Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 31 Out 2010 20:03 #24390

Olá Pessoal!!!!!

Na atualidade contemporânea (sem redundância) a automação vem a cada dia mais facilitando, e nos poupando de executar árduas e incômodas tarefas que muitas vezes somos obrigados a fazer, podendo citar como exemplo, a de ligar o GPS no início da viagem e desliga-lo ao término da mesma.
É sabido porém que alguns companheiros já conseguiram avanços significativos nesta questão, como a de colocar o GPS em stand-by ao se desligar a chave de ignição e fazendo-o voltar a condição de operante quando a mesma seja ligada. Este procedimento se mostrou bastante eficiente quando o período entre o desligamento e o religamento em questão não for muito prolongado, porque em caso contrário a bateria e levada a condição de empty power, ou seja vazia de energia, diante desta situação desenvolvi um intenso projeto, amparado em subsídios conquistados a longo dos anos no exercício de minha profissão como Técnico em Eletrônica.
A seguir vou fazer uma explanação bem detalhada de todo o procedimento, alertando aos interessados que todo o processo de modificação deve ser feito por pessoa que tenha um bom conhecimento nos princípios básicos da mecânica bem como o da eletrônica, de outra forma se o interessado não atender estes requisitos, torna-se totalmente desaconselhável a execução de todo o processo, deixo claro que por ser uma modificação de alto risco, me excluo de quaisquer responsabilidades ficando o resultado final por conta e risco da parte interessada, deixando as formalidades legais de lado vamos à modificação.

Lista de Material:

A- Dois pedaços de fio #12 ou um pouco mais grosso, sendo um vermelho e outro preto com o comprimento aprox de 1,2 mt
B- Um pedaço de conduite com diâmetro de 5/8” e comprimento de aprox. 50 cm facilmente encontrado em lojas de material para construção, disponíveis nas cores: preto, vermelho e amarelo a cor fica ao gosto do freguês, eu particularmente prefiro o amarelo.
C- Estanho e fita isolante de boa qualidade.

Ferramentas:

A- Furadeira de mesa que comporte um broca com diâmetro de até 5/8”
B- Furadeira manual que comporte brocas até ½”
C- Uma broca cilíndrica de ½’ e uma outra de 5/8”
D- Soldador elétrico com potência de 200 Watts ou um pouco mais
E- Jogo completo de ferramentas contendo chaves de fendas e Philips etc...
F- Descascador de fio
G- Martelo de pena de 500 g

Procedimentos

Iniciar o processo retirando a tampa traseira do GPS, localizar no mesmo a entrada do conector USB, e próximo a este conector localizar no circuito impresso do GPS a linha de alimentação negativa ou massa, descascar aprox. 5 m/m em qualquer extremidade do fio preto, aquecer bem o soldador e soldar a parte descascada do fio na linha de alimentação negativa previamente localizada no GPS.
Localizar a linha de alimentação positiva, este procedimento é um pouco mais complicado pois difere de um GPS para outro, para se localizar esta linha pode-se fazer uso de um mult-tester na falta deste, pode ser usado um LED com um resistor de 330 a 1k ohms soldado em série com ele.
Encostar o pólo negativo do LED na linha de alimentação negativa do GPS, ligar o GPS e cuidadosamente encostar o outro pólo do LED no circuito impresso do GPS preferencialmente próximo a onde foi soldado o fio preto, ao se encontrar um ponto onde o LED acender, manter o terminal do LED encostado neste ponto e desligar o GPS, se o LED se apagar o ponto positivo já está localizado, se permanecer aceso repetir todo processo pois o ponto localizado está antes do ponto passivo de alimentação, repetir quantas vezes for necessário este procedimento até localizar um ponto que acenda e se apague juntamente com o GPS, descascar o fio vermelho como foi feito no fio preto e soldar o mesmo no ponto localizado no GPS.
Determinar na tampa do GPS o local por onde sairão os fios (preto e Vermelho) e com o uso da furadeira de mesa fazer um furo com a broca de 5/8 na tampa do GPS no local determinado, e cuidadosamente colocar a tampa no GPS, e a primeira fase está concluída.
Para se dar início à segunda fase inicialmente deve-se fixar o GPS no painel do veículo no local onde ele deverá permanecer infinitamente após o término da modificação, localizar no painel do veículo o lugar por onde irão entrar os fios, ficando a critério do interessado, fazer um furo com a broca de ½” fazendo uso da furadeira manual, tomando-se o devido cuidado para não danificar nenhum componente interno do painel, colocar os dois fios no furo e fazer uma marca nos mesmos na entrada do painel afim de determinar o comprimento exato do conduite, retirar os fios que foram inseridos no furo do painel e cortar o conduite com o comprimento igual ou um pouco maior da distância da marca feita nos mesmos até a entrada deles no GPS e ajustar se necessário.
O próximo passo é a retirada do painel do veículo, caso tenha-se dificuldade nesta operação é de todo aconselhável levar o referido veículo à concessionária e solicitar a retirada do painel do mesmo, após a conclusão desta operação localizar na fiação do veículo qual o fio que fica alimentado após se ligar a chave de ignição, caso tenha dificuldade em localiza-lo solicite a ajuda do eletricista da concessionária, agora será necessário a execução de uma pequena gambiarra, em virtude do GPS ser alimentado com tensão de 5 volts c/c e o veículo fornecer tensão de 12 volts c/c, desmontar o alimentador que era usado para ligar o GPS no acendedor de cigarros, localizar a entrada positiva dele e soldar aprox. 15 cms de fio vermelho com as duas pontas previa mentes descascadas de um lado uns 10 m/m e do outro mais ou menos 30 m/m, a entrada positiva é aquela fica no biquinho do alimentador, e a negativa a que fica nas alças laterais soldar o fio preto com as mesmas características do vermelho na parte negativa do alimentador, ligar o fio vermelho soldado inicialmente no fio do veículo aquele que recebe a alimentação de 12 volts da chave de ignição, fazer a isolação do mesmo inserir os dois fios do GPS devidamente revestido com o conduite no furo do painel e soldar a ponta do fio vermelho na saída do alimentador onde está soldado o fiozinho que era ligado no GPS, fiozinho que agora pode ser descartado enrolar a ponta do fio preto vindo do GPS juntamente com o outro fio preto do alimentador e fixa-los na carroceria do carro certificando-se que estejam com um bom contato, é importante que seja obedecida a polaridade dos fios pois caso contrário o GPS poderá causar danos irreparáveis à parte elétrica do veiculo, certificado que esta tudo OK, solicite a montagem do painel e pronto está feita a modificação, caso o interessado tenha optado pelo conduite na cor amarela, aparentemente ficará um pouco destoante em relação à cor do painel, que normalmente é cinza, mas com temos com a incrível capacidade de adaptação que nós temos, em poucos dias este pequeno detalhe passará despercebido.

