Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: aviso de radar luminoso

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 06:28 #195955

Srs estou com uma ideia de fazer um aviso luminoso para radares,

Diversas vezes estou No carro com o som um pouco alto e nao escuto o bip. Ja fiz diversas alteracoes pois embuti meu gps No painel, alterei o tipo do bip, cheguei a criar um arquivo para que ficasse na melhor frequencia possivel, puxei um falante e coloquei na coluna A mas mesmo assim ainda nao escuto se aumentar um pouquinho mais o som...

Ai veio a ideia de colocar um led, ai o aviso fica visual! Alem de nao ficar apitando anoite pra nao acordar a glr!!

Vi um esquema usando um transistor, mas isto era para uma iluminacao ritmica para colocar em caixa de som,
E tb nao queria puxar mais fios... alguem sabe a voltagem de saida do plug p2, se ligar diretamente o led irá queimar?
  • millencolinhc
  • Intermediário
  • millencolinhc's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 8
  • Registro em: 14/01/2013
    Ult. Visita: 12/08/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 08:21 #195958

:id Se não me engano, a voltagem é tão pouca que impossibilitaria de você ligar um led, isso pouca voltagem sem leds.
Segue as tabelas com as voltagem com os respectivos leds :oks
  • machadocampista
  • Colaborador
  • Não hesite em repassar conhecimento.
  • machadocampista's Avatar
  • Postagens: 1251
  • Agradecimentos: 554
  • Registro em: 31/10/2012
    Ult. Visita: 06/11/2016
Os ignorantes que acham que sabem tudo privam-se de um dos melhores prazeres da VIDA, que é APRENDER.
Se minha resposta foi útil a você, clique no botão 'agradecer'.
GPS FOSTON FS707DC:
Download: Menu 320x240 (3.5") 3 Navegadores
Download: Menu 480x272 (4.3" e 5.0") 3 Navegadores
Download: Menu 800x480 (7") 3 Navegadores
Clique Aqui ajudando a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: camarin

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 08:38 #195960

Bom dia millencolinhc,

Um problema é que a saída do fone de ouvido é AC, não DC. O que não chega a ser catastrófico, porque o LED, sendo um diodo, retificaria essa tensão, mas por outro lado só brilharia nos pulsos positivos (durante a metade do tempo), dando a impressão de estar a meio brilho.

Outro problema, mais grave, é que a potência de saída de fone de ouvido é muito pequena, poucos mW (bem inferior ao som produzido pelo alto-falante do GPS), portanto seriam poucos mV de tensão, insuficiente para acender o LED (que acende com algo em torno de 2V, com 10mA de corrente). O melhor em minha opinião é mesmo fazer o circuito com transístor que você sugeriu, entregando a energia que o LED está esperando, sempre que houver sinal na saída do fone. Na verdade o que você quer fazer já existe, em transmissores de rádio é conhecido por "VOX" (liga automaticamente o transmissor quando há sinal no microfone, para evitar que o operador tenha de manter pressionado o "PTT", botão de transmissão).

Ainda que isso seja feito e funcione no GPS, lembre-se que seria preciso um GPS dedicado, sem nenhuma instrução de rotas, etc, apenas com os "bips" de alerta de radar, com todos os outros sons desabilitados, ou o LED ficaria piscando a cada som emitido pelo navegador.

...Bem interessante, a ideia, parabéns!

BBL

EDIT - Machadocampista... desculpe o "atropelo". Não percebi que você já havia respondido.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 19 Jun 2013 08:40 por BrunoBL.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 08:54 #195961

:id Que isso BrunoBL estamos ai para somar informações :oks
  • machadocampista
  • Colaborador
Os ignorantes que acham que sabem tudo privam-se de um dos melhores prazeres da VIDA, que é APRENDER.
GPS FOSTON FS707DC:
Última Edição: 19 Jun 2013 10:07 por machadocampista. Razão: Erro de digitação.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 10:23 #195964

BrunoBL escreveu:
Ainda que isso seja feito e funcione no GPS, lembre-se que seria preciso um GPS dedicado, sem nenhuma instrução de rotas, etc, apenas com os "bips" de alerta de radar, com todos os outros sons desabilitados, ou o LED ficaria piscando a cada som emitido pelo navegador.

