Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Trabalho para a Moderação

Trabalho para a Moderação 21 Nov 2017 19:24 #275061

Gostaria de apresentar uma sugestão básica que não é só minha mas de muitos colegas deste Fórum.
A Administração/Moderacão deveria fazer uma substituição dos TÓPICOS em Destaque para os mais atualizados, e uma limpeza geral nos demais que estejam totalmente em desuso. Tem muita coisa inútil e ultrapassada pelo tempo e coisas mais importantes em locais inapropriados.
O Fórum está sem gás......vamos lá GPSPoint!!!!
  • RicMar
  • Usuário Platinum
  • RicMar's Avatar
  • Postagens: 203
  • Agradecimentos: 177
  • Registro em: 31/03/2012
    Ult. Visita: 14/01/2018
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, ROP, paulogpsclube

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 09:33 #275089

RicMar

Não concordo em que se deve eliminar tópicos antigos só pelo motivo de serem antigos.
Eu já colaborei muito neste fórum (desculpe a falta de modéstia), e essas colaborações, por menores que tenham sido, demandaram esforço físico e mental, tempo e energia elétrica (além de gasto com provedor de internet).
Tenho certeza de que muitos colegas, mais participantes do que eu, também gastaram, principalmente seu tempo (a meu ver o bem mais precioso que um ser humano possui), dedicando-se a tirar dúvidas, dar dicas, criar vários tipos de recursos para navegadores etc.

O tempo é implacável, concordo com você que muita coisa fica defasada e surgem coisas novas todo dia. Mas, como acontece nas grandes bibliotecas do mundo todo, não se deve descartar conhecimento.
Mesmo que 99 por cento dos frequentadores de uma biblioteca não se interessem por um determinado livro, sempre haverá quem precise dele.
Nesses 6 anos em que eu ensino um pouco aqui e aprendo muito, muita coisa mudou. Muita coisa foi esquecida. Mais de uma vez eu tive de recorrer a tópicos muito antigos para relembrar algo que eu mesmo havia escrito e havia sido perdido na memória.
Claro que se o fórum ficar lento ou coisa assim, até poder-se-ia pensar em eliminar alguma coisa. Mas, por incrível que possa parecer, o lixo que pesa mais na base de dados são mensagens inúteis, aquelas de agradecimento quando alguém posta algum arquivo (quando existe um botão especificamente para agradecer).
Não tenho muito conhecimento sobre o funcionamento de um fórum de internet, mas acho tarefa impossível eliminar postagens específicas aqui. São centenas de milhares de msgs!

Mas, apesar de possuir esse mundão de mensagens, não é a quantidade delas que atrapalha, por exemplo, uma pesquisa. É o descuido de muitos usuários na hora de escolher um nome ao criar um tópico. Este aqui, por exemplo, é um que vai dar problema no futuro, pois não especifica com exatidão o assunto tratado. Ao invés de Trabalho para os moderadores, o nome deveria ser, por exemplo, Sugestão aos moderadores para enxugar o fórum.
Isso diminuiria muito o retorno de tópicos numa pesquisa.

Como você disse, tem gente que quer essa limpeza.
Eu garanto que deve ter também muita gente que não quer ser privado desse conhecimento todo, conhecimento que torna o Gpspoint um dos maiores bancos de dados sobre GPS no mundo. Eu perderia todo meu interesse no fórum, visto que não aderi aos novos navegadores e sistemas operacionais, continuo no velho gps de painel com WinCE e volta e meia recorro às antigas postagens.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2131
  • Agradecimentos: 1088
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 16/01/2018
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 23 Nov 2017 09:49 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rubemmoreira, Enzo Jones, Shark 2011, Gildásio, Astrologico, Xamanian, 4467desouza, Ziko

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 17:48 #275094

Amigos...

Sobre esse assunto de uma limpeza ou não das postagens aqui do fórum, vejam que interessante e que coincidência:

No fórum GPS Clube, um integrante postou uma duvida sobre dificuldades em navegação apenas com coordenadas. Em uma das respostas, o sherlock apresentou algumas explicações e então linkou um artigo aqui do GPS Point que tem algumas dicas sobre isso. Detalhe: data do post: 27/10/2010. Sete anos!!! (Pelo menos é a data que está no post...) vejam:

gpspoint.com.br/foru...-google?limitstart=0

Interessante como a base de conhecimento daqui do fórum sempre nos surpreende. Quando achamos que está obsoleta ou mesmo ultrapassada, sempre aparece algo que a resgata e a torna atual e valiosa!

