Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: comparando mapas naviteq e Tomtom

comparando mapas naviteq e Tomtom 17 Mai 2014 17:48 #222193

Apenas um detalhe e interessante
Comparando os ultimos mapas Naviteq e Tomtom... no mesmo navegador (Primo-Enterprise)... nas mesmas condições.. apenas troquei o mapa.... em Piracicaba-SP..... no mesmo percursso....... enquanto o TomTom me mandou ir para um caminho bem maior.... o Naviteq fez o caminho lógico e se sobressaiu...... achei interessante. Não sei se apenas em minha região tal fato????
Pergunto.. qual mapa meu amigo Sherlock... Plot.. e outros amigos usam como principal?????????
att
cahcunha - Piracicaba

obs: chamo de Naviteq e não Navteq por puro capricho.. acho mais simpático assim.. mas é tudo a mesma coisa.
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
  • Postagens: 75
  • Agradecimentos: 43
  • Registro em: 27/02/2014
    Ult. Visita: 09/12/2016
Última Edição: 18 Mai 2014 08:37 por cacunha.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

comparando mapas naviteq e Tomtom 17 Mai 2014 18:43 #222201

Boa noite cacunha

Uso como principal o Here/NavTeq porque na região onde dirijo por mais tempo (Baixada Santista) ele é melhor que os outros
Claro que além dele tenho o TomTom e o Imagem Map disponíveis para troca caso necessite

O único hábito "ruim" que tenho é o de não trocar os POI's junto com uma eventual troca de mapa

Independente do mapa ativo, uso SEMPRE o POI Here/NavTeq "básico" nas categorias visíveis/buscáveis em navegação e o POI Guia 4Rodas nas categorias de exibição de "locais próximos / ao longo da rota" da ferramenta de tela dividida da skin diMka

Forte abraço !

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8101
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cacunha

comparando mapas naviteq e Tomtom 17 Mai 2014 19:03 #222203

Sk
rs.. tb não troco os pois... acho frescura isso.. tenho aqueles que me servem e fixos...
Agradeço a sua educação.. conhecimento.. e sempre pronto a nos ajudar......
Vou adotar o Naviteq então.....
Amigo.. pena isso... graficamente o TomTom é melhor.. aparece os relevos e rios... etc... bem melhor... ao menos para mim... não sei se reparou isso.... mas peca em meu caso ao dar umas rotas meio loucas...rs
abraço amigo.. tu é fera cara.....
SK... pergunto.... por falta de conhecimento.... acaso o nosso Imagem Map de sjc.. fechou??? faliu???
cahcunha - Piracicaba
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
Última Edição: 17 Mai 2014 19:06 por cacunha.

comparando mapas naviteq e Tomtom 17 Mai 2014 19:27 #222205

Boa noite cacunha,

também uso como Mapa principal o Here/Navteq que é muito superior ao TomTom na minha região, mas é fato que o mapa TomTom vem melhorando a passos de tartaruga mas vem, o roteamento ainda é muito ruim em comparação com Here/Navteq, mas por exemplo tenho estudado o mapa TomTom e vi que o que faz o roteamento ser ruim é o cadastramento de tipo de vias, por Exemplo: a "Rodovia Bunjiro Nakao" (SP-250) está cadastrada no Mapa como uma via tipo inferior a "Rodovia Prefeito Quintino de Lima" (SP-060) e isso faz com que o navegador trasse a Rota para São paulo pela (SP-060) que é mais longe sendo que a Rota correta seria pela (SP-250), nesse caso eu fiz a minha parte mandei para eles este apontamento de tipo de Via para correção, estou aguardando a correção e testar se vai melhorar o roteamento, Mapa TomTom na versão de 2011 era muito pior na minha região tinha um desalinhamento de Duas Quadras, hoje a minha Cidade está alinhada, então só falta acertar os detalhes do Roteamento, mas na Capital já briga de igual pra igual com Here/Navteq, e em algumas regiões os nomes das Ruas estão corretas enquanto Here/Navteq está erradas, mas se verificarmos onde estão os erros e enviar para TomTom eles vão corrigindo.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, cacunha

comparando mapas naviteq e Tomtom 17 Mai 2014 21:33 #222214

Aqui em Porto Alegre o Here/Navteq também se sobressai melhor que o TomTom. Mas ainda assim ambos têm muitos erros. Ruas com numeração invertida tanto dos lados quanto o crescente/decrescente, isto é, onde deveria ter os números maiores tem os menores e vice-versa, manda dobrar onde não pode, entrar em rua de mão única na contra mão e por aí vai.

