Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 22 Mai 2014 12:23 #222580

Para formular a minha indagação, estou considerando o seguinte:
- os melhores GPS são Garmin e TomTom
- o melhor da Garmin no mercado brasileiro é o nuvi 3597lmt
- o melhor da TomTom no mercado brasileiro é o VIA 1605 M (é linha basic, mas não vi na descrição do site, nenhuma diferença para o VIA 1535 M da linha premium - por isso, sendo o basic de 6", concluí que ele seria o top)

OBS.: sintam-se à vontade para tecer comentários e apontar opiniões próprias sobre as considerações acima.

EDITADO: MOTIVO DA "ESCOLHA" PELOS TOPs de linha: para que haja uma melhor equivalência de comparativos, pois comparar um equipamento de entrada de uma marca com um high-end de outra não seria equidistante.

Vamos à indagação:

Gostaria de saber dos usuários se conseguem elaborar um comparativo entre os GPS top de linha da TomTom e da Garmin, dizendo quais os pontos fortes e fracos de cada um e, ao final, apontarem qual seria a melhor compra.

Agradeço desde já.
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar
  • Postagens: 11
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 10/02/2011
    Ult. Visita: 02/09/2014
Última Edição: 23 Mai 2014 12:51 por RTM13. Razão: esclarecimentos adicionais
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 06:53 #222666

RTM

Se eu não tivesse escolha, fosse obrigado a escolher entre um ou outro, nunca escolheria o TomTom independente de ser TOP de linha, pela diferença entre a oferta de opções de atualização de conteúdo (mapas) e a complexidade envolvida no processo em si quando comparado ao Garmin

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 23 Mai 2014 06:53 por Sherlock.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: RTM13

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 07:37 #222669

RTM13,

Minha opinião pessoal é a seguinte:

Se as alternativas são os modelos "top" da Tomtom e Garmin, sem dúvida alguma ficaria com este último, que além de ter mais opções de mapas (além dos "lifetime" da própria Garmin roda também mapas do Projeto TrackSource e OSM) é referência em qualidade de hardware.

Meu voto vai para o Garmin.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 08/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 11:50 #222696

Acho que depende da necessidade de uso de cada um e também da disponibilidade financeira, todos os dois são caros de se manter tanto no hardware como no software, o Gramin e um pouco mais caro e te peças de reposição exclusivas e bem caras, qto ao tom tom também e caro na manutenção, a única vantagem da Gramin esta no fato de aceitar mapas osm e ter uma assistência técnica melhor.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 12:38 #222702

Sherlock escreveu:
RTM

Se eu não tivesse escolha, fosse obrigado a escolher entre um ou outro, nunca escolheria o TomTom independente de ser TOP de linha, pela diferença entre a oferta de opções de atualização de conteúdo (mapas) e a complexidade envolvida no processo em si quando comparado ao Garmin

Sherlock

Sherlok, pelo que entendi de sua resposta, você optaria por outro que não seja Garmin nem TomTom.

No início eu disse para se sentirem à vontade para opinar sobre as "premissas" pelas quais formulei minha indagação. Ou seja, eu imaginei que essas eram as marcas mais bem qualificadas no mercado, tanto quanto a hardware e a software. Se sua opinião é diferente, fico muito interessado saber qual seria sua melhor opção.

Outra coisa, esses dois modelos da TomTom que cito, possuem atualização vitalícia de mapas também.
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 12:41 #222704

BrunoBL escreveu:
RTM13,

Minha opinião pessoal é a seguinte:

Se as alternativas são os modelos "top" da Tomtom e Garmin, sem dúvida alguma ficaria com este último, que além de ter mais opções de mapas (além dos "lifetime" da própria Garmin roda também mapas do Projeto TrackSource e OSM) é referência em qualidade de hardware.

Meu voto vai para o Garmin.

BBL

Quais outras opções você teria a indicar?