Alguns destes tópicos são desnecessários ou "inúteis" ? Sim, com certeza, mas acredito que o modo de se julgar essa classificação seria muito complicado. u mesmo já recorri muitas vezes a tópicos antigos para achar alguma solução para um problema ou mesmo aprender mais sobre esse mundo do GPS.

Dessa forma, em minha modesta opinião, acredito que deva se deixar do modo que está!

Abraços....

Atlan
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
  • Postagens: 184
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 20/03/2010
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Gildásio, Xamanian

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 19:14 #275095

Prezado luizcarlosrio,
Em momento algum me referi a Tópicos antigos, e sim a Tópicos desatualizados e em desuso.
Isto sim, é um conhecimento inútil.
Exemplo: Na área em destaque da Garmin, existe um mapa Mapear 13.3 há mais de 1 ano e 5 meses, enquanto já lançado o novo 14.4.2 neste mês.
Mas foi apenas uma sugestão de um antigo Administrador/Moderador de 67 anos e mais de 40 de GPS.
Forte abraço.
  • RicMar
  • Usuário Platinum
  • RicMar's Avatar
Última Edição: 23 Nov 2017 19:29 por RicMar.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ROP

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 19:40 #275096

...Tem muita coisa inútil e ultrapassada...

RicMar

A frase acima está na sua mensagem à qual respondi.

Sobre você ser ter 67 anos de idade, eu tenho 71. Nessa tecnologia moderna, que progride à jato, ser idoso é desvantagem, pois somos mais resistentes a novidades e mudanças que os jovens.
Sobre GPS, eu vi um equipamento desses, instalado em um avião da FAB, em 1991, 26 anos atrás. Em carros, é bem mais recente. De onde vêm esses seus 40 anos de GPS?

Por falar em tempo, nos inscrevemos aqui no Gpspoint com poucos meses de diferença.
Eu completo com essa msg 2100 postagens. Você tem 193...

Da mesma forma que você sugeriu enxugar o fórum, eu sugeri não mexer no mesmo. Cabe ao administrador decidir.

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 23 Nov 2017 19:43 por luizcarlosrio.

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 20:22 #275097

Senhores,

Copiando o que disse o Atlan: ..." na minha modesta opinião..."

Então o que vemos aqui, são apenas opiniões.

Os debates, as sugestões, as opiniões, os contraditórios, tudo é positivo para a construção ou evolução do conteúdo do fórum.

Ainda não estamos vivendo a "democracia" do "presidente Bolsonaro" :hihihi

Gosto muito de duas frases do ex Ministro de Justiça, Carlos Ayres Britto:

- “Nossas rugas aumentam para que nossa rusgas diminuam”.

- “Derramamento de bílis e produção de neurônios não combinam”.

:oks
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 543
  • Agradecimentos: 278
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 17/01/2018
Mapeador OpenStreetMap (OSM) www.openstreetmap.org/user/Tomio
OpenStreetMap Brasil / Canal Youtube: goo.gl/FlX6al
Telegram: telegram.me/hctomio

Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago, Maparadar, DailyRoads, Gps Logger (BasicAirData)

Retribua a ajuda, colaborando na manutenção do Fórum, fazendo uma doação.

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 20:26 #275098

luizcarlosrio,
Não vou ficar aqui discutindo com você quantas postagens nós temos nesse e em outros Fóruns que faço Moderação.
Não quer enxugar, tudo bem, deixa assim mesmo.
Respondendo, os anos de GPS, vem de submarinos. Cursei em 1974, em 1980, quando exerci o cargo de Chefe de Operações do Submarino Goiás, já existia o NAVSAT há algum tempo, portanto.....
Abs.
  • RicMar
  • Usuário Platinum
  • RicMar's Avatar
Última Edição: 23 Nov 2017 20:45 por RicMar.

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 21:16 #275099

Caro RicMar,

você mais confunde do que explica. Pense nisso!