Quanto ao design do mapa realmente o TomTom é melhor. Aqui muitas ruas com canteiro central aparecem assim no TomTom e no Here aparecem como sendo simples. Então quando estamos passando de um lado da rua e o destino está no outro lado, o TomTom manda ir lá na frente até um retorno para chegar e o Here simplesmente diz que você chegou ao destino, mesmo sendo impossível atravessar a rua com o carro naquele local.

Eu acho que em grandes cidades os fabricantes de mapas deveriam cadastrar algum tipo de moderador para efetuar as alterações locais direto no sistema deles, assim com certeza teríamos muito mais correções no mapas e eles seriam cada vez mais perfeitos.
  • maurocervo
  • Usuário Gold
  • maurocervo's Avatar
  • Postagens: 196
  • Agradecimentos: 116
  • Registro em: 27/02/2011
Ipanema
Porto Alegre - RS

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 08:55 #222223

Amoriello
grato pela opinião e as observações...lhe conheço há algum tempo e sei que entende muito.. mais que eu.. assim sua opinião foi muito importante... assim vou manter o Navteq como o principal e deixar o TomTom como segunda opção...... isso de gps é interessante né amigo.. as vezes somos capazes até de melhorar uma skin.. mas vem umas duvidas estranhas sobre assuntos tão simples..... como: será que para outros o navteq é melhor tb como notei????? agradeço amigo e bom domingo.. e me desculpe de alguma coisa....

Mauro
agradeço a seu posicionamento.. bate com o meu.. mas eu tinha duvida se só na região de Campinas-Piracicaba... o navteq era melhor... vc me ajudou ao esclarecer que em POA tb.... alias lembranças as gurias do Bonfim.. saudades delas....rs...rs...
Mauro..... como se comportam as imagens de junção aí em POA??? é outra duvida minha.. existem muitas???? saem bem no navteq???? e os avisos de radares aí saem preços????? Sou curioso e pretendo montar por região uma planilha para mim...rs... coisa de cara louco...rs.......... obrigado

Sherlock
vc sempre me enrolando....rs... desde os tempos de nosso amigo Oscoz.... rs
Não me respondeu.. diz que usa como um de seus mapas o Imagem Map...ok.. de São José dos Campos....
Mas essa empresa fechou???? Nunca mais ouvi falar dela.. o que deu????

bom domingo a todos
cahcunha - Piracicaba
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 09:09 #222225

Bom dia cacunha

Desculpe não responder ontem: tenho como backup mapas do Imagem Map apenas por se tratar de um provedor diferente, mas na verdade não estive ainda em nenhuma situação em que eles fossem melhores que Here/NavTeq ou TomTom/TeleAtlas apesar de alguém ter uma vez dito que há sim lugares em que eles são melhores (acho que o Adailton Jr. em S.J.dos Campos)

Sinceramente não sei em que pé anda este provedor, se está atualizando, funcionando, etc; pessoalmente, de 2011 para cá não vi nenhum mapa novo deles; isso não quer dizer que não estejam produzindo algo, mas apenas que não tenho conhecimento de nenhum conteúdo deles

Como disse o Amoriello acima, se a TomTom continuar recebendo "reports" dos usuários e continuar melhorando seus mapas, acredito que a competição entre ela e o Here deverá resultar em mapas melhores ao longo do tempo, ao menos nas regiões reportadas

Pena que tirando alguns estados do Sul/Sudeste ninguém reporte nada do Norte/Nordeste/Centro-Oeste ou, em outras palavras , são não se dão ao trabalho de dedicar 5 minutos neste Fórum nem para relatar suas impressões sobre o que viram , imagino que muito menos interesse deverão ter em tentar ajudar alguém a melhorar o que têm por lá. Uma pena mesmo ...

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cacunha

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 09:20 #222226

Sk

Aqui mesmo no Gpspoint, tempos atrás, o pessoal do nordeste elogiava o mapa Imagem.

