Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES

OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 21 Out 2010 19:00 #21538

Boa Noite amigos,
Troquei de navegador por um de 6" cpu armII 500 mhz, mem 128, SIRF ATLAS 4, mas, em relação ao meu antigo, 4.3, atlas 3, mem 64, 400 mhz, a recepção de satelites é muito mais lenta. O atlas 4 demora o dobro do tempo que o antigo atlas 3. Até a Gabriela, quando os dois estão ligados ao mesmo tempo e com o mesmo softer, fala uns 5 segundos depois no atlas 4 .No CE 6.0 tem um .exe otimizador de sinal gps mas tem paramentros que desconheço. Nas poucas mudanças intuitivas que fiz nestes parametros conseguí surpreendente melhora na velocidade, mas, gostaria de saber realmente qual função tem cada opção.
Alguem conhece este .exe para podermos debatermos.

grato,
wagner
  • wspollo
  • Iniciante
  • wspollo's Avatar
  • Postagens: 34
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 27/08/2010
    Ult. Visita: 25/02/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 21 Out 2010 19:45 #21552

Qual o nome desse exe? Acho que pouca gente conhece e seria interessante vc compartilhar com o pessoal.
Eu conheço um prog chamado "packedephemeris.ee", mas que nem precisa de parâmetros. Porém, não vi diferença significativa com ele ou sem ele.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 21 Out 2010 19:50 #21553

Olá,
O aparelho está na minha loja e amanha falo exatamente o nome mas se não me engano chama-se gpsoptimizer.exe

Abr,
Wagner
  • wspollo
  • Iniciante
  • wspollo's Avatar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 21 Out 2010 20:45 #21577

wspollo, boa noite,

Como provavelmente você já sabe, seu aparelho é na verdade dois em um. Em seu interior há um computador rodando WinCE como esperado, mas uma outra placa, fabricada por outra empresa, é que é de fato o receptor de GPS. Este receptor roda software proprietário, em sistema operacional também próprio, e a única coisa que ele faz é exportar pela porta serial um stream de caracteres com as "sentenças" (ou frases) NMEA ou SiRF que definem basicamente latitude, longitude, hora certa e data. Este data stream se repete à taxa de uma vez por segundo (ou 5 por segundo em raros receptores civis, ou ainda mais rápido em receptores de uso específico), seja ou não utilizado por algum equipamento lendo sua porta serial.

Do outro lado, o software de navegação lê a porta serial da placa-mãe na qual está rodando, e utiliza os dados lidos para nos apresentar nossa navegação da forma gráfica que conhecemos.

Há recursos para acelerar a captura inicial dos dados dos satélites. Há telefones celulares com GPS, por exemplo, que usam uma variação do sistema GPS chamado A-GPS (o "A" é de "assisted") na qual, durante a inicialização, o receptor não recebe os dados orbitais dos satélites lendo dos próprios satélites, mas da rede celular. Assim, ele é capaz de inicializar de forma mais rápida (e sob condições muito menos favoráveis) do que se fosse fazer download dos dados orbitais diretamente dos satélites, como nossos receptores automotivos fazem.

Fora isso, o padrão NMEA (e provavelmente SiRF também) permite não só ler dados do receptor, mas gravar dados de volta, para configurar o receptor. Talvez o programa a que você se referiu use estas configurações para limitar a diversidade de frases emitidos pelo receptor, instruindo-o a exportar apenas a sentença "mínima recomendada" (RMC) que provavelmente é a usada por todos os navegadores. Desta forma, por haver menos dados a serem lidos, talvez haja uma maior agilidade na leitura da porta serial por parte do navegador, quando este estiver sobrecarregado por tarefas gráficas, etc, o que diminuiria a chance de perder dados da porta serial.

Fiquei curioso para saber qual é exatamente o mecanismo de tal programa. Quando puder, poste mais informações sobre ele!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 21 Out 2010 20:54 #21581

Brunobl,

Segue uma pequena informação sobre o funcionamento do arquivo packedephemeris.ee, como eu havia mencionado antes:

Como funciona de forma simplificada:
Os satélites de GPS estão em constante movimento, seguindo uma órbita e essa órbita acaba se alterando com o passar do tempo, então os aparelhos de GPS precisam novamente buscar de algum satélite essas informações sobre as órbitas. Isso faz com que o tempo de busca do primeiro sinal seja mais demorado pois ele precisa achar quem tem essa informação, baixa-la e então procurar pelos satélites disponíveis.
Este arquivo é justamente essa informação sobre as rotas de satélites, fazendo o GPS achar sua localização de forma bem mais rápida, já que sabe por quais satélites procurar.

