Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução!

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 20 Dez 2012 18:49 #182670

Olá, pessoal.

Realmente é como dizem, uma coisa leva a outra. Havia algum tempo que meu assunto predileto era descobrir como visualizar junção no T503). Nessa busca descobri um tópico que a Emanuela queria porque queria visualizar em seu GPS junções e placas toponímicas em dois mapas. Face a extrema simpatia dela, combinada com inteligência e perseverança, muitas pessoas encantadas com com esses seus atributos resolveram ajudá-la incansavelmente.

Vale a pena dar uma olhada:

www.gpspoint.com.br/...a?limit=20&start=160

Já aqui neste outro, os colegas BrunoBL e luizcarlosrio respondendo às dúvidas postadas, explicaram em detalhes como mudar o mapa no Igo Primo.

Veja:

www.gpspoint.com.br/...roca-de-mapas#182162

Com base nas informações, resolvi colocar em prática tudo quanto foi dito. A primeira dúvida que surge é como colocar o ícone MapChanger na tela à direita quando da abertura do mapa. Usando a dimka P.1.5.6 (pode ser outra dimka)- faça isto: click nas 3 barrinhas, ferramentas, definições do mapa, right menu settings, click num dos ícones que aparecer e desça com as setinhas até o MapChanger. Assim que clicado este fixa-se na barra à direta da tela do mapa. Feito isto, copia-se a pasta utility (disponibilizada pelo luizcarlosrio) para a raiz do primo, abra utility.ini, fazendo as adaptações necessárias.

No SYS.TXT coloca-se o [mapchanger] como descreve o Bruno BL, assim: [mapchanger] , depois logo abaixo coloca-se map_ta="TOMTOM'; map_nt="NAVTEQ"; map_ot="um outro mapa qualquer". Em todas estas pastas (MAP, map_ta, map_nt, map_ot, criar uma pasta vazia como esta por exemplo, !MAP_NT.TXT relativa a todos os mapas, inclusive o da pasta MAP. O mapa que estiver dentro de MAP não será preciso criar pasta igual. Exemplo, Navteq está dentro de MAP, não se cria outra pasta "map_nt". Tudo isso está detalhado tanto pelo Bruno quanto pelo luizcarlosrio no tópico supramencionado.

Olha, espelhado no exemplo da Emanuela consegui também colocar o mapchanger no Igo Primo.

Eis a capturação de tela do ícone.

Clique aqui! [ Click to expand ]

Importante: no software original (T503) não é possível efetuar a mudança, uma vez que o aparelho só aceita aquele mapa de fábrica (TeleAtlas) ou no caso do T502 (Navteq). Ao tentar fazer a mudança vem a mensagem "impossível abrir arquivos de mapa disponíveis com a sua licença".

Editado para acrescentar "ou no caso do T502 (Navteq)".

PS - Editei para substituir a foto pela capturação de tela (mesmo ícone).

NNunes.
Anexos:
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Última Edição: 07 Jun 2013 09:45 por NNunes. Razão: correção
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 03 Jan 2013 14:12 #183587

Oi Pessoal!!

Também sou novo neste negocio de GPS, tentei fazer a instalação do TomTom no igo primo do meu apontador T501 e fiz as nudanças que o NNunes postou e não funcionou. Consegui achar aonde fica os botões para selecionar os mapas, lá aparece o TomTom, naviteq e outro mas quando seleciono o mapa da TomTom avisa que vai reinicializar e quando volta fica no naviteq.
Será que alguém pode me ajudar??

obrigado
  • almirosilveira
  • Iniciante
  • almirosilveira's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 17/06/2012
    Ult. Visita: 05/12/2013

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 03 Jan 2013 15:17 #183596

almirosilveira,

Você se esqueceu de ler a parte final do texto que afirma não ser possível efetuar a troca de mapas com o Navegador original do aparelho. Coloque no micro cartão SD um outro navegador e a troca de mapa será feita. Usando o T503, mapa TomTom, ao tentar a troca vem a mensagem "impossível abrir arquivos de mapa disponíveis com a sua licença", ou seja, só aceita o mapa de fábrica.

PS - Minha afirmação peremptória de "não ser possível efetuar a troca de mapas com o Navegador Original do aparelho.", gostaria de retificar em parte para dizer o seguinte: eu, na condição de aprendiz, não sei fazer isso, mas, nada obsta que colegas como o Bruno BL, LuizCarlosRio ... não consigam fazer.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 03 Jan 2013 19:25 por NNunes.

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 03 Jan 2013 23:52 #183644

Olá, pessoal

Acrescentando mais informações para aqueles que desejarem utilizar o Mapchanger no Igo Primo.