Daí para a frente é só felicidade!!!!!!!!!!

E a propósito, o martelo da lista de ferramentas, eu deixo para vocês pensarem!!!!!

Coiotte
  • Coiotte
  • Usuário Platinum
  • Coiotte's Avatar
  • Postagens: 582
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 19/09/2010
    Ult. Visita: 30/03/2011
Última Edição: 31 Out 2010 20:12 por Coiotte.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 03 Nov 2010 19:58 #25051

Cara... Acho que o martelo fica aos cuidados da esposa do cara que fizer o solicitado acima.
O martelo entra em cena substituindo a ferramenta conhecida como "Pau de Macarrão". kkkk

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 03 Nov 2010 20:50 #25067

Acertou!!! Amado Chefe!!!

Coiotte
  • Coiotte
  • Usuário Platinum
  • Coiotte's Avatar
  • Postagens: 582
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 19/09/2010
    Ult. Visita: 30/03/2011

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 10 Mai 2012 16:18 #146894

Boa tarde!
Estou ha varios dias tentando encontar uma soluçao via software para que ele ligue automaticamente com a igniçao. Parece que nao tem jeito. Gostei da sua dica, apesar de "um pouco" arriscada ela deve funcionar bem. Vou pesquisar mais um pouco, e talvez tentar...O martelo eu ja tenho...:)
Fiquei pensando se conseguissemos alterar o fio positivo da entrada do plug mini usb para este ponto passivo antes da alimentaçao, nao precisaria colocar fios saindo do gps e deixar o coitado como um Frankstein. Isto só em pensamento, pois nao sei se é possivel aalterar o fio da entrada usb.
Se isso for realmente possivel, ou atraves dos fios saindo, o gps ligara juntamente com a chave de igniçao, certo? E ao desligar, ele vai entrar na contagem p/ desligar ou vai simplesmente apagar? Estou usando o igo primo Infinity, meu gps é um Orange 5001, 128m, minha tomada do acendedor de cigarros liga e desliga com a chave.
Desde a postagem original o sistema iGo evoluiu bastante, é possivel programa-lo para acordar o gps automaticamente? Alguma programaçao do Sys pode fazer isto?

Obrigado!!
  • fhi2011
  • Intermediário
  • fhi2011's Avatar
  • Postagens: 72
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 05/03/2012
    Ult. Visita: 27/07/2016

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 10 Mai 2012 16:57 #146905

muito bom isso ai coiotte a dias venho tentando um método, esse é meio que complicado pra aqueles que são leigo no assunto mas muito bom, se puder manda algumas fotos do passo a passo ou então video, sei que é meio trabalhoso mais vale a pena e com certeza vai fica mais facil, abraços.
  • titodoido
  • Usuário Prata
  • titodoido's Avatar
  • Postagens: 115
  • Agradecimentos: 12
  • Registro em: 01/02/2012
    Ult. Visita: 24/12/2015

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 05 Abr 2013 00:35 #190603

Coiotte, parabens pela ideia e pelo compartilhamento.