Oi BrunoBL,

Sim, ideia interessante. Para limitar o alarme visual apenas aos alertas, creio que pode ser usado um filtro na entrada do transistor que vai funcionar como amplificador/chave. Um circuito tanque simples colocando a base em curto para frequências diferentes do bip. Ou um filtro ativo se necessário.

Editando: assim que respondi me veio outra possibilidade, uma alteração na skin para fazer piscar a tela do GPS durante alertas. Parece mas não sei se é uma alteração fácil, mas seria bem mais simples.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3198
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 19 Jun 2013 10:31 por fidelis.forum.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 10:35 #195968

fidelis.forum escreveu:
BrunoBL escreveu:

Oi BrunoBL,

Sim, ideia interessante. Para limitar o alarme visual apenas aos alertas, creio que pode ser usado um filtro na entrada do transistor que vai funcionar como amplificador/chave. Um circuito tanque simples colocando a base em curto para frequências diferentes do bip. Ou um filtro ativo se necessário.

Abraços,
-- Fidelis

Hahah ai pego pesado!!!
O que eu manjo de eletrônica é só de fuçar na raça!!.....
Vc teria algum esquema dessa parada louca qvc sugeriu?

Bruno;
Com este esquema do transistor, provavelmente o fone deve ficar muito baixo certo?
De qualquer forma não teria a voz. Mas uso ogps mais para radar mesmo.
Ainda que fique sem som, ele piscando quando houver informação de rota já ajuda, pois me alertar e bastaria visualizar s informação na tela, não consigo me guiar pela voz de qualquer forma
  • millencolinhc
  • Intermediário
  • millencolinhc's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 8
  • Registro em: 14/01/2013
    Ult. Visita: 12/08/2014

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 10:45 #195971

millencolinhc

Que tal conectar na saída de fone de ouvido um amplificador de audio, como esses usados por professores para dar aula?
Comprei uma vez um aparelho desses para minha filha, que é professora, e resolvi fazer um teste no meu gps Apontador T500, que tem a fama de possuir um som ruim.
Eu já havia experimentado ligar um cabo na saída de fone e na entrada auxiliar do meu radio automotivo, mas o som apresentou chiado.
No caso do amplificador para professor, o som saiu limpo e alto.

Como disse o Bruno, a corrente de saída para fone de ouvido fornece corrente variável em voltagem. Ela é DC, não é corrente alternada, mas o efeito é o mesmo, faria piscar e até queimar um diodo emissor de luz, se a voltagem de pico ultrapassasse o limite do led.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 19 Jun 2013 10:53 por luizcarlosrio.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 10:47 #195972

Pode ser que sirva pois os Leds é corrente continua e não alternada :oks .
  • machadocampista
  • Colaborador
GPS FOSTON FS707DC:

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 11:19 #195978

millencolinhc escreveu:
Hahah ai pego pesado!!!
O que eu manjo de eletrônica é só de fuçar na raça!!.....
Vc teria algum esquema dessa parada louca qvc sugeriu?

Oi millencolinhc,

Não tenho esquema, era um hobby mas há anos não mexo com eletrônica - software é mais macio :). Mas um circuito tanque é um LC paralelo, ou seja, uma bobina e um capacitor em paralelo. É mais usado em frequências altas, em áudio não sei se seria prático - os componentes talvez fiquem grandes. Mas um filtro ativo, com 555, é simples também de implementar e não deve faltar exemplos na internet.

Agora, fazer a tela piscar seria uma solução bem mais prática, não? Dispensaria isso tudo.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 19 Jun 2013 11:20 por fidelis.forum.

