Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Extensões de arquivos: por que não devemos ocultar?

Extensões de arquivos: por que não devemos ocultar? 28 Mar 2013 10:22 #189966

O que é a opção Ocultar extensões de tipos conhecidos de arquivos e porque devemos desativa-la?

Primeiro, já que talvez nem todos saibam: o que é e para que serve a extensão de arquivo? Todo arquivo no seu computador tem um nome que o identifica. A extensão é um "sobrenome" do arquivo, separado deste por um ponto (".") e nos diz (e também ao computador) o tipo do arquivo, o que esperar em seu interior e como as informações podem ser lidas. Nesse sentido, a extensão do arquivo indica o tipo de dado que pode ser encontrado em seu interior, antes mesmo de ser aberto.

Na tentativa de "descomplicar" a interface do computador para seus usuários, a Microsoft adotou o padrão de esconder a extensão dos arquivos mais "manjados". A teoria é que numa lista extensa de arquivos, é mais fácil ler apenas seus nomes, ao invés dos nomes e extensões. Por exemplo:

Segundo a Microsoft, é mais fácil
para o usuário ler esta lista


branding
data
sys
primo

do que esta

branding.zip
data.zip
sys.txt
primo.exe


Assim, o Windows "esconde" as extensões conhecidas (as mais "manjadas"), mostrando listas de arquivos apenas pelo "primeiro nome". O efeito visual pode até ser interessante, mas há implicações negativas muito importantes, a primeira sendo a segurança. Simplesmente é mais seguro não omitir as extensões de arquivos. Porque? Suponha que alguém queira mandar para você um programa que rouba os dados de seus clientes. Se o chamasse simplesmente de Rouba dados de clientes.exe. Você provavelmente não abriria, não é mesmo? Se o meliante espertamente renomeasse o programa para Modelo bonita.exe muita gente não abriria, mas muitos ficariam curiosos e talvez executassem o programa.

Mas se o nome do arquivo fosse Modelo bonita.jpg ou Modelo bonita.bmp muito mais pessoas tenderiam a tentar "abrir" a foto, dando um duplo-clique sobre a mesma. Mas quem enviou o programa (não é foto, lembra?) pode o ter renomeado para Modelo bonita.jpg.exe e se seu Windows estiver omitindo as extensões, o ".exe" ficará oculto e você vará apenas Modelo bonita.jpg e possivelmente se sentira compelido a abrir a "foto", executando o programa. O pior é que provavelmente o programa mostrará mesmo a foto da tal modelo bonita, escondendo completamente o fato de ter feito algo maléfico em seu computador, e você poderá acabar repassando a "foto" para seus amigos. Programas antivírus detectam a maioria dos vírus conhecidos, mas há muitos programas maléficos que podem não ser detectados.

Além desta excelente razão para não omitir as extensões, há outras.

Tradicionalmente, nomes de pastas não contém extensões. Podem até te-las, mas não têm qualquer efeito além de servir de "sobrenome" para a pasta. Mas quando arquivos são mostrados sem extensões, pode começar uma confusão de nomenclatura, na qual usuários chamam arquivos de pasta e vice versa. É muito comum nos fóruns os usuários dizerem, "já editei a pasta sys" quando ele quis dizer que já editou o arquivo sys.txt. Não custa usar a terminologia correta.

Há também a situação curiosa que gera erros difíceis de detectar, ao associar a omissão da extensão a outro "favorzinho" que o Windows às vezes nos faz (acresacentar automaticamente extensões conhecidas ao salvar arquivos notáveis). Se você criar um arquivo chamado teste no Bloco de notas do Windows e salva-lo, ele será salvo automaticamente como teste.txt. Se a opção de esconder extensões estiver ativa, você verá apenas teste, apesar de a extensão txt estar presente. Da mesma forma, se criar um arquivo chamado gps.ini e salva-lo, ele poderá ser salvo, sem que vcocê saiba (afinal não está vendo a real extensão do arquivo) como gps.ini.txt Outros arquivos notáveis, como sys.txt, podem ter extensões acrescentadas e acabar virando, por exemplo, sys.txt.txt, sem que você saiba, e erros inexplicãveis começarão a ocorrer, de diagnóstico nem sempre fácil. Esta pode ser a explicação dos comentários frequentes, "já fiz tudo que indicaram, e continua não funcionando".

Por todos esses motivos, é sempre indicado desabilitar a opção de Ocultar extensões de tipos conhecidos de arquivos do Windows. Para faze-lo:

Windows XP
Abra uma janela do Windows Explorer e vá em Ferramentas > opções de pasta > Visualizar e desmarque a opção Ocultar extensões de tipos conhecidos de arquivos. Clique em Aplicar a todas as pastas, e em seguida, OK.

Windows Vista e Windows 7
Vá no Painel de controle, depois em Aparência e personalização > Opções de pasta > Visualizar e desmarque a opção Ocultar extensões de tipos conhecidos de arquivos, e em seguida, OK.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 10 Abr 2015 08:09 por BrunoBL. Razão: Não custa revisar o texto :-)
O tópico foi trancado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: luccio, Sherlock, fjc, NNunes

  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.276 seconds