Há uns 2 anos, no interior de SP e RJ, o Imagem mapeava pequenas cidades que no TeleAtlas e Navteq constavam como simples pontinhos.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 10:40 #222232

cacunha escreveu:
Mauro
agradeço a seu posicionamento.. bate com o meu.. mas eu tinha duvida se só na região de Campinas-Piracicaba... o navteq era melhor... vc me ajudou ao esclarecer que em POA tb.... alias lembranças as gurias do Bonfim.. saudades delas....rs...rs...
Mauro..... como se comportam as imagens de junção aí em POA??? é outra duvida minha.. existem muitas???? saem bem no navteq???? e os avisos de radares aí saem preços????? Sou curioso e pretendo montar por região uma planilha para mim...rs... coisa de cara louco...rs.......... obrigado

bom domingo a todos
cahcunha - Piracicaba

cacunha,

Até agora não apareceu nenhuma imagem de junção aqui em POA. Já tentei várias configurações em todos os mapas e nada. Nem aqui e nem nas rodovias aqui de perto. Eu também gostaria de saber se essas junções existem por aqui ou não constam nos mapas, pois ainda não vi. Estou curioso.
Quanto aos avisos com preços, não entendi bem: radares ou pedágios com preços? Os pedágios com preços eu não configurei, pois viajo muito pouco. Agora seria interessante também os radares com preços (das multas rsrsrs). Já pensou você passar no radar de 80 a 90 por hora e o GPS falar "ATENÇÃO, VOCÊ ACABOU DE LEVAR UMA MULTA NO VALOR DE CENTO E TRINTA REAIS". Macabro isso, não?
Perguntei as gurias do Bomfim sobre você e nenhuma soube dizer quem era. Talvez você precisa voltar lá e refrescar a memória delas - rsrs.
  • maurocervo
  • Usuário Gold
  • maurocervo's Avatar
  • Postagens: 196
  • Agradecimentos: 116
  • Registro em: 27/02/2011
Ipanema
Porto Alegre - RS

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 11:12 #222233

Só pra constar sobre o "Imagem Maps", tambem tenho no GPS como o Sherlock falou acima, apenas como outro provedor de pesquisa. Lí em algum tópico aqui mesmo no GPSPOINT que esta empresa faliu.
Mas, estes dias procurei um endereço por aqui na minha cidade "Travessa Reinaldo Maté", não encontrei no TOMTOM e nem no HERE/NAVTEQ, esperimentei utilizar este mapa antigão e esta via estava lá, me ajudou muito.
Estes novos mapas, eles mexem demais e estragam oque estava bom e não consertam oque deveriam melhorar.
Por isso temos que ter um arquivo guardado com estes mapas mais antigos, algum dia poderemos precisar.

Quanto ao assunto ref, ao tópico, por aqui os dois mapas estão bem corretos, mas prefiro o NAVTEQ, pois em viagens, ele sabe identificar quais as estradas estão pavimentadas e ele não traça rotas por estradas não pavimentadas, caso esta opção esteja desmarcada nas "opções de rotas" no GPS.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1264
  • Agradecimentos: 1073
  • Registro em: 09/11/2010

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 11:23 #222234

maurocervo escreveu:
Até agora não apareceu nenhuma imagem de junção aqui em POA

Usando o Here 2013.Q3 (*.fbl e *.fjv) :

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Última Edição: 18 Mai 2014 11:50 por Sherlock.

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 12:31 #222240

Bom dia a todos! Olha....aqui em Americana estou usando o tomtom (ultimo), pois o here está indicando seguir por rua na contra mão e já

faz tempo que essa rua é assim.

Porém algumas rotas do tomtom ficam um pouco mais longas devido não utilizar algumas ruas novas aqui, e já o here utiliza elas, embora

não mostre no mapa o nome dessas ruas, rsrsrs. Simplesmente só passa por elas...

Ainda bem que existe a troca de mapas !

Abraço
  • dscolin
  • Usuário Prata
  • dscolin's Avatar
  • Postagens: 100
  • Agradecimentos: 57
  • Registro em: 30/01/2014
    Ult. Visita: 04/12/2016

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 13:57 #222241

cacunha,

Rolou a feijoada aí? Há umas 3 semanas estive na maravilhosa e gloriosa Rua do Porto pra desfrutar de um filé de filhote devidamente acompanhado de um cuscuz, caipirinha e algumas geladas. Sou fã do Tambor, mas preciso experimentar outros :whistle: !