O sistema GPS (Global Positioning System) tem seu primeiro satélite lançado (primeiro bloco de satélites, vai) em 1978. O sistema foi considerado operacional somente em 1995. E aí você aparece dizendo que "conhece" sistema há mais de 40 anos? For favor...

O sistema NAVSAT (Navy Navigation Satellite System) não tem relação alguma com o sistema GPS. Trata-se apenas e tão-somente de um sistema de navegação por satélites e que era usado para lançamento de mísseis balísticos pela marinha norte-americana. Simplesmente o submarino Goiás não o tinha!!! O Goiás (S-15) era um classe Guppy II, limitado até "dizer chega". Neste país, a coisa começa a mudar (para melhor) com a classe Oberon; você sabe disso. ;)

Sobre sua proposta (post inicial), foi muito infeliz. Retirar a "velharia" (do fórum), caso estivesse certo, seria como retirar você e outros (Luiz também) mais velhos. É por aí? Limpar tudo? As ideias não explicadas permitem leituras de toda sorte. Assim como quero seus conhecimentos e do Luiz (e de tantos outros homens e mulheres mais maduros e experientes -- prefiro assim, ao invés de "mais velhos"), também quero manter o conhecimento de assuntos antigos.

Motivo: porque aquele que propõe apagar o passado é o mesmo que deseja apagar a sua própria realidade. Há dívidas?

Abraços fraternos.

Tomio,

entendo seu post e sua intenção, mas... Ficar em cima do muro com um país pegando fogo, ignorar provocações e não reagir, bem, não cabe! Respeito aqueles que incomodados se manifestem. Tentar moderar uma discussão oriunda de um provocação gratuita é de uma infelicidade sem igual. Não é do seu perfil, motivo pelo qual o contesto. ;)

Se disparou torpedo (não é você), que esteja preparado para carga de profundidade e outros quetales.

Forte abraço!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018
Última Edição: 23 Nov 2017 21:25 por Xamanian.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Shark 2011

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 21:38 #275100

Xamanian,
Se você não sabe, não carteia!
O Submarino Goiás (S-15), Guppy III, não II, tinha NAVSAT para sua navegação, eu fui Chefe de Operações e mais tarde Comandante do navio.
Você entende muito de GPS, mas de Submarinos fica na curiosidade.
Mergulhei fundo, não falo mais nada.
Abraço parceiro.
  • RicMar
  • Usuário Platinum
  • RicMar's Avatar
Última Edição: 23 Nov 2017 21:42 por RicMar.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 21:51 #275103

RicMar,

sim, você está correto, é um Guppy III, erro de digitação. Obrigado pela correção. ;)

Realmente não fui e nem sou submarinista, mas meus artigos sobre certos assuntos da MB, em particular sub's e NAe, são usados internamente na Escola de Guerra Naval a pedido do almirantado "passado" (de outro governo). Em um deles, desmontava a tese reinante, na época, que sub's são meios de dissuasão (não existe vetor militar com esta finalidade, nunca existirá), mas sim de negação do uso do mar. Faz sentido, Comandante? B) B)

Sou tropa amiga, acalme-se. ;)

Grande abraço!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: RicMar

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 22:15 #275104

Ric,

um comentário e um pedido, nesta ordem.

(1) As ideias podem e devem ser combatidas, as pessoas jamais. Inimigos é da forma que conhecemos, adversários são momentâneos. Nunca devemos destruir adversários. Você em particular, nem adversário é. Aqui, só combatemos de ideias e nada mais. Entenda-me!

(2) Estamos passando por um momento triste com a situação vivida em país vizinho: o caso do TR-1700 (40). A maioria é leiga, não conhece a realidade de um submarinista e o que pode ter ocorrido com os hermanos. Se for da sua vontade, e se for possível falar, a partir de sua experiência de vida, peço-lhe: Abra um novo tópico nas seções "Gerais" e conte-nos sobre suas experiências e, se possível, sobre seus entendimentos sobre o caso do sub argentino.

Sei/sinto que seu peito está mais apertado do que a clausura de um submarino. Sei que não pode falar tudo, mas sei que palavras de um "velho marino" poderá edificar opiniões naqueles que desconhecem por completo o assunto. Se possível for, pelo menos pense sobre o caso. Sim, este é um site sobre GPS, mas o que nos une é a humanidade, nosso lado humano em querer e poder relacionar-se. Sinta-se à vontade para uma negativa.

