Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Protesto na lombada !!! :-(

Protesto na lombada !!! :-( 25 Mar 2014 10:24 #218400

Notícia de primeira página hoje no site do UOL:

"Motoristas fecham BR-101 em RN em protesto contra lombada sem sinalização" :bua

Segundo a notícia, a lombada "foi finalizada nesta segunda-feira e está sem sinalização..." :ohmy:
... já foram registrados pelo menos 12 acidentes no local .... :ohmy: :bua (em menos de 24 horas !!!)

A notícia é finalizada sem o UOL saber "se o Dnit vai retirar a lombada ou fazer a sinalização"... :X

Será que vão marcar alguma reunião ou até mesmo audiência pública??? :whistle:

Não usam o bloco de alertas do Hélio & Fidélis .... !!! :whistle:

Pôvo brabo sô !

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
Última Edição: 25 Mar 2014 10:26 por sete7. Razão: Add foto
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, Xenon

Protesto na lombada !!! :-( 25 Mar 2014 10:44 #218408

Nesses meus 45 anos de carteira de motorista (e mais 2 anos dirigindo sem), por muitas vezes fui surpreendido com lombadas na minha frente, seja por distração, seja por falta de sinalização.
Em todos os casos, o único problema foi um salto inesperado, que em alguns casos rendeu alguns palavrões. Nunca tive nem problemas de danos ao veículo ou aos ocupantes.
O que se vê agora é gente incompetente dirigindo por nossas ruas, correndo demais e reagindo mal às situações inesperadas.
Um exemplo é o caso da moça que, na ponte Rio-Niterói, dirigia em excesso de velocidade (ela própria confessou isso) e provavelmente sem manter a distância de segurança do veículo à frente.
Bastou uma freada brusca do citado veículo, e ela fez o que não devia nunca fazer: dar um golpe rápido no volante, para evitar a colisão iminente.
O resultado até que foi bom, perto do que poderia ter acontecido com ela.
Surgiu uma lombada na sua frente? Segure o volante, freie ligeiramente antes da lombada, e solte o pedal ao atingir a mesma.
Sobre a manifestação, está parecendo o velho caso do sofá, que todos aqui conhecem.
Claro que instalar quebra molas e deixar sem sinalizar é errado, mas é o que geralmente acontece, pelo menos aqui no Rio.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sete7, tttmio, Xenon

Protesto na lombada !!! :-( 25 Mar 2014 20:05 #218453

Me corrijam se eu estiver mal informado, mas pelo que eu saiba é proibido a instalação de lombadas em rodovias federais. Neste caso deve-se instalar lombadas eletrônicas (ou radares fixos). Procede esta informação que meu irmão me deu a alguns meses atrás ?

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sete7

Protesto na lombada !!! :-( 25 Mar 2014 22:21 #218478

Xenon,

Sim, pelo artigo 94 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), é proibido "qualquer obstáculo à livre circulação de veículos e pedestres...."
sendo que em seu parágrafo único esclarece: "é proibida a utilização de ondulações transversais e de redutores de velocidades, SALVO em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN".

Uma resolução de 2012 (Eu só tenho a minuta), estabelece estes padrões e critérios para as ondulações transversais (lombadas físicas), e em seu artigo 7° estabelece a SINALIZAÇÃO imediata do obstáculo.

Ou seja, é proibido mas tem ressalvas, ainda assim com regras bem definidas.

O mais curioso é que, a mesma instituição que cria as normas, propõem resoluções e fiscalisa as condições de tráfego, tem setores que agem desrespeitado esta mesmas regras.

É muita falta de comunicação e capacitação de funcionários e empreiteiras.

Na cidade onde moro, acredito que temos uma das poucas ecessões quanto a este assunto.
O Departamento de trânsito por aqui primeiro coloca as placas, alguns poucos dias depois constroe as lombadas dentro das normas, inclusive servindo de faixa de pedestre elevada (mobilidade urbana) e no mesmo dia da construção, normalmente à noite, as lombadas/faixas são pintadas, permitindo a pintura e secagem sem transtorno no trânsito.

Esta atitude no entanto foi implantada com atual administração, e ainda temos muitas lombadas fora dos padrões.

Lombadas eletrônicas têm muitas nuances de operação, dão defeito e têm altos custos de manutenção, enquanto que a lombada física têm custo muito baixo e o desrespeito tem consequências imediatas, mais brandas ou mais severas dependendo do condutor.

Mas este ainda é um assunto polêmico e complexo, e normalmente as lombadas são feitas sem qualquer critério e desrespeitando as normas.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.339 seconds