Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Qual GPS levar na viagem ao exterior?

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 06 Set 2014 10:31 #229240

Bom dia pessoal!

Estou de volta, após uma porção de dias ausente do Fórum, para contar a vocês a experiência que tive na Europa em especial a parte relacionada ao uso de GPS durante a viagem
Fiz um passeio a turismo, entrando no velho continente pela Alemanha, indo em seguida a Suíça, de lá para a Itália e em seguida à França de onde voltei para nosso país
O deslocamento acima se deu principalmente de ônibus, do tipo que se pega para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro: um andar, janelas fixas e eu sentado naquela fileira bem atrás do motorista, ao lado das poltronas onde ficam os guias da excursão

Vamos ao que interessa

Na Europa nove em cada dez veículos comerciais têm um GPS ajudando o motorista, até na Alemanha... que quer dizer com “até ...” ? Quero dizer que das estradas por onde passamos as Alemãs são de longe as mais bem sinalizadas, tanto que é quase impossível errar o trajeto por lá. Não dá para dizer o mesmo da Itália ... No trecho entre Nápoles e Roma, as indicações de Placas do iGO Primo foram diversas vezes melhores que as indicações físicas da rodovia

Para esclarecer bem as coisas: não estou me referindo à qualidade da pista (ótima em toda a Europa) mas às placas de sinalização

Além das placas de sinalização

Trânsito
Dependendo do lugar é caótico; exemplo: Paris
Quem utiliza GPS com acesso a informações de TMC tem nas mãos um poderoso aliado para dirigir na Europa. No taxi entre o Louvre e o La Defense, o TMC do GPS do motorista nos tirou de pelo ou menos um engarrafamento na Avenida Champs Elysees e o meu bolso agradeceu

Além das Placas e do TMC

Restrições de tráfego e largura das vias
Sabem aquele papo de rodízio? Pois é pensem num rodízio associado TAMBÉM ao tipo de veículo. Além disso, em determinadas vias você simplesmente não vai conseguir passar com seu veículo dependendo da largura dele. Daí o GPS estar com as dimensões do carro corretamente definidas ser algo extremamente importante por lá

Outros usos para o GPS

Por incrível que pareça, mesmo à pé o GPS quebra um galho danado, principalmente naquelas situações em que o ônibus para e o guia diz: nos encontramos aqui daqui a 3 horas. Você abre o iGO, marca o local onde está em seus favoritos, muda para o modo pedestre, e daí para a frente pode “sair andando” por onde quiser que para voltar ele te dirá por onde ir. Além disso, no modo pedestre o navegador marca o caminho percorrido com pontinhos laranja, para o caso de você achar que já passou por ali...
Também dá para programar para ele listar na tela todos os pontos turísticos ao seu redor, com a distância até cada um deles – no meu caso, pedi para listar os bares, of course ...

Minhas recomendações

Se for guiar na Europa, use o navegador num dispositivo com TMC ou conectado à internet através da operadora telefônica*, como um iPad ou um genérico qualquer, de preferência com uma tela grande
* um chip da TIM com internet em alta velocidade e 200 minutos para falar com o Brasil custa 29 euros

Se não for guiar na Europa (ou se for guiar uma moto), leve o navegador instalado num celular desses modernos e de preferência ative-o apenas quando for necessário, para poupar a bateria, já que certamente você irá usar o mesmo aparelho para bater foto, fazer vídeo e falar com o Brasil

Não leve GPS automotivo comum, especialmente sem TMC, a não ser que você vá guiar e que esta seja sua ÚNICA opção. Em modo pedestre a bateria do GPS não costuma durar além de uma hora

Um forte abraço a todos!

Sherlock

ps.: como é bom voltar a comer um bom prato de arroz, feijão e ovo frito
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8101
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: leopardo, BrunoBL, Amoriello, Fábio M., CLAUDIO L, As.Spadas, renato.campelo

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 06 Set 2014 21:45 #229258

Que bela resenha Sherlock!

Já fiz duas viagens por aquelas bandas com GPS, ambas há muitos anos (1995 e 1997), não havia ainda GPS automotivo com mapas, etc. Meu GPS da época era o Garmin 45XL que se limitava a fornecer uma lista com os próximos waypoints com distancia e tempo de chegada para cada um, e uma seta apontando para o próximo waypoint ativo. A vantagem desse aparelho era a enorme autonomia da bateria, mais de 24 horas contínuas com pilhas alcalinas comuns. Meu Garmin mais moderninho (96C) tem mais de 40 horas de autonomia com duas pilhas alkalinas, e já tem mapeamento, mas ele ainda não existia na época.

Naquela época o GPS servia para estimar a chegada nas próximas cidades (percorri 8 países e uns 5.000 km, em cada uma dessas viagens, tudo de carro). A direção era com um olho na estrada e outro no mapa (que na verdade era um atlas, uma verdadeira "bíblia" com 270 páginas de mapas). Cada dia de estrada era precedido de uma certa preparação, inserindo waypoints, estudando mapas, etc. Dentro das cidades o GPS não tinha muita utilidade além de marcar um ponto e sair por aí a pé como você descreveu, sabendo que ele me levaria de volta.

