Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 14 Jan 2015 15:10 #236175

O iGO8 é um software de navegação para dispositivos GPS produzido pela empresa Nav N Go. O iGO8 roda em dispositivos com o sistema operacional Microsoft Windows CE e sistema do iPhone.

Diversos dispositivos pessoais de navegação (PND), ou também chamados de assistentes pessoais de navegação (PNA), utilizam o Windows CE com o iGO8, precisamente a versão 8.3.4, em algumas das muitas possibilidades de configurações. Esta versão é a mais comum encontrada nos aparelhos comercializados no Brasil.

O software iGO8 é instalado em um diretório na memória flash do dispositivo ou MMDC. Como exemplo vamos adotar “\iGO8\”. Dentro deste diretório encontra-se os subdiretórios áudio, cars, content, custon, extension, font, gfx, license, save e tts loq.

Encontra-se também dentro do diretório “\iGO8\”, o arquivo executável do iGO, varias .dll’s e também o arquivo sys.txt, que é muito importante, e estaremos comentando o mesmo AQUI.

Algumas informações dos subdiretórios do iGO8:

“\iGO8\audio\” onde ficam os arquivos de áudio para serem configurados quando utilizamos um skin diferente da default, e habilita-se radares, estes arquivos de áudio é que irão falar o tipo de radar e a velocidade;

“\iGO8\cars\” para arquivos de imagens de veículos, com extensão .bmp, que também como o áudio, são utilizados para substituir a seta pelo carro em skins diferente da default. Resalta-se que na skin default não é possível usar o carro no lugar da seta;

“\iGO8\content\” onde ficam guardados os arquivos relacionados aos mapas etc, e merece atenção especial. No “\iGO8\content\” temos os subdiretórios:

“\iGO8\content\building\” para os arquivos de construções 3D, com extensões .3dl e .3dc;

“\iGO8\content\dem\” para os arquivos de modelo digital de elevação, com extensão .dem;

“\iGO8\content\lang\” para os arquivos de tradução da língua, em arquivos zipados;

“\iGO8\content\map\” para os arquivos de mapa, com extensão .fbl;

“\iGO8\content\poi\” para os arquivos de pontos de interesse, com extensão .poi;

“\iGO8\content\scheme\” para os arquivos de esquema de cor, em arquivos zipados;

“\iGO8\content\skin\” para os arquivos de aparência do software;

“\iGO8\content\speedcam\” para os arquivos de radares, com extensões .txt e .spdb;

“\iGO8\content\voice\” para os arquivos de voz, em arquivos zipados.


Para acrescentar ou atualizar arquivos de mapa, língua, pontos de interesse, radares, voz etc. basta copiar os novos arquivos para seus respectivos subdiretórios. Na próxima inicialização do iGO os novos arquivos serão automaticamente reconhecidos e incorporados no software.

Logo após o subdiretório “\iGO8\content\”, encontramos também:

“\iGO8\extension\” para arquivos de extensão de funcionalidades do software e da skin;

“\iGO8\font\” para as fontes utilizadas no iGO;

“\iGO8\gfx\” para arquivos de gráficos, por exemplo veículos em 3D;

“\iGO8\license\” onde como o próprio nome sugere esta a licença do aplicativo;

“\iGO8\save\” onde estão salvas todas as configurações que você editou no iGO, e caso venha a substituir o programa por outra versão, e queira aproveitar suas configurações, salve este pasta em algum local do seu PC e cole na nova versão;

“\iGO8\tts_loq\” é para a Gabriela falar o nome das ruas, exemplo: vire a direita a 300 metros para a Avenida Getulio Vargas.

Podemos personaliza-lo mais instalando uma skin como por exemplo a Gurjon para iGO8. Procure no Google a skin desejada, faça a extração do seu conteúdo para a pasta “\iGO8\”. As skins, geralmente contém arquivos para os subdiretórios
“\iGO8\Extension\”,
“\iGO8\Audio\”e
“\iGO8\content\skin\”

Se desejar usar, nesta skin, imagens de veículos sobre a seta de direção, basta incluir os arquivos bitmap (não inclusos no pacote da skin) no subdiretório “\iGO8\cars\”. Nas opções do software iGO 8 aparecerá o botão para troca da skin (máscara), é só clicar e reiniciar o software para a skin entrar em ação.

