Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 24 Set 2013 20:31 #203818

Não é raro que vez ou outra apareça alguém perguntando porque o GPS dele diz que está na Rua A e, o carro está verdadeiramente
na Rua B.

Neste tópico vou tentar explicar, de maneira, resumida o motivo.
  • Antes de mais nada quero ressaltar que tudo será dito em relação ao mapa Nokia/Navteq. Para mapas Tomtom, que não uso, não sei o site e por isto, como veremos, não conseguiremos entender a lógica da coisa. Então não adianta me perguntar sobre como fazer com o TomTom.
- Para começar devemos ir em here.com
- Na página aberta coloquem Marília São Paulo na barra de pesquisa, onde tem uma lupa.
- Reparem, no mapa que vai ser mostrado, que em cima à direita tem um retângulo escrito Exibição do mapa.
- Cliquem na setinha para baixo e escolham Satélite
- Façam zoom até conseguir uma imagem semelhante a esta:

Notaram que o desenho das ruas é mostrado, com suficiente precisão, em cima da imagem real das ruas mostradas pelas fotos do satélite?

Nesta cidade, usando o mapa mais atual nunca acontecerá este erro de posicionamento.

Agora vamos ver cidades onde e porque pode ocorrer o erro do GPS informar a rua errada:

Coloquem para pesquisar Itobi São Paulo (cidade de nosso prefeito Bento!):

Vejam a imagem:

Notaram a defasagem entre as ruas "desenhadas" pelo mapa e o real mostrado pelo satélite?

Vejam agora uma cidade muito pior... pesquisem por Virgínia Minas Gerais:

Agora não só as ruas estão completamente defasadas como ainda tem muitas que nem existem no mapa, apesar de conseguirmos ver com nitidez no satélite.

Conseguiram entender? E olhem que eu usei cidades de São Paulo e Minas... não fui nem no norte/nordeste!

Outra condição para isto ocorrer: Seu aparelho está com baixa recepção do sinal de satélites e com isto ele só consegue detectar 3 ou 4 satélites.

Como quanto mais satélites forem detectados melhor a precisão do GPS, podemos entender que com baixa precisão, o erro de posicionamento será maior.

São necessários mais de 6 satélites para um bom posicionamento.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 24 Set 2013 21:11 por Fábio M..
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, olavovo, NNunes, Fábio M., fidelis.forum, Thoth, Xamanian

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 24 Set 2013 21:14 #203827

ADNIS agradeço de coração o que eu nunca ia entender se não fosse esta sua aula de conhecimentos , mas o que me alegra é saber que têm cidades piores ainda que ITOBI ,kkkk .
  • japaobento
  • Iniciante
  • japaobento's Avatar
  • Postagens: 30
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 05/03/2013
    Ult. Visita: 15/10/2016
Última Edição: 25 Set 2013 16:33 por NNunes. Razão: Correção (erro de digitação)

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 24 Set 2013 23:26 #203848

Nossa, gostei muito desse tópico!! Me mostrou o que ocorre... Mas se a minha cidade aqui é Marília, por que o meu GPS continua marcando a rua de baixo? Se eu mudar o mapa para o navtec será que esse problema ira desaparecer? Obrigado pela ajuda!!!
  • AdalbertoLuiz
  • Iniciante
  • AdalbertoLuiz's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 16/06/2013
    Ult. Visita: 25/09/2013
Última Edição: 25 Set 2013 16:36 por NNunes. Razão: Correção (erro de digitação)

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 00:12 #203851

Se o mapa que vc usa é o Tomtom experimente, sim o Navteq!

Ainda tem duas possibilidades de dar errado. São elas:

- Má recepção do GPS. Veja quantos satélites estão ativos.
- O site do HERE mostra a base atual da Navteq que pode ter mais mudanças que o mapa mais novo lançado (2013Q1).

Mas tente colocar o NQ mais novo... acho que resolve seu problema.

Se continuar, por favor, volte aqui e me diga quais são as ruas.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 11:12 #203895

Adinis,

E também os pontos de alertas não funcionam direito nessas localidades, especialmente os mapeados via Google ou pelo GPS usando outros mapas.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3198
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 12:12 #203903

Fidelis
Os POIS funcionam indepedendentemente dos mapas....etc.. pegue os arquivos corretos...de POI... radares... etc...
Só respondendo pq dia 25 de outubro irei realizar uma palestra.. mas outro tópico.. em Marilia.. na UNIMAR.... bela sua cidade?? vou conhecer...
att
cahcunha
  • cahcunha
  • Usuário Platinum
  • cahcunha's Avatar
  • Postagens: 205
  • Agradecimentos: 113
  • Registro em: 25/12/2010
    Ult. Visita: 26/02/2014
Última Edição: 25 Set 2013 12:15 por cahcunha.