A atualização de mapas vitalícia e as informações sobre trânsito vitalícias e gratuita, creio que sejam um ponto a favor da Garmin. O TomTom diz que tem um sistema de previsão de chegada etc e tal. Não sei se isso tem a ver com informações de trânsito também.
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 12:47 #222706

esmerilho escreveu:
Acho que depende da necessidade de uso de cada um e também da disponibilidade financeira, todos os dois são caros de se manter tanto no hardware como no software, o Gramin e um pouco mais caro e te peças de reposição exclusivas e bem caras, qto ao tom tom também e caro na manutenção, a única vantagem da Gramin esta no fato de aceitar mapas osm e ter uma assistência técnica melhor.

Já usei um F15 ipiranga, que udei pra iGO; usei também um DOTCOM que também passei pra iGO (mas o hardware é fraco pra rodar o iGO - só consigo usar em 2D, sem POIs, nem nada, só com radar, senão trava)

Nenhum deses dois que usei eram meus. Estou precisando de um e logo pensei: qualidade, robustez, precisão, permanência por longo tempo (para fazer valer o dinheiro investido), possibilidade de atualizações oficiais sem custo e constantes, por toda vida.

Vi que esse da Garmin que eu cito, ele "aprende" com você a traçar as rotas. Assim ó: às vezes você conhece bem determinada parte do percurso, e faz seu próprio trajeto; sendo que esse seu trajeto não é indicado em nenhuma das opções de rota do aparelho. Dizem que esse da Garmin acaba aprendendo essas rotas que você faz. Achei isso também um bom diferencial para cálculo da rota efetiva, com distância e tempo que serão gastos com a rota que você vai mesmo fazer.

Gostaria que, se possível, você desse mais detalhes quanto a manutenção de hardware e software.

Penso assim (posso estar completamente equivocado - me corrija, por favor):
1 - uma vez comprado o aparelho, tendo bastante cuidado, não haverá manutenção com hardware
2 - manutenção de software, para esses modelos, possível que seja zero, pois possuem atualização vitalicia gratuita de mapas.

o que acha?
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 16:49 #222722

Amigos, boa tarde,

RTM13
Quais outras opções você teria a indicar?

De mapa?

O do Projeto TrackSource citado. É gratuito, tem atualização mensal, suas sugestões de correção são incorporadas rapidamente (provavelmente na atualização do mes seguinte) e você mesmo pode torna-se um desenvolvedor, se quiser. O OSM também é gratuito e atualizado com base em contribuições dos usuários.

De GPS?

Se for para rodar os iGO (entendi que você desistiu deles apenas pelo fraco desempenho dos aparelhos já testados), sugiro testar algum GPS com pelo menos 128MB de RAM se wor WinCE. Outra opção interessante são os GPSs Android. Meu celular, por exemplo, não é nenhum foguete de última geração (Samsung S2) e o iGO Primo roda ainda mais fluido nele do que no meu GPS X3 WF99 (WinCE) que até então era meu "benchmark" de GPS rápido. E olha que um celular está fazendo "trocentas" outras coisas ao mesmo tempo além do navegador. Se usar um aparelho dedicado (não telefone) Android, poderá ter um resultado muito, muito bom com o iGO Primo. Se tiver um aparelho de algum conhecido disponível para testar, recomendo a experiência.

esmerilho
a única vantagem da Gramin esta no fato de aceitar mapas osm e ter uma assistência técnica melhor
Não acho que essas sejam as únicas vantagens do Garmin. Ele aceita além do OSM o TrackSource, reconhecidamente um excelente mapa, e tem hardware inquestionavelmente melhor que os demais citados.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 17:31 #222729

BrunoBL escreveu:
De GPS?

Se for para rodar os iGO (entendi que você desistiu deles apenas pelo fraco desempenho dos aparelhos já testados), sugiro testar algum GPS com pelo menos 128MB de RAM se wor WinCE. Outra opção interessante são os GPSs Android. Meu celular, por exemplo, não é nenhum foguete de última geração (Samsung S2) e o iGO Primo roda ainda mais fluido nele do que no meu GPS X3 WF99 (WinCE) que até então era meu "benchmark" de GPS rápido. E olha que um celular está fazendo "trocentas" outras coisas ao mesmo tempo além do navegador. Se usar um aparelho dedicado (não telefone) Android, poderá ter um resultado muito, muito bom com o iGO Primo. Se tiver um aparelho de algum conhecido disponível para testar, recomendo a experiência.