Outro exemplo prático é a instalação de veículos 3D no lugar da seta de direção. Os arquivos de modelos gráficos para veículos 3D ficam geralmente no subdiretório “\iGO8\gfx\”, com extensões .mdl e .tex. Para utilizá-los é necessário adicionar algumas linhas no arquivo “\iGO8\sys.txt”. Este arquivo contém as definições de configuração do iGO 8. Um exemplo de parte do conteúdo, do arquivo “\iGO8\sys.txt”, para definição do veículo 3D é apresentado a seguir:

3d_scale_carmodel=1 3dcarsizemin=5000 3dcarsizemax=15000 3dcarsizemul=35000 [3d] car_day=WPSilver.mdl car_night=WPSilver.mdl ghost_day=WPSilver.mdl ghost_night=WPSilver.mdl Na seção [map] o parâmetro “3dcarsizemin” define o tamanho mínimo do veículo, o parâmetro “3dcarsizemax” define o tamanho máximo, ambos para variações no zoom do mapa, e o parâmetro “3dcarsizemul” define a relação de tamanho do veículo com a largura da via no mapa. A seção [3d] define em seus parâmetros os nomes dos arquivos para cada situação de mapa, diurno, noturno etc. A estrutura do software iGO 8 é bem simples, um backup é facilmente realizado apenas copiando todos os diretórios e arquivos para um local seguro. Na restauração deste backup basta copiar tudo de volta. A personalização também é simples, como visto nos exemplos deste artigo. Pelo site GPSPoint encontra-se muitas dicas e arquivos para download, para o software iGO8. Mas atenção, antes de fazer qualquer alteração no iGO é altamente recomendável fazer uma cópia de segurança de todo o conteúdo da memória flash do seu dispositivo GPS. É bem provável que nas tentativas de personalização o software tenha seu funcionamento prejudicado e a restauração do backup vai trazer de volta a ordem das coisas. Para ter acesso ao conteúdo da memória flash do dispositivo GPS, e isso pode depender do dispositivo, podemos utilizar, quando sob conexão por cabo USB, o software Windows Mobile Device Center (ou o Microsoft ActiveSync para o Windows XP e anteriores), ou se ativado no dispositivo, o acesso direto como se fosse uma unidade de armazenamento removível. Em sistema Linux, por exemplo, é feito desta forma, como uma unidade de armazenamento removível. Também é possível, se o conteúdo estiver em um cartão removível (cartão SD ou MicroSD), retirar este cartão e conectá-lo diretamente no leitor de cartões de seu computador.[map]
3d_scale_carmodel=1
3dcarsizemin=5000
3dcarsizemax=15000
3dcarsizemul=35000

[3d]
car_day=WPSilver.mdl
car_night=WPSilver.mdl
ghost_day=WPSilver.mdl
ghost_night=WPSilver.mdl

Na seção o parâmetro “3dcarsizemin” define o tamanho mínimo do veículo, o parâmetro “3dcarsizemax” define o tamanho máximo, ambos para variações no zoom do mapa, e o parâmetro “3dcarsizemul” define a relação de tamanho do veículo com a largura da via no mapa. A seção [3d] define em seus parâmetros os nomes dos arquivos para cada situação de mapa, diurno, noturno etc. A estrutura do software iGO 8 é bem simples, um backup é facilmente realizado apenas copiando todos os diretórios e arquivos para um local seguro. Na restauração deste backup basta copiar tudo de volta. A personalização também é simples, como visto nos exemplos deste artigo. Pelo site GPSPoint encontra-se muitas dicas e arquivos para download, para o software iGO8. Mas atenção, antes de fazer qualquer alteração no iGO é altamente recomendável fazer uma cópia de segurança de todo o conteúdo da memória flash do seu dispositivo GPS. É bem provável que nas tentativas de personalização o software tenha seu funcionamento prejudicado e a restauração do backup vai trazer de volta a ordem das coisas. Para ter acesso ao conteúdo da memória flash do dispositivo GPS, e isso pode depender do dispositivo, podemos utilizar, quando sob conexão por cabo USB, o software Windows Mobile Device Center (ou o Microsoft ActiveSync para o Windows XP e anteriores), ou se ativado no dispositivo, o acesso direto como se fosse uma unidade de armazenamento removível. Em sistema Linux, por exemplo, é feito desta forma, como uma unidade de armazenamento removível. Também é possível, se o conteúdo estiver em um cartão removível (cartão SD ou MicroSD), retirar este cartão e conectá-lo diretamente no leitor de cartões de seu computador.[map] o parâmetro “3dcarsizemin” define o tamanho mínimo do veículo, o parâmetro “3dcarsizemax” define o tamanho máximo, ambos para variações no zoom do mapa, e o parâmetro “3dcarsizemul” define a relação de tamanho do veículo com a largura da via no mapa. A seção [3d] define em seus parâmetros os nomes dos arquivos para cada situação de mapa, diurno, noturno etc.