A pasta Utility encontra-se no arquivo anexo, pág. 7, post # 171823, devendo-se fazer as adaptações necessárias tanto na Memória Interna ou Cartão SD (preferência ao cartão) quanto no Navegador a ser utilizado, em utility.ini, neste tópico:

www.gpspoint.com.br/...a?limit=20&start=120

Vejam nova capturação de tela:

Abraços

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 15 Mai 2013 21:29 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 04 Jan 2013 08:15 #183651

Oi NNunes

Que legal você ter me dado socorro tão rápido.

Eu já estou usando o navegador primo 2.01 (se não me engano) em um cartão sd, na realidade eu não estou conseguindo fazer a configuração, creio eu, eu cheguei até essa página, que você postou, sáo que quando eu seleciono atravéz do botão ele não fica selecionado como está da foto sua, ele volta para o nevteq.
Já tentei dar uma mechida no sys.txt e coloquei os mapas na pasta content map_tt, mas não sei o que estou fazendo de errado.
  • almirosilveira
  • Iniciante
  • almirosilveira's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 17/06/2012
    Ult. Visita: 05/12/2013

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 04 Jan 2013 19:10 #183730

almirosilveira

Faça isto: copie a pasta utility no seu navegador, em utility.ini (faça as alterações necessárias); copie o sys.txt e sys.ta para a raiz do seu navegador (delete seu sys.txt). Estes dados podem ser copiados do post:
alexnet escreveu:

... o mais coerente seria um MapChanger que troque inclusive os SYS, é assim que estou utilizando e funcionando tudo 100% (Junções e placas toponímicas), com os mapas mais atuais de fabricantes diferentes ...

Segue abaixo o MapChanger que troca em conjunto os mapas, POIs, SYS. + 2 SYS que estou utilizando para NT e TT.

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: MapChangerSYS_TASYS_NT.rar
Tamanho do Arquivo: 50 KB

OBS: Se pode fazer o MapChanger Trocar inclusive os building, histspeed e phoneme configurando o arquivo ...\utility\utility.ini
Creditos ao GaloNet pelo MapChanger

Vê-se, claramente, pelo teor da mensagem que o MapChanger foi configurado para mostrar Junções e placas toponímicas em dois mapas (TomTom e Navteq). Mas, nada impede que ele (MapChanger) efetue a troca de mapas. Observei que na troca aparece a mensagem "unsuported voice, please see the log"; clica-se em "Ok" e a inicialização se completa normalmente com a efetiva troca de mapas. A voz não é suportada porque passa para o inglês.

Resumindo: da forma como está não se presta ao uso diário no GPS, tão somente pela satisfação em operacionalizar o MapChanger. Acredito que tendo a pasta utility "apropriada" ao navegador" não será difícil se fazer isso. O arquivo aqui usado foi disponibilizado pelo colega "alexnet", assim fica um convite especial a ele e a todos que puderem colaborar nesta empreitada.

Mais captura de tela:

OBS: Não se esqueça de fazer backup de seu navegador para o caso de algo sair errado. Importantíssimo.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 15 Mai 2013 21:27 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 05 Jan 2013 09:12 #183758

luizcarlosrio,

Quando tiver um tempinho, por favor, dê uma olhada neste tópico, especificamente, para este (texto em negrito) problema enfrentado: "Vê-se, claramente, pelo teor da mensagem que o MapChanger foi configurado para mostrar Junções e placas toponímicas em dois mapas (TomTom e Navteq). Mas, nada impede que ele (MapChanger) efetue a troca de mapas. Observei que na troca aparece a mensagem "unsuported voice, please see the log"; clica-se em "Ok" e a inicialização se completa normalmente com a efetiva troca de mapas. A voz não é suportada porque passa para o inglês.".

O alexnet afirma: "Segue abaixo o MapChanger que troca em conjunto os mapas, POIs, SYS. + 2 SYS que estou utilizando para NT e TT.". Digo, eu, usando a pasta Utility com as devidas alterações em utility.ini, assim como está configurado, o MapChanger acaba por substituir o sys.txt do navegador pelo "sys_ta e sys_nt" da configuração. Com a troca de mapa vem a mensagem já mencionada:"unsuported voice, please see the log" (o problema), uma vez que a linguagem passa para o Inglês.

Resumindo: fica o contentamento por conseguir operar a troca de mapa, todavia, sem utilidade prática no uso do aparelho, porque opera-se a mudança automática para o Inglês, com o agravante de a toda troca ter que dar "ok" para o GPS completar a inicialização.

Abraços.

NNunes
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 05 Jan 2013 09:30 por NNunes.