Opções de GPS, aparelhos de GPS. Para usar no celular tem que ter pacote de dados bom, e boa comunicação de rede, o que nem sempre é possível.
Pergunto de opções para aparelhos, sem modificações. Comparativos de aparelhos comprados e utilizados tais como adquiridos.
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 23 Mai 2014 18:11 #222738

RTM13 escreveu:

Opções de GPS, aparelhos de GPS. Para usar no celular tem que ter pacote de dados bom, e boa comunicação de rede, o que nem sempre é possível.

Depende do navegador.
Se usar um navegador como o Primo que leva o mapa embarcado no aparelho (na pasta ..\content\map), não precisará usar a rede de dados.
Pergunto de opções para aparelhos, sem modificações. Comparativos de aparelhos comprados e utilizados tais como adquiridos.

Não é necessária nenhuma modificação no aparelho Android para usar o Primo. Basta copiar do seu PC para um cartão de memória, espetar no GPS e executar o instalador. Se quer uma solução pronta de fábrica, inclusive com navegador instalado, aí o Garmin passa a ser uma excelente opção, mesmo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 18:15 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 24 Mai 2014 13:59 #222800

Bruno eu também achava o Hardware do gramin o melhor, porem conversando com um amigo, autoridade em Gramin ele me disse que atualmente não e bem assim, qdo eu falei em preço me referi a custo beneficio, não devemos esquecer que esse modelo da gramin vc não acha no mercado por menos de mil reais.BrunoBL escreveu:
Amigos, boa tarde,
esmerilho
a única vantagem da Gramin esta no fato de aceitar mapas osm e ter uma assistência técnica melhor
Não acho que essas sejam as únicas vantagens do Garmin. Ele aceita além do OSM o TrackSource, reconhecidamente um excelente mapa, e tem hardware inquestionavelmente melhor que os demais citados.

BBL
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 24 Mai 2014 15:07 #222802

Para mim, a escolha de navegador considerando custo X benefício não seria nem TomTom nem Garmin, mas iGO. A questão do HW pode ser resolvida escolhendo-se um bom modelo entre os bem recomendados aqui no fórum, por exemplo:

- Magellan 52XX, 9255, 9265
- X3 WF95 ou 99
- T50X, ou T70X, da Unicoba;

É possível que tenha novos modelos, não tenho acompanhado.

Tenho um de cada, Magellan 9265, T700 e X3 WF 95 e acho todos eles bons aparelhos, especialmente o Magellan que é meu preferido atualmente, bom áudio, tela com visibilidade muito boa, a melhor dos 3, rápido, TMC, BT e VR e tudo isso por menos de 200,00. Difícil encontrar nesse preço atualmente, mas tem links aqui no fórum para o 9255 que tem o mesmo HW do 9265.

Mas nenhum eletrônico está livre de defeito e, por coincidência, depois de um ano e meio meu X3 morreu na semana passada, ou está desmaiado, trava na primeira tela com a logo X3. Mas já entrei em contato com a assistência técnica e vou enviar para orçamento. Os Magellan parece que tem um problema com assistência técnica aqui pelos relatos do ATorres, não sei se já resolveu.

Finalmente, eu ainda não mudei para iGO no Android, mas está nos planos e provavelmente, na minha opinião, seja a melhor escolha no momento, combinando com um bom HW. Há quem goste de GPS no celular e temos vários bons aparelhos com Android, particularmente prefiro dedicar um aparelho para GPS.

Editando: esqueci de comentar, essa questão de informação de tráfego (TMC) pode ser bem enganosa aqui, a facilidade é vendida mas o serviço oferecido pode ser frustrante ou não existir na sua localidade. Não sei se é um ponto decisão na compra com a qualidade atual do serviço, você pagar um preço maior por isso e não receber o que imagina. É importante confirmar se vale a pena com quem já tem.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 24 Mai 2014 15:14 por fidelis.forum.

