Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Speedcam com Pontos de Alerta de um punhado de Estados

Speedcam com Pontos de Alerta de um punhado de Estados 09 Jun 2013 19:40 #195386

Amigos

Recentemente me aventurei a brincar com uns speedcam e fiquei com uma dúvida básica

Eu pretendia baixar o Speedcam para 4 estados : SP / PR / SC / RS

Baixei 4 partes do MapaRadar (uma para cada Estado) e depois fui dando copy/paste de modo que o conteúdo dos 4 estados ficasse todo em apenas 1 arquivo *.txt. No dia seguinte, logo cedo caiu a ficha, podia ter jogado as 4 partes direto na pasta \speedcam\ e deixado o Primo compilar tudo num bolo só, não ?

Pergunta para o povo do ramo: tem diferença juntar tudo em 1 *.txt ou colocar 4 *.txt ? Tem outra forma de fazer ?

Obrigado, e boa semana a todos !

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 11 Jun 2013 11:53 por Sherlock.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 09 Jun 2013 19:47 #195387

Olá SK.

Esse assunto já foi ventilado aqui.

www.gpspoint.com.br/...uncao-radares#188354

Até contei como eu faço:
Como só ando no Rio de Janeiro, puxo o arquivo maparadar.txt relativo ao estado do Rio e renomeio no momento do download para maparadar_rj.txt.
Qdo vou viajar para São Paulo, vou lá e puxo o maparadar.txt relativo a SP e renomeio para maparadar_sp.txt.
Coloco os dois na pasta speedcam.

Só isso. :id

Nota: Claro que após copiar os dois arquivos txt para a pasta speedcam, eu apago a base de dado existente, para que o Primo crie uma nova.
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 09 Jun 2013 19:50 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 09 Jun 2013 20:01 #195393

Sk

Ao iniciar os navegadores iGO é verificado se existe o arquivo speedcam.spdb. Se existir, o navegador segue em frente com o carregamento, caso contrário, é feita uma leitura de todos arquivos .txt que estão na pasta. O conteúdo de todos arquivos são indexados e o resultado é o arquivo speedcam.spdb.

Veja que a primeira inicialização após mudarmos a base de radares é sempre bem mais demorada.

Após a criação do speedcam.spdb os arquivos .txt podem ser descartados.

Informação adicional: os arquivos .txt podem ter qualquer nome.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
Última Edição: 09 Jun 2013 20:17 por Fábio M.. Razão: Acréscimo de Informações

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 09 Jun 2013 20:06 #195395

a primeira inicialização após mudarmos a base de radares é sempre bem mais demorada.

Essa demora, em aparelhos com pouca capacidade de processamento, pode ser tão longa que dá a impressão de que o iGo travou.

Instalei uma vez um novo arquivo txt em um aparelho desses e pensei q tivesse travado. Dei um reboot e a mesma coisa.
Só qdo fui tomar um cafezinho é que, na volta, percebi que não tinha problema algum, era só o database sendo criado.

No gps NDrive a demora é danada. Aparece um gráfico indicando a percentagem de criação do database.
Acredito que no NDrive, além de criar o database, o software faz uma conferência dos pontos de alerta no mapa...e recusa alguns, que não aparecem depois na navegação.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 10 Jun 2013 08:23 #195419

Bom dia pessoal,

Acrescentando ao que já foi dito, já andei experimentando com outra alternativa: "colar" os TXT de estados diferentes num único arquivo TXT (excluindo, claro, o header do segundo arquivo em diante) para ter um arquivo único de alguns estados, e então compila-los no SPDB. Mas não notei diferença alguma de desempenho, como aliás já esperava.

De um jeito ou de outro, acho válido ter apenas os alertas dos estados onde se pretende circular. Apesar de a economia ser pouca, é sempre bem-vinda. Tenho feito os downloads parciais também, só dos estados da região Sul, como descrito pelo Luiz, acima.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 10 Jun 2013 08:45 #195422

Uma pergunta besta.
No site do Maparadar, tem uma opção de baixar "TODOS OS ESTADOS", não seria isto para o juntar todos os estados direto, quando baixa o arquivo?
Pelo menos sempre faço assim.
Agora, se quiser somente de 2 ou 3 estados, acredito que depois de baixar estes arquivos, renomeá-los como Maparadar1.txt, Mapararar2.txt, Maparadar3.txt, e apagar o arquivo "speedcam.spdb", que o igo vai ler e juntar estes 3 arquivos no novo "speedcam.spdb".
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1263
  • Agradecimentos: 1070
  • Registro em: 09/11/2010
Última Edição: 10 Jun 2013 12:01 por Fábio M.. Razão: Pequena correção

