Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Bússola do avatar

Bússola do avatar 04 Abr 2012 21:44 #138730

Para quem está chegando agora: Num outro tópico, elogiei a bela bússola de avião usada no avatar do luizcarlosrio, e como ainda queria comentar a resposta dele, preferi faze-lo aqui para não atrapalhar o tópico em andamento, que tem assunto próprio.

Salve, Luiz carlos,
Essa daí está sobre uma mesa, acabadinha, triste...

Num certo sentido, pode-se até considerar sua bússola acabadinha, mas imagino quanto ela já deve ter voado! Provavelmente ainda funciona, não? Anos atrás, um tio meu possuía um altímetro de avião. A sensibilidade era tal, que era possível acompanhar a mudança de altitude ao se subir e descer em elevadores de edifícios! Esses instrumentos aeronáuticos são de grande precisão e em minha opinião muito bonitos também. Considero um privilégio possuir uma peça dessas. Parabéns! ;)

Sobre os cartões de aferição, nem sempre é possível eliminar totalmente as interferências, então os cartões são usados até hoje em todos os aviões. Quando tudo está ajustadinho, as variações são de poucos graus ou mesmo nulas, mas ainda assim o cartão está presente para mostrar que a aferição foi feita. No meu avatar dá para notar o cartão de aferição sob a bússola (presa ao parabrisa).

É curioso você ter mencionado a interpretação da bússola das telas dos GPSs. Eu vejo certa confusão no movimento da bússola "linear" do iGO. Pela direção do movimento (gira à direita quanto curvamos à esquerda), pareceria uma dessas bússolas "transparentes" que se mesclam à paisagem externa (tipo Head Up Display). Se a bússola linear do iGO fosse num campo transparente com o mapa ao fundo, a impressão seria exatamente essa, e seria perfeita.

Mas pelo aspecto, ela parece querer reproduzir uma bussola mecânica com cartão interno cilíndrico e com a janela por onde observamos o cartão, e nesse caso ela funciona "ao contrário": ao girarmos o carro para a esquerda, por exemplo, a parte do cartão visível pela janela deveria virar também para a esquerda (visto de cima, o cartão deveria girar no sentido oposto ao sentido de giro do automóvel), mas não é isso que acontece, e o cartão se move para a direita no caso de curva à esquerda do carro. Este giro no "sentido inverso", apesar de informar as direções corretas, é não-natural, e em minha opinião confunde. Felizmente nas skins que prefiro usar, a bússola é a de agulha, mesmo, que aponta para o norte e pronto (quando possível, opto por não mostrar as letras N, S, etc).

Abraços,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 04 Abr 2012 21:53 por BrunoBL.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Bússola do avatar 04 Abr 2012 22:05 #138741

Bruno

Acha que o que o luiscarlosrio está procurando seria este quadrado cinza no topo da imagem ?

:silly:
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8099
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 04 Abr 2012 22:08 por Sherlock.

Re: Bússola do avatar 04 Abr 2012 22:51 #138756

Grande SK,

Talvez, mas... se ele achava a bússola que tem em casa acabadinha, desconfio que por comparação (EDIT: ...com o avião da foto), agora ela está um brinco! :woohoo:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 04 Abr 2012 23:14 por BrunoBL.

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 00:10 #138772

Bruno

Qdo eu disse que não consegui uma bússola com o elástico, eu me referia a uma foto de bússola. Eu não possuo nenhuma bússola física.
De fato eu havia notado alguma coisa errada nessa bússola do igo, mas eu achava que minha dificuldade era só por causa da ausência dos graus, nem havia notado que ela funciona invertida.
Na verdade essa bússola, chamada por nós de bússola chinesa (não sei se na aviação atual o nome ainda é esse), era pouquíssimo ou nunca era usada, estava lá quase como um símbolo.
Se não me falha a memória, já nesse tempo havia a bússola remota, instalada num ponto do avião, acho que numa das asas, que transmitia informação para alguns instrumentos do painel, menos sujeita a interferências.
Não sei se vc conhece, mas no igo ou no primo dá para colocar uma bússola circular sobre o mapa.
Eu acho essa circular muito interessante.