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 11:40 #195982

Oi millencolinhc,

Achei esse site muito legal que apresenta o esquema de um filtro passivo com os componentes já calculados a partir de seus dados. Só é um circuito um pouco mais complexo que um tanque, para ficar mais seletivo. Veja a parte "Design LC band pass and band stop Filters", selecione "bandpass", a frequência do bip (ex: 1000Hz) e a faixa de corte que pode ser em torno de 50 a 100Hz. O circuito desejado é o primeiro apresentado, "Circuit 1".

www.wa4dsy.net/filter/filterdesign.html

Se você montar isso, depois conta aí :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 12:34 #195986

Pessoal,

millencolinhc
Com este esquema do transistor, provavelmente o fone deve ficar muito baixo certo?

A sensibilidade de um circuito desses poderia ser ajustável para que o volume de entrada do áudio não seja crítico: mais ou menos qualquer volume o faria funcionar.

Fidelis
Duas excelentes ideias suas: a primeira, o filtro para limitar a comutação do transistror. Até que para as frequências mais altas de áudio, creio que um circuito RC (sem bobina) seria suficiente (dá para fazer um passa-altas para uns 10KHz com RC). E já que dá para montar os sons de "bip" com qualquer frequência desejada com esses editores de áudio (Sound Forge, Audacity, etc), deve ser possível chegar a um "bip" que dispare a luz apenas nos casos de radares, enquanto o navegador dá outras instruções. Bem legal. Sua outra ideia foi ainda melhor: é piscar a tela do GPS. No mínimo, chamaria mais a atenção do que um LED piscando, e não precisaria de toda a eletrônica. Claro! :oks

Luiz Carlos
Pode haver casos em que há DC misturada ao sinal de áudio, onde o sinal não varia em torno do zero mas em torno de um valor de DC, mas esta não é a norma. Não se esqueça que em circuitos de áudio o sinal é transportado entre etapas por capacitores e transformadores de acoplamento, que bloqueiam a componente DC e passam apenas AC.

Prova dos nove: conecte um amplificador a um alto-falante inserindo um diodo em série no circuito. Você ouvirá o som bem mais baixo e com muita distorção (gerada pela retificação no diodo). Agora, inverta o diodo: ouvirá a mesma coisa! Se fosse DC, num sentido ou no outro o diodo deveria bloquear completamente o som.

BBL.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

aviso de radar luminoso 19 Jun 2013 20:23 #196001

BrunoBL escreveu:
Até que para as frequências mais altas de áudio, creio que um circuito RC (sem bobina) seria suficiente (dá para fazer um passa-altas para uns 10KHz com RC). E já que dá para montar os sons de "bip" com qualquer frequência desejada com esses editores de áudio (Sound Forge, Audacity, etc),

BrunoBL,

Sim é possível com RC, você não vai conseguir o corte de um Chebyshev, mas dá para compensar explorando sua sugestão de usar um tom específico. Por exemplo, pode-se combinar dois tons, um audível normal para o bip e um outro em frequência mais alta apenas para facilitar o filtro. A frequência alta pode ser >12kHz, preferivelmente > 16kHz, que a gente não vai ouvir - só criança e cachorro. Aí já viu, quem anda com o cachorro no carro é só prestar atenção, se ele latir vem radar :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

aviso de radar luminoso 21 Jun 2013 06:20 #196053

Fidelis,
[...] preferivelmente > 16kHz

...Precisaria testar para confirmar, mas creio que o áudio do GPS típico não dá pata tanto.
quem anda com o cachorro no carro é só prestar atenção, se ele latir vem radar :)

...Se a velocidade não diminuir e o cachorro se incomodar com o barulho... morde o motorista. :laugh:

Abraços,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

aviso de radar luminoso 21 Jun 2013 17:54 #196088

BrunoBL escreveu:
Fidelis,
[...] preferivelmente > 16kHz
io

...Precisaria testar para confirmar, mas creio que o áudio do GPS típico não dá pata tanto.