Bom, sobre os mapas, aqui na minha região (que não está tão longe da sua) o TT tem se mostrado melhor. Há um ano e pouco eles fizeram um verdadeiro "limpa" nas cidades por aqui e corrigiram vários defeitos, além de acrescentar novas ruas e bairros. Mas, ainda assim, há percursos que o Here acabada sendo mais correto.

Daí a pergunta: o que leva um mapa a ser melhor que outro? Ter mais ruas corretas com relação a direção das ruas, ter mais ruas mapeadas ou traçar rotas mais lógicas?

Particularmente eu vejo o traçado de rotas como sendo o melhor parâmetro para classificar o mapa. E daí surge outra pergunta: por que um mapa consegue, com os mesmos critérios de criação de rota (+rápido, +curto, vias pavimentadas, com/sem pedágio, etc.) ser mais correto que outro?

Na minha modesta opinião, creio que ambos os mapas se equivalem em 95 - 98% das vias (ou seja, trazem as ruas, sua correta direção, etc.). O que, então, faz um ser melhor que outro se uma rota entre o centro de uma cidade e o centro de outra deveria, necessariamente, usar as mesmas vias (principais)?

Experimente verificar a cor das vias ao usar um ou outro mapa. Sabendo que a cor da via é única e exclusivamente dada em função do seu tipo (via rápida, via lateral, via pavimentada ou asfaltada, vicinal, etc.) elas deveriam ser as mesmas em ambos os casos. Mas não são!

Oras, se não são, é porque em cada mapa aquela via foi classificada pelo fabricante como pertencente a um tipo diferente. Obviamente, na geração de vias mais rápidas, essa diferença é crítica na priorização, pelo navegador, do seu uso ou não.

Então, seguindo minha teoria, o que difere um mapa ou outro são estes pequenos detalhes, mas que são de vital importância para o cálculo de rotas.

Isso sem falar de outros critérios igualmente críticos, como por exemplo a correta identificação da velocidade máxima permitida na via (quanto maior a velocidade, maior a chance de se obter uma rota rápida por ela). Mas sabemos que, especialmente no interior, a maioria das vias não possui limite de velocidade incorporada.

Bom, pra dar mais fluidez ao papo, estou precisando daquela caipirinha do começo do tópico....
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, d780

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 14:32 #222243

Sherlock escreveu:

Sinceramente não sei em que pé anda este provedor, se está atualizando, funcionando, etc; pessoalmente, de 2011 para cá não vi nenhum mapa novo deles; isso não quer dizer que não estejam produzindo algo, mas apenas que não tenho conhecimento de nenhum conteúdo deles

Sherlock

Bom dia Sherlock,

o fabricante do mapa "ImagemMaps" que para a família iGO o ultimo foi 2011.12 este continua na ativa, e estão fabricando mapa para a NDrive que agora me parece que só tem Navegador para Andróid e que atualmente fez parceria e que está sendo disponibilizado pelo OI Maps gratuitamente, e funciona em qualquer Celular mesmo não sendo da Oi.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo
Última Edição: 18 Mai 2014 14:49 por Amoriello.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, d780

comparando mapas naviteq e Tomtom 18 Mai 2014 15:44 #222245

Boa tarde Amoriello

Acabei de testar a versão do aplicativo Oi Maps para iPhone

O que achei interessante : possui vários dos bons recursos do Primo, como alternativas de rotas, avisos de radar (que ele parece atualizar automaticamente), navegação em 3D (sem relevo), mecanismo de procura inteligente (por CEP, por contato, etc)

O que não gostei : não ter serviço de trânsito on-line, não ter controle sobre a exibição de POI's