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 24 Mai 2014 22:07 #222829

Qto ao TMC o gramin usa as mesmas informações da rádio CBN, se realmente a intenção for essa talvez o melhor seja mesmo escolher um modelo com android com 3g aonde a cobertura e muito maior.
fidelis.forum escreveu:
Editando: esqueci de comentar, essa questão de informação de tráfego (TMC) pode ser bem enganosa aqui, a facilidade é vendida mas o serviço oferecido pode ser frustrante ou não existir na sua localidade. Não sei se é um ponto decisão na compra com a qualidade atual do serviço, você pagar um preço maior por isso e não receber o que imagina. É importante confirmar se vale a pena com quem já tem.

Abraços,
-- Fidelis
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 25 Mai 2014 08:26 #222849

Bom dia esmerilho,

esmerilho escreveu:
Bruno eu também achava o Hardware do gramin o melhor, porem conversando com um amigo, autoridade em Gramin ele me disse que atualmente não e bem assim, qdo eu falei em preço me referi a custo beneficio, não devemos esquecer que esse modelo da gramin vc não acha no mercado por menos de mil reais.

Não sei o que leva seu amigo a ser autoridade em Garmin, mas eu uso GPSs desse fabricante desde 1994 e posso garantir que em matéria de qualidade de hardware está anos-luz à frente dos demais. Há um ou dois fabricantes de GPS que brigam de igual para igual com Garmin (Trimble, Lowrance) mas infelizmente eles não têm, que eu saiba, modelos automotivos. Tenho muito boas referências dos Magellan também. Apesar de não possuir aparelho da linha nüvi, tenho parentes e amigos que possuem e percebo a qualidade bem acima da média.

O que ocorre é que como em tudo que é industrializado no mundo capitalista vale a máxima "you get what you pay for", mesmo para modelos do mesmo fabricante: calculadoras e outros instrumentos científicos HP são muito bem conceituados, mas a marca também tem algumas impressoras sofríveis. A Sony é referência em câmeras e monitores de vídeo "high-end" mas alguns de seus eletrônicos mais accessíveis são de qualidade bastante questionável. Nesse contexto, a diferença da Garmin é que mesmo seus GPSs de menor custo têm hardware melhor construído (mas são maios caros) que os demais disponíveis no Brasil. A explicação provavelmente está no fato de a Garmin fabricar, ela própria, seus aparelhos ao contrário da prática comum dos demais fabricantes de encomendar a fabricação em regime de OEM pelo menor custo possível, aplicando somente seus logotipos como se fossem "fabricados" por eles próprios. Para nem mencionar a invasão dos xing-lings.

qdo eu falei em preço me referi a custo beneficio

Esse é o ponto. Qual a vantagem de ter um GPS de mil reais que pode ter qualidade à toda prova mas que em última análise nos conduz ao supermercado da mesma forma que um xing-ling de R$150? Só o usuário pode dizer.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 25 Mai 2014 10:00 #222856

Esmerilho, outros;
Eu só não passei pra um gps ANDROID dedicado ainda, por causa da Hibernação, no momento que se conseguir hibernar e voltar pela chave to comprando um.

Grato.
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
  • Postagens: 355
  • Agradecimentos: 130
  • Registro em: 28/07/2011

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 25 Mai 2014 10:54 #222858

Para mim, a escolha de navegador considerando custo X benefício não seria nem TomTom nem Garmin, mas iGO. A questão do HW pode ser resolvida escolhendo-se um bom modelo entre os bem recomendados aqui no fórum, por exemplo:

- Magellan 52XX, 9255, 9265
- X3 WF95 ou 99
- T50X, ou T70X, da Unicoba;

A indagação lá no primeiro post era qual dos dois era o mais recomendado, Garmin ou Tomtom. Como sempre acontece (ainda bem), a coisa evoluiu.