Vc chegou a faze a alteracao?
Eu fiquei com algumas duvidas: pelo que entendi vc fez um bypass No sistema de gerenciamento de energia certo?

Me desculpem se estiver falando besteira, sou apenas fuçador em eletronica

1) O botao de liga/ desliga ainda funciona?
2) ao desligar o poschave o gps desliga direto certo? Como se tivesse segurado o botao de liga? ( desligou o carro = tela Preta) é isso?
3) existe alguma protecao para o pico de corrente na partida?
4) esta alimentacao do pos chave na maioria os casos é dimensionada para ser um circuito de "controle" (sinal), desta forma estariamos utilizando ele como "potencia", sera que nao causara uma sobrecarga neste sistema do veiculo?
5) existe algum sistema para nao retornar corrente ao pos chave, pois creio que desta forma ainda seria possivel ligar o gps com bateria sem o carro ligado. Isso nao mandaria corrente No pos chave do carro? Creio que a utilizacao de um diodo (tecnicos em Eletronica me corrijam é diodo mesmo né?) seria recomendada
  • millencolinhc
  • Intermediário
  • millencolinhc's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 8
  • Registro em: 14/01/2013
    Ult. Visita: 12/08/2014

Procedimentos para se ligar e desligar um GPS automaticamente 05 Abr 2013 08:12 #190608

Bom dia millencolinhc,

Essa modificação seria uma daquelas "cirurgias invasivas" nas quais temos que pensar bem os prós e contras. O GPS passaria a ter um par de fios permanentemente saindo por um furo (inviabilizando a portabilidade), há os riscos de soldas na placa-mãe, há os efeitos dos transientes durante a partida do motor, etc. Em suma, não é algo que eu fizesse, por exemplo, em meu GPS atual.

Tentando responder suas perguntas:

1) O botao de liga/ desliga ainda funciona?
Se a ligação for feita no pós-chave, o botão terá funcionamento normal quando o carro estiver desligado. Dependendo de onde for feita a ligação interna descrita to post original, acima, uma vez ligada a ignição o botão liga/desliga poderá ou não desligar o aparelho.

2) ao desligar o poschave o gps desliga direto certo? Como se tivesse segurado o botao de liga? ( desligou o carro = tela Preta) é isso?
Depende de onde for ferita a ligação interna. É possível que tanto o GPS hiberne ao ser desligado o carro, quanto desligue de fato por falta de energia. Nesse caso arquivos no GPS, especialmente os ainda abertos no momento do desligamento, podem se corromper.

3) existe alguma protecao para o pico de corrente na partida?
Como foi descrito não, mas você poderia em princípio adicionar alguma proteção em série com a alimentação. Há algumas foprmas de proteção possíveis, incluindo o uso de capacitores de valor elevado e/ou os diodos especiais que suprimem voltagens transientes.

4) esta alimentacao do pos chave na maioria os casos é dimensionada para ser um circuito de "controle" (sinal), desta forma estariamos utilizando ele como "potencia", sera que nao causara uma sobrecarga neste sistema do veiculo?
De fato não é uma boa prática "pendurar" um monte de acessórios no pós-chave. Uma saída para isso seria montar um circuito que alimente a carga diretamente pela bateria, desde que haja tensão no pós-chave. Assim, não haveria consumo significativo do pós-chave, que seria usado apenas como sinal. E não haveria consumo contínuo da bateria sem o GPS ligado, pois a saída para este estaria condicionada à presença do sinal de pós-chave.

5) existe algum sistema para nao retornar corrente ao pos chave, pois creio que desta forma ainda seria possivel ligar o gps com bateria sem o carro ligado. Isso nao mandaria corrente No pos chave do carro? Creio que a utilizacao de um diodo (tecnicos em Eletronica me corrijam é diodo mesmo né?) seria recomendada
Se o GPS fosse ligado diretamente ao carro sem conversores de tensão, haveria o risco, sim. Mas não se esqueça que nossos GPSs são alimentados através de sua fonte chaveada, não há retorno de tensão ou corrente para o pós-chave com o aparelho ligado.

Já pensei em fazer algo parecido para meu carro, mas por outro motivo, não para ligar automaticamente o GPS: em minha instalação, o GPS fica à vista apenas quando em uso. Quando desligado, pode ser escondido sob uma tampa articulada. A ideia seria alimentar o GPS ao abrir a tampa, e cortar a alimentação ao fecha-la. O objetivo da modificação seria apenas eliminar o cabo de alimentação que se vê na foto, evitando ter de plugar e desplugar toda vez que abrir e fechar a tampa. Como o carro está ainda em garantia, mais tarde penso nisso.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 05 Abr 2013 08:18 por BrunoBL. Razão: erros de digitação.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.300 seconds