Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS !

DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 11:01 #156335

Caros amigos vai aqui uma dica que li em algum forum da vida não sei se foi aqui mesmo: Para evitar erro de memória muitas vezes o defrag no cartão ajuda. Tenho um Midi Japan 5049 com 64 Mb de Ram e logo no início deu "error of memory", fiz o defrag e acabou o problema. Se persistir não tem jeito é trocar a voz tts, retirar o DEM ou reduzir POIs, etc, como nossos mestres aqui já mencionaram. Um abraço a todos.
  • rognando
  • Intermediário
  • rognando's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 11
  • Registro em: 14/09/2011
    Ult. Visita: 05/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 11:23 #156340

rognando,

Desculpe minha ignorancia no assunto, mas o que é defrag ? e como faze-lo ?

Abraços :
  • femaggi
  • Colaborador
  • A dúvida é o principio da sabedoria.
  • femaggi's Avatar
  • Postagens: 614
  • Agradecimentos: 189
  • Registro em: 26/08/2011
    Ult. Visita: 09/07/2016
Fernando - SP
:seta vamos contribuir com a " Vakinha "e manter o site no ar ,CLIQUE AQUI para doar :oks

Autorizado pelo autor.

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 11:35 #156348

• plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 14:31 #156398

Valeu pela dica, já baixei o programa e estou executando ,assim que pronto, posto os resultados.

Abraços:
  • femaggi
  • Colaborador
  • femaggi's Avatar
Fernando - SP
:seta vamos contribuir com a " Vakinha "e manter o site no ar ,CLIQUE AQUI para doar :oks

Autorizado pelo autor.

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 16:55 #156438

amigos,

Fiz a desfragmentação e dei uma volta aqui pelo condominio mesmo.

Parece que troquei meu xingling de 64MB por um de 128MB tamanhã a melhora da performance no infinity.

Valeu pela dica;

Abraços :
  • femaggi
  • Colaborador
  • femaggi's Avatar
Fernando - SP

Autorizado pelo autor.

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 17:09 #156442

Fico contente de ajudar. Valeu Mestre Plot , o mérito é todo seu.
  • rognando
  • Intermediário
  • rognando's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 11
  • Registro em: 14/09/2011
    Ult. Visita: 05/10/2016

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 21 Jun 2012 17:24 #156449

rognando

O mérito é seu! Eu apenas complementei algo que vc mesmo iniciou...
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 07 Jul 2013 19:38 #197079

Tentei acessar o link com o defrag mas nao tenho permissao (????). Alguem teria ele pra me mandar por e-mail com instrucoes? Ou algum link pra eu baixar?
  • Prserpa
  • Iniciante
  • Prserpa's Avatar
  • Postagens: 14
  • Registro em: 06/09/2011
    Ult. Visita: 23/08/2013

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 07 Jul 2013 22:27 #197083

Prserpa

O Defrag, ou desfragmentação, é um utilitário de disco nativo do Windows, e ele simplesmente coloca todas as partes que constituem os arquivos do disco próximas umas das outras, o que faz com que o Navegador, no caso, puxe para a memória volátil, onde o programa realmente vai rodar, com mais rapidez o que ele necessita.
Não é necessário nenhum programa especial para isso, basta, no windows explorer, clicar em propriedades do disco do gps, ferramentas e depois defragmentar.
Aí é só clicar em analisar e, se o resultado da análise disser que há necessidade de desfragmentação, proceder ao defrag propriamente dito.

Nota: o Defrag é eficiente quando se trata de discos rígidos, onde um braço mecânico procura os arquivos gravados. Estando todos os arquivos próximos uns dos outros, o braço vai precisar se movimentar menos. Como a memória do gps não tem componentes mecânicos móveis, não sei se um defrag vai melhorar alguma coisa. Só testando para ver se o navegador carrega mais rápido depois da operação.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 07 Jul 2013 22:32 por luizcarlosrio.