Então, já que se falou muito aqui sobre qualidade de hardware... alguém já disse lá atrás que hardware é aquilo que se chuta :p . Como além de ser chutado, um equipamento pode sofrer outros tipos de agressão (quedas, exposição ao sol), acho que não se deve colocar os outros no mesmo saco.
Tenho uns 10 aparelhos gps (confesso que sou compulsivo em se tratando de experimentar novos modelos), e entre um Magellan (tenho 3) e um Unicoba (também tenho 3 deles) eu afirmo sem sombra de dúvida que estão em patamares diferentes, em hardware (pelo menos na parte hard. Meus 3 Unicobas deram problema. Os dois T 500 soltaram as duas metades, do nada, e precisei apelar para a Superbonder. O Slimway Plus+ caiu do parabrisa do carro, bateu em partes com carpete do interior do veículo e mesmo assim quebrou a tela de toque. Ah, um dos suportes dos T 500 quebrou aquela porca que mantém a posição do gps.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 25 Mai 2014 10:57 por luizcarlosrio.

Comparativo TOPs de Linha Garmin TomTom 30 Mai 2014 14:13 #223305

Bem, pelo que vi, então, nem Garmin, nem TomTom, pois o preço é muito alto (mesmo) e talvez não copense pagar tão caro, já que há outros que supostamente fazem a mesma coisa que eles.

iGo tem muita coisa desnecessária (mas que dá para desabilitar) - já usei duas versões diferentes.

Não sei se tem algum iGO que faz o que os Garmin e TomTom fazem, que é dividir a tela ao meio e mostrar imagem bem realista das junções (realjunction acho que é o nome).

Quero deixar claro que, para o presente tópico, está totalmente fora de cogitação usar navegador pelo celular (por vários motivos que não pretendo discutir aqui).

Estou a procura de um gps que seja resistente e que tenha bom hardware (até mesmo se for pra rodar iGO, mas não pode ficar travando, tem que dar pra usar o modo 3D, habilitar os pois e tudo o que ajude na navegação, por exemplo --- no DOTCOM da minha irmã em que instalei o iGO, só roda no 2D sem nada ativado, só radares, senão você não consegue usar e, mesmo assim, se não conhece o lugar, e está com dúvida se deve entrar aqui ou acolá, é melhor ir bem devagar para o GPS acompanhar ---- e olha que estou em Santo André, SBC, SP... nada de local não mapeado ou com sinal ruim).

Procuro algo funcional e preciso (além de robusto e eficiente), que me mostre exatamente, e com a maior clareza possível, os caminhos a seguir, a faixa em que devo permanecer, a entrada correta. Entendem?

As informações de trânsito seriam bacanas pq sempre transito por SP (e lá tem o serviço).

Também acho interessante do garmim o fato de ele aprender a rota que eu faço, e assimilá-la para a construção das rotas futuras (a maioria não faz isso, nem os iGO - até onde sei - , de modo que o tempo de percurso e a rota acabam não sendo muito exatas)

E como dito, tem também o real junction.

Em resumo, o que eu considero ponto forte do garmim:
- atualização de mapas e de trânsito vitalício (mas isso dá pra superar usando iGO ou tracksource etc)
- dados de trânsito para são paulo, ajudando a construir uma rota que me retire dos engarrafamentos (pq de nada adianta o gps te jogar para um lugar que você vai ficar preso)
- aprende a rota que vc faz e assimila (nos demais, geralmente se tem opções de fácil, rápido e curto - e, em tais opções, muitas vezes, parte do trajeto que você já conhece é diferente da sugerida pelo GPS, isso atrapalha um pouco para o cálculo total do percurso e do tempo de viagem)
- hardware dizem que é bom

TomTom meio que seria o concorrente direto da garmim (??? será)... mas, ao lado dos da Mio, são as marcas que entendi serem as mais conceituadas pela qualidade dos equipamentos. Por isso sugeri o comparativo.

ALGUÉM SABE se tem algum navegador prai nstalar na maioria dos gps que possuem as características "fortes" que citei acima?

Obrigado a todos pelas opiniões.
  • RTM13
  • Iniciante
  • RTM13's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.414 seconds