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello, cacunha

comparando mapas naviteq e Tomtom 19 Mai 2014 15:58 #222299

Plot
antes de mais nada quero dizer que sou seu fã
talvez não entendam aqui... mas o filhote.. é um peixe de rio... pesa cerca de 200 kg.. e sem espinhos..... filho com 200 kg??????? pois é... imaginem os pais....rs....... mas delicioso... etc.. quem quiser vir...... levo a rua do porto....
Plot.. to tomando todas.. em plena segunda.... dia de folga e bravo que o coringão perdeu... em plena inauguração do Itaquerão...ok... mereço. quando vier lhe levo em lugar melhor amigo... e principal... LHE PAGO...... HEHEHEHEHE........ obrigado pela educação Plot

sherlock
aprendi muito com vc.. desde os tempos do raster... gozado ninguem quer aquilo..... tb.... zoom 18 sempre achei que era pouco amigo

mauro
não sabia que não entrava imagens de junção aí... pena.. quanto as gurias do bonfim... entrevistou as erradas....rs.... sai com um monteeee delas.....rs... delicias
cahcunha
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
Última Edição: 19 Mai 2014 16:16 por cacunha.

comparando mapas naviteq e Tomtom 19 Mai 2014 17:52 #222314

Para quem é do Rio ou conhece o Rio: usando o iGO primo, tanto no mapa here/navteq quanto no Tomtom/TeleAtlas, saindo
da rua Senador Vergueiro, esquina com a Marquês de Paraná e Indo para a Rua do Bispo, onde tem a Faculdade Estácio de Sá,
o melhor trajeto é pegar o túnel Catumbi-Laranjeiras (Túnel Santa Bárbara, para os íntimos...), sentido Centro (Catumbi),
na saída do mesmo, pega-se a direita, faz-se a volta por baixo do Viaduto (Av. Trinta e um de março), pega-se a Rua Itapirú,
Paulo de Frontin, Sampaio Viana e Rua do Bispo. Vocês podem escolher QUALQUER mapa, QUALQUER tipo de rota (Rápido, verde, curto, fácil, etc,) que ele insiste em fazer o trajeto Túnel, saída a direita, Salvador de Sá, Paulo de Frontin, Barão de Itapagipe, Rua do Bispo.

Ou seja, depende mais do navegador que do mapa. Claro, na volta, pelo fato do mapa Navteq não possuir o túnel da Rua Alice, te faz dar a volta pela cidade, o mapa também influencia, mas, ainda é mais o navegador.

Outro exemplo ?

Quando eu saía do Shopping Nova América para a UERJ, o ROUTE66 era o único que traçava a rota correta: Linha Amarela, Leopoldo Bulhões, Radial Oeste. Os demais, ou seguiam para a Av. Brasil ou pela Dom Hélder Câmara.
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • Rio de Janeiro - Vitória
  • JoãoBC's Avatar
  • Postagens: 873
  • Agradecimentos: 587
  • Registro em: 07/12/2010

comparando mapas naviteq e Tomtom 19 Mai 2014 21:57 #222338

Amoriello,

O OI Mapas usa o mapa da TomTom, atualmente o 2013.09.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
  • Postagens: 900
  • Agradecimentos: 279
  • Registro em: 14/01/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
ET.

Garmin zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC/COCAR
CM M1 + Primo Android by Xamanian/Navitel/7Ways/Waze
Aquarius 2 Rodas + GMXT/PRIMO
DM do Projeto Tracksource - Interior de Minas Gerais

comparando mapas naviteq e Tomtom 19 Mai 2014 23:16 #222347

JoãoBC escreveu:
Para quem é do Rio ou conhece o Rio: usando o iGO primo, tanto no mapa here/navteq quanto no Tomtom/TeleAtlas, saindo
da rua Senador Vergueiro, esquina com a Marquês de Paraná e Indo para a Rua do Bispo, onde tem a Faculdade Estácio de Sá,
o melhor trajeto é pegar o túnel Catumbi-Laranjeiras (Túnel Santa Bárbara, para os íntimos...), sentido Centro (Catumbi),
na saída do mesmo, pega-se a direita, faz-se a volta por baixo do Viaduto (Av. Trinta e um de março), pega-se a Rua Itapirú,
Paulo de Frontin, Sampaio Viana e Rua do Bispo. Vocês podem escolher QUALQUER mapa, QUALQUER tipo de rota (Rápido, verde, curto, fácil, etc,) que ele insiste em fazer o trajeto Túnel, saída a direita, Salvador de Sá, Paulo de Frontin, Barão de Itapagipe, Rua do Bispo.