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 00:24 #138775

Sherlock

É essa mesmo!
Aliás, essa foto parece ser de uma cabine de C-47.

Mas a bússola que está na minha memória parece menor...

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 09:01 #138796

Luiz Carlos,

Agora entendi. Mas se um dia tiver a oportunidade de adquirir um desses instrumentos (eu nunca tive), acho que eles servem como objetos de decoração muito interessantes. O problema é que essas coisas são quase sempre muito caras.

Não tenho a menor ideia como era a bússola remota nos tempos do C-47. Talvez naquela época ainda fosse uma bússola mecânica, "cega", que transmitisse informações a instrumentos do painel, ou talvez já se usasse o sensor sem partes móveis de hoje em dia. Sei que este sensor, o "flux gate", já existia na época da 2a guerra (era usado para detectar submarinos), mas não tenho ideia de quando foi que começou a ser usado como bússola remota. Hoje em dia o "flux gate" é muito comum, e só os aviõezinhos muito simples não o usam. Até alguns GPSs portáteis (e pelo que soube, até smartphones!!) têm "flux gates". Sherlock - seu iPhone tem bússola? Soube que há apps de bússolas para smartphones, que usam um "flux gate" do aparelho. Isso é que é miniaturização.

Também achei que o avião da foto era um C-47. O Sherlock fez um bom trabalho de... Sherlock mesmo, ao localizar a foto. :)
Olhando de perto, vemos componentes "alienígenas" no painel, como rádios de comunicação e navegação modernos, e até o que me parece ser um GPS Garmin.

Nessa outra foto vê-se claramente os elásticos prendendo a bússola, e o GPS portátil Garmin "invadindo" o painel. Voar já não é mais a mesma coisa. :laugh:

É exatamente a bússola circular que uso nos iGOs. Uso a opção, que acho muito útil, de quando há uma rota ativa, mostrar uma setinha apontando para o destino, junto com a bússola.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 10:24 #138811

Olá Bruno

Vc pode comprar a 'minha' bússola. Ela está à venda em:

global.ebay.com/sear...&ListView=0&SortBy=1

Qto a não se voar mais como antigamente, graças a Deus!

Lembro do C-47 da FAB, o 2068, que voou 8 horas (autonomia máxima dele) sobre a Amazônia, de noite, após ter seu único instrumento de navegação efetivo pifado (radio compass).
Ele ia de Jacareacanga para Cachimbo, resolver um 'entrevero' com índios hostis (na verdade índios amistosos que só queriam contato, como depois ficou comprovado) que 'ameaçavam' o efetivo de um destacamento da FAB.
Depois de voar todo esse tempo, sem saber onde estava, já que só tinha a bússola, ele caiu perto de Tefé, matando quase todos os ocupantes. Sobreviveram acho que 5, a maioria seriamente feridos, que esperaram por muitos dias por socorro na mata fechada.

A viagem começou mal, fora das normas de segurança vigentes na época, e só foi complicando. O avião já decolou com um dos dois radio compassos em pane, o outro pifou na chegada a Cachimbo.
Daí em diante só se fez coisa errada, a pior das quais voar para o oeste. Se tivessem admitido logo que estavam perdidos e voassem para o leste, poderiam até ver o sol nascer antes do combustível acabar.
Mas depois das coisas acontecerem é fácil resolver, não é?

Aqui tem a foto dos sobreviventes:http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=8747

É por essas e algumas outras que admito que se use tudo que está disponível para um voo seguro.

Qto ao Garmin que vc conseguiu ver na foto do SK, sinceramente não consegui.
Por falar em Garmin, esse nome é muito meu conhecido, pois nos estertores da minha vida ativa como tripulante de aeronave de asa fixa,no inicio dos anos 80, a última palavra em auxilio à navegação era o sistema Ômega, do qual provavelmente vc já ouviu falar.
Tinhamos em cada avião do esquadrão uma marca de equipamento instalado, para teste, e aquilo era o novo 'brinquedinho' dos pilotos e navegadores.
Eu ficava só olhando eles programarem as geringonças e ouvia falar só 'waypont' pra cá, 'waypoint' pra lá...:p

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 05 Abr 2012 10:47 por luizcarlosrio.