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 10 Jun 2013 09:31 #195423

Salve, Claudio,

Sim, a opção "todos os estados" baixa tudo de uma vez, mas estávamos considerando as opções para quando não queremos nem "tudo", nem apenas um estado, mas um grupo deles. Uma das opções é usar os "n" arquivos TXT como você sugeriu.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 10 Jun 2013 22:26 #195455

BrunoBL escreveu:
Bom dia pessoal,

Acrescentando ao que já foi dito, já andei experimentando com outra alternativa: "colar" os TXT de estados diferentes num único arquivo TXT (excluindo, claro, o header do segundo arquivo em diante) para ter um arquivo único de alguns estados, e então compila-los no SPDB. Mas não notei diferença alguma de desempenho, como aliás já esperava.

De um jeito ou de outro, acho válido ter apenas os alertas dos estados onde se pretende circular. Apesar de a economia ser pouca, é sempre bem-vinda. Tenho feito os downloads parciais também, só dos estados da região Sul, como descrito pelo Luiz, acima.

BBL
Quando se usa a alternativa de juntar vários txt em apenas um existe o risco de vários radares não se indexarem apesar de constarem no arquivo txt, ja fiz essa experiência e tive esse problema são vários que passam batido não sei o motivo, o ideal e abaixar os estados preferidos renomeá-los e de depois de criar o arquivo spbd deletar os txt
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014
Última Edição: 10 Jun 2013 22:52 por Fábio M.. Razão: Correção do post

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 08:21 #195467

Bom dia, esmerilho,
"o ideal e abaixar os estados preferidos renomeá-los e de depois de criar o arquivo spbd deletar os txt"

Sim, esse é o procedimento correto. Como havia dito, a união dos TXTs foi apenas uma experiência. Na época não notei falta de radares, mas não testei exaustivamente.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 11:36 #195478

Oi esmerilho,
esmerilho escreveu:
Quando se usa a alternativa de juntar vários txt em apenas um existe o risco de vários radares não se indexarem apesar de constarem no arquivo txt, ja fiz essa experiência e tive esse problema são vários que passam batido não sei o motivo, o ideal e abaixar os estados preferidos renomeá-los e de depois de criar o arquivo spbd deletar os txt

Sempre pensei que não faz diferença no spdb se usarmos um arquivo único ou dividido em vários, a não ser por algum bug no navegador. Mas tem um jeito de testarmos isso para não surgir uma "lenda urbana". Creio que não dá para comparar os spdbs diretamente, as sequências internas e informações de data/hora podem diferir, mas podemos usar um conversor spdb para txt e comparar os dois casos. Assim que tiver um tempo vou fazer esse teste.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Fábio M.

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 12:28 #195480

Esmerilho,
"Quando se usa a alternativa de juntar vários txt em apenas um existe o risco de vários radares não se indexarem apesar de constarem no arquivo txt, ja fiz essa experiência e tive esse problema são vários que passam batido não sei o motivo"

Em tempo: Na experiência acima, lembrou de remover os headers ("X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction") de todos os arquivos que foram anexados, deixando apenas os do primeiro arquivo? Não sei qual o resultado se o navegador encontrar uma linha "X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction" no meio do arquivo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 13:41 #195483

Sim Bruno foi exatamente assim que eu fiz, sumiram alguns radares e varias lombadas , como na passagem pelos locais esses pontos não apareciam fui olhar no arquivo txt e eles estavam la, fiz varias tentativas e sempre faltava alguma coisa ainda tenho um arquivo aqui de lombadas se alguém quiser testar eu mando.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 20:32 #195520

Oi esmerlho,

Quero testar. Como não há muita documentação desses detalhes, esses casos são sempre interessantes. É onde a gente aprende. Pode me enviar em MP?