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 08 Jul 2013 08:15 #197094

Bom dia, Luiz Carlos,

Nota: o Defrag é eficiente quando se trata de discos rígidos, onde um braço mecânico procura os arquivos gravados. Estando todos os arquivos próximos uns dos outros, o braço vai precisar se movimentar menos. Como a memória do gps não tem componentes mecânicos móveis, não sei se um defrag vai melhorar alguma coisa. Só testando para ver se o navegador carrega mais rápido depois da operação.

Exatamente.

Muitas fontes (fóruns, blogs, sites de dicas, etc) dão informações conflitantes quanto ao real efeito do defrag na velocidade do acesso. Uns juram que não há benefício algum, pelo motivo que você expôs. Outros dizem que na dúvida, o melhor é desfragmentar. Alguns afirmam que o GPS ficou mais rápido depois do defrag. Mas não acredito em testes subjetivos ou sem muito controle, com resultados como "depois do defrag o iGO ficou mais rápido". Gostaria de ver programas de benchmark de memória antes e depois do defrag. Ainda assim, dependendo do ganho obtido, podemos nem notar grande diferença no uso diário: creio que em nossos GPSs o gargalo não é a fragmentação de arquivos, mas o fraco desempenho dos processadores dos aparelhos.

Além disso, muitos se esquecem que as memórias usadas nos GPS têm limite de gravações: ao se apagar e regravar informações no mesmo lugar "x" vezes, aquela posição fica corrompida e não pode mais ser utilizada (não é defeito que talvez aconteça - é inevitável, é da natureza desses componentes). O limite é muito alto, não chega a preocupar no uso normal, mas a operação de defrag pode gravar e regravar milhares de vezes as informações, acelerando muito o processo de "envelhecimento" da memória.

Para quem quiser obter o mesmo efeito do defrag sem as seguidas gravações e regravações deste utilitário, o melhor é fazer o seguinte:

- faça um backup completo do cartão;
- formate o cartão;
- copie tudo de volta para o cartão.

Os arquivos estarão contíguos, desfragmentados e o cartão não terá sofrido as "trocentas" regravações do defrag.

Nota: a alternativa acima é para cartões de memória. Jamais reformate a memória interna do GPS se não tiver absoluta certeza do que está fazendo. Isso poderá inutilizar o aparelho ou exigir o envio do mesmo para uma assistência técnica.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 08 Jul 2013 08:16 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, BOCANNERA

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 08 Jul 2013 09:28 #197095

Blz Luiz,

vou testar mas qual pasta devo desfragmentar na CM? O cartao ja formatei e copiei novamente. Meu problema, acredito, que é erro no WinCE, to tentando corrigi-lo. Alguem tiver mais ideias, eu agradeço.
  • Prserpa
  • Iniciante
  • Prserpa's Avatar

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 08 Jul 2013 12:09 #197106

Prserpa
Não se desfragmenta uma pasta, só se desfragmenta um disco, cartão, não tem como escolher uma parte somente.

Qto a Windows CE com defeito, aí a coisa complicou, pois é muito dificil corrigir defeitos desse tipo, a não ser que seja simplesmente a substituição de algum arquivo defeituoso, como uma DLL.
Não é tarefa para leigos como eu e vc.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: DEFRAG : desfragmentando o conteúdo do GPS ! 08 Jul 2013 12:18 #197107

É Luiz, obrigado pela ajuda. Achei no painel de controle um local para desfragmentar a memoria flash mas quando começa ele trava antes de completar. Acho que to enrolado com ele. Depois de alguns teste vi que quando acionado o modulo GPS, mesmo na tela de configuração do GPS, depois de uns segundos ele trava tb. Como diria meu avô "to no meio do mato com 2 pneus furados". Obrigado a todos pela ajuda mas acho que vou acabar tendo q comprar outra central.
  • Prserpa
  • Iniciante
  • Prserpa's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.306 seconds