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 05 Jan 2013 09:44 #183760

NNunes

Todas as vezes em que meu Primo apresentou a msg de erro de Unsupported Voice, a causa era que eu havia esquecido, depois de editar, algum arquivo com extensão diferente de VOICE na pasta de vozes.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 05 Jan 2013 17:47 #183793

luiz,

Sem querer abusar de sua boa vontade, gostaria de apresentar o resultado de alguns testes que fiz. Usando a dimKa P.1.5.6, no Navegador e Mapa original (T502), não foi possível efetuar a troca de mapa pelo MapChanger, um vez que ao tentar fazer isso vinha a mensagem "Impossível abrir arquivos de mapa disponíveis com a sua licença!

Com outro Navegador e Mapa Navteq (original), constatei o seguinte:

* ImagemMaps para o TomTom - sem problemas com a voz (sempre Anamaria v 229228);

ImagemMaps para o Navteq - com problemas na voz (não suportada);

TomTom para o Navteq - problema na voz (não suportada);

* Navteq para o TomTom - sem problema na voz;

TomTom para o ImagemMaps - problema com a voz (não suportada);

Navteq para o ImagemMaps - problema na voz (não suportada);

Já que não houve nenhum tipo de edição de arquivo, e considerando o resultado dos testes exibidos, não cheguei a nenhuma conclusão objetiva.

Luiz, dada a sua experiência no manuseio de arquivos com a voz da Gabriela, você consegue ver alguma luz no fundo do túnel nisso

tudo?

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar

Re: Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo 08 Jan 2013 01:50 #183966

Olá, pessoal.

Aleluia ... Aleluia ... A-le-lu-iá ... segundo o dicionário Houaiss isso é dentre outras coisas uma interjeição (exclamação de alegria, de júbillo). Pois é, exatamente, assim que estou me sentindo. De fato, é uma grande alegria achar solução para um problema qualquer, seja na vida profissional seja no lazer, a satisfação é grande e sempre compensa qualquer sacrifício.

No inicio deste tópico eu disse isto: "Olha, espelhado no exemplo da Emanuela consegui também colocar o mapChanger no Igo Primo.". Verdade, havia conseguido mesmo, mas faltava aparar algumas arestas, qual seja, a voz não era suportada (mudava-se para o Inglês), sem falar que a toda troca de mapa tinha que dar um "OK" para completar a inicialização do aparelho.

Enfim, finalmente, a solução. No caso, usei um T502 com um navegador não original. Usando o utility disponibilizado pelo d780, aqui:
d780 escreveu:
Quem quiser o Utility configurado, bastando apenas personalizar o nome da memória e executavel, peguem no anexo abaixo:

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: Utility.rar
Tamanho do Arquivo: 102 KB

Resolvi o problema de voz copiando Lang e Voice do Navegador original e colando em seus respectivos lugares no Navegador não original em uso. Na pasta Utility já referida, em utility.ini fiz as adaptações necessárias, deixando somente três mapas (TomTom, Navteq e ImagemMaps, excluí a pasta map_tt. No SYS.TXT em [mapchanger] coloquei os mapas (map_ta, map_ot , map_nt), sempre com as respectivas pastas vazias (!MAP_TA.TXT, !MAP_OT.TXT e !MAP_NT.TXT) em Content/map/map_nt//map_ot).

A cada troca de mapa um voz feminina diz "trocando carro ou mapa, aguarde!"

Bom, agora, 2,42 h da manhã, se estiver me esquecendo de alguma coisa depois completo. Quem se interessar e não souber faça algum teste para fins de aprendizado.

Tela capturada:

Por esta conquista agradeço especialmente aos colegas Emanuela, BrunoBL, LuizCarlosRios, AlexNet e claro, o D780, de quem copiei o Utility.

PS - Editado para incluir o alexnet, omitido por descuido; novamente editado para complementar ( em

Content/map/map_nt//map_ot).

Abraços a todos.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 15 Mai 2013 21:40 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 26 Mar 2013 15:31 #189763

Boa tarde NNunes , eu tambem estou nesta empreitada para fazer funcionar o mapchanger do igo primo cbrk , ate agora nao tinha conseguido mais lendo varios topicos aqui do forum fui lançado neste aqui e fiz todos os downloadsss necessarios e vou botar a nao na massa , aquela luta da emannuele com as placas foi muito legal eu li o topico todo , quando voce deixa tudo funcional no gps vale apena .
valew brow :oks
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 26 Mar 2013 15:52 #189765

olavovo,

Em resumo, bastam duas coisas. São elas: pasta utility; utility.ini (fazer as adaptações):

Veja neste caso específico:
...

É bem fácil colocar o MapChanger no navegador Primo; basta copiar o "utility" disponibilizado pelo colega d780 aqui e, adaptá-lo, ficando, assim:

Lembrando que, no caso específico, a pasta do navegador tem o mesmo nome empregado no "utility.ini", ou seja, "Primo 2.4.0"; a pasta corresponde exatamente.