Sim, tem que testar, mas é provável que funcione. Os CIs de áudio são bem semelhantes em termos de resposta de frequência (até 18kHz, 20kHz) e a gente só precisa do sinal elétrico. Mas o caminho via software é mais simples, testei piscando a tela toda, apenas uma janela de mensagem mas no final achei melhor um alerta visual intermitente com o ícone do PA. Veja no vídeo exemplo:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Sugestões? Estou finalizando os testes.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL

aviso de radar luminoso 22 Jun 2013 07:54 #196112

Salve, Fidelis,

Os CIs de áudio são bem semelhantes em termos de resposta de frequência (até 18kHz, 20kHz)

Nunca li os datasheets dos CIs de áudio aplicados em GPS automotivo, mas uma experiência simples tende a confirmar o que você diz acima: ao injetar a saída de fone de ouvido na entrada AUX de um som de boa qualidade, não consigo distinguir entre o som gerado pelo GPS ou outra fonte (MP3, FM, CD) do aparelho de som. Minha afirmação anterior sobre a baixa qualidade do áudio desses aparelhinhos foi tendenciosa, sugestionada pela baixa qualidade do áudio dadas as limitações dos pequeninos alto-falantes instalados nos GPSs. Acabei me esquecendo que eu mesmo já disse aqui algumas vezes que o sinal extraído diretamente do GPS é muito bom, e que quando ouvido via entrada AUX é praticamente idêntico ao gerado no próprio som do carro, como disse acima.

Sugestões? Estou finalizando os testes.

MUITO BOM, PARRABÉNS! :oks

A bem da verdade, particularmente olho pouco para o GPS, uso mais as instruções e alertas sonoros. Quando me aproximo do radar, por exemplo, a Gabriela me avisa o tipo e o limite de velocidade, e se estiver acima, o GPS emite continuamente "bip-bip, bip-bip.." até que eu reduza para a velocidade do radar. Mas para o pessoal que curte as indicações na tela, acho que você tem em mãos um campeão de audiência! Resta saber se o pessoal vai preferir a tela toda piscando ou uma janela piscante com o ícone do alerta (que já chama bastante a atenção em minha opinião). Tenho o palpite que vai ter gente pedindo para incluir essa funcionalidade nas skins preferidas...

Abraços,
Bruno
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 22 Jun 2013 07:55 por BrunoBL.

aviso de radar luminoso 22 Jun 2013 13:25 #196122

Oi Bruno,

Obrigado, também achei que o ícone piscando já chama atenção o suficiente e ainda informa o tipo de alerta. Eu também escuto mais, olho para confirmação de trajeto e manobras, mas o problema citado pelo millencolinhc de não ouvir alguns alertas acontece comigo também em viagens. Minha mulher reclama demais da voz guia (acho que as mulheres odeiam a Gabriela), diz que atrapalha ouvir música e conversar com as pessoas no carro... aí uso mais baixo.

Millencolinhc, se você usa Primo, as skins cone-30 com alerta visual intermitente já estão disponíveis para testes no link abaixo, se puder testar, agradeço.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abraços,
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

aviso de radar luminoso 25 Jun 2013 16:45 #196282

Falaew,

Acredito que este produto possa ser a base do projeto. Funciona bem e tem ajuste de sensibilidade por faixa de frequência.

produto.mercadolivre...m-o-ritmo-do-som-_JM
  • marcoslesteves
  • Intermediário
  • marcoslesteves's Avatar
  • Postagens: 69
  • Agradecimentos: 42
  • Registro em: 31/10/2011

aviso de radar luminoso 04 Jul 2014 08:49 #225186

Bom dia amigos!!

Estou com um problema: quando eu adiciono um radar e faço uma rota real ele não aparece o alerta visual intermitente

meu igo primo 2.01skin drimka 1.56cone 30 !

o que é preciso fazer passo a passo?

aTT

dindao
  • dindaoedinda
  • Usuário Gold
  • dindaoedinda's Avatar
  • Postagens: 159
  • Agradecimentos: 29
  • Registro em: 14/02/2013
    Ult. Visita: 03/12/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.361 seconds