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 12:44 #203910

Ola, então, chequei no meu gps e o meu mapa é o ''navtec 2012 130404". não consegui encontrar o mapa 2013...
ele sempre mostra o carrinho na rua de baixo e um pontinho azul mais a esquerda, não sei se isso tem alguma coisa a ver...
  • AdalbertoLuiz
  • Iniciante
  • AdalbertoLuiz's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 16/06/2013
    Ult. Visita: 25/09/2013

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 13:07 #203913

Cahcunha,

Me referi aos Pontos de Alertas, não aos POIs, esses que nós mesmos cadastramos com coordenadas que obtemos seja nos navegadores ou no Google Maps/Earth. Também vão apresentar problemas já que as diferenças de mapa podem ser maiores que as tolerâncias, especialmente porque os navegadores normalmente "travam" a posição do carro na via do mapa em uso e não na posição real do carro e observam limites como speedcam_max_angle e speedcam_maxdistance_from_road.

Já para os POIs, assim como para waypoints, a tolerância para identificação (radius) é bem maior, creio que da ordem de 10x mais que PAs, em torno de 300~500 metros.

Editando: Ah, Maríria? Bela cidade mas não sou de lá. Moro em Niterói há mais de 40 anos, mas nasci em São Fidélis (coincidência né rsrs? Mas as mães já pararam com isso...).

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 25 Set 2013 13:16 por fidelis.forum.

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 13:44 #203919

Adalberto

Mapa Navteq aqui;

O pontinho a que vc se refere é a localização real de onde está seu carro. Veja que ele está bem longe da imagem do seu carrinho (ou seta) sobre a rua. Por isto o erro.

Fidélis

Felizmente esses "modernismos" (alertas) ainda não chegaram a Virginia (cidade vizinha da minha querida Marmelópolis!). Itobi não sei...

Mas isso pode ser minimizado modificando as seguintes linhas no sys.txt:
[warning]
speedcam_max_angle=50 ;(40 ajustes dos alertas)
speedcam_maxdistance_from_road=50 ;(40, ajustes dos alertas)
speedcam_max_lookahead=500 ; (400-600, ajustes dos alertas)

Principalmente o speedcam_maxdistance_from_road. O valor pode ser aumentado e testado em campo.

Cahcunha

Quem mora em Marília é o Adalberto... Ele fez esta pergunta ontem em outro tópico e me deu a idéia de desenvolver este tópico.

Aproveitando: como andam os filhotes no porto? Já cresceram? :kkkk :p :kkkk
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 25 Set 2013 13:46 por adinis.

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 15:33 #203933

Outra questão pra se levar em conta nesses mapas furados ai,
é querer cadastrar pontos de alertas usando o spud, pois este vai pegar o mesmo erro dos mapas....
logo, pode funcionar no mapa onde ele foi coletado...(desalinhado) e não não funcionar num mapa
que por ventura venha a ser alinhado.. :whistle:
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 15:42 #203934

Não sei se entendi anor mas vamos lá:

O spud contêm um alerta coletado pelo usuário e isto, no iGO, é feito pelo botão correspondente onde vc coloca o tipo, direção e velocidade. Ok?

Quando vc aperta o botão para marcar o alerta este alerta recebe as coordenadas fornecidas pelos satélites (GPS) e não as coordenadas onde o carrinho está "forçadamente" em cima da via. Em outras palavras: o alerta é criado/marcado em cima de sua posição real. Quando o mapa for atualizado ele funcionará corretamente.

Mapas furados sempre existirão e também cabe a nós ajudarmos a melhorá-los! O mais importante nisto tudo é compreendermos o porquê das coisas e não levarmos uma fé irrestrita nas rotas geradas, nos aparelhos... sejam mapas NQ, TT, Garmin.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 25 Set 2013 15:48 por adinis.

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 16:18 #203938

adinis

Qto o spud, ele pega o traçado da via, do mapa....pra vc tirar a prova dos 9, Pegue uma mapa NT, que seja que vc saiba que esta bem georeferenciado e nele vc crie um ponto de alerta, qualquer...
Depois nesse mesmo local, troque o mapa e coloque um mapa "furado" e grave o memo ponto de alerta..

Qdo vc abir este spud vai ver 2 pontos de alertas e ver que as coordenadas batem com o traçado de cada mapa.....O que leva ao erro, logo se criar um ponto de alerta, com
o spud errado, no mapa errado, vai funcionar... ;)

Por isso que o spud sempre induz ao erro, pq nao se baseia na imagem do Google Earth, que hje pode ser dizer que é mais confiável ( não a perfeita) mas que dá uma base pra se cadastrar um ponto de alerta

Agora se vc tiver com um Track log dessa via e jogar isso no Google vai ver que o Track não vai bater com o mapa errado..
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
Última Edição: 25 Set 2013 16:21 por anor. Razão: Ortografia
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., adinis, fidelis.forum

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 16:26 #203939

adinis escreveu:
Fidélis

Felizmente esses "modernismos" (alertas) ainda não chegaram a Virginia (cidade vizinha da minha querida Marmelópolis!). Itobi não sei...

