Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Edição de Poi's

Edição de Poi's 13 Nov 2015 17:18 #251679

Prezados,
Tenho uma grande dúvida.
Como faço para colocar um ícone em um POI existente?
Por exemplo, gostaria de atribuir um ícone para todos os Hospitais Unimed.
Os hospitais estão como poi mas não sei como fazer tal atribuição.
Daria por kml?
Nos ícones de pois não tem a Unimed. Não está dentro da categoria de hospitais.
Poderia editar o poi.icon para isso?
Existe algum software para agilizar o processo?
Desculpe pelas demasiadas perguntas.
Utilizo o igo primo pelo celular android.
Grato
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 05/09/2012
    Ult. Visita: 25/09/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Edição de Poi's 13 Nov 2015 20:24 #251683

danilogroke escreveu:
Prezados,
Tenho uma grande dúvida.
Como faço para colocar um ícone em um POI existente?
Por exemplo, gostaria de atribuir um ícone para todos os Hospitais Unimed.
Os hospitais estão como poi mas não sei como fazer tal atribuição.
Daria por kml?
Nos ícones de pois não tem a Unimed. Não está dentro da categoria de hospitais.
Poderia editar o poi.icon para isso?
Existe algum software para agilizar o processo?
Desculpe pelas demasiadas perguntas.
Utilizo o igo primo pelo celular android.
Grato

danilogroke,

Para atribuir um icone a um POI existente faça o seguinte:
-> Menu Opções, depois em POIs, vai aparecer as categorias dos POIs (banco, posto, etc). Clica em uma que queira mudar (por exemplo, banco). Aparecerá as varias marcas de bancos (Bradesco, Banco do Brasil,etc). Clica em um deles (Bradesco, por exemplo). Clique na figura que aparece ao lado de Bradesco, vai abrir outra janela, entao vai achar o logo do Bradesco, clique para selecionar e ele vai voltar para tela inicial dos POIs.

Veja se ajuda.

Saudações.
  • AnderSart
  • Usuário Gold
  • AnderSart's Avatar
  • Postagens: 172
  • Agradecimentos: 113
  • Registro em: 15/08/2014
    Ult. Visita: 08/12/2016

Edição de Poi's 13 Nov 2015 22:12 #251686

AnderSat,

Obrigado pela resposta, mas é o seguinte: se eu vou na categoria dos pois não tem o hospital Unimed. O que eu queria é fazer o ícone e inserir o Hospital.

A parte da criacao do icone ok, só não sei como e onde fazer a atribuição deste ícone para todos is hospitais Unimed. Não quero fazer pelo aplicativo de GPS, inserindo um novo POI.
Penso que tenho que colocar todas as coordenadas de todos os hospitais Unimed e atribuí-los um ícone. Mas como faço isso? Gostaria de inserir edte hospital nas categorias existentes. Acho q se eu unserir arquivos no "userdata" ele irá criar um grupo novo. Serå que estou certo?
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar

Edição de Poi's 14 Nov 2015 07:41 #251690

Leia este tópico, que vai ajudar no que você quer fazer.
www.gpspoint.com.br/.../197283?limitstart=0

Não é nada difícil.

Eu já peguei pronto, alguns POI's KML disponibilizados aqui no forum.

Acredito que analisando um desses, você vai montar facilmente o seu...

E tenho certeza que a galera que montou isso aqui no forum, terá prazer em ajudá-lo.

Como o tópico tem 3 páginas, leia vários post's, antes de começar a mexer, pois a galera começa falando em alterar BRANDING, mas depois vai pra USERDATA (POI personalizado do usuário), que é "mais simples e não mexe no Branding.
  • luisresende1961
  • Usuário Platinum
  • luisresende1961's Avatar
  • Postagens: 653
  • Agradecimentos: 364
  • Registro em: 13/09/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Última Edição: 14 Nov 2015 08:05 por luisresende1961. Razão: mais info

