Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Configurando corretamente a memória de seu iGo Primo

Configurando corretamente a memória de seu iGo Primo 15 Nov 2012 20:29 #179566

Pessoal, vi alguns tópicos sobre memória, mas valores muito impiricos. Então resolvi escrever este para auxiliar as pessoas que precisam melhorar a configuração dela.
O original ficou bem grande, então retalhei parte dele. Espero que seja o suficiente.


Objetivo

Este artigo tem o objetivo de ensinar os usuários do IGO PRIMO questões sobre memória, utilizando linguagem simples e ensinar a configurarem corretamente a utilização de memória do software. A correta configuração pode resolver problemas como: trava ao executar o primo, erro falta de memória (insufficient memory, not enough memory, no free memory, out of memory), lentidão na execução e até mesmo possível “capagem” de recursos em GPS com 128MB (rodar como se tivesse menos memória).

Introdução

Para efetuar a configuração é necessário o conhecimento de alguns conceitos basicos que explicarei abaixo. Enumerei em tópicos para usuários que quiserem pular alguns que possuem conhecimento.
1) Memória
Serve para se guardam os dados, o tamanho dela define a quantidade de dados que podem ser gravados.
A unidade de tamanho de memória são pelo IEC (Comissão eletrônica Internacional):
1 Byte = 8 bits
1 kiloByte ( KB ) = 1 024 Bytes = 2^10 bytes (dois elevado a 10 bytes)
1 megaByte (MB) = 1 024 KB = 1 048 576 Bytes = 2^20 bytes
1 gigaByte (GB) = 1 024 MB = 1 073 741 824 Bytes= 2^30 bytes
1 teraByte (TB) = 1 024 GB = 1 099 511 627 776 Bytes = 2^40 bytes
1 petaByte (PB) = 1 024 TB = 1 125 899 906 842 624 Bytes = 2^50 bytes

Observar que 10MB (10 mega bytes) é 8 vezes a quantidade de 10Mb (10 mega bits), pois 1 Byte = 8 bits.

2) Diferença entre memória não volátil da memória volátil.


a) Memória não volátil
É aquela que consegue reter a informação sem estar alimentado por energia elétrica.
Esta memória é utilizada para GRAVAR OS DADOS. Nela você coloca a cópia do programa, arquivos de música, fotos, etc. Ela ainda pode ser dividida em leitura e leitura/Escrita, mas não vou entrar nestes detalhes.

A memória não volátil é sempre vista como um “drive” no Windows, ou um local onde pode-se gravar os seus dados.
Em um PC temos o HD, a mídia de CD/DVD, a pendrive e o disquete que desempenham este papel. No GPS atualmente temos o cartão de memória e a memória interna (locais onde podemos gravar arquivos). O tamanho comuns de catões de memória variam entre 1GB à 4GB (atualmente).

É importante lembrar, este “cara” é onde você copia o programa. Se não tiver espaço livre suficiente, não terá como gravar o programa (ou os dados) desejado.
Com o programa copiado nele (cabendo dentro), o espaço utilizado não influência (ou muito pouco) no desempenho do dispositivo.

b) Memória volátil

É aquela que após desligamento da energia perde-se a informação. Ela sempre é de leitura/escrita (por perder os dados quando desliga-se o equipamento).
Em geral, o usuário não pode gravar nada diretamente nesta memória, (não aparece como opção de destino para gravar os dados).
Os micros processadores/microcontroladores utilizam para EXECUTAR (ou rodar) os programas. Todo software que está sendo executado tem suas variáveis utilizadas no processamento, e também PELO MENOS A PARTE DO SOFTWARE QUE ESTA EM EXECUÇÃO na memória volátil.

Esta é famosa RAM (Random Access Memory), que pode utilizar algumas das seguintes tecnologias: DIMM, DDR SDRAM (Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Access Memory), DDR3, DDR4, DDR5.
Daqui para frente vou chamar a memória volátil de RAM para facilitar a escrita.

Tamanhos comum de memória RAM para os GPS atualmente comercializados são de 64 MB, os melhores 128 MB.

Com isso podemos esclarecendo dúvidas frequente explicar alguns fatos:
a) Meu GPS diz que falta memória, ele possui 2GB de memória, o PRIMOS possui 900MB, porque está faltando memória se tenhos mais de 1 GB livre?
Resp. Seus 2 GB são de memória não volátil, o primos necessita de aproximadamente 900 MB. O primos necessita de mais memória volátil (RAM). Se sua memória não volátil fosse inferior a 900 MB você não conseguiria copiar o programa todo para dentro dele(o cartão de memória).

b) Se você diz que o IGO primos possui aprox. 900 MB, e o programa deve estar na memória volátil para executar, então não deveria ter no mínimo 900 MB de memória RAM para executar o programa? Como rodo ele em um GPS com 64 MB de memória RAM?
Resp. Na memória RAM ficam OBRIGATORIAMENTE as variáveis de processamento e PARTE do programa que está sendo executado naquele instante. Ex. Não precisa ficar na memória a figura de uma lombada se não existe nenhuma próximo no mapa, não precisa ficar na memória uma música que você não está ouvindo e nem a parte do mapa que têm o Rio de Janeiro se você está em São Paulo.

