Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Confusão de nomes - Como se livrar dela

Confusão de nomes - Como se livrar dela 12 Nov 2010 06:32 #27316

Pessoal,

Na tentativa de simplificar a vida dos usuários, o Windows esconde, por default, a extensão dos tipos mais manjados de arquivos. Assim, arquivos como "Leia-me.txt" são apresentados em todas as janelas do Windows como "Leia-me".

O resultado é que arquivos como shell.ini, sys.txt, system.ini e iGO8.exe são mostrados como "shell", "sys", "system" e "iGO".

Por outro lado, arquivos que o Windows desconhece, como "Brazil.fbl", "branding.gro" e "history.sav", por exemplo, são mostrados com seu nome na íntegra.

A primeira confusão é que muita gente acaba não tendo a exata noção, pelo nome, se está lidando com uma pasta ou um arquivo. Nota-se esta confusão pela frequente referência, por exemplo, à "pasta" shell, que não é pasta, mas o arquivo shell.ini. A dica, neste caso, é que pastas são sempre representadas no Windows pelo ícone de uma pastinha amarela, enquanto arquivos têm ícones diferentes.

O mais grave, no entanto, é que em algumas atualizações, o usuário pode pensar estar seguindo à risca as instruções enquanto faz, inadvertidamente, algo diferente do que foi orientado. O resultado inevitável será o comentário, "segui as instruções, fiz tudo certo, mas não funcionou". Tomemos como exemplo uma atualização frequente em alguns modelos de GPS. É comum precisar renomear um arquivo chamado "Mobilenavigator.exe" para, por exemplo, "iGO8.exe". Vejamos o que acontece se a referida opção default do Windows estiver ativada:

Na janela do Windows Explorer, o usuário localizará o arquivo, mas como o Windows omitiu a extensão .EXE para "facilitar sua vida", verá apenas parte do nome, "Mobilenavigator". Como este arquivo está dentro da pasta "Mobilenavigator" ele poderá deduzir que está diante do MobileNavigator.exe, o que está correto. Ao seguir à risca as instruções, vai tentar renomear o arquivo para "iGO8.exe", e é isto que ele verá escrito. Mas a atualização não vai funcionar.

O que aconteceu no exemplo acima é que como o Windows está omitindo a extensão conhecida do arquivo do tipo .EXE, o nome final do arquivo ficou "iGO8.exe.exe", e o usuário nem perceberá que isto aconteceu, uma vez que o Windows omitiu parte do nome do arquivo.

Para evitar erros deste tipo recomendo a todos que desliguem esta opção de esconder as extensões dos arquivos. Em minha opinião TODOS os usuários, de qualquer ramo e de qualquer nível de familiaridade com o Windows, devem ver os reais nomes dos arquivos com os quais estão lidando. Esconder parte dos nomes dos arquivos, e pior: faze-lo por default (o usuário que desabilite a opção se quiser/souber) foi, em minha opinião, uma legítima "bola fora" do Windows.

Para desfazer esta bobagem: Numa janela do Windows Explorer, vá em FERRAMENTAS - OPÇÕES DE PASTA - VISUALIZAR. Na janela de opções avançadas, procure e desmarque o ítem "Esconder extensões de arquivos conhecidos". Depois, clique no botão APLICAR A TODAS AS PASTAS, e depois clique em OK.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 12 Nov 2010 06:35 por BrunoBL.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Confusão de nomes - Como se livrar dela 12 Nov 2010 07:19 #27322

Bruno,

Absolutamente correto & simplesmente perfeito
Minha experiência com este "benefício" foi muito ruim desde uma vez em que, há alguns anos atrás, com a opção de esconder as extensões conhecidas, dei duplo clique numa "imagem" com um nome tipo "fotos da festa.jpg.exe". Peguei um vírus no PC que me obrigou a formatar tudo do zero
Parabéns pela dica!

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

• Página:
  • 1
Time to create page: 0.322 seconds