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TÓPICO: Bateria

Bateria 24 Mai 2011 11:26 #70337

Olá pessoal, a bateria original do meu GPS Mio M300 não funciona mais, ou seja, não pega carga. Liguei os terminais vermelho e preto nos terminais correspondentes de uma bateria de celular da Nokia e o aparelho funcionou. Alguém sabe se isso prejudica de alguma forma o GPS? Caso não vou instalar definitivamente essa bateria de celular.
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Re: Bateria 24 Mai 2011 15:27 #70382

Bem-vindo ao fórum, Moysés,

Nessas baterias, há, dentre outras três coisas importantes a saber:

- O tipo ou a "química" da bateria (NI-MH, LI-ION, LIPO, LI-FE, NI-CD, etc);
- A voltagem (depende do tipo acima, e da quantidade de células da bateria);
- A capacidade de corrente (mAh) da bateria.

Hoje em dia, todos os celulares e GPS's usam baterias de lítio (LI-ION ou LIPO), cujas células têm 3.7V de tensão nominal. Se você observar a bateria original de seu GPS (e do celular) possivelmente verá a tensão e a capacidade impressas nelas. Algo como "7.4V - 950mAh". O fundamental é que a voltagem seja a correta, para não queimar nem seu GPS nem a bateria. Se a voltagem não estiver explicitamente impressa nas baterias, a regra é que cada célula fornece 3.7V (e normalmente dá para identificar a quantidade de células pelos "pacotinhos" retangulares de papel metalizado que compõem a bateria.

Supondo que a tensão (por exemplo, 7.4V, para baterias de duas células) esteja correta, resta a questão da capacidade de corrente. O ideal é que substitua a bateria por outra de capacidade igual, seja 850, 950 ou mesmo acima de 1000mAh. Se a nova bateria tiver capacidade menor, naturalmente a carga durará menos, e em tese o carregador poderá recarregar a bateria com corrente um pouco superior à planejada para esta bateria. Normalmente há uma certa margem para a corrente de carga, mas há casos documentados de baterias de LI-ION e LIPO se incendiarem durante a carga, então cuide para que a bateria não esteja se aquecendo em demasia nas primeiras cargas. O ideal é experimentar com a bateria inicialmente descarregada, monitorando a temperatura da bateria durante TODO o processo de carga, até o GPS informar que a carga se concluiu.

Faça isso com o GPS aberto, para que possa verificar com frequencia a temperatura da bateria. Se estiver quente demais para tocar com os dedos (digamos acima de uns 50C), INTERROMPA O PROCESSO DE CARGA e substitua a bateria por outra de maior capacidade, ou estará correndo risco de incendiar a bateria, seu GPS e possivelmente sua residência! :woohoo:

Tenha máximo cuidado ao soldar os terminais, pois essas baterias podem fornecer correntes da ordem de dezenas de amperes, e um curto-circuito pode ser devastador.


Para baterias com mais de uma célula, não esqueça de soldar também o(s) fio(s) intermediário(s) (não apenas o "+" e "-"), usado(s) para manter a carga das células balanceadas, muito importante para as baterias de LI-ION e LIPO.

Na foto (ignore a caneta apontando para o botão de reset), a bateria tem duas células e portanto um fio adicional, amarelo, de balanceamento de carga:


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Última Edição: 24 Mai 2011 15:48 por BrunoBL.
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