c)Você diz que os Mega Bytes da memória é apenas o tamanho dela, porque em GPS de 128 Mb NORMALMENTE roda mais rápido que um GPS de 64 MB? O que tem haver o tamanho da memória com a velocidade?
Resp. O tamanho da memória não tem nada haver com a velocidade. Mas sim com a execução do programa.
Como o GPS de 64 MB possui menos memória RAM e apenas parte do programa está nela, quando esta memória necessita de informação que está na memória volátil o programa descarta parte do que tem na RAM, copia da não volátil para ela, e em seguida continua o processamento. Depois ela necessita novamente do que estava na memória RAM, o ciclo é efetuado novamente. A cópia do programa é muito lenta. GPS com 128 MB possui mais memória RAM livre, assim ele não precisa descartar o que já está nela, pode apenas carregar mais informação mantendo a atual e a anterior. Quando necessita novamente da informação anterior esta já está disponível na memoria.


Ex1: Solicita-se para calcular as rodas e o GPS calcula 4 rodas. O processo de cálculo de rota necessita de muita memória. Em um GPS com pouca memória o GPS descarta parte do mapa, calcula 2 rotas, salva na flash o resultado das 2 rotas calculadas, calcula outras 2 rotas e exibe na tela. Quando você seleciona uma rota ele descarta as 3 e precisa ler novamente o mapa para aquela rota. Um GPS com 128 MB manteria o mapa na memória, calcularia diretamente as 4 rotas e exibiria a você. Quando solicitasse uma rota já exibiria diretamente o mapa (que ainda está na memória).

Ex2: Você exibe uma cidade A no mapa, em seguida visualizar uma cidade B e depois volta para a cidade A Um GPS com menos memória vai ler o mapa da memória RAM A, descarta-la e carregar a cidade B, depois vai descarta-la e carregar novamente a memória A. Um GPS com 128 MB vai carregar na RAM a memória o mapa da cidade A, depois vai deixa-la lá e carregar a cidade B. Ao retornar a cidade A já estará disponível na memória.

d) Se para executar tudo deve estar na RAM, porque não pode executar diretamente na memória não volátil? Assim não evitaria estas cópias?
Resp. A velocidade da memória volátil é MUITO lenta em relação a memória RAM. Além dos dados é necessário efetuar o processamento deles. É praticamente impossível executar qualquer programa nela pois ficaria tudo muito lento.

e) Vi um GPS com memória DDR e outro com memória DDR2. Ambos possuem 64 MB, qual é melhor? Ambos não possuem a mesma quantidade de armazenamento?
Armazenamento sim, armazena a mesma quantidade de dados. Porém a memória DDR2 é uma tecnologia mais rápida que a DDR. Ai sim, as memmórias DDR2 existirá diferença na velocidade da leitura/escrita na memória e isto provavelmente será perceptível ao utilizador. Atualmente existe até a memoria DDR5, porém utilizados apenas em placas de vídeos de PCs (DDR5 e DDR4), os PCs ainda utilizam DDR2 e DDR3. Para ter noção, em um PC uma memória 20% mais rápida causa quase 20% de melhora no desempenho no sistema completo. Um processador com 20% mais rápido causa menos de 5% de melhoria no sistema, porque o processador normalmente fica esperando os dados da memória para continuar o processamento. Isto também deve ocorre no seu GPS.

f) Vi um GPS 128 MB de memória DDR e outro 64 DDR2, o DDR2 é mais rápido, pois a memoria é mais rápida?
Resp. Está é uma boa pergunta. DEPENDE! A memória DDR2 é mais rápida que a DDR1. Porém quando falta memória RAM o sistema descarta dados não necessários no instante e carrega outros, depois aqueles dados descartados podem ser necessários e efetua novamente o ciclo. Este processo é normal, porém com pouca memória este processo ocorre com frequência muito alta, degradando a performance completa do sistema. Em casos extremos o sistema passa quase 100% do tempo fazendo a carga/descarga e menos 1% processando. Da a impressão que o sistema congelou. Agora, se você precisa de apenas 16 MB de memória RAM e possui 64 MB, existe 48 MB não sendo utilizado, que estão disponíveis mas não são usados. Neste casso o DDR2 (64 MB) será muito mais rápido que o DDR1 (128 MB).

O ideal é saber qual a quantidade de memória RAM máxima necessária para atende-lo(para evitar carga/descarga), dentro desta faixa escolher a tecnologia mais rápida. O IGO PRIMO 2 necessita de no mínomo 64 MB (muitas cargas de memória, mas roda) e o recomendado é ter 128 MB (ocorrerão poucas carga de memória). Então eu compraria o GPS com 128 MB DDR1. Agora, entre outro com memória DDR3 128 MB (não sei se já existe, mais provavelmente existira) e 256 DDR2 eu preferia o de 128 MB DDR3. OBS. Levando apenas as questões memória, lembre-se que a memória não é tudo no sistema (no caso o GPS).