Edição de Poi's 29 Nov 2015 09:09 #252285

Olá prezados...
Bem, depois de um longo estudo sobre os POIs, ainda tenho alguns questionamentos.
Sobre como incluir um POI em kml eu sei fazer perfeitamente. Adicionar icones pelo branding também.
Agora o seguinte: tem POIs que estão com os ícones genéricos, por exemplo o Hospital Unimed. Ele existe no arquivo de POIs (.poi), mas com o icone genérico de Hospital.
Para mudar para um ícone personalizado acredito que tenho dois caminhos:
1. Editar o arquivo .poi para mostar o icone personalizado (impossível?)
2. Criar um arquivo kml (montar um "pacote" no userdata)

Aí q vem a questão: se faço o passo 2 não vai duplicar o ícone?? O exibido padrão do .poi e o meu criado kml? Pois não tem como desligar o padrão somente ele. Só daria para desligar a subcategoria inteira.

Alternativas???
Obrigado
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar
Última Edição: 29 Nov 2015 20:32 por danilogroke.

Edição de Poi's 30 Nov 2015 12:26 #252330

Danilogroke!

Aqui você pode ter algumas ideias:
www.gpspoint.com.br/...nes-para-pois#252310

O ideal seria criar mais de um ícone e poder optar.
Acontece que os arquivos de Branding estão previamente ajustados para "acender" determinado ícone.
Para mudar isso, você pode criar um arquivo de Branding com inúmeros ícones e configurá-los por meio do Menu da Skin.
As Categorias são ativadas pelo arquivo poi.icons; se você configura um para que o navegador não reconheça os ícones automaticamente (ou ainda não tenha um arquivo poi_visiblities.txt fazendo esta função), você pode incluir quantos ícones desejar e trocar quando quiser também.
Veja se entendeu.

Entretanto, para a finalidade que você nos fez entender, a dica do Gatãozinho luisresende1961 é a mais adequada.
A dica consiste em você criar o arquivo kml com todos os dados do seu Posto Médico e indicar um arquivo de imagem para ele.
Seria assim:
1) Content/userdata/poi = kml de postos médicos Unimed
2) Content/userdata/usericon = ícone de posto médico Unimed.
Lembrando que no seu arquivo de kml deve ter a "relação" da coordenada com a imagem .bmp para que a opção "acenda" pelo Navegador.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016
Última Edição: 30 Nov 2015 12:33 por Ping. Razão: Acrescentar informação

Edição de Poi's 01 Dez 2015 17:32 #252417

Amigos, vamos lá....
Primeiramente agradeço a ajuda do Ping...
Minha intenção inicial era (ou ainda é) de criar um software para poder manipular os ícones dos POIs, gerando ao final um "pacote" userdata com arquivo .kml).
Porém, algumas questões ainda me perseguem.....
Para fazer o que o Ping falou de desabilitar no poi.icons, eu teria que desabilitar a subcategoria inteira de um elemento, correto?
Exemplo, se eu quiser colocar um icone de um hospital no userdata, teria q desabilitar toda a categoria de hospitais para que não haja conflito com o meu kml, pois este hospital não está listado mas categorias. Ele é encontrado como POI mas segue o ícone padrão.
Se eu assim fizer, por outro lado, todos os hospitais que não constarem no meu userdata não aparecerão, nem com o ícone padrão...
Minha idéia seria escolher quais ícones apareceriam (até aí tudo bem fazer pelo userdata), mas o restante da categoria aparecer o ícone padrão.
O "cadastro"; desses pois acredito que esteja no arquivo .poi.
Aí mais uma dúvida: todos os arquivos .poi estão com os POIs "categorizados"? Pois para o aplicativo ser completo, teria que ter o cadastro de todos os ícones (coordenadas e arquivo de ícone) que são padrão...
Outra dúvida: apenas o arquivo .POI original, aquele de tamanho menor distribuido junto ao arquivo.map, tem os ícones linkados (com aquelas categorias padrão)? Ou os arquivos .poi a mais (extended por exemplo) tem também? Uma coisa são os milhões de POIs e outra são os ícones atribuídos a eles, que não estou bem certo que são todos...

