Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Bateria do GPS

Bateria do GPS 11 Jul 2011 07:11 #79248

:(
A bateria do meu GPS, um Mio Moov M300 de 3,5" esgotou-se. Troquei por uma bateria celular modelo BL-4C com características elétricas iguais com um resistor para limitar a corrente de carga. Funcionou e tenho meu GPS de volta.
O problema é que não consigo mais acessar a memória via PC, ligo na porta USB e nada, só faz carregar a bateria. Estou usando o navegador Igo 8.3 com as skins GJ6.18p e Dimka WertVRV/Megaduck v 1.1.42 sendo esta melhor de melhor resultado.
Alguém já passou por estaq experiência e obteve sucesso 100%?
Obrigado or qualquer ajuda.
  • Moysés
  • Intermediário
  • Moysés's Avatar
  • Postagens: 98
  • Agradecimentos: 21
  • Registro em: 10/05/2011
    Ult. Visita: 22/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Bateria do GPS 11 Jul 2011 08:38 #79250

Bom dia Moisés,

Se a bateria nova tem características elétricas iguais, por que você inseriu um resistor para limitar a corrente de carga?

Um dispositivo cliente USB tem internamente um resistor "pull up" que informa ao PC que ele está conectado à porta. Ao inserir um resistor em série com a bateria, a porta USB do PC pode não mais enxergar a tensão requerida que sinaliza que o GPS está conectado, e simplesmente fornece carga, sem tentar se comunicar com o dispositivo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 02/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Bateria do GPS 12 Jul 2011 22:56 #79654

Obrigado pela resposta BBL. Coloquei a resistência porque fazendo a recarga por um carregador de celular com capacidade de até 800mA a bateria esquentava bastante e estufava; com a resistência não havia esse problema. Como não tenho conhecimento suficiente de baterias de celular fui meio que no chute. Tirando a resistência e carregando pelo USB de um PC poderá carregar sem haver esse aquecimento? Grato por qualquer ajuda.
  • Moysés
  • Intermediário
  • Moysés's Avatar

Re: Bateria do GPS 13 Jul 2011 09:34 #79698

Bom dia Moysés,

Não use esta bateria no GPS. O fato de ela estufar indica que algo está errado. Veja alguns dos parâmetros das baterias de Li-po:

- Voltagem. Facilmente verificável, pela quantidade de células. Cada célula fornece uma tensão nominal de 3.7V;

- Capacidade. Expressa em mAh, é o produto do tempo para descarga, sob uma determinada corrente. Por exemplo, uma batera de 800mAh duraria uma hora sob corrente de 800mA, 2 horas sob 400mA, 4 horas sob 200mA, etc;

- Limite "C" de consumo. Pelo raciocínio acima, tenderíamos a achar que a referida bateria duraria 30min sob 1.6A, 15min sob 3.2A, etc. Não é o caso, pois a limitação "C" determina a corrente máxima de descarga, expressa em termos de sua capacidade. Uma bateria de 800mAh com limite de consumo de 2C, por exemplo, não pode ser descarregada em regime superior a 1600mA, sob pena de estufar e potencialmente incendiar-se;

- Limite "C" de recarga. Similar ao anterior, mas aplicado à corrente de carga, e usualmente muito abaixo daquele valor. Uma bateria de 800mAh com limite de carga de carga de 0.2C, por exemplo, pode ser recarregada com corrente máxima de 160mA, também sob pena de estufar e incendiar-se.

O problema, no seu caso, parece ser o limite "C" de recarga da bateria, que por algum motivo está sendo excedido. Note que é justamente durante a recarga que a maioria dos acidentes (explosão/incêndio) com baterias de Li-po ocorrem. Como a solução com o resistor de limitação não está de todo a contento, por atrapalhar a comunicação com a porta USB, sugiro que descontinue o uso desta bateria. Não descarte a possibilidade de o circuito de carga do GPS estar danificado e ser o verdadeiro culpado.

Minha sugestão é enviar o aparelho a um técnico com experiência em GPS, que fará os testes necessários e terá a bateria correta para substituir, se for o caso. Veja a aba Assistência Técnica no topo da página.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 02/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Bateria do GPS 13 Jul 2011 20:02 #79823

Obrigado BBL, com suas explicações técnicas acho que ficou mais claro o que pode estar acontecendo. Tudo indica que você acertou no que se refere ao circuito de carga estar danficado. Eu já comprei outro GPS Apontador Sky e estou satisfeito com ele. Só queria ver a possibilidade de recuperar o Mio para doar. Ele funciona bem se a bateria está carregada, o problema é a recarga e a comunicação com o PC.
Valeu a sua ajuda, aprendi alguma coisa útil.
  • Moysés
  • Intermediário
  • Moysés's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.249 seconds