Em "map_ot"; "map_ta", se não houver, criar a pasta vazia "!MAP_OT.TXT e !MAP_TA.TXT". O Mapa da pasta MAP, não precisa criar a pasta vazia.

Usando a Dimka colocada à disposição pelo colega Lakota Skin . Ao efetuar a troca de mapa a locutora diz: "trocando carro ou mapa, aguarde!".

Duas imagens

NNunes.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 26 Mar 2013 17:22 por NNunes.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 26 Mar 2013 17:00 #189769

DirSave=\SDMMC\Primo 2.4.0\save

Na verdade, para ter um mapchanger funcional e perfeito, é necessário, no iGo Primo 2, mudar a linha acima para:

DirSave=\SDMMC\Primo 2.4.0\save\profiles\01

Desse modo, a cada mudança de mapa, muda-se também o arquivo que contém os bloqueios de vias.

De outro modo esses bloqueios podem não funcionar direito, devido a diferenças de geolocalização entre os diversos mapas.
Além disso, se eu bloqueei uma rua do Navteq porque ela estava com o sentido errado, esse bloqueio não tem razão de ser para o Tomtom, por exemplo, que esteja com o sentido correto.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 26 Mar 2013 17:03 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 01 Abr 2013 15:21 #190264

Opa , o meu comecou a funcionar , ja troquei e destroquei o mapa para testar , mais acho que eu peguei o utility de outro primo ,tenho varios aqui so nao lembro qual foi , mas ta funfando e ficou assim no utility.ini.

funcionou e nao travou , mas aqui em sao paulo eu estou usando o tomtom , por que o naviteq nao tem a minha rua , mas eu gosto do tom tom nunca tive problemas com ele .

aqui e so para dar um alo . :bye :bye

valew Nnunes pela sua explicação , muito boa :oks :oks
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
Última Edição: 15 Mai 2013 21:02 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 01 Abr 2013 16:49 #190273

luizcarlosrio escreveu:
...

Na verdade, para ter um mapchanger funcional e perfeito, é necessário, no iGo Primo 2, mudar a linha acima para:

DirSave=\SDMMC\Primo 2.4.0\save\profiles\01 ...

olavovo,

Pra ficar melhor ainda, não deixe de observar o que disse o colega luizcarlosrio.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 02 Abr 2013 08:51 #190329

Bom dia brow , pode deixar eu ja coloquei esse comando no meu , agora vamos atras dos mapas rasterizados .
e o famoso out memory.

valew brow :oks
NNunes escreveu:
luizcarlosrio escreveu:
...

DirSave=\SDMMC\Primo 2.4.0\save\profiles\01 ...

olavovo,

Pra ficar melhor ainda, não deixe de observar o que disse o colega luizcarlosrio.

NNunes.
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar

Veja como mudar o mapa (MapChanger) no Igo Primo. Enfim ... a solução! 19 Abr 2013 18:06 #191682

Bom, contando a minha experiência nesse assunto, quem sabe ajude alguém mais.

O meu PRIMO (2.0 - 9.6.5.221194 - By Cozzy) não alterava o mapa então segui os passos aqui e então começou a trocar finalmente!
O SYS.TXT já estava normal e os diretórios com os demais mapas também, mas depois de ler aqui descobri que só faltava deixar o UTILITY.INI desse jeito (no meu caso específico de caminhos):

Foi então que comecei a notar outro problema toda vez que rodava a troca de mapa, o meu SYS.TXT era renomeado para SYS_TA independentemente do mapa incial, e não voltava para SYS.TXT mesmo efetuando as outras trocas possíveis.
Renomeando manualmente o SYS_TA para SYS.TXT e reiniciando o navegador voltava tudo ao normal, mas bastava uma troca de mapa para ele ser renomeado para SYS_TA novamente sem retorno.

Notei que no UTILITY.INI (acima) tinha a configuração "swsys=1", entendi logo que deveria deixá-la em "swsys=0" para que o SYS.TXT não fosse alterado no processo.
Mas, mesmo assim o SYS.TXT continuava sendo alterado!

Foi quando analisei o arquivo "MAPCHANGER.NFRUN" (pelo notepad mesmo, pois no fim das contas ele é apenas um arquivo TXT) e notei que há um erro de programação justamente na rotina de alteração do SYS!

O original estava assim:

Alterei para ficar deste jeito:

É fácil de notar que apenas a primeira e a última linhas na cor AZUL são as novidades, mas fazem toda a lógica funcionar corretamente e agora está funcionando normalmente, tanto com "swsys=1" ou "swsys=0".

É isso!
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • Legender, half-nerd, half-geek, full-engineer!
  • helder1965's Avatar
  • Postagens: 112
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 05/11/2010
    Ult. Visita: 26/03/2015
===========
@helder1965
Última Edição: 15 Mai 2013 21:22 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, NNunes
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.343 seconds