Ufa...Não sei se consegui ser claro o suficiente.
Grato pela atenção de todos...
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar

Edição de Poi's 01 Dez 2015 20:19 #252424

Danilogroke!

Vixe, não entendi muito bem.
Vou tentar manipular uma conversa com o que eu acho que entendi.
Acontece que eu tenho já uma convicção (digo isso porque não é certo, mas é o que eu acho certo).
Bem....

Eu vou dizer para você que para manipular os ícones (por meio de um software), há o próprio Navegador de GPS que faz isso por meio de suas Skin.
Se você usa um Software de Navegação original do seu dispositivo, dificilmente poderá manipular os ícones. Como forma paliativa eu tenho uma sugestão..... você usa um Navegador similar ao seu, porém desbloqueado e com Skin, e faz as manipulações que desejar com os ícones;
Depois vá até a Pasta Save e copia o arquivo poi_visiblities.txt para a Pasta Save do seu Navegador original e terá as configurações salvas no seu dispositivo. Lembrando que os arquivos de Poi que são do Fabricante do Mapa devem ser os mesmos em ambos os Navegadores (desbloqueado e original) e que deve ter também um arquivo de Branding compatível com os seus ícones e que seja aceito pelo Navegador original.

Uma coisa que você pode fazer é habilitar ou desabilitar o ícone; diferentemente de atribuir um ícone ao seu respectivo ponto de interesse. Trocando em miúdos, você consegue desabilitar todos os ícones do Fabricante; seja pela manipulação (ativando/desativando), seja pela simples remoção do arquivo ou renomeando a Pasta para que o Navegador não encontre.

Agora, falando um pouco sobre kml, não sou nada bom neste tema. Tenho certeza que há pessoas bem melhores em conhecimento do que eu, mas sei que você pode utilizar uma ferramenta do próprio Google e fazer seu arquivo de kml de Hospitais. O seu arquivo será exatamente como criou e poderá também ativar/desativar para que apareçam os ícones. Também acho que esta opção é trabalhada com Navegador desbloqueado.
Após criar seu arquivo de kml e instalando-o na Pasta Content/userata/poi você precisará colocar o ícone correspondente na Pasta Content/userdata/usericon.
O ícone corresponde ao nome do hospital que está dentro do kml e ainda relacionado ao nome de arquivo com extensão .bmp.
Exemplo:

<Placemark>
<metadata>
<igoicon>
<filename>Danilogroke.bmp</filename
<igoicon>
<metadata>
<name>Unimed</name>
<Point><coordinates>-41.108505,-22.748440,0</coordinates></Point>
</Placemark>

Observa que onde está o nome Danilogroke há a extensão ,bmp; portanto, o seu ícone deverá ser nomeado para Danilogroke para que o Navegador atribua o Ponto de Interesse ao ícone.

Este pedaço de texto/dados foram extraídos de um arquivo de kml
A orientação foi gentilmente ensinada pelo Mestre Fidelis aqui do Fórum

Todo arquivo de Poi instalado na Pasta Content/poi é reconhecido pelo Navegador pelo arquivo de nome poi.icons que fica na Pasta Data.
Por padrão, o arquivo é configurado apenas com as Categorias e torna padrão para todas as Subcategorias.
Com o Navegador desbloqueado ou por meio do Branding este arquivo é reconfigurado incluindo-se as Subcategorias e isso faz possível atribuir outro ícone que não o padrão (azulzinho).
Baixa um Branding do Rafael2san ou mesmo um meu e verá a diferença.
Ufa... Também não sei se consegui ajudar suficiente (rsrsrsrrsrs - trocadilho com a sua frase).
Espero que sim, Amiguinho.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Edição de Poi's 02 Dez 2015 00:38 #252429

Grande Mestre Ping...
Sua ajuda foi de grande valia e dessa conversa vai sair boa coisa :kkkk
Acredito que entendi tudo que vc me falou...
A questão que levanto é a seguinte: se eu atribuo um ícone atraves de um arquivo .kml o mesmo não vai entrar em "conflito" já que por padrão é mostrado um ícone genérico. Se eu atribuir esse personalizado não vai duplicar?
Nesse caso não daria para desabilitar a subcategoria pois iria atingir a outros pois pertencentes a mesma categoria.
O que seria ideal é deixar sem nenhum arquivo .poi e transferir todo o "cadastro" desses arquivos para um ou mais .kml, mas creio não ser possíve tealizar tal conversão.
Em tempo, utilizo celular android para rodar o IGO..
Saudações!!!
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar

Edição de Poi's 02 Dez 2015 05:48 #252431

Danilogroke!