Esse arquivo é atualizado (aproximadamente) de forma semanal e está disponível em:

service.mio-tech.com...e/packedephemeris.ee
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 07:09 #21634

Bom dia plot_aqa,

Todos os satélites transmitem informações orbitais "genéricas" para que os receptores tenham num primeiro momento, o posicionamento aproximado dos satélites acima de seu horizonte local, baseado na hora atual e última posição válida do receptor. Esse pacote de informações é o chamado almanaque, cada satélite transmite o pacote completo com informações de toda a frota de satélites, tendo "validade" de vários meses e fica armazenado na memória do receptor.

Outro pacote, o de efemérides, tem informações muito mais precisas sobre a órbita de um determinado satélite, e cada satélite transmite apenas suas próprias informações de efemérides. Uma vez recebido, este pacote também fica armazenado na memória do receptor e tem "validade" variável (informada pelo próprio satélite neste mesmo pacote) não superior a umas 6h.

Pelo exposto acima, o almanaque serve para que o receptor saiba quais satélites estão visíveis em dado momento para iniciar a busca, enquanto os dados de efemérides descrevem com precisão as órbitas de cada um deles, para que a navegação seja possível.

Se o almanaque lido tem validade de vários meses e as efemérides de poucas horas, não vejo como um arquivo com atualização semanal possa acelerar a captura de um receptor que foi desligado, digamos, ontem, pois nesse caso o almanaque ainda está válido e as efemérides contidas num arquivo de vários dias de idade já não são mais válidas.

EDIT -
Pensando mais sobre o assunto, talvez o programa vise as (raras) situações onde o receptor não tem mais um almanaque válido. Isso pode acontecer se a memória do receptor for completamente apagada, ou se o receptor for deslocado, desligado, por digamos uns mil quilômetros da última posição válida, o que tornaria inútil o almanaque atualmente armazenado. Nesse caso, o novo almanaque gravado pelo programa evitaria um modo de inicialização extremamente demorado comummente chamado de "search the sky", na qual o GPS demora algo em torno de 15 minutos para inicializar, em condições ideais de imobilidade e céu desobstruído. Receptores em uso no dia-a-dia normalmente não se inicializam neste modo, justamente por consultarem o almanaque gravado.

Tenho um Garmin 45XL que comprei nos idos de 1994, cuja bateria interna (não recarregável) que mantinha viva a memória se esgotou muitos anos atrás. Ele ainda funciona, mas cada vez que liga entra necessariamente no modo "search the sky". Suponho que o programa seja útil, neste caso!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 22 Out 2010 07:43 por BrunoBL.

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 07:25 #21637

Bom dia Brunobl,

Obrigado pelas informações. Sou totalmente leigo no tocante a satélites e apenas te repassei uma informação que capturei em outro forum.

Porém, se alguém se deu ao trabalho de desenvolver e atualizar um pacote de dados de efemérides para agilizar a captura de sinais (e foi feito pela Mio-Tech, desenvolvedora do navegador MIO e portanto profunda conhecedora da tecnologia de transmissão de informações dos satélites), devemos nos perguntar o porque de fazerem isso se seria algo "inútil", concorda?

Será que nesse pacote não existe uma projeção da posição de cada satélite (em função de sua velocidade de translação ao redor da Terra)? Ou seja, sabendo sua posição atual hoje e conhecendo sua velocidade, eu posso projetar qual será sua posição daqui a 2, 3 ou 6 dias. Lógico que como na prática as velocidades podem se alterar, por inúmeras razões, então o que é feito é uma correção semanal (ou 2 vezes por semana, sei lá) da posição de cada satélite para que o desvio dado pela projeção volte a valores aceitáveis.

Por falar nisso, qual é o tempo que leva pra um satélite dar uma volta completa no perímetro da Terra?

Veja que sou leigo no assunto... estou apenas "filosofando" em termos de engenharia do sistema.

Abraços
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Última Edição: 22 Out 2010 07:26 por plot_aqa.

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 07:41 #21642

plot_aqa,

Veja em minha resposta anterior, sob o trecho marcado com "EDIT", o que suponho ser a provável utilidade desse programa. Demorei um pouco para voltar a pensar no assunto e escrever este complemento da resposta,e ai você já havia respondido novamente.