Hoje em da acho que não teria mais o necessário espírito esportivo/aventureiro para um "road trip" desse porte. Numa próxima viagem para lá, se/quando acontecer, vou levar o 96C para passeios a pé. Já está de ótimo tamanho, kkkk.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 07 Set 2014 08:59 #229269

Obrigado Bruno!

Hoje pela manhã me lembrei de uma curiosidade que tem à ver com as placas de sinalização ... rsrsrs

Em Pompeia, a 2.000 anos atrás, "profissionais" locais já tinham uma sinalização "especial" para indicar aos comerciantes que visitavam a cidade que direção deveriam seguir se estivessem afim de "trocar o óleo"

Adicionei o local aos meus "Pontos de Interesse", é claro ...

:whistle:

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8101
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: CLAUDIO L

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 09 Set 2014 08:29 #229341

Kkkkkkkkkkk

Fundamental! :evil:

Fica a dica para mais um tipo de "alerta" :id !!!

Ah, concordo plenamente e só quem já sofreu sabe:

"ps.: como é bom voltar a comer um bom prato de arroz, feijão e ovo frito"

Abração!

Claudio.
  • CLAUDIO L
  • Usuário Prata
  • CLAUDIO L's Avatar
  • Postagens: 111
  • Agradecimentos: 81
  • Registro em: 04/11/2011
    Ult. Visita: 09/12/2016

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 09 Set 2014 15:49 #229361

Boa tarde a todos!

Sherlock, retornei também da Europa em uma viagem de 15 dias a turismo na semana passada e gostaria de fazer alguns comentários a respeito do uso do GPS lá, eu estive preparando o meu durante alguns meses para esta viagem e gostaria de dar algumas dicas tbm.

Utilizei um smartphone (Samsung S3) com o BlackEdition disponibilizado pelo MAC aqui no forum e algumas coisas que aconselho a quem vai se aventurar por lá.

-Habituar-se a usar o GPS e conhecer seus recursos antes de viajar, coisas como identificar o ponto atual e criar um favorito nele como você citou são mto importantes e normalmente a gente tá com pressa quando precisa usar, se tiver que descobrir na hora como fazer acaba perdendo tempo e ficando enrolado, baixar e instalar todos os mapas dos países a serem visitados, assim como Pontos de interesse que serão de grande utilidade;

-Quando você liga o GPS em lugares distantes como outros países ele demora bastante para localizar os satélites, no meu caso no primeiro uso quando cheguei lá o aparelho demorou até na mensagem "detectando receptor de GPS", mto mais que o habitual, cheguei a achar que era problema, mas depois de certo tempo isso se resolveu. Uma dica é ligar o GPS um pouco antes do uso, para ele já ir localizando os satélites e você não perder tempo quando precisar criar seu ponto de partida;

-Também é importante brincar um pouco com ele no modo pedestre para sentir a diferença entre utilizar no modo carro e no modo pedestre. Algumas rotas traçadas no modo pedestre indicam rotas em ruas inexistentes, algumas vezes mesmo a pé mudei para o modo carro, a fim de obter rotas corretas em alguns instantes para então voltar ao modo pedestre. Além disso a movimentação no modo pedestre é menos sensível que no carro devido à baixa velocidade, então as vezes o GPS demora um pouco para identificar o lado para o qual você está indo. Mas é importante usar no modo pedestre qdo estiver a pé, pois as rotas serão muito mais curtas;

-Num Smartphone você também pode instalar o Google tradutor offline e carregar os idiomas dos países que vai visitar. Isso pode ajudar bastante em alguns momentos. Também pode carregar na tela os diversos horários locais, pois isso ajuda bastante também no seu planejamento;

-Mesmo com o GPS é útil ter um mapa turístico local para ter uma visualização global do local que você vai visitar, isso permite escolher os pontos mais próximos à sua localização e criar rotas para eles (embora como o Sherlock mencionou seja possível listar os pontos de interesse ao redor, o mapa ajuda bastante). Estes mapas são muitas vezes disponibilizados gratuitamente em portos e aeroportos nos guichês turísticos, mas podem ser adquiridos em bancas e lojas de souvenirs por valores próximos de €4,00.

Minha viagem englobou:

Entrada por Portugal, onde passei alguns dias (Lisboa, Sintra, Cascais e Fátima), onde usei basicamente taxi (bem barato) e metrô, nos passeios a pé o GPS foi de grande utilidade para poder voltar ao hotel ou a estações do metrô. País fantástico, bonito, organizado, bem conservado e limpo;

Alguns dias em Roma (e Vaticano), onde usei muito metrô, trem, ônibus e ainda mais os pés com a mochila nas costas, foi onde mais usei o GPS, pois queria conhecer todos os pontos turísticos e grande parte fiz a Pé, pois lá você tem coisas pra ver a cada esquina. Na itália me senti em casa, transito caótico....rs....mas belíssimo para conhecer, mas melhor evitar os taxis muito caros.

