não tenho dispositivo que possa usar ícone com este porte.
O maior que uso no meu dispositivo de GPS de 7 polegadas é 60x60px até 70x70px.
Para concluir, veja a situação da transparência e converta com o IPAQ31X.
Este ícone pode ser usado na Pasta userdata/usericon, mas para funcionar adequadamente, o arquivo kml deve possuir o registro interno com o nome que será atribuído ao ícone. Se for utilizar em um Branding, basta apenas incluir o arquivo convertido para RLE na Pasta de sua resolução e acrescentar as linhas de comando conforme sugeridas no arquivo poi.icons.
Veja se entendeu.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 03 Out 2015 09:04 #249320

bom dia amigo Ping

vou procurar esse programa que voce falou, eu utilizei o photoshop e deixei a transparencia no formato png, ja que no word nao consegui fazer, mas vou ler mais os tutoriais e procurar mais coisas na internet obrigado pela ajuda
  • LEANDRO_36
  • Usuário Platinum
  • LEANDRO_36's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 03 Out 2015 12:50 #249329

ola Ping

bom pelo word nao consegui fazer mas utilizei o gimp vou colocar a imagem aqui para voce ver, espero nao esta encomodando mas gostaria muito de aprender
Anexos:
  • LEANDRO_36
  • Usuário Platinum
  • LEANDRO_36's Avatar

Tutorial para fazer seu próprio ícone 03 Out 2015 12:57 #249330

o programa IPQ 31X esse nao encontrei entao so utilizei mesmo o gimp
  • LEANDRO_36
  • Usuário Platinum
  • LEANDRO_36's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.424 seconds