As informações sobre kml e arquivo de poi do Fabricante são definidas pelo Navegador.
Ele reconhece as duas formas e se houver Ponto de Interesse com a mesma coordenada, ele atribuirá os dois ícones.
Acontece que o Navegador é bem inteligente (figura de linguagem aqui) porque ele identifica vários pontos de interesse no mesmo local e atribui um ícone específico para ele. Por padrão, o ícone é o poi_mapclose_074.bmp que nada mais é do que aqueles balõezinhos azuis.
Inicialmente, eu deixava o ícone totalmente transparente para não aparecer no Mapa; atualmente, com as mudanças que fiz e com a indicação do Rafael2san para colocar linhas de comando no arquivo sys.txt os balões não surgem mais. Entretanto, o Navegador atribui um ícone daquela localidade (não sei qual a ordem que prevalece) e quando clicamos sobre ele, surge a informação de que há vários locais naquela coordenada.
Veja uma ilustração disso:

ffscreen_00119_2015-12-02.jpg

ffscreen_00120_2015-12-02.jpg

Observa que eu cliquei sobre o ícone da Drogaria São Paulo na primeira imagem e, na segunda, há a indicação de quatro Pontos de Interesse para aquela indicação.
Observa também que há uma indicação dupla para o próprio ícone de Farmácia e, possivelmente, neste caso, pode ser por isso que o Navegador atribuiu o ícone da Drogaria São Paulo para indicar os vários locais.

Veja se entendeu

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Edição de Poi's 03 Dez 2015 17:46 #252481

Salve Ping...
Com base em seus conhecimentos pude fazer alguns testes (até bizarros)..rsrsrs
Entendi tudo o exposto.
Queria saber se tem como apagar (não desabilitar) as categorias. Não sei se esta associação vem diretamente do arquivo .poi ou do data.zip
Tenho a ideia de criar soft para deixar o usuário configurar a coordenada e a figura de icone gerando um kml.
Mas teria q deletar toda a categoria para o trabalho ficar interessante...
Daí inutilizaria o branding.zip ja q o navegador nao precisa dele para rodar.
Também evitaria várias associações duplicadas...
Saudações
  • danilogroke
  • Iniciante
  • danilogroke's Avatar
Última Edição: 03 Dez 2015 17:54 por danilogroke.

Edição de Poi's 04 Dez 2015 05:46 #252494

Danilogroke!

Bom dia, Amigo!
Acredito que se você deletar o arquivo de .poi da Pasta Content/Poi, não haverá Categoria para o Navegador carregar.
Se a ideia não é tão radical assim, mas pretende sumir com as Categorias, acho que deveria ir no arquivo data.zip e modificar os arquivos das Pastas Poi e Defaults. Na Pasta Poi, seria alterar ou remover o arquivo poi.icons e na Pasta Defaults seria alterar ou remover o arquivo nq_ad_categories.txt.
Seguro do que está fazendo (com a garantia de um Backup salvo em seu computador pessoal), pode realizar os testes, mas informo que há outras condições vinculadas a esta função do Navegador e entendo que podem ocorrer comportamento indesejado. Exemplo: há possibilidade de o usuário indicar um destino como sendo um local e a falta de arquivos vai criar conflito no Navegador.

Sobre a criar software para o usuário configurar coordenada e gerando arquivo de kml, acho até que o Navegador faz algo semelhante; tenha por base a adição de alertas, favoritos e até mesmo os pontos de interesse, estes eu acho que depende de recurso da skin quando se clica na tela do Mapa.
Veja se entendeu.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.306 seconds