Forte abraço!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 23 Nov 2017 22:17 por Xamanian.

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 22:41 #275105

Xamanian,

Não estou em cima do muro porque esse não é um aspecto da minha personalidade, mas tomei a iniciativa de tentar fazer exatamente o que vc comentou: "...moderar uma discussão..."

Gosto de construir pontes entre as pessoas, neste momento da sociedade onde a tecnologia nos permite estar muito conectados uns aos outros mas muito distantes dos corações e mentes.

Gosto de vir aqui e ter a alegria de trocar idéias e bater um papo com todos desta casa. Para mim, aqui é como uma grande família.

Então, como dizia São Francisco de Assis:
"Paz e bem" pra todos.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 543
  • Agradecimentos: 278
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 17/01/2018
Mapeador OpenStreetMap (OSM) www.openstreetmap.org/user/Tomio
OpenStreetMap Brasil / Canal Youtube: goo.gl/FlX6al
Telegram: telegram.me/hctomio

Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago, Maparadar, DailyRoads, Gps Logger (BasicAirData)

Retribua a ajuda, colaborando na manutenção do Fórum, fazendo uma doação.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 23:00 #275107

Caros amigos RicMar, Xamanian e outros

Pelo jeito a discussão sobre apagar coisas antigas (ou ultrapassadas e inúteis) está descambando (ou já descambou) para outros assuntos.

Quando o RicMar colocou aqui a idade, desconfiei logo que ele poderia ser militar (antiguidade é posto), e olhando com mais atenção o seu apelido, um militar de Marinha.
Quando eu perguntei de onde vinham os conhecimentos dele de GPS, sabendo que na aviação esse sistema começou há bem menos de 40 anos, minha intenção não era duvidar dos 40 anos citados.

Nos anos oitenta, quando um meu amigo, comandante de Marinha Mercante, me perguntou como navegávamos no ar, e eu respondi que usávamos Doppler (que era uma b_o_s_t_a) e estávamos experimentando um novo sistema, o Ômega (parecido com o atual GPS por satélites, mas que usava estações terrestres distribuídas pelo mundo), ele me disse que na Marinha eles já navegavam por satélite. Não entrou em detalhes e nem eu perguntei. Não quis me humilhar... :kkkk
Mais de uma vez, voando sobre a Amazônia ou atravessando o Atlântico, ficamos algum tempo sem saber exatamente onde estávamos. Até levávamos, em viagens transoceânicas, um sextante, que instalávamos num buraco no teto da cabine de voo, para treinamento e possível uso em emergência. Difícil era alguém conseguir manejar aquela coisa ultrapassada. Ultrapassada mas que poderia salvar nossas vidas, num tempo em que pilotos automáticos não eram confiáveis, e além de não serem confiáveis costumavam ser traiçoeiros, desviando-nos da rota sem ninguém perceber. Isso ocorreu pelo menos uma vez comigo a bordo. :(

Como eu disse, só lá por 1991 vi um equipamento gps instalado num Bandeirante. Lembro da marca, Garmin Custava uma nota, acho que uns 30 mil dólares cada equipamento.

Quando citei meu número de postagens, minha intenção era mostrar que, se fizessem uma limpa geral no fórum, eu seria mais prejudicado, pois certamente muito mais msgs minhas seriam apagadas. Depois de postar é que vi que soou mal o que eu escrevi. Por favor, relevem. :(

Qto ao que me foi dito, que se eu quisesse apagar, que apagasse, torno a dizer: não sou dono do fórum, sou um moderador, e simplesmente estava dando minha opinião. Como outros aqui deram e certamente darão.

É isso.