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 11:24 #138830

Bruno

Sem dúvida o iPhone tem várias opções de bússolas disponíveis que até onde sei combinam o Magnetômetro + GPS do aparelho
Dizem que o iPhone 4S utiliza o novo chipset SIRFprima cuja precisão é MUITO melhor que a do iPhone 4 - não duvido
www.csr.com/products/137/sirfprimaii

Daí em termos de aplicativos o mais bacana, na minha opinião, que temos para o iPhone chama-se Air Navigation Pro
itunes.apple.com/br/...pro/id301046057?mt=8

As telas da versão deste aplicativo para o novo iPad são maravilhosas

mzl.atdefhas.480x480-75.jpg

mza_5135198805247658261.480x480-75.jpg
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8099
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 05 Abr 2012 11:25 por Sherlock.

Re: Bússola do avatar 05 Abr 2012 21:06 #138920

Boa noite Luiz Carlos

Uma hora dessas crio coragem e compro uma dessas belezinhas, mas não necessariamente pelo ebay. Há uns revendedores de instrumentos recondicionados que são caresésimos para a finalidade em questão, mas talvez se encontre algo que não esteja em condição de voo e vendam mais em conta. Quem sabe.

Ampliei uma parte da foto do Sherlock, e realçei o Garmin:

Me parece que é um Garmin GNS430.

...Deu até calafrios só de pensar em situações como o que você narrou. Posso imaginar o que se passava pela cabeça desses homens vendo o "mar" de floresta, interminável em todas as direções.

Há uns 20 anos, voando sobre um "tapete" de nuvens próximo à divisa de MG e RJ, uma pane elétrica no avião me fez precisar descer com apenas um rádio portátil (dos instrumentos de navegação, apenas a bussola, velocímetro e altímetro continuavam funcionando). Fui guiado por um efientíssimo controlador do Galeão que me conduziu até o mar e então durante toda a descida, até sair sob a base da camada da nuvem. Nesse dia eu tinha o rádio portátil por mero acaso: um amigo havia emprestado para testa-lo em voo. Sem o rádio poderia ter tentado seguir até onde, pelo tempo de voo, estivesse sobre o mar e iniciado então a descida. Mas teria sido muito perigoso.

Sherlock -

Você descreveu com precisão; Que telas maravilhosas! Notou, na visão 3D, os topos dos morros em amarelo e vermelho? São as altitudes maiores ou iguais à do voo, no momento. É olhar a tela e saber, de relance, a situação do voo em relação ao terreno. Muito, muito bom.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Bússola do avatar 07 Abr 2012 12:59 #139230

Bruno

Eu assisti uma vez, ao vivo (pelo rádio, na cabine de um C-130 pousado no pátio da base aérea do Galeão, um caso similar).
Um B-26, sediado em Natal, perdeu todo auxilio de voo por instrumento e o Galeão estava com teto baixo.
Um conhecido meu, operador de radar muito competente, também guiou o piloto mar adentro, para depois trazê-lo de volta, pela entrada da baía, por baixo da camada.
Isso me lembra os pousos PAR que fazíamos qdo viajávamos para os isteitis.
O piloto passava o comando do avião para um operador de solo, depois de escolher velocidade e razão de descida ideal, e o cara (ou A cara) lá embaixo só dizia 'below glide slope', above glide slope', e mais uns termos que não me lembro mais.
Muito piloto ficava 'cabreiro' com esse tipo de pouso, mas era legal (e dava um aliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiivio) qdo a gente sentia o toque no solo, sem os pilotos nem terem olhado para a pista.
Já vi muito instrumento de avião na sucata...fazíamos comissões para descarregar, isto é, tirar do acervo, esse tipo de material.

Para quem estiver lendo esse tópico e ficar curioso sobre aproximação PAR, aqui está uma:

www.youtube.com
e depois:

/watch?v=KgcwUgcR6fM"

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 07 Abr 2012 13:07 por luizcarlosrio.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.270 seconds