Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Instalação do GEX-1550DTV (Sintonizador de TV Digital para DVDs Pioneer 2013 em diante)

Instalação do GEX-1550DTV (Sintonizador de TV Digital para DVDs Pioneer 2013 em diante) 19 Fev 2014 21:07 #215682

Opa galera,

Tenho pouco a contribuir quando o assunto é GPS, mas recentemente passei um perrengue pra instalar esse sintonizador.
Nem manual e nem internet tinham as informações necessárias ou mais claras pra essa instalação.

Então, resolvi contribuir, já que o forum é bem conhecido e aparece bastante no google.

Info Resumida do Aparelho

O GEX-1550DTV da pioneer é um módulo vendido a parte dos aparelhos de dvd PIONEER, compatível com os aparelhos fabricados a partir de setembro de 2012 que possuem entrada RGB Traseira (Que no meu aparelho é amarela).

É um sintonizador de TV digital, ou seja, só funciona com sinal digital (Não diga!).
Não vá confundir com o GEX-1550TV (Note que o D faz diferença), pois este não é digital, é TV analógica comum.

A diferença deste sintonizador pro seu antecessor (GEX-1480DTV) é que voce pode mudar os canais e opções diretamente pelo painel touchscreen do aparelho, sem necessitar de nenhum controle remoto adicional.

A instalação dele pode ser muito simples, mas, devido ao ótimo trabalho feito por parte da pioneer de esconder informações importantes sobre o procedimento, pode ser uma dor de cabeça e pode te levar a pensar que seu aparelho não funciona corretamente.

Procedimento de Instalação
Apenas para os aventureiros e quem já tem alguma experiência com auto-elétrica. Se você causar um incêndio no seu carro, eu não me responsabilizo. Sério!

Decida o local onde vai deixar o receptor
Já que ele não precisa ficar à vista, eu colei o meu embaixo do porta-luvas do meu carro (Fiesta Rocam 2012) usando fita dupla face 3M.
Essa fita é fácil de ser encontrada (pelo menos na minha cidade) em qualquer loja de material elétrico residêncial ou automotiva. Ela é muito forte quando usada corretamente e não deixa resíduos quando retirada.

Caso decida me imitar, limpe bem o aparelho e o local onde você vai colocar com uma flanela.
Caso tenha passado Silicone no local, parece que uma solução de água com Veja (limpa vidros) remove o silicone, se não a cola não pega! Lembre de cortar a fita com uma tesoura, se você arrebentar com a mão ela vai ficar deformada e vai comprometer a cola, assim como a estética da instalação.

Lembre-se que a distância do aparelho ao dvd não deve ser muito grande, se não os cabos não vão chegar!

Instalação Elétrica
Desligue a ignição e o aparelho de DVD.
Ache um local para puxar um positivo DIRETO - ou seja, um positivo que nunca desliga. (Não pode ser o pós chave ou o estágio que liga somente o som - no caso dos carros como os da Ford).

No meu caso eu descasquei o fio positivo que vai para o aparelho de som - este DEVE ter um fusível na caixa do carro e, mesmo que não tivesse, o sintonizador já acompanha o seu fusível no chicote, então não se preocupe.
Isole bem com fita isolante antes de prosseguir.

Depois, ache um local para conectar o negativo. Pode ser o do som do carro ou a lata do carro.
Isole bem com fita isolante antes de prosseguir.

(Não precisa se preocupar que o aparelho consuma toda a bateria do seu carro. Já que o mesmo só liga realmente quando o DVD está ligado e mesmo que ficasse 24hrs ligado, com a corrente que ele consome, levaria 320 hrs para descarregar uma bateria de 48 amp).

Conecte o cabo RGB ao aparelho e ao DVD.
Simples. A ponta amarela vai ao DVD.
Não esqueça de parafusar a ponta que vai ao sintonizador, para que não solte com trepidação ou etc.

Escolha o local para colocar a antena
Esse é o mais difícil, principalmente se você é como eu e não gosta que as coisas fiquem muito à vista.
Mas para melhor recepção, os lugares mais a vista parecem ser os melhores.

No meu caso, coloquei atrás do meu GPS, colado também com fita dupla face 3M.
O fio da antena passa por dentro do painel até chegar debaixo do porta-luvas.

Agora ligue o DVD
Essa é a parte que mais me deu dor de cabeça, porque nos videos da internet eu vi que bastava conectar e a opção TV já apareceria no menu do aparelho. Mas parece que não é bem assim com todos os dvds da pioneer.

Eu tenho o AVH-X2580BT, fabricado em maio de 2013, e nunca - nunca mesmo - apareceu a opção tv no menu como aparece no 8580BT, por exemplo. Mas até o manual insiste em dizer que é tudo automático.

Quase enviei o produto de volta pra loja após inumeros RESETS do DVD e do Sintonizador, bati com ele no chão, fiz oração sobre ele, desmontei todo, assoprei os conectores, embalei tudo para mandar nos correios, desisti, refiz tudo de novo, até que descobri como funciona.

No meu aparelho, a opção tv na realidade é a opção AV.
Caso ela não apareça no menu, ou esteja desabilitada você deve fazer o seguinte:
  1. Clique no botão HOME
  2. Vá até Opções (Ícone da Engrenagem)
  3. Ative a opção AV. (Não é o "Auxiliar")

Feito isso, abra o menu e desta vez clique em AV.
A tela vai estar preta e você vai ficar revoltado comigo e com a pioneer.

Calma, sem desespero.

Aperte o botão MODE que fica acima do botão que pula músicas. (No seu aparelho pode ser diferente, mas no meu é assim).
E surpreendentemente, a bagaça funciona.

Bom é isso.

Sei que mais pessoas vão ter esse problema, e não vão achar info nenhuma na web ou no manual, pq simplesmente não existe (acredite, eu sei), vão ficar desesperadas e vão deduzir que o seu aparelho de dvd simplesmente não é compatível ou que existe um problema de fábrica em uma das partes.

Mas fica aí a minha contribuição.

Abraços,
Rodrigo.

PS: Mas tarde adiciono fotos.
  • rbaker
  • Iniciante
  • rbaker's Avatar
  • Postagens: 7
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 22/01/2014
    Ult. Visita: 07/02/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., adinis, llandon

• Página:
  • 1
Time to create page: 0.327 seconds