Ou seja, depende mais do navegador que do mapa. Claro, na volta, pelo fato do mapa Navteq não possuir o túnel da Rua Alice, te faz dar a volta pela cidade, o mapa também influencia, mas, ainda é mais o navegador.

Outro exemplo ?

Quando eu saía do Shopping Nova América para a UERJ, o ROUTE66 era o único que traçava a rota correta: Linha Amarela, Leopoldo Bulhões, Radial Oeste. Os demais, ou seguiam para a Av. Brasil ou pela Dom Hélder Câmara.

Eu fiz aqui com meu precário e arcaico Igo8.3 uma simulação da rota que você propôs. Eu acredito que tenha feito a rota que vc diz fazer mais sentido. Pelo menos a rota passou pela Rua Itapiru, coisa que não acontece no trajeto que vc diz ser o escolhido sempre. Logo depois do túnel a simulação passa pela Travessa Marta e pela Doutor Agra, entrando a seguir na Itapiru.

Estou usando o TT 2013.12 e rota +Curta.

Antes de fazer simulação no seu Primo tb, coloque a seguinte linha dentro do seu sys.txt. Se não houver a seção [route], acrescente. Se já houver essa linha, deixe conforme abaixo:

[route]
correctness=100
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 06:52 #222358

plot
qual a importancia dessa linha??????????
cahcunha- seu amigo- mas não entendi....... nada a ver segundo eu. me explique amigo
att
cahcunha
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
Última Edição: 20 Mai 2014 07:00 por cacunha.

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 08:33 #222362

Caro amigo cacunha

Obrigado por ler o meu post e questionar o seu conteúdo! É sempre bom ver que tem gente pensando naquilo que se escreve por aqui...

Bom, basicamente a linha citada é responsável por "truncar" o número total de combinações de rota que o navegador pode fazer durante o cálculo da melhor rota, de acordo com os parâmetros do usuário.

Ou seja, ao se colocar correctness=80, por exemplo, apenas 80% das combinações são avaliadas pelo navegador.

Por que se faz isso, meu Deus? Simples: porque o cálculo de rotas, especialmente nos aparelhos mais antigos (e pouco potentes) demandava muito tempo. Com esse comando, abre-se mão da precisão da rota para se ter ganho no tempo de resposta.

Com o advento dos aparelhos mais modernos, esse comando passou a não fazer muito sentido.

Mas existem inúmeros SYS.TXT pelo mundo afora onde esse parâmetro ainda existe sem que o criador do pacote tenha ideia da sua funcionalidade.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 09:25 #222363

Plot, será que essas simulações são confiáveis?? Observei com o Here diferença entre a simulação e a rota real, onde na simulação estava correto. Veja este post:

www.gpspoint.com.br/...tomtom-x-here#220891

Abs
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 11:38 #222374

beharov

Eu, particularmente, nunca vi diferenças enter rota simulada e rota real. Apenas imagino que isso ocorreria se houvesse o TMC ligado (e funcionando!) e o navegador recebesse uma informação de que a rua logo a frente está congestionada.

Com relação ao seu post, eu não consegui comparar as duas fotos pois se tratam (parece!) de duas rotas distintas. Em uma vc está na Av Paraná e na outra na João Gualberto. Procurei algumas referências em comum em ambos os mapas, como a rua Belém que aparece em um, mas não em outro. E no outro aparece a rua Bom Jesus, mas não no primeiro. Enfim, não há como tirar conclusões.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 12:28 #222379

Eu, particularmente, nunca vi diferenças enter rota simulada e rota real. Apenas imagino que isso ocorreria se houvesse o TMC ligado (e funcionando!) e o navegador recebesse uma informação de que a rua logo a frente está congestionada.

Plot

Eu já vi o navegador traçar rotas aparentemente ilógicas, e o problema no meu caso era o TMC.
Não o TMC via rádio, do qual tem se falado muito atualmente aqui no fórum, mas o velho TMC estatístico.

Fui lá nas configurações e desativei o TMC citado e a rota ficou lógica na hora.
O navegador tinha informação de que naquele horário uma via principal estaria congestionada, e desviou a rota, para se encaixar melhor na minha preferência de rota naquele momento, vias rápidas.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Os seguintes usuários disseram Obrigado: d780

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 12:42 #222381

ao se colocar correctness=80, por exemplo, apenas 80% das combinações são avaliadas pelo navegador.