4) Configurando a utilização de memória do iGo Primo.

a) Devemos saber quanto de memória livre possui o GPS
Para isso execute um programa que verifica a quantidade de memória total de seu GPS. Caso o seu GPS não tenha baixe um programa que o faça. O meu não tem, como roda o Windows CE posso utilizar o ResInfo. Vou colocar um passo a passo para executa-lo.

1) Procure no google um local para baixa-lo, neste endereço possui uma versão disponível:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
2) Descompacte-o e copie-o descompactado para dentro do seu GPS.
3) Vá até o apontador do seu GPS e ao invés do iGo procure o RestInfo.exe e coloque-o como seu “navegador”;
3) Desligue e ligue seu GPS. (importante para limpar memória)
4) Execute o “Navegador” aparecerá a tela do Resinfo
5) Como no tópico www.gpspoint.com.br/...s-navegadores-de-gps verifique a quantidade de memória total na aba Memory; No link acima um GPS possui 28,7 MB livres e outro 97,7MB. Anote o valor de seu GPS.

b) Com a quantidade de MB sua memória total, efetue a conversão para Bytes (o iGo utiliza a informação em Bytes).

c) Utilizando a tabela do tópico 1, onde 1 megaByte (MB) = 1 048 576 Bytes , efetue a multiplicação do valor lido por 1048576. E anote este novo valor. Em um GPS com 28,7 MB teremos 28,7* 1048576 = 30094131,2. O valor possui virgula, pois o software exibe a quantidade de MB arredondado. Como não existe meio byte, trunque o valor ficando apenas 30094131.

d) Calculando os valores de memória:
Em pesquisas na Internet (não lembro onde) descobri que um bom cache é de 2048 bytes. Mais do que isso não se observa melhoria no desempenho do iGo.
Também achei a informação que a memória reservada gira em torno de 1500000 bytes
.
Então subtraia estes valores de 30094131. Assim: 30094131– 1500000 – 2048= 28592083.

Pronto,está seria a quantidade máxima de memória para o iGO. Anote este valor.


e) Agora abra o arquivo sys.txt e modifique os valores de reserve_memory, cache e max_memory. Conforme abaixo. Talvez não possua max_memory e você deva criar esta linha.
Também é possível comentar os valore antigos, colocando um “;” (ponto e virgula), na linha, após o ; o igo desconsidera. Assim seu arquivo sys.txt deve ficar da seguinte forma:


OBS) Se existirem mais linhas na seccção [debug] não as remova, apenas modifique os valores para os atuais.
[debug]
reserve_memory=1500000 ;1835008 valor antigo
cache=2048;262144 valor antigo  comentado
max_memory=28592083;42000000
f) Salve o arquivo.
g) Volte o apontador para o seu navegador GPS novamente.
h) Deslique e ligue o aparelho.
Agora execute seu iGO sem paus!

:laugh:
  • buga2003
  • Iniciante
  • buga2003's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 7
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 05/11/2012
    Ult. Visita: 22/11/2015
Última Edição: 16 Nov 2012 02:32 por Fábio M.. Razão: Ocultar o link
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, tico86, lucasmega.lm, eurides-eas, ramosr

Re: Configurando corretamente a memória de seu iGo Primo 13 Dez 2012 11:07 #182013

Fala brow , bela explicação sobre a menoria , tenho aqui um gps de 64ram que da muito pau para rodar os igos , vou tentar fazer isso que tu explicou .
vamo que vamo .

vai levar um joinha :oks

valew brow , por compartilhar o seu conhecimento . :kkkk
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Configurando corretamente a memória de seu iGo Primo 13 Dez 2012 13:39 #182023

buga2003

qual a diferença da memoria permutável?
  • jusilveira
  • Iniciante
  • jusilveira's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 24
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 09/10/2010
    Ult. Visita: 14/01/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Configurando corretamente a memória de seu iGo Primo 02 Abr 2013 11:42 #190338

Bom dia . hoje configurei a menoria do meu Gps T503 , usando o resinfo , e ficou assim .

memoria total = 112,7 mb
memoria uso = 17,0 mb
memoria livre = 95,7 mb

peguei a memoria livre 95.7 mb X 1048576 bytes = 100348723

achei a memoria livre em bytes que e = 100348723

em cima desse valor eu tirei valor do cache = 2048

e tambem subtrai o valor da memoria reservada = 1500000


100348723 - 2048 - 1500000 = 98846675

e ficou assim o meu sys

[debug]
cache=2048
reserve_memory=1500000
max_memory=98846675


se tiver errado alguma coisa ai e so me dizer , agora vou testar isso com os mapas rasterizadoos para ver se nao da o fomoso OUT MEMORY..

valew brow



:oks
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
Última Edição: 02 Abr 2013 11:43 por olavovo.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.402 seconds