Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Suporte articulado para GM Agile

Suporte articulado para GM Agile 24 Jul 2012 11:27 #163275

Bom dia pessoal,

A GM vende para o Agile um conjunto GPS + suporte articulado que é montado no porta-objetos sobre o painel do carro.

A vantagem deste opcional é que ele possibilita alternar rapidamente entre a posição "em uso" e "recolhido", na qual ele fica completamente escondido sob a tampa fechada do porta-objetos e dispensa suportes de ventosa no para-brisa do carro. A desvantagem é o preço bem salgado do conjunto (além do que, pelos relatos já recebidos, este GPS está longe de ser espetacular).

Como já tenho um GPS e estou contente com ele, nem considerei comprar o acessório da GM. Preferi montar o meu aparelho no porta-objetos, fabricando para isso meu próprio suporte articulado. A instalação envolve furação do porta-objetos, mas como este é removível, quem por acaso temer alterar as características originais do carro (para não afetar a garantia, por exemplo), pode até comprar outro porta-objetos nas concessionárias, preservando o original do carro. Aliás, a instalação do próprio opcional original da GM também requer furar o porta-objetos.

O suporte que fabriquei é feito de uma placa de circuito impresso, dessas de fibra de vidro. Em seu lado cobreado, soldei tubos por onde será passado o eixo de articulação do suporte. O eixo de articulção é dividido em dois, com uma pequena mola entre eles, de forma que quando o suporte está no lugar, os eixos comprimem a mola. Desta forma, a remoção de todo o suporte do carro é muito simples, sem desaparafusar coisa alguma, bastanto comprimir os eixos para que eles sejam liberados da furação do porta-objetos, liberando todo o conjunto. Mas a remoção não é necessária, uma vez que o GPS é preso ao suporte com Velcro, podendo ser removido do carro sem a remoção do suporte.

Uma segunda mola é responsável por manter o GPS na posição "em uso". Para guardar o GPS na posição "recolhido", basta empurrar o aparelho contra a pressão desta mola, até que fique deitado, fechando a seguir a tampa do porta-objetos. A tampa tem sua própria mola, cuja pressão é suficiente para manter o GPS escondido na posição "recolhido" sempre que desejado.

Um furo adicional foi feito na parte inferior do porta-objetos, para passar o cabo de alimentação. Este desce por trás do painel, alcançando a tomada 12V original do carro. Quando não em uso, o carregador fica guardado no porta-objetos inferior, vizinho da tomada 12V. Quando expirar a garantia do carro, pretendo fazer uma ligação definitiva por trás do painel, utilizando a fiação da iluminação do porta-luvas (como faz a própria GM com o GPS da marca), liberando a tomada 12V para outros usos.

O suporte funcionou muito bem, tem excelente pressão contra o batente, posicionando rigidamente o GPS na posição "em uso" e sem ruídos mesmo passando em pisos irregulares ou de paralelepípedos, tanto na posição "em uso" quanto "recolhido".

Esta é minha implementação do suporte, mas a ideia de fabricar o suporte articulado não é original. Já vi algumas outras soluções de usuários, algumas disponíveis no YouTube.

Fotos do meu suporte:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 24 Jul 2012 11:38 por BrunoBL.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, Fábio M.

Re: Suporte articulado para GM Agile 08 Mar 2013 12:59 #188204

Bem legal isso :oks , o suporte ficou muito bom e acho que nao ficou caro :id , e o melhor , o gps fica camuflado e protegido .

valew Bruno :oks :oks

Prof. pardal :kkkk :kkkk :kkkk
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL

Re: Suporte articulado para GM Agile 09 Mar 2013 08:13 #188246

Obrigado olavovo,
acho que nao ficou caro

Saiu quase de graça. A única coisa que tive de comprar foi a mola maior, custou um ou dois Reais, se me lembro bem. O resto, eu já tinha.
Prof. pardal

Disso, nunca haviam me acusado, KKKK :laugh:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo

Re: Suporte articulado para GM Agile 12 Mar 2013 11:58 #188489

Boa bruno , o meu tio tem um agile vou mostrar para ele essa parada do guarda gps :oks , po alias ele e dai bem perto de voce , em sao chico do sul . :bye

valew brow :oks
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
Última Edição: 12 Mar 2013 14:02 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL

Suporte articulado para GM Agile 06 Nov 2013 07:33 #207499

Bruno,
Você vende esse suporte?
Qual modelo de GPS que fica melhor?