Plot,

Para que serviria o comando abaixo?

planned_route_weight = 7; accuracy of the route?

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 20 Mai 2014 12:43 por luizcarlosrio.

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 13:17 #222385

luizcarlosrio

Esse comando afeta a maneira como o navegador recalcula alguma rota no caso de vc ter saído da planejada.

O número depois do igual (=) é o peso que a rota planejada terá sobre uma nova rota que possa ser calculada em função do local onde vc está. Quanto maior o número (vai até 10), menos o navegador irá se preocupar em achar uma nova rota e vai ter forçar a voltar para a trajetória original. Caso contrário, ele terá a chance de tentar encontrar uma outra rota que seja ainda melhor que a original, no caso de vc ter se afastado o suficiente dela e que já faça mais sentido usar outro caminho.

Obviamente, quanto maior a rota que vc está fazendo, mais tempo leva para os cálculos. Muitas vezes até o navegador terminar o cálculo vc já passou do ponto onde deveria fazer a primeira manobra e o navegador tem que recalcular tudo de novo :whistle: :kkkk
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Última Edição: 20 Mai 2014 13:22 por plot_aqa.

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 13:47 #222387

Plot é o mesmo trajeto com diferença de 11/2 quadra e horários semelhantes. A av. realmente muda de nome (vou conferir se é exatamente ali), mas se reparar a Bom Jesus aparece nas duas fotos. E é onde deve-se virar.
Não uso o TMC (desabilitado). Mas isso só acontece com o Here. O TomTom simula certo e é igualmente certo em campo. Já no naviteq anterior também era certo.

Abs
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 14:26 #222391

beharov

Não encontrei a rua Bom Jesus na outra foto. Vi apenas Rua Belém e Rua São Pedro.

Já vi que leu o post do SK sobre a influência dos arquivos HNR e FSP no cálculo das rotas. Mas você está correto: para um mesmo horário, tanto na simulação como na prática a rota deveria ser igual.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 14:31 #222392

Desculpe Plot, só te confundi. É São Pedro mesmo, e onde deve-se virar, pois na Manoel Pedro, adiante, a conversão é proibida.
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 18:49 #222411

Olá, Plot, não é simulação, eu peço ao GPS fazer a rota "ao vivo e a cores" e vou trafegando...
Devo ir novamente na sexta-feira, vou mudar o sys.txt e comento aqui. Você disse, que na simulação usou
o mapa tomtom de dezembro, eu estopu usando o de dezembro também e o navteq q3.
Vou selecionar e usar o mesmo mapa.Como você programou o tipo de rota curto, imagino que tenha programado também
aquelas opções (pode/não via com pedágio, pode/não balsa, etc.) Uma coisa: será que as rotas do iGO "normal" são
diferentes do "primo" ?
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • JoãoBC's Avatar
Última Edição: 20 Mai 2014 18:55 por JoãoBC. Razão: Mais detalhes.

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 20:59 #222425

JoãoBC

Experimente fazer uma simulação e veja se o caminho é o mais indicado ou não. Caso não tenha sido o correto, experimente colocar o comando que eu mencionei e veja se algo muda.

Os parâmetros que tenho no meu navegador para cálculo de rota são:

+Curto
Carro
Todas as vias (pavimentada, com pedágio, etc.) com exceção de Sem Pavimento e Compartilhar Carro

Na pasta MAP tenho apenas o arquivo FBL (não tenho HSP, FSP, etc.)

As rotas no Igo, Amigo e Primo deveriam ser iguais, desde que usados os mesmos parâmetros.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Última Edição: 20 Mai 2014 21:00 por plot_aqa.

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 21:49 #222435

Aqui no interior do Paraná (com mapas novos) percebi que mapas Tomtom em cidades tem feitos rotas maiores. Já o Naveteq as rotas são corretas e menores. Porém se usar versões mais velhas do Primo , como o PrimoPE o tomtom deixa de errar tanto faz rotas mais curtas e mais corretas.
Nas estradas secundárias (do interior do Paraná) o Tomtom é muito superior porque é muito mais mapeado. Tomtom tem muitas estradas secundárias mapeadas que no naveteq não tem.
Para mim os usuários tem que saber trocar de mapas.
O Naveteq também tem muitas ruas e avenidas em várias cidades do paraná que não tem numeração das casas. O Tomtom tem todas.
  • claudiomarcb
  • Iniciante
  • claudiomarcb's Avatar
  • Postagens: 16
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 08/01/2011
    Ult. Visita: 09/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa

comparando mapas naviteq e Tomtom 20 Mai 2014 22:37 #222443

ET escreveu:
Amoriello,

O OI Mapas usa o mapa da TomTom, atualmente o 2013.09.