Uai, como diria o mineiro, e não tem lombada aí não?
Mas isso pode ser minimizado modificando as seguintes linhas no sys.txt:
Claro, mas não simpatizo muito com isso não. É o tipo de medida que disfarça os erros dos mapas, mesmo os grosseiros... Me lembra o uso indiscriminado de antibiótico de largo espectro, faz crescerem os problemas, cada vez mais fortes. Até tem sua utilidade, mas só deve ser usada em último caso :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 16:40 #203942

adinis escreveu:
Quando vc aperta o botão para marcar o alerta este alerta recebe as coordenadas fornecidas pelos satélites (GPS) e não as coordenadas onde o carrinho está "forçadamente" em cima da via.
Adinis,

Você leu isso em algum manual da NNG ou chegou a conferir em campo? É uma dúvida que tenho e acho que vale a pena conferir. Imagina que você esteja trafegando em uma via bem defasada do seu mapa, p. ex. mais de 50 metros, e cadastrar um PA nessas condições. Será que ele vai alertar ao passar de novo? Se está a mais de 50m da via, e o nome do limite é speedcam_maxdistance_from_road, ao fazer as contas e ver que está a mais de 50 o navegador pode não alertar.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 18:33 #203949

anor,

Minhas desculpas! Vc está certíssimo! Veja abaixo as razões.

Fidelis,

Fiz um teste aqui e realmente existem duas condições diferentes:

Para reproduzir leve o seu gps um pouco longe da rua. Apesar de longe ele deve estar com o carrinho em cima da via. Numa skin dimka clique no nome da rua escrito abaixo do mapa. Anote as coordenadas que chamaremos de C1.

Sem mover o GPS desta posição clique (usando o botão para isto que pode ser colocado no lado direito pelas opções de mapa) para criar um alerta qualquer que será adicionado ao .spud. Vamos chamar de C2.

Coloque as coordenadas C1 no google maps (ou earth) e verá que vai te mostrar tua posição real.

Veja o arquivo spud (se não tiver um conversor spud2txt pegue aqui: www.gpspoint.com.br/...lies?start=25#159119). Procure a coordenada C2 e coloque no maps... verá que a coordenada aponta para a rua, perto de onde estava "virtualmente" o carrinho.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 18:46 #203952

Adinis,

Obrigado, na verdade eu já tinha feito teste semelhante. Só não afirmei porque minha memória não é mais essas coisas, me lembro nitidamente de coisas que não fiz e me esqueço das que fiz :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 18:56 #203955

adinis

Por isso que me refiro que não da pra confiar no spud pra catar ponto de alerta, ele pode ser usado com uma base, para depois vc abrir ele e tratar o ponto, usando a imagem do Google Earth como ref.( de volta..não que ela seja exata...).

Numa cidade com mapa mau desenhada, num bairro o spud pode te dar uma posição/traçado exato de uma via, já em outro baixo pode te jogar em rua oposta/parela... ;)
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 19:21 #203961

Anor,

Verdade, mas por outro lado se você quer garantir que seus PAs funcionem bem com seu mapa, nada melhor que alinhar tudo por ele. E se seu mapa estiver bem feito, aí fica uma maravilha. Foi pensando nisso, e em automatizar a colocação de direção nos PAs (PA sem direção me tira do sério), que fiz o UX auditor. Ele alinha automaticamente, tanto as coordenadas como a direção dos PAs, com a via.

Agora, faz tempo estava procurando um mapa aberto e confiável para isso e desde que conheci o OSM achei que podia ser a solução. Pretendo refazer o auditor para PC usando mapa OSM, o que deve dar uma precisão melhor. Mas mesmo do jeito que está funciona bem para colocar direção.

Adinis, aproveitando deixa eu fazer propaganda do módulo auditor :). Ele acrescenta um conversor SPUD para TXT no próprio Navegador: www.gpspoint.com.br/...ui?start=2200#202331

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis

Entendendo o porquê o navegador diz que está numa rua e o carro está em outra 25 Set 2013 19:28 #203964

Fidelis...

Concordo, se o mapa estiver BEM desenhado, o spud é uma mão na roda!!!!

Ai vem todaaa aquela questão..., ao fazer um mapa,ou eu me baseio em Trcks rais ou em uma Imagem de Mapa que esteja satisfatóriamente alinhada, e que não cause erro no GPS, considerando a margem de erro deles, uma vez que eles não são GPS de precisão.....
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.339 seconds