Quanto à sua pergunta sobre a órbita, cada satélite a completa em 11 horas e 58 minutos. Mesclando este movimento om a rotação da Terra sob os satélites, cada satélite percorre sempre a mesma "rota" fixa sobre a superfície da Terra, se repetindo a cada 23h 56min. Daí, para um observador em qualquer ponto da Terra, cada satélite percorre o exato mesmo trajeto no céu todos os dias, mas sempre adiantado 4 minutos em relação ao dia anterior (24h - 23h56m).

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 22 Out 2010 08:14 por BrunoBL.

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 09:06 #21659

Bom dia Bruno e amigos,

O programa que me referí no inicio do tópico é GPSVIEWER.EXE v1.3, do win ce 6.0, que traz várias alternaticas de configuração e visualização. Na aba COMMANDS por exemplo, existem 20 configuraçoes diferentes p/ recepção das quais apenas 5 estão marcadas como defaut.
Estou com vontade de pesquisar, acho que será válido principalmente p/ o meu problema de sinal fraco e demorado do equipamento novo, e gostaria de ajuda.

Grato,

Wagner
  • wspollo
  • Iniciante
  • wspollo's Avatar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 09:22 #21662

Pollo,

Acho que a ajuda que você quer está em inglês neste link
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 11:50 #21703

Boa tarde pessoal,

esse arquivo service.mio poe ele em qual pasta.
ou é só por ele dentro da raiz.

att,

marcelorda
  • marcelorda
  • Usuário Platinum
  • marcelorda's Avatar
  • Postagens: 510
  • Agradecimentos: 13
  • Registro em: 21/05/2010
    Ult. Visita: 02/06/2016

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 22 Out 2010 13:22 #21734

Sherlock,

Obrigado, vou pesquisar e depois dou retorno.

Wagner
  • wspollo
  • Iniciante
  • wspollo's Avatar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 23 Out 2010 07:11 #21963

Plot_aqa,

Me desculpe, esse trecho acabou ficando sem resposta:
Será que nesse pacote não existe uma projeção da posição de cada satélite (em função de sua velocidade de translação ao redor da Terra)? Ou seja, sabendo sua posição atual hoje e conhecendo sua velocidade, eu posso projetar qual será sua posição daqui a 2, 3 ou 6 dias. Lógico que como na prática as velocidades podem se alterar, por inúmeras razões, então o que é feito é uma correção semanal (ou 2 vezes por semana, sei lá) da posição de cada satélite para que o desvio dado pela projeção volte a valores aceitáveis.

Não é possível fazer isso. Em questão de poucas horas a descrição atual da órbita do satélite se torna imprecisa e inutilizável, e dados novos se tornam necessários. Daí, tentativas de prever ou projetar a posição futura do satélite para mais do que seis horas à frente seriam igualmente imprecisas. Em tese, dá para fazer o que você sugere, mas só durante o período de validade das efemérides (ou seja, uma previsão para as próximas seis horas deve ser possível). Mas aí nem é necessário, já que a cada 30 segundos o satélite emite novo pacote de efemérides atualizando continuamente todos os receptores que o estejam captando.

Uma forma de acelerar a recepção, um pouco parecida com sua ideia é a utilização do "catálogo", cujos dados permanecem utilizáveis por muito mais tempo que as efemérides (vários meses).

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 23 Out 2010 08:30 #21985

brunobl,

Obrigado pela excelente resposta. Por tudo o que vc expôs, realmente é muito questionável a utilidade do aplicativo que eu havia mencionado, pela vida curta dos dados das efemérides.

E, cá entre nós, é muita dor de cabeça para um ganho muito pequeno que seria encontrar o satélite alguns minutos antes que o tempo atual. A não ser em casos extremos, obviamente. Mas, conhecendo as particularidades do aparelho que cada um tem, com o tempo vem o hábito de ligar o GPS um pouco antes de começar a usá-lo.

Um abraço
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Re:OTIMIZAR VELOCIDADE DE RECEPCAO DE SATELITES 23 Out 2010 15:24 #22091

plot_aqa,
com o tempo vem o hábito de ligar o GPS um pouco antes de começar a usá-lo.

Aí está o poulo do gato!
Nove entre dez problemas de "meu GPS demora para sincronizar" são devidos à impaciência no momento de liga-lo. A aquisição dos sinais é muito facilitada se o receptor estiver imóvel.

Os poucos segundos necessários à captura com o carro parado são um pequeno investimento frente à comodidade de se ter sinal forte desde o início do trajeto.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.308 seconds