Boa noite ET,

então mudaram a pouco tempo, por que eu tinha um celular da Motorola XT320 e instalei o OI Mapas nele e na época era o imagem maps, até desinstalei por que o meu Bairro estava com Números em vez de Nomes nas Ruas, atualmente estou com celular LG e não é compatível usar o Oi Mapas nele, ao tentar instalar me da este aviso não Compatível com seu Aparelho, mas se agora está com o mapa TomTom a coisa ficou melhor, pelo menos pra nós, pois só vi elogios desse Mapa para o pessoal do Norte/Nordeste.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo

comparando mapas naviteq e Tomtom 22 Mai 2014 09:21 #222554

Coloquei
planned_route_weight = 4

Além de

correctness=100

Vou repetir o trajeto nesta sexta-feira, conforme falado.
Mas, eu gostaria de ANTES fazer uma simulação.

Eu sei como se simula a ida do ponto onde o GPS está no momento até o destino requerido:
basta digitar o destino e logo após, usar o "simular rota".
Pergunto: como fazer para definir a origem (ponto de partida) em local diferente deste que o GPS está dizendo no momento ?

Lembrei-me agora, quando usava o igo (comum, sem ser o primo, acho que era o 8.0, não lembro), quando ele recalculava
a rota, sempre queria voltar para a rota original e ficava buzinando "faça o retorno assim que possível". Depois de ler este
tópico, ACHO que era estes comandos que faziam o igo ficar com este comportamento insistente.

PS: Há algum manual, se possível em português, da skin dimka e do igo primo (com maiores explicações sobre o sys.txt), pois no tópico sys.txt há coisas que confudem um pouco para quem, como eu, está iniciando no primo.
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • JoãoBC's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: luizcarlosrio

comparando mapas naviteq e Tomtom 22 Mai 2014 10:36 #222561

JoãoBC

Não uso o Primo, mas creio que o mesmo procedimento que faço no Igo8.3 funcione. Basicamente:

1. desligue o receptor de GPS (não sei onde fazê-lo)
2. digite o endereço de partida. Ao invés de selecionar Destino, selecione Partida (ou Ponto de Partida ou Início, algo assim)
3. digite o endereço de destino. Selecione como destino
4. Simule normalmente

Talvez o passo 1 seja desnecessário no Primo
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

comparando mapas naviteq e Tomtom 23 Mai 2014 09:05 #222678

plot e sherlock
vcs dois sempre dando show aqui....
aprendi sobre aquela linha no sys com vc plot... mas devido a problemas de saude.. só hoje agradeço
fico impressionado como vc e meu amigo SK entendem da coisa.....
grato por tudo
de um aprendiz de feiticeiro.....rs.... cahcunha.. e proximo filhote pago a vc e ao sk.. prometido...ok
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
Última Edição: 23 Mai 2014 09:08 por cacunha.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa

comparando mapas naviteq e Tomtom 23 Mai 2014 09:56 #222683

JoãoBC escreveu:

Pergunto: como fazer para definir a origem (ponto de partida) em local diferente deste que o GPS está dizendo no momento ?

JoãoBC, No menu inicial, Click em Minha Rota => Criar Rota => Em Posição inicia, Clica na Bandeirinha => Ponto de partida => digite o endereço => Depois Click em (+) abaixo da bandeirinha, lado esquerdo => Digite o endereço final => Click em ir ao endereço => Click na seta, la em cima lado direito, depois click em simular navegação.

Abçs.
  • guiga210
  • Usuário Gold
  • guiga210's Avatar
  • Postagens: 191
  • Agradecimentos: 73
  • Registro em: 17/12/2010
Última Edição: 23 Mai 2014 10:52 por plot_aqa.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.398 seconds