Obrigado.
  • viniciusz
  • Iniciante
  • viniciusz's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 06/11/2013
    Ult. Visita: 06/11/2013

Suporte articulado para GM Agile 08 Nov 2013 19:03 #207645

Boa noite Vinicius,

Não vendo não, fiz apenas para meu uso, mesmo. Mas com as fotos e outras ideias disponíveis no YouTube, não é difícil você mesmo fazer um.

Quanto ao modelo de GPS, a restrição que me ocorre é que tem que ser de no máximo 5" para poder caber no porta-objetos. O meu GPSX3 modelo WF-99 mede 135mm X 85mm e está no limite máximo de tamanho, especialmente na largura: tem apenas uns 2 milímetros de folga de cada lado.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Suporte articulado para GM Agile 10 Nov 2013 13:19 #207720

Pessoal!

Que tal fixar o GPS no vidro lateral (quebra-vento nos carros antigos). Comentários?

DSC_0003.JPG

Clique aqui! [ Click to expand ]

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1837
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011

Suporte articulado para GM Agile 12 Nov 2013 07:34 #207870

Bom dia NNunes,

Eu tentaria fazer uma instalação mais ou menos fixa para a fiação, para não precisar passar o fio toda vez que instalar/remover o GPS. Se o fio estiver sempre disponível próximo desse ponto, fica mais fácil instalar o GPS quando for usar, é menos uma coisa para fazer nesse momento.

Essa posição lateral é uma das preferidas, tenho visto muitas instalações nessa posição. Dá uma boa visibilidade do aparelho, sem atrapalhar a visão externa.

...Acabei fazendo uma mudança meio radical na minha instalação: Não uso mais o conector USB lateral no GPS para alimenta-lo. Quando usava, tinha que conectar/desconectar a tomadinha cada vez que quisesse esconder e voltar a usar o GPS. Por isso, desmontei o aparelho e adaptei um plug P4 de alimentação à parte traseira, e fiz uma instalação fixa para o carregador por trás do painel. Agora posso abrir/fechar a tampa para usar/esconder o GPS sem precisar lidar com cabos e conectores. E quando preciso remover o GPS, para atualizar, por exemplo, basta desconectar o plug.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes

Suporte articulado para GM Agile 07 Jul 2014 13:46 #225364

Bruno,
teria como você fazer um passo a passo para execução do suporte??
desde a criação da placa até a fixação no painel?

obs: onde tenho duvida é como funciona essa mola central, como faz para ela ficar reclinável,e se sustentar.
  • karangojr
  • Iniciante
  • karangojr's Avatar
  • Registro em: 07/07/2014
    Ult. Visita: 07/07/2014

Suporte articulado para GM Agile 11 Jul 2014 09:01 #225461

Bom dia karangojr,

Vou preparar um passo-a-passo, mas enquanto isso, adianto a questão da mola: comprei numa loja de parafusos e ferragens, eles vendem vários tamanhos e há dois tipos principais: molas de compressão nas quais espiras são separadas (como as de suspensão dos carros) e molas de extensão que têm as espiras quase "coladas" umas às outras (como as molas de balança de pescador). A mola que usei é deste último tipo.

Com um alicate, "desenrolei" uns 2 ou 3 cm das espiras das duas pontas da mola (a dimensão exata será descrita no passo-a-passo). Na foto da mensagem no início do tópico você vê uma das pontas, a outra está está escondida atrás da placa. Quando o conjunto está montado, a mola tende a pressionar a placa de suporte do GPS além da vertical (mais para a direção traseira do carro). O GPS encosta na borda do porta-objetos, determinando o fim de curso nessa direção. Assim, ele fica em pé e com alguma tensão da mola, evitando que se mova com a trepidação do carro.

Quando o GPS é empurrado para a posição "fechado", estamos fazendo força contra a pressão da mola (que está atrás, por baixo da placa de suporte). A mola da tampa do porta-objetos do Agile tem força suficiente para manter o GPS pressionado contra a força da mola da placa de suporte, mantendo a tampa rigidamente fechada sem vibrações ou ruídos.

O desenho abaixo dá uma ideia (não está em escala):

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes

Suporte articulado para GM Agile 09 Nov 2016 14:22 #266816

Não consigo abrir as fotos... Obrigado
  • SeuPureza
  • Iniciante
  • SeuPureza's Avatar
  • Registro em: 11/03/2012
    Ult. Visita: 09/11/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.364 seconds