A estrutura do software iGO 8 é bem simples, um backup é facilmente realizado apenas copiando todos os diretórios e arquivos para um local seguro. Na restauração deste backup basta copiar tudo de volta. A personalização também é simples, como visto nos exemplos deste artigo. Pelo site GPSPoint encontra-se muitas dicas e arquivos para download, para o software iGO8.

Mas atenção, antes de fazer qualquer alteração no iGO é altamente recomendável fazer uma cópia de segurança de todo o conteúdo da memória flash do seu dispositivo GPS. É bem provável que nas tentativas de personalização o software tenha seu funcionamento prejudicado e a restauração do backup vai trazer de volta a ordem das coisas.

Para ter acesso ao conteúdo da memória flash do dispositivo GPS, e isso pode depender do dispositivo, podemos utilizar, quando sob conexão por cabo USB, o software Windows Mobile Device Center (ou o Microsoft ActiveSync para o Windows XP e anteriores), ou se ativado no dispositivo, o acesso direto como se fosse uma unidade de armazenamento removível. Em sistema Linux, por exemplo, é feito desta forma, como uma unidade de armazenamento removível. Também é possível, se o conteúdo estiver em um cartão removível (cartão SD ou MicroSD), retirar este cartão e conectá-lo diretamente no leitor de cartões de seu computador.
  • danilo_pavani
  • Iniciante
  • danilo_pavani's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 2
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 13/01/2015
    Ult. Visita: 15/01/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, MARCOS JPEREIRA

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 14 Jan 2015 16:57 #236178

Obrigado caro danilo_pavani por contribuir conosco. Pode ter certeza que que só engrandece ainda mais este fórum e seus participantes.
  • MARCOS JPEREIRA
  • Iniciante
  • MARCOS JPEREIRA's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 16
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 13/03/2012
    Ult. Visita: 05/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 28 Jan 2015 21:23 #236716

Olá pessoal, estou com 2 problemas ao utilizar o igo 8.3 com a skin GJ6.18p_da_800x480 :

Ao clicar em Ver Rotas apresenta a mensagem= Multidraw is not installed

Ao clicar no velocimetro apresenta a mensagem = Speedometer is not installed

Tem como resolver isso?
  • brunodefy1
  • Iniciante
  • brunodefy1's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 17/12/2014
    Ult. Visita: 11/08/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 07 Fev 2015 23:16 #237213

E ai galera. Consegui resolver o problema do speedometer. Era a pasta extension que estava faltando na raiz do igo. Agora Plot por favor me ajude. Na scheme dj6.18 o computador de bordo está por cima do velocimetro. Veja a foto abaixo: Como resolver?my.pcloud.com/publin...JcuFV4M6S1S4Pk4Cd0MX
  • brunodefy1
  • Iniciante
  • brunodefy1's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 17/12/2014
    Ult. Visita: 11/08/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 27 Fev 2015 21:09 #238503

O erro acima consegui resolver. Era só configurar o arquivo DigitFont_800_480.ui da pasta DigitFont que fica dentro da pasta Extension.
Lá você configura desta forma as linhas :
TxtCurrentspeed1.y 340
TxtOverCurrentspeed1.y 340
TxtOverCurrentspeed2.y 340
  • brunodefy1
  • Iniciante
  • brunodefy1's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 17/12/2014
    Ult. Visita: 11/08/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 28 Fev 2015 18:05 #238554

Boa tarde Bruno,

fico feliz que tenha conseguido resolver o problema da Font do Speedometer.

Boa sorte.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Descobrindo Pastas e Arquivos do iGO 8.3 28 Fev 2015 18:54 #238558

Boas, tenho um auto-rádio belson navix 750 com wce 4.2 e igo8.3 em sd e para colocar uma imagem de inicialização foi difícil, só aqui lendo os tópicos consegui, mas alterando as "imagens em branding ou data" dava sempre erro, só consegui criando uma pasta dentro do sd "ui_igo8/480_234/loading.bmp" com a imagem de inicialização e tive de apagar a que está em "branding". Agora queria fazer aparecer a imagem que criei em segundo plano e quando encerro o gps..... :(
  • ffjoao
  • Iniciante
  • ffjoao's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 2
  • Registro em: 28/02/2015
    Ult. Visita: 17/03/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.277 seconds