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 11 Jun 2013 21:40 #195531

Oi esmerilho,

Acho que descobri o que pode estar acontecendo, os arquivos do Bloco do Helio estão sem terminador de linha ("\r\n" em Windows, "\n" em Unix) na última linha, exceto o de lombadas. Os do Maparadar estão OK. Isso faz com que uma concatenação usando utilitários comuns junte a última linha de um com a primeira do próximo, formando uma linha única:

Concatenando antes de fltrar as linhas de cabeçalho:
-54.765129,-29.393299,21,0,0,000
-56.591351,-21.144779,21,0,0,000X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-38.360978,-12.847643,12,0,0,000

Concatenando depois de filtrar os cabeçalhos:
-54.765129,-29.393299,21,0,0,000
-56.591351,-21.144779,21,0,0,000-38.360978,-12.847643,12,0,0,000
-38.246365,-12.817802,12,0,1,236

As linhas emendadas geram erros e são descartadas. Um teste rápido convertendo spdb para txt apontou diferenças nessas linhas que foram emendadas. Vou fazer testes mais detalhados e depois posto os resultados. Mas o ideal é que os blocos do Helio tivessem o terminador próprio na última linha.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 12 Jun 2013 12:58 #195561

o arquivo de lombadas não e o do helio e um particular meu so da grande são paulo locais aonde eu passo?
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
Última Edição: 12 Jun 2013 18:05 por Fábio M.. Razão: Correção do post

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 12 Jun 2013 13:32 #195562

esmerilho,

Enviei uma MP, dá uma olhada lá.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Speedcam com Pontos de Alerta de um Punhado de Estados 12 Jun 2013 15:29 #195569

Pessoal,

Resultado dos testes com um único arquivo de alertas ou dividido em vários, usando os arquivos do Helio de 31/06/2013. Os arquivos foram editados para acrescentar o terminador de linha ausente na última linha.

Procedimento de teste:

1- Speedcam.spdb gerado a partir dos arquivos independentes:
- Limpei a pasta content\speedcam;
- Copiei todos os arquivos txt para a pasta speedcam;
- Contagem de pontos de alerta:
   1999 pas_helio_com_terminador_de_linha/Area de Perigo_31.txt
   9800 pas_helio_com_terminador_de_linha/Area Escolar_9.txt
    290 pas_helio_com_terminador_de_linha/Bombeiros_14.txt
   1026 pas_helio_com_terminador_de_linha/Cruzamento de Ferrovia_6.txt
    474 pas_helio_com_terminador_de_linha/Curva Perigosa_20.txt
   3530 pas_helio_com_terminador_de_linha/Hospital_13.txt
    331 pas_helio_com_terminador_de_linha/Pedagio_12.txt
   1068 pas_helio_com_terminador_de_linha/Policia Rodoviaria_17.txt
    556 pas_helio_com_terminador_de_linha/Preferencial_16.txt
  42661 pas_helio_com_terminador_de_linha/Quebra Molas_18.txt
    232 pas_helio_com_terminador_de_linha/Tunel_21.txt
  61967 total
- Iniciei o navegador iGO Primo 2.4;
- Copiei o arquivo speedcam.spdb gerado para outra pasta, com o nome speedcam_em_partes.spdb
- Gerei o arquivo speedcam_em_partes.txt com o igodbtxt.exe;

2- Gerando o speedcam.spdb a partir de um único arquivo, resultado da concatenação dos outros. Naturalmente, as linhas de cabeçalho extras foram deletadas:
- Limpei a pasta content\speedcam;
- Concatenei todos os arquivos txt gerando um único e copiei para a pasta speedcam;
- Contagem de pontos de alerta:
61967 pas_helio_igo_primo_completo_20130531.txt
- Iniciei o navegador iGO Primo 2.4;
- Copiei o arquivo speedcam.spdb gerado para outra pasta, com o nome speedcam_completo.spdb
- Gerei o arquivo speedcam_completo.txt com o igodbtxt.exe;

Conclusão:

Os arquivos spdb são diferentes mas aparentemente equivalentes pois os TXTs gerados a partir de cada um são iguais, contendo exatamente os mesmos 61.967 pontos de alerta.

Não é um teste com o GPS em uso real mas a partir desses dados acredito que não faça diferença no spdb se usarmos um arquivo único ou vários separados, desde que os arquivos estejam no formato adequado.

OBS: A concatenação pura e simples dos arquivos do Helio, removendo cabeçalhos extras, vai provocar perda de alguns pontos de alerta. É necessário editá-los, acrescentando o terminador de linha na última para evitar problemas.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 12 Jun 2013 15:36 por fidelis.forum. Razão: Clareza
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., BOCANNERA
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.509 seconds