Amigos? :)
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 24 Nov 2017 07:54 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: RicMar, Xamanian

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 23:24 #275108

Um pouco de humor para acalmar os ânimos:

Abraços e Calma. :p
  • jcgarces
  • Usuário Platinum
  • Rio de Janeiro
  • jcgarces's Avatar
  • Postagens: 347
  • Agradecimentos: 142
  • Registro em: 20/10/2011
BOTAFOGO DE CORAÇÃO
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ROP, Xamanian

Trabalho para a Moderação 23 Nov 2017 23:45 #275109

Luiz,

nobilíssimo amigo, está aqui um exemplo de tópico e de posts que não devem ser perdidos! Houve um contratempo em relação aos entendimentos iniciais, mas nem por isso deve ser perdido/apagado. Isto aqui é história, História do GPS Point! São dois "milicos" (aspas por sinalizar respeito e admiração, ao menos de minha parte -- nada a ver com a loura que vivemos, deixo claro!) que contribuem rotineiramente a partir de suas vivências práticas (não necessariamente em suas carreiras). Por que perder isso???

Luiz, sei e entendo quando se refere sobre a hierarquia... Mas nosso amigo Ric, por ser comandante, ou era (na ocasião) Coverta, Fragata ou Mar-e-Guerra. Se comandante de navio (esta é a confirmação de que ele não blefava, os marinheiros se referem aos sub's como navios -- e não como sub's), então já era (insisto, na ocasião) no mínimo Fragata ou Mar-e-Guerra.

Para os leigos, como eu, ajudo: Capitão de Corveta, Capitão de Fragata e Capitão de Mar-e Guerra, todos, são tratados internamente (MB) como Comandantes. Já os oficiais generais da Marinha do Brasil (MB), são tratados como Almirantes (não quero entrar no mérito sobre as duas, três e quatro estrelas, já que não há entre nós uma estrela. Dá uma explicação quilométrica! hehehehe). Observo que é embaraçoso para mim dirigir-se a um Comandante da MB (de fato) usando este termo sendo ele um Almirante. PUTZ! kkkkk

Está "tudo em casa", Luiz e Ric. Divergimos nas ideias, só isso. Mas mantemos o entendimento sobre o que defendemos no País/Pátria. Mas sem alienação política, pois sei sobre os entendimentos que ambos os amigos têm sobre isso; e eu também. Mas insisto, não há aqui, de minha parte, manifestação de ordem política; apenas apreço pelos guerreiros. ;)

Abraços a ambos!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 24 Nov 2017 07:50 por luizcarlosrio. Razão: corrigir um 'negrito' que não estava ativado
Os seguintes usuários disseram Obrigado: luizcarlosrio, RicMar

Trabalho para a Moderação 24 Nov 2017 08:39 #275110

RicMar/Rilofe é Capitão de Mar e Guerra, relativo a Coronel do Exercito/Aeronáutica... e acredito que foi mal interpretado, como ele explicou, os Tópicos sem respostas que pesam e tomam espaços no Servidor, apenas isso.
Quanto as outras questões, a produção de conhecimento aqui é invejável (no bom sentido) e isso obrigatoriamente tem que ser mantido, já recorri inúmeras vezes aqui para restaurar aparelhos, arquivos que para mim estavam perdidos, bem como para ajudar a outras pessoas. Já até comentei com outros colegas de outros Fóruns sobre o conteúdo do GPSPoint e ele estando em off, perderíamos um importante referencial para as inúmeras dúvidas que surgem a cada dia...
Abraço a todos... (Tb fui milico por pouco tempo, não tão estrelado como vcs... 2º Ten R2 - Exército) :bye
  • ROP
  • Iniciante
  • ROP's Avatar
  • Postagens: 32
  • Agradecimentos: 24
  • Registro em: 02/08/2012
Última Edição: 24 Nov 2017 08:42 por ROP.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: RicMar, Xamanian

Trabalho para a Moderação 24 Nov 2017 09:47 #275112

Voltando ao "off topic"... :)

Para quem leu minha última postagem e ficou imaginando como seria um sextante de avião:

navegadorsextantehercules3.jpg

navegadorsextantehercules2.jpg

navegadorsextantehercules4.jpg

navegadorsextantehercules.jpg

Eu acreditava que os sextantes tinham ido todos para o lixo (a última vez em que eu vi um foi em 1984, quando fiz meu último voo transatlântico em C-130, 33 anos atrás), nesta segunda década do século XXI, mas não! Ainda são usados por C-130 em algumas rotas, em locais onde os métodos modernos perdem eficiência:

www.popularmechanics...land-and-antarctica/

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 24 Nov 2017 09:58 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan
  • Página:
  • 1
Time to create page: 1.615 seconds