Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Dicas
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Hardware: modificando o GPS

Hardware: modificando o GPS 12 Ago 2010 09:26 #11595

Do que você menos gosta em seu GPS? Meu Elgin T-Levo, além da óbvia tela pequena de 3.5" com baixa resolução típicos de equipamentos de sua geração, tem o que considero uma falha meio grave: a tomada de força externa entra por baixo do aparelho.

Os suportes com ventosa que prendem os GPS's ao parabrisa não costumam ter a necessária rigidez para impedir que os mesmos vibrem com o movimento do carro. A solução simples é prender o equipamento de forma a ficar com sua parte inferior apoiada em cima do painel. Mas alguns modelos, como o meu, têm a tomada de força externa plugada justamente por baixo, como vemos na foto, imposibilitando essa solução:

Durante muito tempo utilizei uma solução alternativa: anexei uma haste plástica à parte inferior do suporte, de forma a dar a devida distância para a tomada, sendo a haste, e não mais o suporte do GPS, que fica apoiada sobre o painel.

Funciona, mas é meio feio.

Aí me ocorreu acrescentar uma outra tomada de energia ao GPS, mudando a posição da alimentação. Mas como a tensão é de 5V e não os usuais 12V do carrro, considerei primordial utilizar o mesmo tipo de plug original do equipamento evitando assim o risco de eventualmente encaixar algum adaptador de 12V, o que destruiria o GPS.

Claro que não encontrei o plug não-padrão no comércio de eletrônica. Daí resolvi tentar o mais arriscado (que só recomendo a quem tiver a habilidade necessária e a vontade de correr o risco real de danificar o GPS): dessoldei o conector da placa-mãe, e o reposicionei para que fique de lado, ao invés de para baixo. A nova posição do conector está indicada pela seta na segunda foto:

Colei com resina acrílica à tampa frontal do GPS, para permitir remover a tampa traseira se necessário. Os terminais do conector foram ligados por fios às posições originais na placa-mãe.

Antes de dessoldar qualquer coisa, passei muito tempo estudando a geometria interna e o (reduzidíssimo!) espaço para a nova posição do conector. Dei sorte, acabei achando uma posição satisfatória, que não interfere com o suporte. A terceira foto mostra o plug de força já encaixado em sua nova posição:

O GPS agora fica rigidamente apoiado sobre o painel, sem a necessidade de plaquinhas de suporte.

Fica a dica para quem tiver problema semelhante e quiser "encarar a cirurgia". Lembre-se, no entanto, que a modificação é crítica, e o risco de danificar os delicados contatos na placa-mãe é bem alto. No meu caso, valeu a pena!
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 12 Ago 2010 13:02 por BrunoBL. Razão: erros de datilografia, naturalmente...
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Hardware: modificando o GPS 12 Ago 2010 13:26 #11644

Caro amigo, boa tarde!
Tive um Foston FS430 que tinha o mesmo problema.
Confesso que isso me deixava um tanto irritado, mas como não entendo nada de eletrônicos na parte de hardware resolvi o problema trocando de aparelho, também por querer outro mesmo.
Sua solução ficou bastante profissional como vê-se nas fotos, parabéns.

Att
GPS Point
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Re:Hardware: modificando o GPS 12 Ago 2010 14:18 #11656

Olá meu amigo brunobl, veja tive o mesmo problema com GPS de minha esposa é um visteon original do vectra GT, bom o que fiz comprei um plug com saida lateral conforme foto anexo e troquei o mesmo veja o da foto é apenas para amostra, para você ver que existem este tipo de plug no comercio e seu custo e bem irisorio R$ 1,50 e fica muito bom também e bastante pratico pórem sua ideia também gostei muito fica a dica ai também para todos e desculpe a resolução da foto e que tirei de um Iphone 3G rsrsrs, tó sem maquina no momento ok.Abraços
  • Mago Merllim
  • Galeria de Honra
  • ¨Gratidão gera Gratidão¨
  • Mago Merllim's Avatar
  • Postagens: 1558
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 22/04/2010
    Ult. Visita: 06/03/2016
Clique aqui e participe do sorteio de um lindo GPS.

Re: Hardware: modificando o GPS 13 Ago 2010 08:50 #11821

GPS Point escreveu:
resolvi o problema trocando de aparelho, também por querer outro mesmo.

Ahh, esse aí é que é o "X" da questão! Acabei dando um tiro no pé, hahaha! A esposa já pressentiu algo no ar e se adiantou, dizendo que já que o problema foi resolvido e tenho até novos navegadores instalados no aparelinho, nem será preciso pensar em novo GPS, tão cedo...

Mago Merlin: O conector em "L" teria ajudado mesmo. Ainda seria necessário um suporte um pouquinho elevado, mas nada parecido com o que eu tinha antes. Ainda bem que deu para contornar, com o reposicionamento do conector interno.

O GPS da sua foto é idêntico ao meu Elgin T-Levo. No fundo, nem a Elgin nem a Visteon fabricam o aparelho. Trata-se do "Magic 377" da Mango Research, que fornece em regime de OEM para essas empresas revenderem.

Abraços
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.305 seconds