Pisa, Cannes, Mallorca, Barcelona, Nápoles e Pompeia (mas não achei o ponto de troca de óleo em Pompeia...kkk.. (Estes lugares chegando ao porto de navio) pra estes caso o GPS foi fundamental para poder encontrar os pontos de retorno a tempo de voltar ao navio (ainda mais depois de tomar algumas pelo caminho....)

Resumindo, o GPS bem utilizado torna-se um companheiro importantíssimo na viagem, mas é preciso conhece-lo bem, afim de extrair dele o máximo possível. Não dirigi por lá, então meu uso foi basicamente como pedestre.

Valeu Sherlock por criar este tópico, acho muito interessante poder passar estas experiências de uso do GPS.

Espero que estas dicas também possam ser úteis a alguém.

Ah, e o mais importante, como disse o Sherlock, nada como voltar pra casa e comer um arroz e feijão de novo...

Abraços a todos
  • renato.campelo
  • Usuário Platinum
  • renato.campelo's Avatar
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 145
  • Registro em: 26/11/2013
    Ult. Visita: 09/12/2016
Última Edição: 09 Set 2014 15:58 por renato.campelo.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, Fábio M., As.Spadas

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 09 Set 2014 19:07 #229366

Uma dica para quem vai andar a pé com GPS no celular é usar não apenas o iGOs mas em certas situações também um desses navegadores que tiram proveito da bússola interna do aparelho, como o GPS Compass Map (Android) e outros.

Às vezes ao sair de lojas, restaurantes, etc, podemos não nos lembrar da direção de onde vínhamos quando entramos no local. E como o navegador tradicional depende de movimento (e não a simples direção para onde está apontado) para orientar corretamente o mapa, nos primeiros instantes os navegadores tradicionais não ajudam nesse particular ainda que saibamos para onde queremos ir - pode acontecer de começarmos a andar pela rua, apenas para descobrir que a direção correta é a oposta, só confirmada depois de o navegador registrar a direção do movimento já feito.

Nessas situações, os navegadores que "falam" com a bússola interna do celular levam vantagem, ao mostrar a real orientação da rua, seja qual for a posição do celular.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., As.Spadas, renato.campelo

Qual GPS levar na viagem ao exterior? 27 Set 2014 12:49 #230409

Boa tarde,
Passo a seguir minhas experiências com o uso de GPS no exterior.
Uso o iGO8.3.5.258186 atualmente num aparelho Foston 3D717DC mas já usei o Foston FS-707DC (atualmente tenho ele como backup).
Fiz algumas viagens para a Europa e os EUA, sempre me programando com bastante antecedência.
Criei o hábito de não utilizar carro em cidades grandes, principalmente as capitais dos países que visito pelos mesmos motivos já expostos neste tópico.
Nessas cidades pesquiso muito no google sobre o que fazer e monto roteiros para cada dia com informações, principalmente, sobre o tipo de transporte a utilizar, dando preferência sempre para o ônibus pois o metro apesar de mais rápido impede que se aprecie a cidade.
Coloco os roteiros no meu smartphone e é só ir consultando durante o dia.
Nunca utilizei o GPS no modo pedestre, talvez por preguiça, mas como meus roteiros sempre me atendem bem, não tenho do que me queixar, concordando que fico um pouco engessado, mas quando quero algo que não esta previsto, procuro um lugar que tenha wi-fi, pesquiso no google e pronto, tudo resolvido.
Utilizei muito o GPS em viagens entre cidades/países, como nos EUA na Flórida, Nevada, Arizona, Utah, Califórnia, na Europa em Portugal, Espanha, Itália, França, Mônaco, Suíça, Alemanha.
Nestes casos, também com bastante antecedência, pesquiso no google.maps os caminhos/estradas que desejo percorrer e vou montando minhas rotas e favoritos. Em nenhuma situação tive problemas pois o mapas dos EUA/Europa são mil vezes melhores que os do Brasil e também são muito precisos.
Tinha uma preocupação com relação aos radares (imagina tomar uma multa em dólar ou euro) mas percebi que em nenhum pais, exceto a Itália, tem radar (pelo menos por onde passei), inclusive soube que nos EUA só é permitido multar na presença do condutor do veículo.
Vi algumas vezes carros parados no acostamento com um carro de polícia próximo e o policial junto ao motorista. Conclusão eles ficam em lugares aleatórios monitorando os carros, ou seja, é bom respeitar os limites de velocidade das estradas.
Apesar disso, sempre carrego no GPS os arquivos de radar que baixo do site Poiplaza.
Mais uma coisa que considero muito importante, para quem monta um roteiro baseado, em parte, na utilização de carro, acho prudente que se leve um outro aparelho de GPS como backup.
Imagina no meio do passeio dar um problema no seu aparelho e você não ter outro a disposição !!!!!
Espero ter podido ajudar.
  • jorgeultra
  • Usuário Platinum
  • jorgeultra's Avatar
  • Postagens: 431
  • Agradecimentos: 404
  • Registro em: 02/06/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016
Foston FS-3D717DC (800x480) - Fast Ultimate
Samsung Galaxy Note (1280x720) - Android 4.0.3 - Fast Ultimate, Gift Pongo e Waze
Os seguintes usuários disseram Obrigado: eliudemazieri, Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.516 seconds